Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PROPAGANDA DA LEITURA - PROJETO LER É UM PRAZER

DICAS PARA REALIZAR O TRABALHO DE PROPAGANDA DA LEITURA

ESCOLHA E LEIA UM LIVRO DO GÊNERO SUSPENSE, TERROR, MISTÉRIO OU AÇÃO.

ELABORE UM PARÁGRAFO COM  03 RAZÕES QUE UM LEITOR TERIA PARA LER ESSE MESMO LIVRO. PROCURE SER BEM CONVINCENTE; POIS A SUA TAREFA É CONVENCER E DESPERTAR O INTERESSE  DOS COLEGAS.
PARA ISSO, CONTE ORALMENTE UMA PARTE DA HISTÓRIA QUE VOCÊ ACREDITA QUE DESPERTARÁ CURIOSIDADE EM SEUS COLEGAS PARA SABER O QUE ACONTECERÁ NO FINAL DA HISTÓRIA.
PASSE EMOÇÃO, DEMONSTRE QUE VALE A PENA LER ESSE LIVRO, MOSTRE O LIVRO, CHAME A ATENÇÃO PARA A CAPA, FALE O TÍTULO DO LIVRO, O NOME DO AUTOR E SE TIVER UM ILUSTRADOR FALE O SEU NOME E MOSTRE ALGUMA ILUSTRAÇÃO QUE LHE TENHA CHAMADO A ATENÇÃO.

MONTE UM PANFLETO COM OS SEGUINTES ELEMENTOS:

NOME DO LIVRO (EM DESTAQUE)
NOME DO AUTOR
NOME DA EDITORA
FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO (PODE SER A CAPA DO LIVRO OU UMA ILUSTRAÇÃO DE UMA PARTE DA HISTÓRIA)
FAÇA MARGEM E ESCREVA COM LETRA DE FORMA MAIÚSCULA. PODE DIGITAR.

Níveis de Linguagem

sábado, 28 de maio de 2011


QUEM FORMA BONS LEITORES/ESCRITORES?

A família, oferecendo um ambiente onde os materiais de leitura e escrita devem estar presentes. Além disso, os pais devem ser exemplo para seus filhos, principalmente, como leitores.
A escola, alfabetizando e depois continuando, em todos os níveis de educação, a tratar de leitura e escrita em todas as matérias, e não apenas nas aulas de Língua Portuguesa.
A sociedade, oferecendo um ambiente cultural rico e encorajador, com muitas experiências de letramento, no qual todas as pessoas possam se sentir incluídas.

Texto adaptado de www.ecofuturo.org.br

PARTICIPE DO PROJETO LER É UM PRAZER - ESCREVA O SEU COMENTÁRIO SOBRE UM LIVRO QUE TENHA LIDO RECENTEMENTE E AJUDE A INCENTIVAR A LEITURA.


PROJETO LER É UM PRAZER


Justificativa: Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, proponho  um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes objetivos de leitura, tenham um maior acesso à diferentes portadores de texto, especialmente, o literário.


Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir  os diferentes níveis de leitores. Espera-se:

·         Despertar e incentivar o interesse pela leitura. 
·         Facilitar  o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
·     Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que  possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
·         Enriquecer o vocabulário.
·         Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
·        Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
·         Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
·     Trabalhar a leitura  com diferentes objetivos: busca de informação,  de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
·         Contribuir para formação de  leitores  autônomos e competentes.
·     Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar  opiniões, confrontar...

Duração: fevereiro a dezembro/2011

Estratégias:

·       Definição dos direitos e deveres do leitor;
·      Criação e organização de uma biblioteca de Sala;
·      Leitura em grupo, em sala de aula, de um livro paradidático bimestralmente;
·      Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
·     Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
·     Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
·     Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
·   Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;
·     Exibição de filmes;
·     Visita à Biblioteca Pública;
  • Assistir a peças de teatro;
  • Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;
  • Empréstimo de livros da Sala de Leitura;
  • Roda de Leituras;
  • Propaganda da Leitura (atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas);
  • Teatro de fantoches;
  •  Leitura Dramatizada;
  • Jornal Falado;
  • Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);
  • Formação de alunos leitores;
  • Contação de histórias de assombração por parentes e amigos;
  • Hora do conto, Hora da Lenda, Momento da Poesia e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);
  • Semana do Conto;
  • Jogos de leitura;
  • Monitoramento da leitura bimestral;
  • Contato ou visita de um autor à escola para um bate-papo com os alunos;
  • Divulgação dos principais momentos do projeto no blog da professora.

Empreendimentos:
Criação de murais;
Formação de Grupo de Contadores de História;
Produção de resenhas e recontos de autoria dos alunos;
Coletânea de causos de assombração;
Criação de Fichas de leitura para análise dos elementos da narrativa e recomendação da leitura de livros.

Avaliação:

Será realizada a avaliação da leitura  do aluno pela professora, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, a professora realizará atividades sequenciais de  produção escrita que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento do projeto, para que as atividades de leitura auxiliem no desenvolvimento da competência escritora do aluno.




quarta-feira, 25 de maio de 2011

Irmãos Grimm, elementos biográficos



Jacob e Wilhelm Grimm nasceram em Hanau, na Alemanha, em 1785 e 1786, respectivamente. Como o pai, estudaram Direito, mas abandonaram a advocacia para dedicarem-se à literatura. Em 1830, ingressaram como professores numa universidade na Alemanha. Eram grandes estudiosos da língua alemã, filólogos, eruditos, historiadores e narradores excepcionais.
Em 1837, os irmãos Grimm e mais cinco professores foram demitidos da universidade onde trabalhavam, a Universidade de Göttingen, por serem contrários ao rei que governava. Em 1841, foram convidados para o cargo de professores na Universidade de Berlim. Foi nessa cidade que moraram até o fim de suas vidas. Jacob morreu em 1863 e Wilhelm, em 1859.
Os irmãos Grimm são conhecidos em todo o mundo pela grande quantidade de contos populares que recolheram na Alemanha, desde o início do século XIX. Diz-se que escreviam à noite as histórias que ouviam durante o dia de parentes, amigos e camponeses.
Mas qual o motivo que levaria Jacob e Wilhelm a colherem tantos contos? Durante séculos, as histórias conhecidas por diferentes povos eram transmitidas apenas oralmente. Eram contadas pelos mais velhos aos mais novos e, assim, passadas de geração para geração. Na Idade Média, muitas delas ganharam versões escritas, feitas principalmente pelos padres que moravam nos monastérios. O registo desses contos em texto tornava mais fácil a preservação dessas histórias. Sabendo disso, os irmãos Grimm trataram de pesquisar relatos em documentos antigos e recolher contos entre a população da Alemanha para preservar as histórias tradicionais do seu povo.
A esposa de Wilhelm, Dortchen Wild, forneceu mais de doze histórias, como Rumpelstiltskin, que é o nome de um anão que transforma palha em ouro. Já a história da Branca de Neve e os Sete Anões, por exemplo, foi contada aos irmãos Grimm por duas amigas da família. Dorotea Viehmman, uma velha mulher do povo, foi quem contou mais de metade dos contos que recolheram, cerca de 200 contos de fadas! Sem falar nas 10 lendas, nas 600 cantigas folclóricas, etc.
Os primeiros contos recolhidos pelos irmãos Grimm foram publicados em 1812. A obra chamava-se "Histórias das Crianças e do Lar" e apresentava 51 contos.  Os textos por eles publicados espalharam-se logo pelo mundo, ganharam outras versões e fascinaram pessoas de diferentes línguas e culturas.
Mas a importância dos irmãos Grimm na literatura não parou por aí! O sucesso dos contos recolhidos por Jacob e Wilhelm Grimm foi tão grande que incentivou também outros pesquisadores a preservarem as histórias dos seus povos. Assim, muitos estudiosos de todo o mundo foram à procura de contos populares para registrá-los em texto.
Nos contos escritos pelos irmãos Grimm, sempre há uma mensagem positiva que se pode tirar das aventuras dos heróis e do castigo dos vilões! As bruxas, monstros, lobos e dragões usados nas histórias serviam como um alerta para as crianças se afastarem de estranhos e obedecerem aos pais, por exemplo. De qualquer modo, nas histórias dos irmãos Grimm, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas. Não é sempre que isso acontece na vida real, mas na fantasia dos irmãos Grimm quem merece sempre ganha um final feliz.
Há predomínio da esperança e da confiança na vida, os personagens lutam pelos seus ideais, na sua maioria de cunho humanitário. Nota-se uma preocupação fundamental com a sobrevivência e as necessidades básicas do indivíduo. Em oposição, a insaciabilidade humana causa transtornos sem tamanho, podendo até prejudicar a si mesmo e aos outros seres.
A ambiguidade da figura feminina fica bem explicita nas narrativas. É a figura feminina que causa o bem e também o mal. Mostram o resgate através da bondade e do amor e contrapondo-se a esses valores estão os prejuízos causados por ardis e traições. A violência não aparece de forma clara.
Todos os contos dos Grimm pertencem à área das narrativas do fantástico-maravilhoso, por pertencerem ao mundo do imaginário ou da fantasia. A Gata Borralheira, especificamente, pode ser caracterizado como conto maravilhoso (histórias que apresentam um elemento mágico, sobrenatural, integrado naturalmente nas situações apresentadas).
De tão famosas, muitas das histórias dos irmãos Grimm ganharam versões de outros autores. A Gata Borralheira, por exemplo, apresenta mais de 300 em todo o mundo!


BIOGRAFIA DOS IRMÃOS GRIMM


Os escritores mais famosos dos contos de fadas infantis são os Irmãos Grimm.  Jacob e Wilhelm Grimm, são dois irmãos que fizeram e fazem muito sucesso até hoje com suas histórias e seus contos que fazem a felicidade das crianças e permeiam a imaginação dos adultos.
Nascidos na Alemanha, os Irmãos Grimm dedicaram a sua vida ao registro das fabulas infantis e assim ganharam fama e notoriedade com as crianças. Além das belas historias e as contribuições para o imaginário dos pequenos, os Irmãos Grimm também contribuíram para a língua alemã com um dicionário e assim desenvolveram um estudo mais aprofundado da língua e do folclore popular local.
O segundo volume de “Contos da Criança e do Lar” saiu em 1815, e com o passar dos anos novas edições foram lançadas e o livro começava a ganhar novos e atualizados contos, fazendo deste o primeiro grande sucesso dos Irmãos Grimm.Os Irmãos Grimm começaram a sua carreira de escritores estudando justamente a língua alemã, mais precisamente o folclore e a linguagem popular. Depois de vários contos publicados em separado, finalmente em 1812 os Irmãos Grimm publicaram o seu primeiro livro em conjunto; depois desse primeiro livro veio o “Contos da Criança e do Lar”. Depois disso, eles publicaram vários contos com traduções e adaptações locais.
As maiores e melhores obras dos Irmãos Grimm são resumidas em contos para crianças, lendas e um dicionário alemão. Os contos para as crianças na verdade eram contos destinados aos adultos, o que aconteceu durante os anos é que eles foram adaptados para os pequenos. Os Irmãos Grimm na verdade tornaram a fantasia acessível para as crianças.
Um exemplo, no conto original da Chapeuzinho Vermelho,  a avó da menina  acabava sendo devorada pelo lobo, mas os Irmãos Grimm transformaram essa versão trágica em uma mais bela e agradável para as crianças. Entre os contos mais famosos dos Irmãos Grimm estão vários conhecidos do mundo todo como a Cinderela, A Branca de neve,  João e Maria, O Ganso de ouro e as Aventuras do Irmão Folgazão entre outros. Muito da sua infância e da infância das crianças foram permeadas e ilustradas pelos contos dos Irmãos Grimm, e pessoalmente espero que que o mundo da fantasia continue a existir, desde que seja ensinado às crianças as diferenças entre o mundo real e o mundo das histórias infantis.

Trecho do filme de Walt Disney, baseado no conto Branca de Neve, dos irmãos Grimn.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

NEGÓCIO DE MENINA COM MENINO





PROJETO LER É UM PRAZER
Atividade: Semana do Conto
As alunas: Mariana Vitória  e Juliana Assilia, 7º ano B, fizeram a leitura dramatizada do Conto Negócio de Menina com Menino do autor Ivan Ângelo, com o recurso do fantoche.
Objetivo: Incentivar à leitura e ampliar o repertório de contos dos alunos.
Parabéns, meninas, pelo excelente desempenho!

domingo, 22 de maio de 2011

JOGO DE ACENTUAÇÃO - Clique sobre o título em azul e teste seus conhecimentos sobre acentuação gráfica.


Jogo de Acentuação









Teste seus conhecimentos no Jogo de Acetuação O jogo é um game para você treinar os pontos principais do novo acordo ortográfico da língua portuguesa.  Não deixe de acessar outras reportagens sobre a Nova Ortografia.



sexta-feira, 20 de maio de 2011

PESSOAL, ESSA É MESMO IMPERDÍVEL! ABAIXO O LINK DE MAIS DE 300 LIVROS QUE VOCÊS PODERÃO LER. BASTA UM ÚNICO CLIQUE NO LINK E VOCÊ BAIXARÁ NO SEU COMPUTADOR UM CLÁSSICO DE NOSSA LITERATURA BRASILEIRA. NÃO PERCAM!


Projeto Ler é um Prazer com mais uma dica para você!
É só clicar no título para  ler ou imprimir. 
 
1.     A Divina Comédia -Dante Alighieri 
2.     
A Comédia dos Erros 
-William Shakespeare 
3.     
Poemas de Fernando Pessoa 
-Fernando Pessoa 
4.     
Dom Casmurro 
-Machado de Assis 
5.     
Cancioneiro 
-Fernando Pessoa 
6.     
Romeu e Julieta 
-William Shakespeare 
7.     
A Cartomante 
-Machado de Assis 
8.     
Mensagem 
-Fernando Pessoa 
9.     
A Carteira 
-Machado de Assis 
10.     
A Megera Domada 
-William Shakespeare 
11.     
A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca 
-William Shakespeare 
12.     
Sonho de Uma Noite de Verão 
-William Shakespeare 
13.     
O Eu profundo e os outros Eus. 
-Fernando Pessoa 
14.     
Dom Casmurro 
-Machado de Assis 
15.     
Do Livro do Desassossego 
-Fernando Pessoa 
16.     
Poesias Inéditas 
-Fernando Pessoa 
17.     
Tudo Bem Quando Termina Bem 
-William Shakespeare 
18.     
A Carta 
-Pero Vaz de Caminha 
19.     
A Igreja do Diabo 
-Machado de Assis 
20.     
Macbeth 
-William Shakespeare 
21.     
Este mundo da injustiça globalizada 
-José Saramago 
22.     
A Tempestade 
-William Shakespeare 
23.     
O pastor amoroso 
-Fernando Pessoa 
24.     
A Cidade e as Serras 
-José Maria Eça de Queirós 
25.     
Livro do Desassossego 
-Fernando Pessoa 
26.     
A Carta de Pero Vaz de Caminha 
-Pero Vaz de Caminha 
27.     
O Guardador de Rebanhos 
-Fernando Pessoa 
28.     
O Mercador de Veneza 
-William Shakespeare 
29.     
A Esfinge sem Segredo 
-Oscar Wilde 
30.     
Trabalhos de Amor Perdidos 
-William Shakespeare 
31.     
Memórias Póstumas de Brás Cubas 
-Machado de Assis 
32.     
A Mão e a Luva 
-Machado de Assis 
33.     
Arte Poética 
-Aristóteles 
34.     
Conto de Inverno 
-William Shakespeare 
35.     
Otelo, O Mouro de Veneza 
-William Shakespeare 
36.     
Antônio e Cleópatra 
-William Shakespeare 
37.     
Os Lusíadas 
-Luís Vaz de Camões 
38.     
A Metamorfose 
-Franz Kafka 
39.     
A Cartomante 
-Machado de Assis 
40.     
Rei Lear 
-William Shakespeare 
41.     
A Causa Secreta 
-Machado de Assis 
42.     
Poemas Traduzidos 
-Fernando Pessoa 
43.     
Muito Barulho Por Nada 
-William Shakespeare 
44.     
Júlio César 
-William Shakespeare 
45.     
Auto da Barca do Inferno 
-Gil Vicente 
46.     
Poemas de Álvaro de Campos 
-Fernando Pessoa 
47.     
Cancioneiro 
-Fernando Pessoa 
48.     
Catálogo de Autores Brasileiros com a Obra em Domínio Público 
-Fundação Biblioteca Nacional 
49.     
A Ela 
-Machado de Assis 
50.     
O Banqueiro Anarquista 
-Fernando Pessoa 
51.     
Dom Casmurro 
-Machado de Assis 
52.     
A Dama das Camélias 
-Alexandre Dumas Filho 
53.     
Poemas de Álvaro de Campos 
-Fernando Pessoa 
54.     
Adão e Eva 
-Machado de Assis 
55.     
A Moreninha 
-Joaquim Manuel de Macedo 
56.     
A Chinela Turca 
-Machado de Assis 
57.     
As Alegres Senhoras de Windsor 
-William Shakespeare 
58.     
Poemas Selecionados 
-Florbela Espanca 
59.     
As Vítimas-Algozes 
-Joaquim Manuel de Macedo 
60.     
Iracema 
-José de Alencar 
61.     
A Mão e a Luva 
-Machado de Assis 
62.     
Ricardo III 
-William Shakespeare 
63.     
O Alienista 
-Machado de Assis 
64.     
Poemas Inconjuntos 
-Fernando Pessoa 
65.     
A Volta ao Mundo em 80 Dias 
-Júlio Verne 
66.     
A Carteira 
-Machado de Assis 
67.     
Primeiro Fausto 
-Fernando Pessoa 
68.     
Senhora 
-José de Alencar 
69.     
A Escrava Isaura 
-Bernardo Guimarães 
70.     
Memórias Póstumas de Brás Cubas 
-Machado de Assis 
71.     
A Mensageira das Violetas 
-Florbela Espanca 
72.     
Sonetos 
-Luís Vaz de Camões 
73.     
Eu e Outras Poesias 
-Augusto dos Anjos 
74.     
Fausto 
-Johann Wolfgang von Goethe 
75.     
Iracema 
-José de Alencar 
76.     
Poemas de Ricardo Reis 
-Fernando Pessoa 
77.     
Os Maias 
-José Maria Eça de Queirós 
78.     
O Guarani 
-José de Alencar 
79.     
A Mulher de Preto 
-Machado de Assis 
80.     
A Desobediência Civil 
-Henry David Thoreau 
81.     
A Alma Encantadora das Ruas 
-João do Rio 
82.     
A Pianista 
-Machado de Assis 
83.     
Poemas em Inglês 
-Fernando Pessoa 
84.     
A Igreja do Diabo 
-Machado de Assis 
85.     
A Herança 
-Machado de Assis 
86.     
A chave 
-Machado de Assis 
87.     
Eu 
-Augusto dos Anjos 
88.     
As Primaveras 
-Casimiro de Abreu 
89.     
A Desejada das Gentes 
-Machado de Assis 
90.     
Poemas de Ricardo Reis 
-Fernando Pessoa 
91.     
Quincas Borba 
-Machado de Assis 
92.     
A Segunda Vida 
-Machado de Assis 
93.     
Os Sertões 
-Euclides da Cunha 
94.     
Poemas de Álvaro de Campos 
-Fernando Pessoa 
95.     
O Alienista 
-Machado de Assis 
96.     
Don Quixote. Vol. 1 
-Miguel de Cervantes Saavedra 
97.     
Medida Por Medida 
-William Shakespeare 
98.     
Os Dois Cavalheiros de Verona 
-William Shakespeare 
99.     
A Alma do Lázaro 
-José de Alencar 
100.     
A Vida Eterna 
-Machado de Assis 
101.     
A Causa Secreta 
-Machado de Assis 
102.     
14 de Julho na Roça 
-Raul Pompéia 
103.     
Divina Comedia 
-Dante Alighieri 
104.     
O Crime do Padre Amaro 
-José Maria Eça de Queirós 
105.     
Coriolano 
-William Shakespeare 
106.     
Astúcias de Marido 
-Machado de Assis 
107.     
Senhora 
-José de Alencar 
108.     
Auto da Barca do Inferno 
-Gil Vicente 
109.     
Noite na Taverna 
-Manuel Antônio Álvares de Azevedo 
110.     
Memórias Póstumas de Brás Cubas 
-Machado de Assis 
111.     
A 'Não-me-toques' ! 
-Artur Azevedo 
112.     
Os Maias 
-José Maria Eça de Queirós 
113.     
Obras Seletas 
-Rui Barbosa 
114.     
A Mão e a Luva 
-Machado de Assis 
115.     
Amor de Perdição 
-Camilo Castelo Branco 
116.     
Aurora sem Dia 
-Machado de Assis 
117.     
Édipo-Rei 
-Sófocles 
118.     
O Abolicionismo 
-Joaquim Nabuco 
119.     
Pai Contra Mãe 
-Machado de Assis 
120.     
O Cortiço 
-Aluísio de Azevedo 
121.     
Tito Andrônico 
-William Shakespeare 
122.     
Adão e Eva 
-Machado de Assis 
123.     
Os Sertões 
-Euclides da Cunha 
124.     
Esaú e Jacó 
-Machado de Assis 
125.     
Don Quixote 
-Miguel de Cervantes 
126.     
Camões 
-Joaquim Nabuco 
127.     
Antes que Cases 
-Machado de Assis 
128.     
A melhor das noivas 
-Machado de Assis 
129.     
Livro de Mágoas 
-Florbela Espanca 
130.     
O Cortiço 
-Aluísio de Azevedo 
131.     
A Relíquia 
-José Maria Eça de Queirós 
132.     
Helena 
-Machado de Assis 
133.     
Contos 
-José Maria Eça de Queirós 
134.     
A Sereníssima República 
-Machado de Assis 
135.     
Iliada 
-Homero 
136.     
Amor de Perdição 
-Camilo Castelo Branco 
137.     
A Brasileira de Prazins 
-Camilo Castelo Branco 
138.     
Os Lusíadas 
-Luís Vaz de Camões 
139.     
Sonetos e Outros Poemas 
-Manuel Maria de Barbosa du Bocage 
140.     
Ficções do interlúdio: para além do outro oceano de Coelho Pacheco. 
-Fernando Pessoa 
141.     
Anedota Pecuniária 
-Machado de Assis 
142.     
A Carne 
-Júlio Ribeiro 
143.     
O Primo Basílio 
-José Maria Eça de Queirós 
144.     
Don Quijote 
-Miguel de Cervantes 
145.     
A Volta ao Mundo em Oitenta Dias 
-Júlio Verne 
146.     
A Semana 
-Machado de Assis 
147.     
A viúva Sobral 
-Machado de Assis 
148.     
A Princesa de Babilônia 
-Voltaire 
149.     
O Navio Negreiro 
-Antônio Frederico de Castro Alves 
150.     
Catálogo de Publicações da Biblioteca Nacional 
-Fundação Biblioteca Nacional 
151.     
Papéis Avulsos 
-Machado de Assis 
152.     
Eterna Mágoa 
-Augusto dos Anjos 
153.     
Cartas D'Amor 
-José Maria Eça de Queirós 
154.     
O Crime do Padre Amaro 
-José Maria Eça de Queirós 
155.     
Anedota do Cabriolet 
-Machado de Assis 
156.     
Canção do Exílio 
-Antônio Gonçalves Dias 
157.     
A Desejada das Gentes 
-Machado de Assis 
158.     
A Dama das Camélias 
-Alexandre Dumas Filho 
159.     
Don Quixote. Vol. 2 
-Miguel de Cervantes Saavedra 
160.     
Almas Agradecidas 
-Machado de Assis 
161.     
Cartas D'Amor - O Efêmero Feminino 
-José Maria Eça de Queirós 
162.     
Contos Fluminenses 
-Machado de Assis 
163.     
Odisséia 
-Homero 
164.     
Quincas Borba 
-Machado de Assis 
165.     
A Mulher de Preto 
-Machado de Assis 
166.     
Balas de Estalo 
-Machado de Assis 
167.     
A Senhora do Galvão 
-Machado de Assis 
168.     
O Primo Basílio 
-José Maria Eça de Queirós 
169.     
A Inglezinha Barcelos 
-Machado de Assis 
170.     
Capítulos de História Colonial (1500-1800) 
-João Capistrano de Abreu 
171.     
CHARNECA EM FLOR 
-Florbela Espanca 
172.     
Cinco Minutos 
-José de Alencar 
173.     
Memórias de um Sargento de Milícias 
-Manuel Antônio de Almeida 
174.     
Lucíola 
-José de Alencar 
175.     
A Parasita Azul 
-Machado de Assis 
176.     
A Viuvinha 
-José de Alencar 
177.     
Utopia 
-Thomas Morus 
178.     
Missa do Galo 
-Machado de Assis 
179.     
Espumas Flutuantes 
-Antônio Frederico de Castro Alves 
180.     
História da Literatura Brasileira: Fatores da Literatura Brasileira 
-Sílvio Romero 
181.     
Hamlet 
-William Shakespeare 
182.     
A Ama-Seca 
-Artur Azevedo 
183.     
O Espelho 
-Machado de Assis 
184.     
Helena 
-Machado de Assis 
185.     
As Academias de Sião 
-Machado de Assis 
186.     
A Carne 
-Júlio Ribeiro 
187.     
A Ilustre Casa de Ramires 
-José Maria Eça de Queirós 
188.     
Como e Por Que Sou Romancista 
-José de Alencar 
189.     
Antes da Missa 
-Machado de Assis 
190.     
A Alma Encantadora das Ruas 
-João do Rio 
191.     
A Carta 
-Pero Vaz de Caminha 
192.     
LIVRO DE SÓROR SAUDADE 
-Florbela Espanca 
193.     
A mulher Pálida 
-Machado de Assis 
194.     
Americanas 
-Machado de Assis 
195.     
Cândido 
-Voltaire 
196.     
Viagens de Gulliver 
-Jonathan Swift 
197.     
El Arte de la Guerra 
-Sun Tzu 
198.     
Conto de Escola 
-Machado de Assis 
199.     
Redondilhas 
-Luís Vaz de Camões 
200.     
Iluminuras 
-Arthur Rimbaud 
201.     
Schopenhauer 
-Thomas Mann 
202.     
Carolina 
-Casimiro de Abreu 
203.     
A esfinge sem segredo 
-Oscar Wilde 
204.     
Carta de Pero Vaz de Caminha. 
-Pero Vaz de Caminha 
205.     
Memorial de Aires 
-Machado de Assis 
206.     
Triste Fim de Policarpo Quaresma 
-Afonso Henriques de Lima Barreto 
207.     
A última receita 
-Machado de Assis 
208.     
7 Canções 
-Salomão Rovedo 
209.     
Antologia 
-Antero de Quental 
210.     
O Alienista 
-Machado de Assis 
211.     
Outras Poesias 
-Augusto dos Anjos 
212.     
Alma Inquieta 
-Olavo Bilac 
213.     
A Dança dos Ossos 
-Bernardo Guimarães 
214.     
A Semana 
-Machado de Assis 
215.     
Diário Íntimo 
-Afonso Henriques de Lima Barreto 
216.     
A Casadinha de Fresco 
-Artur Azevedo 
217.     
Esaú e Jacó 
-Machado de Assis 
218.     
Canções e Elegias 
-Luís Vaz de Camões 
219.     
História da Literatura Brasileira 
-José Veríssimo Dias de Matos 
220.     
A mágoa do Infeliz Cosme 
-Machado de Assis 
221.     
Seleção de Obras Poéticas 
-Gregório de Matos 
222.     
Contos de Lima Barreto 
-Afonso Henriques de Lima Barreto 
223.     
Farsa de Inês Pereira 
-Gil Vicente 
224.     
A Condessa Vésper 
-Aluísio de Azevedo 
225.     
Confissões de uma Viúva 
-Machado de Assis 
226.     
As Bodas de Luís Duarte 
-Machado de Assis 
227.     
O LIVRO D'ELE 
-Florbela Espanca 
228.     
O Navio Negreiro 
-Antônio Frederico de Castro Alves 
229.     
A Moreninha 
-Joaquim Manuel de Macedo 
230.     
Lira dos Vinte Anos 
-Manuel Antônio Álvares de Azevedo 
231.     
A Orgia dos Duendes 
-Bernardo Guimarães 
232.     
Kamasutra 
-Mallanâga Vâtsyâyana 
233.     
Triste Fim de Policarpo Quaresma 
-Afonso Henriques de Lima Barreto 
234.     
A Bela Madame Vargas 
-João do Rio 
235.     
Uma Estação no Inferno 
-Arthur Rimbaud 
236.     
Cinco Mulheres 
-Machado de Assis 
237.     
A Confissão de Lúcio 
-Mário de Sá-Carneiro 
238.     
O Cortiço 
-Aluísio Azevedo 
239.     
RELIQUIAE 
-Florbela Espanca 
240.     
Minha formação 
-Joaquim Nabuco 
241.     
A Conselho do Marido 
-Artur Azevedo 
242.     
Auto da Alma 
-Gil Vicente 
243.     
345 
-Artur Azevedo 
244.     
O Dicionário 
-Machado de Assis 
245.     
Contos Gauchescos 
-João Simões Lopes Neto 
246.     
A idéia do Ezequiel Maia 
-Machado de Assis 
247.     
AMOR COM AMOR SE PAGA 
-França Júnior 
248.     
Cinco minutos 
-José de Alencar 
249.     
Lucíola 
-José de Alencar 
250.     
Aos Vinte Anos 
-Aluísio de Azevedo 
251.     
A Poesia Interminável 
-João da Cruz e Sousa 
252.     
A Alegria da Revolução 
-Ken Knab 
253.     
O Ateneu 
-Raul Pompéia 
254.     
O Homem que Sabia Javanês e Outros Contos 
-Afonso Henriques de Lima Barreto 
255.     
Ayres e Vergueiro 
-Machado de Assis 
256.     
A Campanha Abolicionista 
-José Carlos do Patrocínio 
257.     
Noite de Almirante 
-Machado de Assis 
258.     
O Sertanejo 
-José de Alencar 
259.     
A Conquista 
-Coelho Neto 
260.     
Casa Velha 
-Machado de Assis 
261.     
O Enfermeiro 
-Machado de Assis 
262.     
O Livro de Cesário Verde 
-José Joaquim Cesário Verde 
263.     
Casa de Pensão 
-Aluísio de Azevedo 
264.     
A Luneta Mágica 
-Joaquim Manuel de Macedo 
265.     
Poemas 
-Safo 
266.     
A Viuvinha 
-José de Alencar 
267.     
Coisas que Só Eu Sei 
-Camilo Castelo Branco 
268.     
Contos para Velhos 
-Olavo Bilac 
269.     
Ulysses 
-James Joyce 
270.     
13 Oktobro 1582 
-Luiz Ferreira Portella Filho 
271.     
Cícero 
-Plutarco 
272.     
Espumas Flutuantes 
-Antônio Frederico de Castro Alves 
273.     
Confissões de uma Viúva Moça 
-Machado de Assis 
274.     
As Religiões no Rio 
-João do Rio 
275.     
Várias Histórias 
-Machado de Assis 
276.     
A Arrábida 
-Vania Ribas Ulbricht 
277.     
Bons Dias 
-Machado de Assis 
278.     
O Elixir da Longa Vida 
-Honoré de Balzac 
279.     
A Capital Federal 
-Artur Azevedo 
280.     
A Escrava Isaura 
-Bernardo Guimarães 
281.     
As Forças Caudinas 
-Machado de Assis 
282.     
Coração, Cabeça e Estômago 
-Camilo Castelo Branco 
283.     
Balas de Estalo 
-Machado de Assis 
284.     
AS VIAGENS 
-Olavo Bilac 
285.     
Antigonas 
-Sofócles 
286.     
A Dívida 
-Artur Azevedo 
287.     
Sermão da Sexagésima 
-Pe. Antônio Vieira 
288.     
Uns Braços 
-Machado de Assis 
289.     
Ubirajara 
-José de Alencar 
290.     
Poética 
-Aristóteles 
291.     
Bom Crioulo 
-Adolfo Ferreira Caminha 
292.     
A Cruz Mutilada 
-Vania Ribas Ulbricht 
293.     
Antes da Rocha Tapéia 
-Machado de Assis 
294.     
Poemas Irônicos, Venenosos e Sarcásticos 
-Manuel Antônio Álvares de Azevedo 
295.     
Histórias da Meia-Noite 
-Machado de Assis 
296.     
Via-Láctea 
-Olavo Bilac 
297.     
O Mulato 
-Aluísio de Azevedo 
298.     
O Primo Basílio 
-José Maria Eça de Queirós 
299.     
Os Escravos 
-Antônio Frederico de Castro Alves 
300.     
A Pata da Gazela 
-José de Alencar 
301.     
BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA 
-Alcântara Machado 
302.     
Vozes d'África 
-Antônio Frederico de Castro Alves 
303.     
Memórias de um Sargento de Milícias 
-Manuel Antônio de Almeida 
304.     
O que é o Casamento? 
-José de Alencar 
305.     
A Harpa do Crente 
-Vania Ribas Ulbricht 
    

 







 














Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI