Justificativa: Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, proponho um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes objetivos de leitura, tenham um maior acesso à diferentes portadores de texto, especialmente, o literário.
Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores. Espera-se:
Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
Enriquecer o vocabulário.
Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar...
Duração: fevereiro a dezembro/2011
Estratégias:
Definição dos direitos e deveres do leitor;
Criação e organização de uma biblioteca de Sala;
Leitura em grupo, em sala de aula, de um livro paradidático bimestralmente;
Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;
Exibição de filmes;
Visita à Biblioteca Pública;
Assistir a peças de teatro;
Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;
Empréstimo de livros da Sala de Leitura;
Roda de Leituras;
Propaganda da Leitura (atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas);
Teatro de fantoches;
Leitura Dramatizada;
Jornal Falado;
Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);
Formação de alunos leitores;
Contação de histórias de assombração por parentes e amigos;
Hora do conto, Hora da Lenda, Momento da Poesia e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);
Semana do Conto;
Jogos de leitura;
Monitoramento da leitura bimestral;
Contato ou visita de um autor à escola para um bate-papo com os alunos;
Divulgação dos principais momentos do projeto no blog:
www.francisprofessora.blogspot.com
Temas transversais:
Pluralidade Cultural;
Cidadania;
Ética;
Consumo;
Sexualidade;
Saúde;
Meio Ambiente.
Recursos:
Obras literárias;
Internet;
Rádio;
Jornais;
Revistas;
DVD;
Textos didáticos.
Empreendimentos:
Criação de murais;
Formação de Grupo de Contadores de História;
Produção de resenhas e recontos de autoria dos alunos;
Coletânea de causos de assombração;
Criação de Fichas de leitura para análise dos elementos da narrativa e recomendação da leitura de livros.
Parceria:
Sala de Leitura
Avaliação:
Será realizada a avaliação da leitura do aluno pela professora, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, a professora realizará atividades sequenciais de produção escrita que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento do projeto, para que as atividades de leitura auxiliem no desenvolvimento da competência escritora do aluno.