Meu cantinho de leitura e estudos

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sábado, 25 de fevereiro de 2012

PEDAGOGIA EMPREENDEDORA

SER EMPREENDEDOR É...


SER O AUTOR DA PRÓPRIA VIDA


PEDAGOGIA EMPREENDEDORA VISA:

1- Desenvolver a capacidade empreendedora.
2- Estimular e preparar o aluno para sonhar e buscar a realização de seu sonho.
3-Desenvolver a autoestima e valorizar atitudes empreendedoras.

Para conhecer um pouco mais sobre o tema acesse o link abaixo:
http://www.slideshare.net/FranciscaMartins1

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

LER É UM PRAZER

Justificativa: Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, proponho um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes objetivos de leitura, tenham um maior acesso à diferentes portadores de texto, especialmente, o literário.

Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores. Espera-se:

 Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
 Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
 Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
 Enriquecer o vocabulário.
 Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
 Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
 Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
 Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
 Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
 Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar...

Duração: fevereiro a dezembro/2011

Estratégias:
 Definição dos direitos e deveres do leitor;
 Criação e organização de uma biblioteca de Sala;
 Leitura em grupo, em sala de aula, de um livro paradidático bimestralmente;
 Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
 Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
 Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
 Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
 Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;
 Exibição de filmes;
 Visita à Biblioteca Pública;
 Assistir a peças de teatro;
 Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;
 Empréstimo de livros da Sala de Leitura;
 Roda de Leituras;
 Propaganda da Leitura (atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas);
 Teatro de fantoches;
 Leitura Dramatizada;
 Jornal Falado;
 Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);
 Formação de alunos leitores;
 Contação de histórias de assombração por parentes e amigos;
 Hora do conto, Hora da Lenda, Momento da Poesia e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);
 Semana do Conto;
 Jogos de leitura;
 Monitoramento da leitura bimestral;
 Contato ou visita de um autor à escola para um bate-papo com os alunos;
 Divulgação dos principais momentos do projeto no blog:
www.francisprofessora.blogspot.com

Temas transversais:
Pluralidade Cultural;
Cidadania;
Ética;
Consumo;
Sexualidade;
Saúde;
Meio Ambiente.

Recursos:
Obras literárias;
Internet;
Rádio;
Jornais;
Revistas;
DVD;
Textos didáticos.
Empreendimentos:
Criação de murais;
Formação de Grupo de Contadores de História;
Produção de resenhas e recontos de autoria dos alunos;
Coletânea de causos de assombração;
Criação de Fichas de leitura para análise dos elementos da narrativa e recomendação da leitura de livros.

Parceria:
Sala de Leitura

Avaliação:
Será realizada a avaliação da leitura do aluno pela professora, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, a professora realizará atividades sequenciais de produção escrita que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento do projeto, para que as atividades de leitura auxiliem no desenvolvimento da competência escritora do aluno.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Conheça alguns programas gratuitos para pessoas com deficiência

Softwares ajudam na execução de tarefas, das mais simples às mais complexas

A tecnologia tem se mostrado capaz de auxiliar os portadores de deficiência a realizar tarefas que poderiam ser muito difíceis. Na internet, encontramos alguns programas gratuitos desse tipo. Confira:

DosVox: desenvolvido em 1993 pela UFRJ, esse software tem como objetivo criar um ambiente operacional completo para deficientes visuais, traz inclusive, um leitor de tela simples. Atualmente tem cerca de 20 mil usuários no Brasil.
http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/

Motrix: criado em 2002 na UFRJ, visa ajudar pessoas com deficiências motoras graves, como tetraplegia e distrofia muscular. Funciona por meio de comando de voz e possibilita inclusive a redação de textos.
http://intervox.nce.ufrj.br/motrix/

MicroFênix: software voltado para usuários com deficiência motora grave e com fala comprometida. Disponível para download gratuito no endereço: http://intervox.nce.ufrj.br.
Surdo Bilíngüe: no site www.surdobilingue.org é possível baixar software livre voltado para educadores usarem na alfabetização de surdos em português.

Acesso Brasil: específico para deficientes auditivos, o www.acessobrasil.org.br/libras oferece dicionário da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

CameraMouse e HeadDev: ambos são voltados para pessoas com dificuldades motoras. Os dois softwares permitem que seus usuários movam o cursor do mouse com movimentos da cabeça. (www.cameramouse.org) e HeadDev (http://tinyurl.com/5nb3y9).

Eugénio: disponível na Rede Saci em COPRETO>http://tinyurl.com/58dnel esse software sugere palavras com o objetivo de acelerar o processo de escrita de pessoas com limitações motoras.

Por Larissa Januário, do Portal AcessaSP

Fonte:http://www.acessasp.sp.gov.br/modules/news/article.php?storyid=579

Conheça o Dosvox

O que é o Dosvox

O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.
O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.
O que diferencia o DOSVOX de outros sistemas voltados para uso por deficientes visuais é que no DOSVOX, a comunicação homem-máquina é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações dessas pessoas. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o DOSVOX estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas. Isso o torna insuperável em qualidade e facilidade de uso para os usuários que vêm no computador um meio de comunicação e acesso que deve ser o mais confortável e amigável possível.
Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado.
Ele é compatível com a maior parte dos sintetizadores de voz existentes pois usa a interface padronizada SAPI do Windows. Isso garante que o usuário pode adquirir no mercado os sistemas de síntese de fala mais modernos e mais próximos à voz humana, os quais emprestarão ao DOSVOX uma excelente qualidade de leitura.
O DOSVOX também convive bem com outros programas de acesso para deficientes visuais (como Virtual Vision, Jaws, Window Bridge, Window-Eyes, ampliadores de tela, etc) que porventura estejam instalados na máquina do usuário.
O DOSVOX contava em dezembro de 2002 com cerca de 6000 usuários no Brasil e alguns países da América Latina. Nesta época, o número de usuários que acessava a Internet era estimado em cerca de 1000 pessoas.

Em que consiste o DOSVOX


O programa é composto por:


  • Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário;




  • Sistema de síntese de fala;




  • Editor, leitor e impressor/formatador de textos;




  • Impressor/formatador para braille;




  • Diversos programas de uso geral para o cego, como Jogos de caráter didático e lúdico;




  • Ampliador de telas para pessoas com visão reduzida;




  • Programas para ajuda à educação de crianças com deficiência visual;




  • Programas sonoros para acesso à Internet, como Correio Eletrônico, Acesso a Homepages, Telnet e FTP.




  • Leitor simplificado de telas para Windows O DOSVOX vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão. Hoje ele possui mais de 80 programas, e este número é crescente.


    Plataforma mínima para execução

    O sistema DOSVOX executa em microcomputadores que executam o Microsoft Windows 95 ou superior. A plataforma mínima para o DOSVOX é um Pentium 133 ou equivalente, sendo possível executá-lo com menor velocidade em máquinas a partir de 486. O computador usado é absolutamente comum, sendo apenas necessária uma placa de som ou a disponibilidade de som "on-board".



  • Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/intro.htm

    Headmouse e Teclado Virtual

      PDFImprimirE-mail
    O Headmouse e o Teclado Virtual são tecnologias inovadoras que permitem a portadores de deficiência física acesso facilitado à internet e ao uso de computadores pessoais. As duas aplicações podem ser instaladas em qualquer computador equipado com webcam de baixo custo. As ferramentas foram desenvolvidas pela empresa espanhola Indra, multinacional de tecnologia da informação com larga experiência na Europa e América Latina, em conjunto com a Fundação Adecco e a Universidade de Lleida, na Espanha.
    Por meio de protocolo de intenções para cooperação assinado com a Indra, o Ministério das Comunicações e os Correios estão disponibilizando em seus portais na internet acesso ao site Tecnologias Acessíveis, da Indra, onde se encontram os softwares para download gratuito. Os Correios também terão oportunamente uma equipe de suporte treinada pela Indra para esclarecer dúvidas relativas à instalação e ao funcionamento das duas ferramentas.
    O Headmouse é uma solução tecnológica que permite às pessoas com mobilidade reduzida controlar o cursor do mouse pelos movimentos da cabeça. O software interpreta funções como "arrastar" arquivos por gestos faciais e piscar de olhos. Complementando a aplicação, o Teclado Virtual facilita às pessoas com deficiência física a possibilidade de redação de textos sem a necessidade de utilizar as mãos, já que capta os movimentos faciais do usuário, replicando-os sobre o um teclado digital.
    De acordo com a empresa, o uso do Headmouse é possível graças a algoritmos de visão artificial desenvolvidos para a área da robótica móbil. O usuário é capaz de utilizar de maneira intuitiva e natural o mouse virtual, sem nenhum tipo de formação ou conhecimento prévio. Uma vez instalado o software, não há necessidade de nenhum tipo de ajuda para acesso à configuração, nem para alterar os parâmetros oferecidos pelo sistema.
    Também o uso do Teclado Virtual, que complementa o Headmouse, também não requer formação prévia. Ele funciona por meio de um aplicativo que aparece na tela do computador e permite a produção de textos mediante a pulsação de teclas virtuais. O sistema incorpora inovações tecnológicas que facilitam ao máximo a escrita para pessoas com mobilidade reduzida que não podem utilizar teclados convencionais de computador.
    O Teclado Virtual conta com funções de predição de palavras, cujos algoritmos aprendem com o modo de escrever do usuário e melhoram exponencialmente suas taxas de acerto. Os testes realizados para a produção e elaboração de textos literários extensos, entre 15 mil e 20 mil palavras, resultaram numa economia de até 40% nas pulsações de teclas necessárias para escrevê-las.

    Para baixar o programa acesse:
    http://www.mc.gov.br/headmouse-e-teclado-virtual

    Software gratuito ajuda deficientes a usar computador

    As pessoas com deficiência motora vão poder usar o computador sem as mãos, apenas com movimentos do rosto, como piscar de olhos e abrir e fechar de boca. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e a empresa espanhola Indra fizeram um acordo para distribuir gratuitamente dois softwares que dispensam o uso manual do teclado e do mouse. Os programas Headmouse e Teclado Virtual poderão ser baixados a partir de hoje nos sites dos Correios (www.correios.com.br) e do Ministério das Comunicações (www.mc.gov.br).
    O estudante de jornalismo Eduardo Sousa dos Santos George, de 22 anos, que possui uma má formação congênita e mobilidade reduzida, fez hoje uma demonstração do software, durante a cerimônia de lançamento da parceria entre Correios e a empresa espanhola que desenvolveu o programa. Eduardo, que antes usava uma vareta presa à boca para acionar o teclado, navegou sozinho, com movimentos faciais, pelo site dos Correios e consultou o número do CEP da casa dele, em Interlagos, São Paulo.
    Para a utilização do software, é preciso ter uma câmera (webcam) instalada no computador para captar os movimentos faciais. O cursor do mouse e a função "arrastar" são acionados pelo movimento da cabeça e a função "click" é ativada por gestos, como piscar de olhos. "Ajudou bastante. Eu antes usava uma ponteira", disse Eduardo, que dispõe de computador em casa, mas só tem acesso discado à internet, por causa dos preços altos da banda larga.
    Durante a cerimônia, o estudante recebeu um convite para trabalhar como monitor dos Correios na divulgação dos softwares. Os Correios colocarão à disposição dos interessados uma equipe de suporte para esclarecer dúvidas sobre a instalação e o funcionamento das ferramentas.
    O ministro das Comunicações, Hélio Costa, lembrou, na cerimônia, que 24,5 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência. Ele ressaltou que o Ministério tem no seu quadro de funcionários 80 pessoas com necessidades especiais. Costa citou ainda o projeto que permitiu a instalação de 1.800 telefones desenvolvidos para deficientes auditivos em escolas frequentadas por alunos com necessidades especiais.
    Fonte:

    http://www.estadao.com.br/noticias/geral,software-gratuito-ajuda-deficientes-a-usar-computador,522353,0.htm

    domingo, 5 de fevereiro de 2012

    DICA DE ACOLHIDA AOS ALUNOS



    Olá pessoal!

    O ano letivo está iniciando e a acolhida aos alunos no retorno às aulas é algo que deve ser planejado e organizado com muito carinho.
    A forma como os alunos serão recepcionados na escola pela equipe gestora  e por seus professores será decisiva para o trabalho que se espera desenvolver ao longo do ano. Fazer com que o alunos se sinta bem, felizes e acolhidos é dever de todos que atuam na escola e pontapé inicial para a conquista destes alunos.
    É preciso que a escola toda se sinta feliz com a volta dos alunos e que isto esteja explícito em cada gesto, em cada palavra.
    Para que a acolhida aos alunos seja um sucesso e alcance os objetivos pretendidos,  a equipe gestora e seus professores poderão:
    - organizar uma recepção calorosa no pátio da escola, procurando demonstrar a satisfação de todos com o retorno dos alunos;
    - os professores podem organizar uma dinâmica em sala para sua apresentação e  apresentação dos alunos, procurando deixá-los à vontade para falar de si mesmo e de suas expectativas para o ano;
    - os professores deverão fornecer o horário das aulas à turma para que ela possa se orgnizar nos próximos dias.
    - no 1º dia de aula, os professores deverão apresentar aos alunos a sua metodologia de trabalho, incluindo a forma de avaliação;
    - organizar uma visita da equipe gestora às salas de aula dando as boas vindas e apresentando as principais regras de convivência da escola;
    - organizar um lanche especial para os alunos;
    - a orientadora educacional poderá organizar um encontro com as turmas ao longo da semana para fazer uma acolhida com uma mensagem que reforce a importância de uma boa convivência entre todos,  resgatando a importância da escola para a vida de cada aluno e o seu papel dentro do processo ensino-aprendizagem;
    - todo espaço da escola deverá estar preparado para esse retorno com painéis e mensagens de otimismo;
    - o escola deverá estar limpa e organizada para garantir um retorno tranquilo.

    Uma sugestão de mensagem para os alunos poderia ser o poema abaixo:
    <><><><> <><><><>
    SER ESTUDANTE


    Se quiseres ser um verdadeiro estudante

    Não aprenda só o superficial,

    Pois o difícil pode se tornar barreira vencida.

    Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o.

    Procura na escola o que deseja para tua vida,

    Pois ela te acolherá, orientará e dirigirá.

    Confia nos teus professores: eles não te decepcionarão.

    Se não tens teto, cobre-te de saber,

    De vontade, de garra.

    Se tens frio, se tens fome,

    Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar.

    Se te faltar coragem,

    Não tenha vergonha de pedir ajuda.

    Certamente haverá alguém para te estender a mão.

    Respeita para ser respeito.

    Valoriza para ser valorizado.

    Espalha amor para seres amado.

    Não tenhas medo de fazer perguntas;

    Pois toda  resposta terá sentido.

    Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas.

    Não faça do teu colega, uma escada para subir.

    Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da lição de casa.

    Realize tuas tarefas com dedicação e amor

    Quando não souberes o conteúdo

    Não faça desde o motivo de tua derrota

    Porque sempre há tempo para aprender.

    Aproveites as oportunidades,

    Busques estudar sempre mais,

    Assumas o teu papel de estudante,

    Construas o teu futuro hoje,

    Se queres  alcançar a verdadeira felicidade!



    Texto adaptado por: Prof.ª Francisca

    Feliz retorno às aulas!

    Desejo um bom retorno a todos e sucesso nos trabalhos em 2012.
    Um abraço,
    Prof.ª Francisca

     

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