Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

domingo, 23 de outubro de 2011

TEORIAS PEDAGÓGICAS


Teoria
Métodos

Aprendizagem

Papel do professor

Papel do aluno

Behaviorista

Abordagem Comportamentalista

COMPORTAMENTO
=
 ESTÍMULO
 +
RESPOSTA



Teóricos:
Ivan Pavlov
John B. Watson
Burrhus F. Skinner

Final dos anos 50
Métodos de ensino programado, experimental, instrução direcionada.

Abordagem instrucional, clara para cada unidade.

Não considera o que ocorre dentro da mente do aprendiz.
 

- Aprendizagem por condicionamento.

- Estudo focado em comportamentos manifestos e mensuráveis.
- Aprendizagem ocorre quando há  mudança no comportamento.
- Instrução direcionada.
- Associação de ideias captadas no meio externo pelos sentidos.
- Ambiente proporciona e controla aprendizagem.
Instrutor: decide o quê, como e quando ensinar.

Conduz o aluno ao aprendizado.

Determina a velocidade e a forma de construção do conhecimento.
Ø  É receptor passivo;

Ø  Passivo: não busca informações para  construção de conhecimentos;

Ø  Comportamento é moldado pelas forças do ambiente;

Ø  Responde a estímulos.

ConstrutivistaAbordagem Cognitivista

Téoricos:
Jean Piaget,
Lev Vygotsky



Centrada
no aluno

Teoria do
 “conhecer”,
do
“vir a conhecer”

Meados dos anos 50
  - Ênfase na argumentação, discussão e debate.
- Experiências, pesquisas e métodos de solução de problemas.
- Boas perguntas e situações-problemas.
-Permite que o aluno desenvolva o raciocínio, organize o pensamento e exerça sua criatividade.
O conhecimento é construído,  a partir das  próprias percepções do aluno oriundas das interações com o objeto.




Acontece por etapas que está diretamente ligada ao desenvolvimen-to mental da cada aluno.
Aprendizagem experiencial e experimental.
Baseada em problemas e pesquisas.
É o resultado da interação entre ambiente e indivíduo.
Atribuição de significados à realidade.
Informação é processada pelos esquemas mentais.
Interpretação pessoal do aluno é a base para novos conhecimentos.
 Professor é um espectador e favorecedor de situações de aprendizagem, que levem o aluno a aprender a aprender.
 
É questionador:  faz perguntas inteligentes que desafiem os alunos a construírem, formularem suas hi-póteses.
 
Não apresenta o conhecimento como algo pronto e acabado.
 
 
 
Ø  Aprendiz ativo;
Ø  engajado na
 construção de seu próprio conhecimento;
Ø  elabora e testa as interpretações das experiências;
Ø  constrói repre
sentações por meio de sua interação com a realidade;
Ø  o aluno contro
la a sua aprendizagem;
Ø  forma o seu
banco de informações.

.



Socio-
Interacionista
Teóricos:
Lev Vygotsky
Foco: interação entre os indivíduos com o meio
Interação social mediada por instrumentos e signos.
Ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico/reflexivo.
Interatividade e colaboração.
O conhecimento é uma construção social colaborativa.
Desencadeada por conflitos.
Aprendizagem é um experiência social.
Participação em grupo e compartilhamento dos saberes.
Ø  Professor-tutor;
Ø  mediador;
Ø   parceiro;
Ø   facilitador;
Ø  criador situações favorecedoras de aprendizagem;
Ø  evita a rotina;
Ø  cria conflitos;
Ø  libera o aluno para que tire suas próprias conclusões.
 
 
ü  Autônomo;
ü  Pesquisador;
ü  Proativo;
ü  Colaborador;
ü  Ativo;
ü  Pertence a uma comunidade de prática;
ü  Responsável pelo gerenciamento do tempo;
ü  Responsável pela realização das atividades;
ü  Responsável pela sua aprendizagem.


domingo, 16 de outubro de 2011

SALUPE - Sistema de Avaliação Lúcia Pereira

Senhores pais e  alunos:

Está confirmado! Nos dias 25 e 26 de outubro ocorrerá o SALUPE e o conteúdo selecionado para essa avaliação será:

7º ano:

- Pronomes: pessoais(caso reto e oblíquo; possessivo e demonstrativo);
- Pronomes como recurso de coesão;
- Sinônimos e elípse como recurso de coesão;
- Tipos de discurso (direto e indireto);
- Diferença no emprego de A e O, como artigo e como pronome;
- Vocabulário (com o uso do dicionário);
- Leitura e interpretação de conto e notícia;
- Distinção entre conto e notícia;
- Produção de narrativa de aventura.

6º Ano
- Pronomes: pessoais(caso reto) e possessivo ;
- Artigo;
- Pontuação;
- Ortografia;
- Vocabulário (com o uso do dicionário);
- Leitura e interpretação de textos;
- Produção de conto de assombração.


Como fonte de estudo e preparação para a avaliação selecionei alguns exercícios para vocês. Clique nos links abaixo e  faça uma revisão sobre os pronomes trabalhados em aula:
http://www.prof2000.pt/users/amsniza/pron-dem.htm
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.6.pronomes_demonstrativos1.htm
http://www.prof2000.pt/users/amsniza/pron-poss.htm
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.6.pronomes_possessivos1.htm
http://www.prof2000.pt/users/mfvieira/webqt/pronomes.htm
http://www.prof2000.pt/users/rsn/exercicios/morfologia/identificacaodepronomesi.htm

Exercícios de Ortografia:
Ortografia J ouG
Pontuação
Pontuação II
Leiutra e estudo do vocabulário
Determinantes e Pronomes Possessivos
Verbos terminados em AM e ÃO

Os exercícios acima correspondem ao conteúdo selecionado para a avaliação do SALUPE. O próprio site  ajudará  a verificar se estão corretas as respostas. Vale a pena o esforço de revisar a matéria para garantir um bom desempenho na avaliação. ok!
Além de praticar fazendo os exercícios, não se esqueça de praticar a produção de texto.

Bons estudos a todos!

Prof.ª Francisca


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI