Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

MAIS POEMAS...

O sol se põe
refletido nas águas da Estação Ecológica Juréia
vejo essa paisagem  penso em você.
O desejo é tanto que não consigo te esquecer.

O pôr-do-sol, a areia fina
e o amor que sinto por essa menina.
Vejo essa imagem linda,
dá vontade de chorar,
dá tristeza nos olhos de quem pode amar.

Na beira da praia,
vejo esse lindo mar,
leio um livro e não acredito:
Como ela pôde me abandonar?

Alison Kevin, Guilherme Mosquim,
Maisa Helena e Jennifer Caroline, 8ºB

PRODUÇÃO DE POEMA

Criação de texto poético, a partir de diferentes imagens de paisagens de diversos lugares do Brasil.
Organizados em grupos de, no máximo, 5 alunos, a turma tinha o desafio de escrever um poema. Antes de darem início ao texto, foi proposto aos grupos que pensasem e decidessem sobre:

1. O tema do texto.
2. O "eu lírico".
3. Uso ou não de rimas.

Das turmas que participaram da atividade, o 8º ano B foi a turma que mais facilidade e criatividade apresentou na realização dessa proposta. Parabéns a todos! Confiram a seguir, algumas dessas produções:

Debaixo da Sombra

No meio do campo, debaixo da sombra
marcas na areia revelam que ele por ali passou.
O vento, as folhas secas levou.
O sol, a pele branca bronzeou.
Foi ali, que o amor nos encontrou.



No meio do campo, debaixo daquela sombra
foi onde a gente se beijou,
onde ele se apaixonou.
Nos Banhados do Taim a mim se declarou,
mas debaixo da sombra, foi onde tudo se acabou.

Amanda B.Oliveira, Aline Miranda Ramos, Tainá L.Rios, Mariana M. Santos e Igor V.G. Pereira



A ligação caiu

Meu coração está partido
Fui para um lugar perdido...

Pensei em você

e perdi o sentido.



Minha vida estava deserta,

Olhei para o céu,

nuvens formavam o número do seu telefone.

Pensei: será que ligarei?

Mas,nem sei o que falar...



O verde da grama

me lembrou o brilho do teu olhar

abracei uma árvore,

e lembrei-me dos teus abraços

me aquecendo em noites frias!



Senti saudades de ter você.

Aqui pertinho de mim,

só uma árvore dos Banhados do Taim

Será que está crise vai ter fim?

Túúúúúú,túúúúúú,túúúúú


Daiana Suellen, Tainá Silva, Lana Aline e Jonathan Alberto
 
 



quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL - PROPAGANDAS ANTIDROGRAS

Queridos alunos:

Na próxima semana, teremos atividades na sala de informática. Daremos continuidade ao nosso projeto e atividades iniciadas em sala de aula. Abaixo, descrevo o que faremos nas próximas aulas:
Acesse o sitehttp://www.antidrogas.com.br/videos.php e assista as diferentes propagandas do projeto Sou Feliz sem Drogas. Em seguida, escolha uma propaganda e poste um comentário, no Blog, sobre seu conteúdo. Inicie seu texto com a descrição da propaganda, diga qual era o seu slogan e depois apresente o seu comentário.
Na próxima aula, você e sua equipe deverão reproduzir uma dessas propagandas para a turma, se preferir crie uma outra propaganda elaborada pela equipe, utilizando, inclusive, o slogan para a campanha de prevenção contra as drogas criado por vocês em sala de aula.

Caprichem no trabalho!

Profª Francisca

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Caros alunos:

Após assistirem ao filme Diário de um Adolescente, conhecerem as propagandas da Campanha Sou Feliz sem Drogas, proponho a todos que reflitam acerca das conseqüências do uso de drogas na vida de um adolescente e colaborem com o Blog, postando um comentário em dupla sobre o assunto(mínimo 7 linhas).
Conto com a participação de todos!
Beijos!!!!

Francisca

sábado, 10 de outubro de 2009

Morre Jim Carroll, autor de Basketball Diaries

Diários do poeta e roqueiro, prestigiado por Patti Smith e Allen Ginsberg, inspiraram Diário de um Adolescente, com Leonardo DiCaprio
Jim Carroll morreu na sexta, 11, aos 60 anos.
Jim Carroll, ícone da cultura marginal que deixou como maior legado The Basketball Diaries, série de diários adaptada aos cinemas em Diário de um Adolescente, estrelado por Leonardo DiCaprio em 1995.
A causa da morte foi ataque cardíaco, informou a ex-mulher, Rosemary Carroll, segundo o jornal The New York Times.
Carroll tocou a juventude com pé no acelerador, guiado pela combinação drogas-poesia-esporte. Ao mesmo tempo em que foi estrela do time de basquete da Trinity (escola de elite em Manhattan, na qual ingressou após ganhar bolsa de estudos, em 1964), o nova-iorquino levava ao extremo seu vício em narcóticos - prostituir-se, por exemplo, acabou virando uma das alternativas para bancar heroína.
Os anos conturbados foram registrados em diários, publicados em 1978. Mas a aura cult em torno de Carroll veio antes. "Eu o conheci em 1970, e ele já era bastante conhecido, por todo mundo, como o melhor poeta de sua geração", disse Patti Smith, em entrevista ao NY Times. "O trabalho era sofisticado e elegante. Ele tinha beleza."
As características levantadas pela roqueira renderam-lhe, à época, a fama de "novo Bob Dylan". Mas, ao contrário do ícone do folk, Carroll não se envolveu com a música de imediato. No final dos anos 70, ele montou a Jim Carroll Band, atraindo a atenção de Keith Richards. O músico dos Rolling Stones conseguiu para a banda novata um contrato de três álbuns com a Atlantic Records. A estreia chegou em 1980, com Catholic Boy - não raramente referenciado como "o último grande álbum do punk".
O single "People Who Died" - uma elegia poética a amigos mortos - foi inserido na trilha de E.T. - O Extraterrestre, de Steven Spielberg, que estreou dois anos depois.
Foi Smith quem incentivou a carreira musical de Carroll - no começo, ele proclamava poesias, enquanto a banda da roqueira dava o pano de fundo musical. O escritor morou com Smith e o fotógrafo Robert Mapplethorpe no início dos anos 70, experiência contada no livro Forced Entries: The Downtown, 1971-1973. Após isso, o autor mudou-se para uma comunidade artística em São Francisco na tentativa de se livrar das drogas. Lá, encontrou Rosemary, com quem casou e, posteriormente, se divorciou.
"Quando eu tinha nove anos, cara, percebi que a coisa mais importante não era fazer o que você estivesse fazendo de forma fantástica, mas parecer fantástico enquanto você está fazendo isso", um ainda jovem Carroll contou ao poeta Ted Berrigan, nos anos 60.
Da primeira à última página, fica claro a guinada de Carroll. "Hoje foi meu primeiro jogo pela Liga Biddy e meu primeiro dia em qualquer liga organizada de basquete. Estou entusiasmado com a vida por causa desse evento excitante", relatou na estreia dos diários.
Os escritos finais são bem menos inocentes. "Totalmente chapado, e com toda a droga raspada ou cheirada daqueles saquinhos de celofane. (...) Preciso ir lá e vomitar. Tudo o que eu quero é ser puro."
A publicação dos diários foi precedida por Organic Trains, livro publicado aos 17 anos por James Dennis Carroll. Com 4 Ups and 1 Down, coletânea de poesias publicada três anos depois, o nome do jovem entrou na "cultsfera" literária. A inclinação às massas veio em 1973, quando Living at the Movies ganhou publicação por uma grande editora. Na época, Carroll já era saudado pelo ícone do beatnik Allen Ginsberg. Nos anos seguintes, colaborou com Andy Warhol.
Os trabalhos de Carroll, tanto no meio literário como no fonográfico, acabaram estacionando nos anos 90.

Fonte: http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/6362/

QUEM FOI JIM CARROLL

Jim Carroll: Poeta de "Diário de um Adolescente" lidera uma banda de rock.
Poeta americano e ex usuário de drogas, Jim Carroll, ficou bastante popular no cinema quando a sua vida foi interpretada por Leonardo DiCaprio em "Diário de um Adolescente", de 1995. Paralelamente aos livros, o novelista também investe em uma carreira musical liderando uma banda de rock chamada The Jim Carroll Band.
A arte na vida de Jim Carroll surgiu quando o autor tinha apenas 16 anos de idade, durante o final da década de 60 e início da década de 70. Naquela época Jim estava mergulhando de cabeça no submundo das drogas com o intuito de melhorar o seu desempenho no time de basquete da escola. A situação foi ficando cada vez mais grave e para chegar a heroína e a outros tipos de drogas pesadas foi preciso apenas um passo. Toda essa experiência foi retratada em forma de poesia, no livro "The Basketball Diaries", no Brasil traduzido como Diário de um Adolescente.
Em 1974, livre das drogas, o autor se mudou para San Francisco, onde encontrou os palcos como cantor. Jim Carroll e a sua banda de rock conseguiram um certo sucesso em pubs da Califórnia, misturando o punk, a new wave, o rock clássico com composições que mostravam a realidade nos guetos de Nova Iorque.
O reconhecimento veio quando uma demo tape foi parar nas mãos de Earl McGrath, presidente da gravadora Rolling Stones Records. O primeiro single do cantor, intitulado People Who Died, foi muito bem aceito pela crítica dando margens ao lançamento do primeiro disco full, chamado Catholic Boy, de 1980. O título do album é uma pequena referência ao tempo em que Jim viveu o regime rígido de uma escola católica em Nova Iorque.
O trabalho de Jim Carroll tem um objetivo: Coinscientizar os jovens em relação aos perigos das drogas e a vida miserável que os dependentes químicos podem levar nas ruas das grandes cidades.

1980 -- Catholic Boy

1982 -- Dry Dreams

1984 -- I Write Your Name (Atlantic)

1991 -- Praying Mantis (Giant)

1993 -- A World Without Gravity: The Best of the Jim Carroll Band (Rhino)

Clique no link abaixo e assista Jim Carroll:

http://www.youtube.com/watch?v=lBbuPnfG0Vo

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL - PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

Durante a semana de 05 a 09/10, os alnos do 8º ano A e B assistiram ao filme Diário de um Adolescente. A exibição desse filme faz parte das ações do projeto Adolescência Saudável.
Direção: Scott KalvertNas próximas semanas, promoverei discussão sobre o tema, os alunos analisarão propagandas da Campanha Viva Feliz sem Drogas e apresentarão o trabalho de Jornal Falado sobre o tema Adolescência.


Roteiro: Jim Carroll, Bryan Goluboff

Gênero: Biografia/Drama/Esporte

Origem: Estados Unidos

Duração: 102 minutos

Tipo: Longa

Ano: 1995

O interessante do filme é que as suas experiências são escritas em um diário, por isso é bastante sincero, pessoal e verdadeiro, de alguém que realmente viveu essa realidade. Ele relata no seu diário as experiências que teve com as drogas, as sensações, e outras circunstâncias que envolvem essas experiências. Muitos jovens que passaram e ainda passam por isso podem se identificar. Por conter muitos relatos alguns serão citados aqui.
No início Jim e seus amigos Pedro, Mickey e Neutron utilizam drogas mais “leves” como cigarros, bebida alcoólica e inalantes. Depois de um tempo Jim começa a usar cocaína e heroína. Abaixo ele fala sobre a primeira vez que usou heroína.
Nessa cena também sua mãe percebe a situação. Começam os desentendimentos.

“Primeiro, é um lance de Sábado à noite. Você fica legal como um gângster ou um grande astro do rock. É uma coisa pra matar o tédio, entende? Chamam isso de geral, um pequeno hábito. E você se sente tão bem que começa a fazer nas terças, nas quintas… e pega você. Todo cara que eu conheço diz que não vai acontecer com ele. Mas acontece.”
O primeiro roubo. Vende drogas no colégio. É assediado pelo técnico.
“Seu nariz escorre, seu estômago dói. Suas pernas parecem que jogaram seis partidas, uma atrás da outra. E a voz tá sempre lá no fundo da sua mente… dizendo: Só mais uma vez. Depois a gente pára. Você quer parar. De verdade. Mas é como um sonho. Não pode parar os sonhos. “
Usam droga para ficarem ligados durante o jogo porem o efeito é contrário. Saem da escola e Jim sai de casa, ficam morando nas ruas.
No filme Jim é expulso do colégio e também sai de casa, passa a viver nas ruas. É ai que seu amigo Reggie o encontra e o ajuda. Ele o deixa longe do contato com as drogas e o filme mostra as cenas da crise de abstinência que Jim enfrenta. Ela acontece depois que o usuário passa um determinado tempo sem usar a droga.
Ele decai novamente no vício e para conseguir dinheiro para comprar drogas ele se prostitui. Muitas coisas acontecem porém ele consegue vencer o vício. Essa é a cena final onde ele compartilha isso.
“E temos nós, garotos de rua. Começamos bem moleques, treze, por aí. Temos tudo sob controle. Não vamos entrar no vício. Raramente funciona. Eu sou uma prova viva. Mas, no final, tem que encarar o viciado como outro emprego das nove ás cinco. Só que as horas têm maior tendência às sombras.”







CONFIRA TRECHOS DO FILME DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE E, EM SEGUIDA, COMENTE  SE GOSTOU DO FILME E O QUE APRENDEU COM A HISTÓRIA DE VIDA DE JIM CAROLL.http://www.youtube.com/watch?v=1f7M2XcWXPA
http://www.youtube.com/watch?v=9bOjc70f4p8

PRÊMIO DAS CRIANÇAS DO MUNDO - WCPRC - 2009

Clique aqui e conheça os candidatos ao Prêmio das Crianças do Mundo 2009
http://www.youtube.com/watch?v=KngosY1wCqo

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL

Antes de me usar, acho bom você me conhecer.

Quero que saiba quem sou na verdade, o que faço com aqueles que se aproximam de mim e como você irá se sentir depois de entrar em contato comigo.
Eu não tenho nome nem sobrenome. Sou batizada a toda hora e a todo instante por aqueles que me usam.
Não tenho amigos, pois consigo destruir todos aqueles que se arriscam a chegar perto de mim. Nem sempre vou ao extremo, mas faço questão de deixar as pessoas sem identidade, sem razão, sem sentimentos.
Os que me tomam como companheira são aqueles de mente fraca, de coração vazio, que se sentem abandonados e não amam a si mesmos.
Solitários, eles procuram em mim a solução para seus problemas. No princípio isso até parecerá possível. Juntos, eu e você, faremos viagens fantásticas. Só preciso que se entregue por inteiro.
Vou mergulhar no seu corpo e deixar nele minha marca definitiva. A magia dessa viagem fará com que você nunca mais me deixe. E, então, quando menos esperar, serei sua dona e você não conseguirá mais viver sem mim.
Será capaz de tudo: de mentir, de furtar, de assaltar a mão armada e até de matar alguém só para conseguir me comprar (e como sou cara!). Não se importará com os outros nem com você mesmo, apenas comigo; serei a razão de sua vida (ou do pouco que restar dela). Até que um dia, uma dose a mais colocará um fim em tudo.
Pronto, já lhe contei do que sou capaz. Se me quiser, me procure. Estou pronta para tirar sua paz, sua liberdade, sua família e sua vida.


Atenciosamente,


A Droga




O JORNAL NA SALA DE AULA

Não percam nas próximas semanas os jornais produzidos pelos alunos do 8ªA e 8ºB.
Trataremos de assuntos como Adolescência e Prevenção contra as Drogas.
Fiquem de olho!

PROGRAMA DE RÁDIO


A equipe do Hernandes está inovando o trabalho com Jornal na Sala de Aula, produziu a 2ª edição do Jornal Estudantil, um programa de rádio, produzido com o recurso de celular e MP3. Ficou ótimo o trabalho e todos foram conferir o programa na Sala de Informática. Parabéns a todos da equipe!

JORNAL FALADO

Os alunos do 8º ano C deram um show na apresentação do Jornal Falado do mês de Outubro.
Tivemos a participação de quase 100% da turma. Alunos como Ailton, Wesley e Iago surpreenderam os alunos participando pela primeira vez de um trabalho oral. Foi ótimo! Confira as fotos do trabalho:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI