Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ROTEIRO DA AULA - PARA 8º E 9º ANO

TEMA: ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL

Sua tarefa hoje é revelar o que você pensa sobre alguns temas relacionados à adolescência, através de uma produção de texto. Abaixo teremos duas propostas de texto diferentes: um texto de opinião e um poema. Escolha apenas um dos gêneros, escreva seu texto logo abaixo dessa postagem e envie-o. Não se esqueça de ler o que escreveu e de fazer as devidas correções, antes de enviar seu texto.

Você poderá escrever em dupla, mas siga a orientação fornecida para cada produção. Essa atividade valerá 10 pontos!

Proposta nº 1
Produza um texto de opinião, em 3ª pessoa, dando dicas para outros adolescentes de como viver uma adolescência saudável. Seu texto deverá apresentar logo no 1º parágrafo as idéias que pretende desenvolver e o mínimo de 20 linhas. Ex.:

.....Para viver o período da adolescência de uma forma saudável, é importante que o adolescente aprenda a se divertir, a namorar de forma mais responsável, a cuidar da sua formação para garantir um futuro promissor e, principalmente, a respeitar e a cuidar do seu próprio corpo.

No 2º  parágrafo procure mostrar, por exemplo, como é possível se divertir sem o uso de drogas, como é possível viver de cara limpa, livre das drogas, aproveitar essa fase da vida sem o uso de drogas, sabendo aproveitar as oportunidades de lazer oferecidas no bairro e na cidade, etc. A partir daí, cada parágrafo tratará de um dos assuntos destacados no 1º parágrafo. No último parágrafo, faça a conclusão  reforçando a importância de se viver de forma saudável na adolescência.

Para garantir uma boa produção de texto, procure ler, antes da produção, algumas das reportagens sobre o tema Gravidez na adolescência no próprio blog.


Proposta nº2
Produza um poema, mínimo de 15 linhas,  falando das transformações emocionais e físicas pelas quais passa um adolescente ou da importância de aprender a lidar com essas mudanças ou da importância se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência, no caso de uma relação sexual.
Seu texto poderá seguir o modelo da organização do texto abaixo:

RITUAL
Este corpo.
que agora me veste
ainda é casca
e casulo
de um outro bicho
que cresce

Esta capa
Que me acompanha
desde os tempos
de criança
desde inutil
dos meus pés.

Sou a ponte
que me liga.

Sou o gesto
que me une.

Sol e Lua,
Noite e dia.

Sou o fui
e o serei.

Este tempo
que me guarda
para um outro
amanhecer
é lembrança
e é promessa,
recordação
e esperança
morte e vida
enoveladas
na meada
das mudanças.

Autor:Carlos Queiroz Telles.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

VISITA AO JORNAL O VALE


Para escrever boas reportagens, além do tema a ser abordado, que deve estar na ponta da língua de todos, é preciso saber de quem tem experiência na produção desse gênero como é escrever uma reportagem, que percurso percorrer para produzir um texto jornalístico respeitando as características próprias do gênero e a ética na divulgação de informações coletadas por meio de entrevistas e pesquisas.
Cheios de perguntas sobre o gênero REPORTAGEM na cabeça, lá foram os 26 alunos dos diferentes 8º anos, no dia 13 de setembro visitar o jornal O VALE.
Nesta visita, os alunos conheceram e bateram um papo com o jornalista Cláudio Leyria, que gentilmente nos recepcionou e respondeu a todas as perguntas dos alunos. Cláudio, é editor de suplementos e trabalha no jornal há 14 anos.
Os alunos conheceram os fotógrafos e muitos jornalistas que estavam produzindo o jornal do dia seguinte, na redação. Por fim, visitaram o espaço da oficina onde são rodados os exemplares do jornal.
A surpresa da visita ficou para o final dela, quando soubemos que nos tornaríamos matéria do jornal. Foi demais! Os alunos, claro, se sentiram valorizados e a professora também! Obrigada Cláudio, pela gentileza e credibilidade.
Confira abaixo alguns momentos da visita:


Jornalista Cláudio Leyria


Redação do Jornal

Alunos ouvem atentos a experiência do Jornalista

Oficina do Jornal


Jornalista e Fotógrafo Cláudio















 

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL - PALESTRA

Dia 08 de Setembro
PALESTRA COM A PSICÓLOGA SÍLVIA - professora do Laboratório de Aprendizagem da escola

DÊ UMA GUINADA EM SUA AULA!

Todo professor tem como objetivo, meta e  outros até sonham com o dia em que conquistarão a atenção de seus alunos, com o dia em que despertarão neles o interesse pelos temas discutidos em sala de aula; por isso quero dividir com todos, esse momento pelo qual estou passando.
Desde o 2º bimestre, tenho realizado conversas dirigidas a respeito do tema Sexualidade e o ponto de partida para o trabalho, foi a leitura do livro UM SONHO DENTRO DE MIM, de Júlio Emílio Braz. Ao longo, do trabalho percebi o interesse dos alunos e a falta de informação sobre o tema.
O livro fez muito sucesso entre a garotada e também foi ponto de partida para novos trabalhos. A leitura foi realizada durante as aulas, líamos juntos e comentávamos os desafios pelos quais a personagem passou. O livro aborda  temas como Namoro, Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, à Gravidez, Preconceito entre outros. Adorei o trabalho e os alunos também.
Neste 3º bimestre, meu projeto de escrita com os alunos dos 8ºs anos é a produção de textos informativos e jornalístico, com ênfase na produção de reportagens. Mas como despertar o interesse da turma e envolvê-la no processo de escrita? Essa foi minha indagação inicial.
Descobri, ao longo de minha carreira, que se o professor deseja envolver seu aluno num projeto de escrita, é necessário muito mais do que apresentar bons modelos de textos, trabalhar a estrutura do gênero e os recursos linguísticos, é preciso oferecer algo mais, é preciso trazer o aluno para você, fazê-lo entender que a produção de um texto só faz sentido quando temos algo a dizer, quando  temos um objetivo com aquele texto.
Com o trabalho com a língua, aliado ao projeto Adolescência Saudável, tornou-se mais instigante e desafiador para meus alunos, a partir do momento que abri espaço nas minhas aulas para que pudessem participar de palestras, realizar visitas e conversar sobre o tema de interesse deles, a Sexualidade.
Foi um bimestre agitado e ainda não terminou, mas sei que estou no caminho certo. Então, meu amigo professor, procure observar, ouvir seu alunos e atender suas necessidades; assim estará muito próximo de conquistar seu sonho: despertar a atenção e o interesse de seus alunos pelas suas aulas.
Espero que com meu relato não tenha demonstrado arrogância ou prepotência;pois apenas pretendia dar uma dica, uma sugestão para amenizar os conflitos e, principalmente, a frustação, que surge ao percebermos que não atingimos nossos objetivos.
Um abraço,
Profª Francisca
Um abraço

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

26 DE SETEMBRO DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Olá, pessoal:

Tenho uma dica valiosa para vocês, o médico Jairo Bouer gravou vários spots com informações sobre a gravidez na adolescência.
Acesse o site: http://www.vivasuavida.com.br/contracepcao/contracepcao.asp e ouça essas informações.
Tenho certeza de que irão gostar.
Bjs,

Profª Francisca

26 de Setembro - Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência

O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência é uma campanha mundial destinada a melhorar a educação sexual, promover a conscientização sobre a contracepção moderna e reduzir os altos índices de gravidez indesejada ou não planejada em todo o mundo. Em cada ano a campanha enfoca um tópico diferente de saúde reprodutiva, sob o título global "Sua Vida". O tema da campanha de 2007 foi "Viva a sua vida antes de iniciar outra", de 2008 foi "Sua Vida, Sua Decisão", de 2009 foi "SUA VIDA, SUA VOZ", e neste ano é "SUA VIDA. SUA RESPONSABILIDADE", ambos com o objetivo de educar os jovens sobre o sexo seguro e responsável e as opções de contracepção com o objetivo de conscientizá-los sobre as consequências de uma gravidez não planejada e os riscos das doenças sexualmente transmissíveis. Atualmente, existe a situação alarmante de que em um de cada dez nascimentos a mãe ainda é uma criança.(1)
Todos nós, em qualquer estágio da vida, temos perguntas sobre a nossa sexualidade, nosso corpo e nossa saúde sexual. A vida pode ser agitada, e nem sempre é fácil achar informações corretas quando precisamos delas. O objetivo do website vivasuavida é ajudar você a responder a estas perguntas, proporcionando conselhos e recursos para uma série de tópicos relacionados com a sua saúde reprodutiva e sexual. Quer você esteja tendo uma relação sexual pela primeira vez, pensando em mudar a forma de contracepção ou esteja preocupado com doenças sexualmente transmissíveis, encontrará aqui informações para sua orientação e respostas a muitas de suas perguntas.



Fonte:  http://www.vivasuavida.com.br/ 



(1) Salve as Crianças: Quando crianças têm crianças - Situação das Mães no Mundo - 2004

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI