Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sexta-feira, 30 de julho de 2010

RECADINHO AOS PAIS

Senhores pais:

Dia 03 de agosto, às 10h, temos um encontro marcado. É o dia da nossa 3ª reunião de pais.
Espero contar com a presença de todos.
Teremos uma exposição de fotos de alguns trabalhos desenvolvidos durante o bimestre e dos trabalhos de pesquisa produzidos pelos alunos no projeto Copa do Mundo.
Até lá e um abraço à todos!

Profª Francisca
Prefeitura Municipal de São José dos Campos - SP


21/07/2010

Empreendedor

Cedemp inicia seleção de projetos estudantis para feira

Alunos da Escola Municipal “Professora Lúcia Pereira Rodrigues”, do Jardim Santa Fé, participaram nesta quarta-feira (21) da primeira seletiva de projetos para Feira do Jovem Empreendedor Joseense. Ao todo serão escolhidos 64 trabalhos desenvolvidos por estudantes do 9º ano, que irão compor o Salão do Ensino Fundamental durante o evento.
Participam da seleção 25 escolas municipais. A comissão julgadora é formada por profissionais da Rede Municipal ligados ao Projeto de Educação Empreendedora e os critérios adotados para escolha são: plano de negócio, domínio do assunto, apresentação do produto ou serviço, diferencial do empreendimento, viabilidade financeira, impacto ambiental e divulgação.
A Escola Municipal “Lúcia Pereira” inscreveu oito projetos. Segundo a professora que coordenou os trabalhos, Valéria Ponciano dos Santos Pires, tudo começou com a escolha de ideias inovadoras, depois vieram as fases de pesquisa e de elaboração, até chegar à construção de um protótipo. “Fico emocionada e motivada só em perceber o amadurecimento deles. Muitos superaram minha expectativa”, disse a professora.
As oito equipes utilizaram o auditório do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora) para apresentar a diretoria das “empresas”, suas estratégias, visão de mercado e, principalmente, a utilidade de seus produtos e serviços. E os três projetos selecionados desenvolveram: uma caixa d´água sustentável, um sistema de capacitação e reaproveitamento de água - ambos para residências -, e um aplicador de rejunte que evita desperdícios.
Durante a Feira do Jovem Empreendedor, entre os dias 19 e 23 de outubro, os trabalhos expostos também concorrerão ao prêmio “Profissional do Futuro”. Para a aluna Aline Maria Cabral Serão, que já teve o projeto selecionado, a partir de agora a responsabilidade aumenta. “Vamos nos empenhar ainda mais e surpreender com nosso produto”, afirmou.
Quem não tiver o projeto selecionado para a Feira de 2010, poderá aperfeiçoá-lo no Lajoe, o Laboratório do Jovem Empreendedor, que funciona também no Cedemp, e inscrevê-lo novamente no próximo ano.

Fonte: http://www.sjc.sp.gov.br/noticia_impressa.asp?id=20458

NOTÍCIA

Os alunos do 9º ano fizeram sucesso nas apresentações dos projetos da Feira do Jovem Empreendedor, no CEDEMP e são notícia.
Confira os comentários sobre as apresentações no site: http://www.feiradojovemempreendedor.com.br/ e aproveite para deixar o seu comentário também.
Um abraço a todos e bom fim de semana!

Profª Francisca

quinta-feira, 29 de julho de 2010

DICA PARA OS PROFESSORES

Olá colegas!
Tenho um recadinho importante para vocês. Trata-se de um curso de especialização pela UFSJ/UAB.
Abaixo coloquei as informações principais sobre o curso.
Quem se interessar deverá ficar atento quanto ao prazo de inscrição (30.07.2010), mas ainda há tempo, não percam a oportunidade.
Maiores informações cliquem no título da postagem ou acessem o site indicado.

Click no título e se inscreva no curso:  ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - UFSJ/UAB.

Conheça o curso: Práticas de Alfabetização e Letramento


O curso tem como objetivo geral atender a demanda da comunidade na qual a Universidade Federal de São João del-Rei se insere, propiciando a continuidade da formação acadêmica do profissional de educação básica, especificamente, daqueles envolvidos com a temática da alfabetização e letramento.
Terá como público alvo os profissionais graduados nas áreas de Ciências Humanas e Sociais e que exerçam práticas educativas na Educação Básica.

Sua duração é de 360 horas/aula.

Disciplinas



* * Introdução à Educação a Distância

* Conceituação e História da Alfabetização

* Psicogenética

* Métodos e Técnicas de Pesquisa

* Alfabetização Matemática

* Alfabetização de Jovens e Adultos

* Alfabetização Geo-História

* Dificuldades de Aprendizagem

* Leitura e Produção de Texto

* Literatura Infantil e Alfabetização

* Avaliação do Processo de Alfabetização

* Didática do Ensino Superior

* Seminários e Tópicos Especiais

PÓLO ONDE SERÁ REALIZADO O CURSO:

Bragança Paulista


Total de vagas: 50

Nome do Polo: BRAGANCA PAULISTA

Chamada UAB: UAB III

Código INEP: SP01055082

Logradouro: Rua São Bento, s/n (Junto ao NAPA)

Bairro: Vila Aparecida CEP:

Município: BRAGANCA PAULISTA-SP

Telefone:(11) 4032-4433

DATA MÁXIMA PARA INSCRIÇÃO: 30/07/2010

As inscrições deverão ser efetuadas no site do NEAD (www.nead.ufsj.edu.br), na área de Inscrição, a partir das 9:00h do dia 13/07/2010 até as 17:00h do dia 30/07/2010, em formulário de inscrição próprio, a ser preenchido eletronicamente. O processo seletivo, assim como o curso, são gratuitos.

Site: http://www.nead.ufsj.edu.br/site/

Não percam a oportunidade!

Um abraço,

Francisca

terça-feira, 27 de julho de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – PRODUÇÃO DE REPORTAGEM (1ª Parte)

Sequência de atividades:

1ª Etapa:
Leitura dos textos sobre Gravidez na Adolescência pesquisados durante o Projeto Copa do Mundo.
Seleção de informações importantes do texto.
Socialização com a turma das informações selecionadas.

2ª Etapa:
Leitura e interpretação da reportagem: A cabeça dos nossos jovens
Análise e comparação dos elementos e da diagramação com a 1ª reportagem: Vão acabar comigo?

3ª Etapa:
Realização de entrevistas: uma enfermeira ou uma pediatra/hebiatra (saúde); uma jovem que engravidou na adolescência e a sua mãe (família) ou um pai adolescente ou que se tornou pai na adolescência, um educador ou psicólogo. Após a coleta de dados, os alunos transmitirão as entrevistas para toda a turma, em áudio ou vídeo.
Objetivo: Analisar causas e conseqüências da gravidez na adolescência.
Decidir, antes de elaborar, as questões para a entrevista: O que seria importante perguntar a cada entrevistado?

4ªEtapa:
Na sala de informática: Leitura do artigo Gravidez na Adolescência ou Gravidez Precoce e exibição dos vídeos indicados pelo mesmo Blog: BigMãe.com:

http://www.bigmae.com/gravidez-na-adolescencia-ou-gravidez-precoce/
Anotação no caderno de trechos do texto e dos vídeos que chamaram mais atenção da equipe e socialização com a turma para uma conversa dirigida sobre o tema.

domingo, 11 de julho de 2010

DIFERENÇA ENTRE TIPO E GÊNERO TEXTUAL

Geralmente, a expressão “tipo de texto” é usada erroneamente para designar o que é um gênero textual. Marcuschi (2002:25) comprova muito bem essa observação quando afirma que “Quando alguém diz, por exemplo, a carta pessoal é um tipo de texto informal, ele não está empregando o termo “tipo de texto” de maneira correta [...]”, pois se trata de um gênero textual.

Um ponto muito importante que Marcuschi (2002:25) destaca é que “em todos os gêneros também se está realizando tipos textuais, podendo ocorrer que o mesmo gênero realize dois ou mais tipos. Assim, um texto é em geral tipologicamente variado (heterogêneo)”.

Os tipos textuais são definidos por seus traços lingüísticos predominantes: aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. Por isso um tipo textual é dado por um conjunto de traços que formam uma seqüência e não um texto. De acordo com Marcuschi (2002:27), “quando se nomeia um certo texto como “narrativo”, “descritivo” ou “argumentativo”, não está nomeando o gênero e sim o predomínio de um tipo de seqüência de base.

Trechos do artigo: TRABALHANDO TIPOS/GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA da Autora: Lilian Kelly Caldas IBILCE/UNESP
1.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

CONFIRAM FOTOS DA NOSSA VISITA A EXPOSIÇÃO DE AERONAVES


CONHEÇA O MANUAL DO CANDIDATO AO VESTIBULINHO DO COLÉGIO JUAREZ WANDERLEY (Colégio da Embraer)

Clique o título e conheça com detalhes as exigências do MANUAL DO CANDIDATO  ao vestibulinho do colégio JUAREZ WANDERLEY.

O conteúdo exigido para a prova de 2009, de acordo com o manual, foi:

Língua Portuguesa: Interpretação de texto; sinônimos e antônimos;
ortografia oficial; acentuação gráfica; flexão de gênero, número e grau do substantivo e do adjetivo; crase; emprego de pronomes e verbos; emprego de preposições e conjunções; concordância nominal e verbal; predicação verbal; modos verbais e conjugação; acentuação; sintaxe: tipos de sujeito e tipos de predicado.

Ciências Humanas: A Globalização e o papel dos blocos econômicos na economia mundial; noções gerais sobre o cenário econômico global; noções básicas de cartografi a, coordenadas geográfi cas e funcionamento do sistema de fusos horários; o mundo contemporâneo: a organização geopolítica após o 11  de setembro; as questões ambientais e a crise dos alimentos; o processo de industrialização e urbanização do Brasil na segunda metade do século XX e as suas consequências; a estrutura fundiária no Brasil: estrutura fundiária colonial, o êxodo rural: causas e consequências, a luta pela terra no Brasil atual; autoritarismo e democracia no Brasil: a forma de atuação da ditadura militar (1964-1984) e as estratégias de resistência; a organização do trabalho no Brasil: a escravidão, o papel dos imigrantes no século XIX e a conquista dos direitos trabalhistas.

Matemática: Operações com números inteiros e fracionários; sistema de medidas usuais; números racionais relativos; regra de três simples; porcentagem; juros simples; equação do primeiro grau e sistema simples do primeiro grau; equação simples do segundo grau; geometria plana (perímetro e área de triângulos e retângulos); resolução de situação-problema.

Ciências Naturais: Antibióticos – soluções e problemas; desenvolvimento sustentável; desfl orestamento e suas consequências; drogas - categorias, efeitos, problemas sociais e de saúde decorrentes; efeito estufa e aquecimento global; importância da biodiversidade; métodos contraceptivos humanos; poluição do ar e das águas; principais impactos ambientais decorrentes de diferentes formas de geração de energia; problemas da agricultura convencional; problemas simples do cotidiano envolvendo as três leis de Newton; produção de derivados do petróleo (destilação fracionada); redução, reutilização e reciclagem de resíduos; situações simples do cotidiano que envolvem a interpretação do conceito de densidade; situações simples do cotidiano que envolvem movimentos (tempo, distância e velocidade); transformações de energia; transmissão do vírus HIV e sintomas da AIDS.

SOBRE A REDAÇÃO:

A Redação será avaliada considerando-se:

a. Estrutura: forma narrativa em 3ª pessoa; organicidade e unidade do texto; conteúdo: idéias fundamentais e coerentes e clareza.

b. Expressão: domínio do léxico e da estrutura da língua (adequação vocabular, ortografi a, morfologia, sintaxe e pontuação).

c. Será anulada a Redação que:

- fugir ao tema proposto;

- apresentar texto padronizado, quanto à estrutura, sequência e vocabulário comuns a vários candidatos;

- apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números, palavras soltas e ilegíveis);

- for assinada fora do local apropriado;

- apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;

- for entregue no rascunho;

- for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade.
 
Nota mínima exigida:  12,5 na Redação.

DICAS PARA OS ALUNOS DO 9º ANO

Caros alunos:

Não percam a oportunidade de ingressar numa escola gratuíta de qualidade. Cliquem no título e acessem informações sobre as escolas do Centro Paula Souza espalhadas pelo estado. Em São José dos Campos, vocês encontrarão uma ETEC próxima ao Carrefour, mas há outras unidades em várias cidades como Caçapava e Jacareí.
Acessem o site e obtenham mais informações sobre o vestibulinho 2010.

COMPRE SEU NOTEBOOK DELL

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Roteiro da Apresentação dos Projetos e Planos de Negócios no CEDEMP

Roteiro da Apresentação


1) Cumprimentar as pessoas

2) Apresentação dos membros do grupo e seus cargos

3) Apresentar o projeto

Exemplos:

O nosso projeto surgiu a partir …

Essa ideia surgiu...

O projeto é...

4) Clientes

Exemplos

Os clientes da empresa serão...

Os nossos clientes são...

5) Fornecedor

Exemplos:

Para confecção do nosso produto os fornecedores serão...

No nosso produto serão utilizados materiais fornecidos por...

6) Custo/Preço de Venda

O nosso produto teve um custo médio...

O nosso produto será vendido por...

7) Marketing

Para divulgar nosso foi utilizado como estrategia de Marketing...

(mostrar fôlder,cartão de visita,etc..)

8) Pós- venda

Para ter conhecimento do nível de satisfação da nossa empresa criamos...


Dicas para o grupo:

*Selecione integrantes do grupo comprometidos.

*Todos devem ter conhecimento sobre os passos do Plano de Negocio e do produto ou serviço.

*Façam fichas de anotações.

*O protótipo deve estar pronto.

• Preço médio é o que foi gasto e o de venda já inclui o lucro da empresa.

• Procure falar mostrando certeza de que o seu produto é o Melhor!





“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.!”

Dom Hélder Câmara



Vocês são capazes e vencedores,
Profª.Valéria

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI