Meu cantinho de leitura e estudos

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segunda-feira, 20 de abril de 2015

PONTUAÇÃO

Você tem dificuldades para usar a pontuação em seus textos?


Aproveite o material que selecionei para você, faça uma revisão das regras para o uso da pontuação e pratique realizando os exercícios. Mas, se ainda restarem dúvidas, envie uma mensagem para mim que terei o prazer de tirar as suas dúvidas na próxima aula ou na próxima postagem do Blog.

Até lá e aproveite o material para estudar e aprender um pouco mais sobre o emprego da pontuação!

Abraços e bons estudos!

Prof.ª Francisca

Aula 1:



Aula 2:




Links para acessar e realizar exercícios:







sábado, 11 de abril de 2015

PROPAGANDA

  Olá, alunos!

  Tudo bem?


  Nas próximas aulas, o tema das nossas aulas será Propaganda. 

  A propaganda é um gênero textual muito utilizado pelas empresas para divulgar seus produtos e por instituições públicas ou privadas como forma de promover mudança de atitude, ou seja, educar o público. Ela é difundida pelos meios de comunicação: jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors etc

   A propaganda está sempre nos dizendo o que fazer! Já parou para pensar sobre isso? 

  Faça isso! Faça aquilo! Compre isso! Compre aquilo! Alugue, assine, estude, pare, use... 

  
 Então, vamos lá! Para que você acha que serve uma propaganda? 
 A propaganda serve para ajudar um fabricante a vender seu produto. Também serve para ajudar a chamar nossa atenção para alguma informação.




    Por que a propaganda fala como se estivesse “dando ordens”? 
   Na verdade, a propaganda não está “dando ordens”. Ela usa verbos no modo imperativo, que também podem indicar um pedido, um convite e até mesmo uma persuasão, para nos convencer mais facilmente de algo.

       FIQUE ATENTO!


Fonte: http://cejarj.cecierj.edu.br/pdf_mod2/Unidade04_Lc.pdf









A toda hora, propagandas veiculadas em outdoor, televisão, rádio, jornal, revista e internet convidam as pessoas a experimentar um determinado produto ou serviço.  Esse é o objetivo da publicidade: convencer para conseguir consumidores. 

As mensagens têm algumas características marcantes: são curtas, diretas e positivas. Os textos são escritos na forma imperativa e os slogans, formados por uma frase, repetida com frequência. As imagens também têm grande destaque no discurso publicitário. O maior exemplo são os outdoors, importantes instrumentos de persuasão. Espalhados pelas ruas das cidades, eles chamam a atenção pelo formato e pelas ilustrações.

Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou propósito. Um bom slogan também deve lembrar o nome da marca. 

Qual é a vantagem de veicular um anúncio publicitário no qual o nome da marca não está claro?

Exercício

Não esqueça da minha Caloi. O Natal tá aí e a minha Caloi?
  1. Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
  2. Por que o modo Imperativo foi utilizado nessa construção sintática?
Mantenha seu filhote forte, vamos lá! Trate seus bichinhos com amor e Parmalat.
  1. Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? 
  2. Por que foram utilizadas as palavras "filhote" e "bichinhos"?
  3. Para qual(quais) públicos a propaganda é voltada? Justifique.
  4. O modo Imperativo utilizado nessa propaganda foi usado com a mesma intenção que a anterior?

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Charge 1







Sobre a Charge nº 1 responda as questões A, B e C:
a) Descreva a imagem criada pelo cartunista da charge nº 1.  
b) Qual a crítica que o cartunista pretendia fazer com a Charge nº 1? Explique.
c) Crie um título para a charge nº1.

Charge 2



Sobre a Charge nº 2 responda as questões D e E:

d) Qual a relação entre as duas imagens criadas pelo cartunista da Charge nº 2  e o título da charge?


e) O que as figuras surgerem em relação ao comportamento das pessoas? 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

LINGUAGEM INFORMAL 
E LINGUAGEM FORMAL

Uma mesma pessoa pode escolher uma forma de linguagem mais conservadora numa situação formal ou um linguajar mais informal, em situação mais descontraída.

Quantas vezes, isso não acontece conosco, no cotidiano?




Linguagem informal

Conversa entre amigos

Fonte: http://www.sitebarra.com.br/wp-content/uploads/2013/03/7649daa8e220120928121440.jpg

Na comunicação informal é permitido o uso coloquial da língua:

1.    Variante espontânea;
2.    Utilizada em relações informais;
3.    Sem preocupações com as regras rígidas da gramática normativa;
4.    Presença de coloquialismos, gírias (expressões próprias da fala), tais    
5.    como: pega levese tocatá rolando etc.
6.    Uso de formas reduzidas ou contraídas (pra, cê, peraí, etc.);
7.    Uso de “a gente” no lugar de nós;

8.    Uso frequente de palavras para articular ideias (tipo assim, ai, então, etc.).
Sala de aula
Fonte: http://www.rota83.com/wp-content/uploads/2012/02/sala-de-aula-limite-alunos.jpg

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Linguagem Formal

Há necessidade de se adequar a linguagem à situação de comunicação. Para cada situação, há um tipo de linguagem adequada.
Uma entrevista para procurar emprego é muito diferente de uma roda de conversa entre amigos. Por isso, uma entrevista, a uma reunião de trabalho ou uma palestra são situações de conversa formal.
Nessas situações é necessário ficar atento:


  1. Ao grau de formalidade da ocasião;
  2. À necessidade de uso do padrão culto da língua (sem uso de gíria), mais próxima da
  3. Língua escrita;
  4. À situação que exige mais seriedade;
  5. O cuidado com o modo de falar,
  6. À postura e à maneira de vestir-se;
  7. Ao uso da linguagem formal.
Entrevista de emprego


Fonte: http://www.eurodata.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/05/entrevista-de-emprego.jpg



Palestra

Fonte:http://pmigo.org.br/site/wp-content/uploads/2012/05/IMG055.jpg


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