Teoria | Métodos | Aprendizagem | Papel do professor | Papel do aluno |
Behaviorista Abordagem Comportamentalista COMPORTAMENTO = ESTÍMULO + RESPOSTA Teóricos: Ivan Pavlov John B. Watson Burrhus F. Skinner Final dos anos 50 | Métodos de ensino programado, experimental, instrução direcionada. Abordagem instrucional, clara para cada unidade. Não considera o que ocorre dentro da mente do aprendiz. | - Aprendizagem por condicionamento. - Estudo focado em comportamentos manifestos e mensuráveis. - Aprendizagem ocorre quando há mudança no comportamento. - Instrução direcionada. - Associação de ideias captadas no meio externo pelos sentidos. - Ambiente proporciona e controla aprendizagem. | Instrutor: decide o quê, como e quando ensinar. Conduz o aluno ao aprendizado. Determina a velocidade e a forma de construção do conhecimento. | Ø É receptor passivo; Ø Passivo: não busca informações para construção de conhecimentos; Ø Comportamento é moldado pelas forças do ambiente; Ø Responde a estímulos. |
ConstrutivistaAbordagem Cognitivista Téoricos: Jean Piaget, Lev Vygotsky Centrada no aluno Teoria do “conhecer”, do “vir a conhecer” Meados dos anos 50 |
- Experiências, pesquisas e métodos de solução de problemas.- Boas perguntas e situações-problemas.-Permite que o aluno desenvolva o raciocínio, organize o pensamento e exerça sua criatividade.O conhecimento é construído, a partir das próprias percepções do aluno oriundas das interações com o objeto. | Acontece por etapas que está diretamente ligada ao desenvolvimen-to mental da cada aluno. Aprendizagem experiencial e experimental. Baseada em problemas e pesquisas. É o resultado da interação entre ambiente e indivíduo. Atribuição de significados à realidade. Informação é processada pelos esquemas mentais. Interpretação pessoal do aluno é a base para novos conhecimentos. |
É questionador: faz perguntas inteligentes que desafiem os alunos a construírem, formularem suas hi-póteses. Não apresenta o conhecimento como algo pronto e acabado. | Ø Aprendiz ativo; Ø engajado na construção de seu próprio conhecimento; Ø elabora e testa as interpretações das experiências; Ø constrói repre sentações por meio de sua interação com a realidade; Ø o aluno contro la a sua aprendizagem; Ø forma o seu banco de informações. . |
Socio- Interacionista Teóricos: Lev Vygotsky Foco: interação entre os indivíduos com o meio | Interação social mediada por instrumentos e signos. Ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico/reflexivo. Interatividade e colaboração. | O conhecimento é uma construção social colaborativa. Desencadeada por conflitos. Aprendizagem é um experiência social. Participação em grupo e compartilhamento dos saberes. | Ø Professor-tutor;Ø mediador;Ø parceiro;Ø facilitador;Ø criador situações favorecedoras de aprendizagem;Ø evita a rotina;Ø cria conflitos;Ø libera o aluno para que tire suas próprias conclusões. | ü Autônomo; ü Pesquisador; ü Proativo; ü Colaborador; ü Ativo; ü Pertence a uma comunidade de prática; ü Responsável pelo gerenciamento do tempo; ü Responsável pela realização das atividades; ü Responsável pela sua aprendizagem. |
Este blog é um espaço para divulgação de projetos, compartilhamento de materiais didáticos, de práticas pedagógicas, de sites, cursos e dicas de leitura para professores e estudantes. Além de ser um cantinho para publicação de conteúdos relacionados ao trabalho desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa pela professora Fran.
PÁGINAS DO BLOG
- Atividades 7º ano/2023
- Atividades 6º ano 2023
- Grupo de Estudos - 7ºAnos
- Seneca - Faça já seu cadastro!
- Propaganda da Leitura
- Dica de curso: Como criar um blog no Blogger
- Recursos Digitais 1
- Recursos digitais 2
- Recursos digitais 3 - Google Keep
- Recursos digitais 4 - Quizlet
- Recursos Digitais 5 - Classroom do Google
- Como criar um livro digital
- FATO OU FAKE?
- Ler é um Prazer
- Classes Gramaticais
- GÊNERO TEXTUAL - INFOGRÁFICO
domingo, 23 de outubro de 2011
TEORIAS PEDAGÓGICAS
domingo, 16 de outubro de 2011
SALUPE - Sistema de Avaliação Lúcia Pereira
Senhores pais e alunos:
Está confirmado! Nos dias 25 e 26 de outubro ocorrerá o SALUPE e o conteúdo selecionado para essa avaliação será:
7º ano:
- Pronomes: pessoais(caso reto e oblíquo; possessivo e demonstrativo);
- Pronomes como recurso de coesão;
- Sinônimos e elípse como recurso de coesão;
- Tipos de discurso (direto e indireto);
- Diferença no emprego de A e O, como artigo e como pronome;
- Vocabulário (com o uso do dicionário);
- Leitura e interpretação de conto e notícia;
- Distinção entre conto e notícia;
- Produção de narrativa de aventura.
- Artigo;
- Pontuação;
- Ortografia;
- Vocabulário (com o uso do dicionário);
- Leitura e interpretação de textos;
- Produção de conto de assombração.
Como fonte de estudo e preparação para a avaliação selecionei alguns exercícios para vocês. Clique nos links abaixo e faça uma revisão sobre os pronomes trabalhados em aula:
http://www.prof2000.pt/users/amsniza/pron-dem.htm
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.6.pronomes_demonstrativos1.htm
http://www.prof2000.pt/users/amsniza/pron-poss.htm
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.6.pronomes_possessivos1.htm
http://www.prof2000.pt/users/mfvieira/webqt/pronomes.htm
http://www.prof2000.pt/users/rsn/exercicios/morfologia/identificacaodepronomesi.htm
Exercícios de Ortografia:
Ortografia J ouG
Pontuação
Pontuação II
Leiutra e estudo do vocabulário
Determinantes e Pronomes Possessivos
Verbos terminados em AM e ÃO
Os exercícios acima correspondem ao conteúdo selecionado para a avaliação do SALUPE. O próprio site ajudará a verificar se estão corretas as respostas. Vale a pena o esforço de revisar a matéria para garantir um bom desempenho na avaliação. ok!
Além de praticar fazendo os exercícios, não se esqueça de praticar a produção de texto.
Bons estudos a todos!
Prof.ª Francisca
Está confirmado! Nos dias 25 e 26 de outubro ocorrerá o SALUPE e o conteúdo selecionado para essa avaliação será:
7º ano:
- Pronomes: pessoais(caso reto e oblíquo; possessivo e demonstrativo);
- Pronomes como recurso de coesão;
- Sinônimos e elípse como recurso de coesão;
- Tipos de discurso (direto e indireto);
- Diferença no emprego de A e O, como artigo e como pronome;
- Vocabulário (com o uso do dicionário);
- Leitura e interpretação de conto e notícia;
- Distinção entre conto e notícia;
- Produção de narrativa de aventura.
6º Ano
- Pronomes: pessoais(caso reto) e possessivo ;- Artigo;
- Pontuação;
- Ortografia;
- Vocabulário (com o uso do dicionário);
- Leitura e interpretação de textos;
- Produção de conto de assombração.
Como fonte de estudo e preparação para a avaliação selecionei alguns exercícios para vocês. Clique nos links abaixo e faça uma revisão sobre os pronomes trabalhados em aula:
http://www.prof2000.pt/users/amsniza/pron-dem.htm
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.6.pronomes_demonstrativos1.htm
http://www.prof2000.pt/users/amsniza/pron-poss.htm
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.6.pronomes_possessivos1.htm
http://www.prof2000.pt/users/mfvieira/webqt/pronomes.htm
http://www.prof2000.pt/users/rsn/exercicios/morfologia/identificacaodepronomesi.htm
Exercícios de Ortografia:
Ortografia J ouG
Pontuação
Pontuação II
Leiutra e estudo do vocabulário
Determinantes e Pronomes Possessivos
Verbos terminados em AM e ÃO
Os exercícios acima correspondem ao conteúdo selecionado para a avaliação do SALUPE. O próprio site ajudará a verificar se estão corretas as respostas. Vale a pena o esforço de revisar a matéria para garantir um bom desempenho na avaliação. ok!
Além de praticar fazendo os exercícios, não se esqueça de praticar a produção de texto.
Bons estudos a todos!
Prof.ª Francisca
Assinar:
Postagens (Atom)