Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sábado, 14 de novembro de 2009

MOSTRA CULTURAL 2009


Os alunos Vitor e Taiane, 7ºAno B, brilharam na Mostra Cultural com a apresentação do teatro de Fantoches Maria, Pedro e Cia, na Campanha Contra o Vírus Influenza A.
Parabéns pelo excelente desempenho de vocês!

Aluno João Paulo, monitor da mostra, apresentou à profª Vânia, sala de leitura o trabalho com jornal falado desenvolvido pela profª Francisca, português, durante a Mostra Cultural.


Coletânea de textos produzidos pelos alunos das turmas
7ºA e B, 8ºs A, B e C durante as nossas aulas de Português.



Maria Carolina, aluna sorridente, colaborou entregando folder da Campanha Contra o Vírus Influenza A aos visitantes da Mostra.

Parabéns a todos os alunos que colaboraram comigo na organização dessa Mostra Cultural e a todos os professores dos anos iniciais e finais, estagiários e funcionários, que trabalharam nesse evento. Aos alunos que realizaram seus trabalhos durante o ano letivo e participaram de mais essa Mostra Cultural. Parabéns a todos!


Professoras dos anos iniciais, Nídia e Genilda.

JORNAL EM SALA DE AULA - CONFIRA AS ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES

JORNAL FUTURO ADOLESCENTE

Os alunos Ana Carolina e Willian (Bonner) atuaram como âncoras do Jornal Futuro Adolescente, 8ºA, apresentado em 06 de novembro:



Parabéns pelo desempenho!

JORNAL TEEN

Mayara e Jéssica, 8ºA durante a apresentação do Jornal TEEN - Quadro Entrevista






Amanda e Dágila, âncoras do Jornal TEEN


Parabéns para equipe pela elaboração e apresentação do jornal. Valeu!

MAIS GRAMÁTICA - ADJUNTO ADVERBIAL

Adjunto Adverbial: é o termo da oração que indica as circunstâncias em que se dá a ação verbal.


Em análise sintática, classificamos como adjunto adverbial, os advérbios e as locuções adverbiais. Assim:


Ex.: O garoto sempre achava uma maneira de fugir.



Análise Morfológica:


Sempre = Advérbio de tempo.

Análise Sintática:


Sempre = Adjunto Adverbial de tempo.

Os advérbios e as locuções adverbiais podem ser classificados de acordo com a circunstância que expressam. Segue essa mesma classificação, o adjunto adverbial.

CIRCUNSTÂNCIAS EXPRESSAS POR  ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS

1. Afirmação: sim, certamente, deveras, realmente, incontestavelmente, efetivamente etc;
                     com certeza, por certo, sem dúvida, de fato, etc.

2. Dúvida: talvez, acaso, porventura, provavelmente, decerto, possivelmente etc.

3. Intensidade: bastante, bem, demais, mais, menos, muito, pouco, assaz, quase, quanto, tanto, tão,
                      demasiado, meio, todo,  completamente, demasiadamente, excessivamente, apenas;
                      de muito, de pouco, de todo, em demasia, em excesso, por completo etc.

4. Lugar: abaixo, acima, adiante, aí, aqui, além, ali, aquém, cá, acolá, atrás, através, dentro, fora, perto,
               longe, junto, onde, defronte,  detrás, algures (em algum lugar), alhures (em outro lugar) etc;
              à direita, à esquerda, à distância, ao lado, de longe, de perto, para dentro, por aqui, em cima, por
              fora, para onde, por ali,  por dentro etc.

5. Modo: assim, bem, mal, depressa, devagar, pior, melhor, como, alerta, suavemente, lentamente,
               tristemente, e quase todos os advérbios terminados em –mente;
               às cegas, às claras, à toa, à vontade, às pressas, a pé, ao léu, às escondidas, em geral, em vão,
               passo a passo, de cor, frente a  frente, lado a lado etc.

6. Negação: não, absolutamente, tampouco de forma alguma, de jeito nenhum, de modo algum, de jeito
                    nenhum etc.

7. Tempo: hoje, ontem, amanhã, agora, antes, já, anteontem, sempre, nunca, tarde, jamais, outrora,
                raramente, sucessivamente, presentemente, breve, logo, cedo, ainda, antigamente, novamente,
                brevemente, entrementes, imediatamente etc.
                à noite, à tarde, às vezes, de repente, de manhã, de vez em quando, de súbito, de quando em
                quando, em breve, de tempos  em tempos, vez por outra, hoje em dia etc.

Observação: Os adjuntos adverbiais de intensidade, além de acompanhar verbos, podem acompanhar substantivos, adjetivos e advérbios. Veja:


Ex.: Ele é muito homem. (substantivo)


Ex.: Estou muito contente. (adjetivo)


Ex.: Ela mora muito longe. (advérbio)

Para que servem os adjuntos adverbiais?
As ações humanas acontecem por algum motivo, em algum tempo e lugar, de um determinado modo, com uma intensidade maior ou menor, etc. Cabe ao adjunto adverbial, o papel de expressar essa complexidade de circunstâncias em que se dá a ação humana sobre o mundo.

LEIA COM ATENÇÃO O POEMA DE LEO CUNHA:


CASTIGO


Podem me prender no quarto,
eu saio pela janela.
Podem trancar a janela,
eu fujo pelo telefone.
Podem cortar o telefone,
eu pulo dentro de um livro.


(Cantigamente, 4ªed. Rio de Janeiro:Ediouro, 2002)



Para indicar os lugares por onde sai, por onde foge e para onde pula o eu lírico, o autor do poema Castigo empregou as expressões pela janela, pelo telefone e dentro de um livro, respectivamente. Essas expressões desempenham a função sintática de adjuntos adverbiais, porque expressam idéia de lugar.

No caso das expressões pelo telefone e dentro de um livro, sabemos também que a idéia de lugar se dá no sentido figurativo, por se tratar de uma poesia.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A GRAMÁTICA DE TODO DIA

FIQUE ALERTA! TEM PESQUISA PARA FAZER.
NESTA SEMANA,CONTINUANDO NOSSOS ESTUDOS EM SALA DE AULA, OS ALUNOS DOS 8ºs ANOS DEVERÃO PESQUISAR AS PRINCIPAIS PREPOSIÇÕES E AS RELAÇÕES DE SENTIDO QUE ESTABELECEM NO TEXTO.

Para facilitar essa pesquisa, que tem como objetivo a  revisão do assunto para dar suporte aos estudos em sala, exponho abaixo o conteúdo da pesquisa que todos poderão consultar e utilizar:

Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre os elementos ligados pela preposição não há sentido dissociado, separado, individualizado; ao contrário, o sentido da expressão é dependente da união de todos os elementos que a preposição vincula.
Exemplos:

1.Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir.
amigos de João / modo de vestir: elementos ligados por preposição
de: preposição

2.Ela esperou com entusiasmo aquele breve passeio.
esperou com entusiasmo: elementos ligados por preposição
com: preposição

Esse tipo de relação é considerada uma conexão, em que os conectivos(preposições) cumprem a função de ligar elementos. A preposição é um desses conectivos e se presta a ligar palavras entre si num processo de subordinação denominado regência.


Tipos de preposição
As preposições são classificadas em dois tipos: essenciais e acidentais.
- As essenciais sempre atuam como preposições. São elas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por (per), sem, sob, sobre, trás.Observe os exemplos:




-As acidentais podem pertencer ou ter pertencido a outras classes gramaticais, mas funcionam como preposições em certos enunciados(contextos).São exemplos de preposições acidentais:  conforme, consoante, durante, exceto, fora, mediante, menos, salvo, segundo, senão, tirante, visto, etc. Observe os exemplos:
Os assaltantes, segundo o relato da testemunha, atiraram primeiro.


Todos os candidatos, exceto o da situação, compareceram ao debate.

Os convidados só poderão entrar mediante a apresentação do convite.

Combinações e contrações de preposições


Quando a preposição a se junta ao artigo masculino singular ou plural e origina as formas ao ou aos, ocorre uma combinação.Quando a preposição combina-se com outra palavra e sofre alguma modificação em sua constituição fonológica, ocorre uma contração. Temos a contração das preposições de e em com as formas singular e plural dos artigos e de alguns pronomes, originando as formas do, da, dos, das, no,na, nos, nas, nele, nela, neles, nelas, num, numa, nuns, numas, disto, disso, daquilo, deste, desta, destes, destas, desse, dessa, desses, dessas, daquele, daquela, daqueles, daquelas, etc.
Da contração da preposição per (forma arcaica da preposição por) com as formas do singular e do plural do artigo definido, temos as contrações pelo, pela, pelos, pelas.Conectam os termos dos sintagmas.

Principais Relações estabelecidas no texto pelas Preposições

Autoria - Esta música é de Roberto Carlos.
Lugar - Estou em casa.
Tempo -Eu viajei durante as férias.
Modo ou conformidade - Vamos escolher por sorteio.
Causa - Estou tremendo de frio.
Assunto - Não gosto de falar sobre política.
Fim ou finalidade - Eu vim para ficar.
Instrumento - Paulo feriu- se com a faca.
Companhia - Hoje vou sair com meus amigos.
Meio - Voltarei a andar a cavalo.
Matéria - Devolva-me meu anel de prata.
Posse - Este é o carro de João.
Oposição - O Flamengo jogou contra Fluminense.
Conteúdo - Tomei um copo de (com) vinho.
Preço - Vendemos o filhote de nosso cachorro a (por) R$ 300, 00.
Origem - Você descende de família humilde.
Especialidade - João formou-se em Medicina.
Destino ou direção - Olhe para frente!

O termo que antecede a preposição chama-se regente, o termo que vem depois da preposição chama-se regido.
O termo regente, aquele que pede preposição, pode ser um verbo ou um nome; por isso  para completar nosso estudo deveremos conhecer as regras de regência verbal e de regência nominal.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

MAIS POEMAS...

O sol se põe
refletido nas águas da Estação Ecológica Juréia
vejo essa paisagem  penso em você.
O desejo é tanto que não consigo te esquecer.

O pôr-do-sol, a areia fina
e o amor que sinto por essa menina.
Vejo essa imagem linda,
dá vontade de chorar,
dá tristeza nos olhos de quem pode amar.

Na beira da praia,
vejo esse lindo mar,
leio um livro e não acredito:
Como ela pôde me abandonar?

Alison Kevin, Guilherme Mosquim,
Maisa Helena e Jennifer Caroline, 8ºB

PRODUÇÃO DE POEMA

Criação de texto poético, a partir de diferentes imagens de paisagens de diversos lugares do Brasil.
Organizados em grupos de, no máximo, 5 alunos, a turma tinha o desafio de escrever um poema. Antes de darem início ao texto, foi proposto aos grupos que pensasem e decidessem sobre:

1. O tema do texto.
2. O "eu lírico".
3. Uso ou não de rimas.

Das turmas que participaram da atividade, o 8º ano B foi a turma que mais facilidade e criatividade apresentou na realização dessa proposta. Parabéns a todos! Confiram a seguir, algumas dessas produções:

Debaixo da Sombra

No meio do campo, debaixo da sombra
marcas na areia revelam que ele por ali passou.
O vento, as folhas secas levou.
O sol, a pele branca bronzeou.
Foi ali, que o amor nos encontrou.



No meio do campo, debaixo daquela sombra
foi onde a gente se beijou,
onde ele se apaixonou.
Nos Banhados do Taim a mim se declarou,
mas debaixo da sombra, foi onde tudo se acabou.

Amanda B.Oliveira, Aline Miranda Ramos, Tainá L.Rios, Mariana M. Santos e Igor V.G. Pereira



A ligação caiu

Meu coração está partido
Fui para um lugar perdido...

Pensei em você

e perdi o sentido.



Minha vida estava deserta,

Olhei para o céu,

nuvens formavam o número do seu telefone.

Pensei: será que ligarei?

Mas,nem sei o que falar...



O verde da grama

me lembrou o brilho do teu olhar

abracei uma árvore,

e lembrei-me dos teus abraços

me aquecendo em noites frias!



Senti saudades de ter você.

Aqui pertinho de mim,

só uma árvore dos Banhados do Taim

Será que está crise vai ter fim?

Túúúúúú,túúúúúú,túúúúú


Daiana Suellen, Tainá Silva, Lana Aline e Jonathan Alberto
 
 



quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL - PROPAGANDAS ANTIDROGRAS

Queridos alunos:

Na próxima semana, teremos atividades na sala de informática. Daremos continuidade ao nosso projeto e atividades iniciadas em sala de aula. Abaixo, descrevo o que faremos nas próximas aulas:
Acesse o sitehttp://www.antidrogas.com.br/videos.php e assista as diferentes propagandas do projeto Sou Feliz sem Drogas. Em seguida, escolha uma propaganda e poste um comentário, no Blog, sobre seu conteúdo. Inicie seu texto com a descrição da propaganda, diga qual era o seu slogan e depois apresente o seu comentário.
Na próxima aula, você e sua equipe deverão reproduzir uma dessas propagandas para a turma, se preferir crie uma outra propaganda elaborada pela equipe, utilizando, inclusive, o slogan para a campanha de prevenção contra as drogas criado por vocês em sala de aula.

Caprichem no trabalho!

Profª Francisca

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Caros alunos:

Após assistirem ao filme Diário de um Adolescente, conhecerem as propagandas da Campanha Sou Feliz sem Drogas, proponho a todos que reflitam acerca das conseqüências do uso de drogas na vida de um adolescente e colaborem com o Blog, postando um comentário em dupla sobre o assunto(mínimo 7 linhas).
Conto com a participação de todos!
Beijos!!!!

Francisca

sábado, 10 de outubro de 2009

Morre Jim Carroll, autor de Basketball Diaries

Diários do poeta e roqueiro, prestigiado por Patti Smith e Allen Ginsberg, inspiraram Diário de um Adolescente, com Leonardo DiCaprio
Jim Carroll morreu na sexta, 11, aos 60 anos.
Jim Carroll, ícone da cultura marginal que deixou como maior legado The Basketball Diaries, série de diários adaptada aos cinemas em Diário de um Adolescente, estrelado por Leonardo DiCaprio em 1995.
A causa da morte foi ataque cardíaco, informou a ex-mulher, Rosemary Carroll, segundo o jornal The New York Times.
Carroll tocou a juventude com pé no acelerador, guiado pela combinação drogas-poesia-esporte. Ao mesmo tempo em que foi estrela do time de basquete da Trinity (escola de elite em Manhattan, na qual ingressou após ganhar bolsa de estudos, em 1964), o nova-iorquino levava ao extremo seu vício em narcóticos - prostituir-se, por exemplo, acabou virando uma das alternativas para bancar heroína.
Os anos conturbados foram registrados em diários, publicados em 1978. Mas a aura cult em torno de Carroll veio antes. "Eu o conheci em 1970, e ele já era bastante conhecido, por todo mundo, como o melhor poeta de sua geração", disse Patti Smith, em entrevista ao NY Times. "O trabalho era sofisticado e elegante. Ele tinha beleza."
As características levantadas pela roqueira renderam-lhe, à época, a fama de "novo Bob Dylan". Mas, ao contrário do ícone do folk, Carroll não se envolveu com a música de imediato. No final dos anos 70, ele montou a Jim Carroll Band, atraindo a atenção de Keith Richards. O músico dos Rolling Stones conseguiu para a banda novata um contrato de três álbuns com a Atlantic Records. A estreia chegou em 1980, com Catholic Boy - não raramente referenciado como "o último grande álbum do punk".
O single "People Who Died" - uma elegia poética a amigos mortos - foi inserido na trilha de E.T. - O Extraterrestre, de Steven Spielberg, que estreou dois anos depois.
Foi Smith quem incentivou a carreira musical de Carroll - no começo, ele proclamava poesias, enquanto a banda da roqueira dava o pano de fundo musical. O escritor morou com Smith e o fotógrafo Robert Mapplethorpe no início dos anos 70, experiência contada no livro Forced Entries: The Downtown, 1971-1973. Após isso, o autor mudou-se para uma comunidade artística em São Francisco na tentativa de se livrar das drogas. Lá, encontrou Rosemary, com quem casou e, posteriormente, se divorciou.
"Quando eu tinha nove anos, cara, percebi que a coisa mais importante não era fazer o que você estivesse fazendo de forma fantástica, mas parecer fantástico enquanto você está fazendo isso", um ainda jovem Carroll contou ao poeta Ted Berrigan, nos anos 60.
Da primeira à última página, fica claro a guinada de Carroll. "Hoje foi meu primeiro jogo pela Liga Biddy e meu primeiro dia em qualquer liga organizada de basquete. Estou entusiasmado com a vida por causa desse evento excitante", relatou na estreia dos diários.
Os escritos finais são bem menos inocentes. "Totalmente chapado, e com toda a droga raspada ou cheirada daqueles saquinhos de celofane. (...) Preciso ir lá e vomitar. Tudo o que eu quero é ser puro."
A publicação dos diários foi precedida por Organic Trains, livro publicado aos 17 anos por James Dennis Carroll. Com 4 Ups and 1 Down, coletânea de poesias publicada três anos depois, o nome do jovem entrou na "cultsfera" literária. A inclinação às massas veio em 1973, quando Living at the Movies ganhou publicação por uma grande editora. Na época, Carroll já era saudado pelo ícone do beatnik Allen Ginsberg. Nos anos seguintes, colaborou com Andy Warhol.
Os trabalhos de Carroll, tanto no meio literário como no fonográfico, acabaram estacionando nos anos 90.

Fonte: http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/6362/

QUEM FOI JIM CARROLL

Jim Carroll: Poeta de "Diário de um Adolescente" lidera uma banda de rock.
Poeta americano e ex usuário de drogas, Jim Carroll, ficou bastante popular no cinema quando a sua vida foi interpretada por Leonardo DiCaprio em "Diário de um Adolescente", de 1995. Paralelamente aos livros, o novelista também investe em uma carreira musical liderando uma banda de rock chamada The Jim Carroll Band.
A arte na vida de Jim Carroll surgiu quando o autor tinha apenas 16 anos de idade, durante o final da década de 60 e início da década de 70. Naquela época Jim estava mergulhando de cabeça no submundo das drogas com o intuito de melhorar o seu desempenho no time de basquete da escola. A situação foi ficando cada vez mais grave e para chegar a heroína e a outros tipos de drogas pesadas foi preciso apenas um passo. Toda essa experiência foi retratada em forma de poesia, no livro "The Basketball Diaries", no Brasil traduzido como Diário de um Adolescente.
Em 1974, livre das drogas, o autor se mudou para San Francisco, onde encontrou os palcos como cantor. Jim Carroll e a sua banda de rock conseguiram um certo sucesso em pubs da Califórnia, misturando o punk, a new wave, o rock clássico com composições que mostravam a realidade nos guetos de Nova Iorque.
O reconhecimento veio quando uma demo tape foi parar nas mãos de Earl McGrath, presidente da gravadora Rolling Stones Records. O primeiro single do cantor, intitulado People Who Died, foi muito bem aceito pela crítica dando margens ao lançamento do primeiro disco full, chamado Catholic Boy, de 1980. O título do album é uma pequena referência ao tempo em que Jim viveu o regime rígido de uma escola católica em Nova Iorque.
O trabalho de Jim Carroll tem um objetivo: Coinscientizar os jovens em relação aos perigos das drogas e a vida miserável que os dependentes químicos podem levar nas ruas das grandes cidades.

1980 -- Catholic Boy

1982 -- Dry Dreams

1984 -- I Write Your Name (Atlantic)

1991 -- Praying Mantis (Giant)

1993 -- A World Without Gravity: The Best of the Jim Carroll Band (Rhino)

Clique no link abaixo e assista Jim Carroll:

http://www.youtube.com/watch?v=lBbuPnfG0Vo

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL - PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

Durante a semana de 05 a 09/10, os alnos do 8º ano A e B assistiram ao filme Diário de um Adolescente. A exibição desse filme faz parte das ações do projeto Adolescência Saudável.
Direção: Scott KalvertNas próximas semanas, promoverei discussão sobre o tema, os alunos analisarão propagandas da Campanha Viva Feliz sem Drogas e apresentarão o trabalho de Jornal Falado sobre o tema Adolescência.


Roteiro: Jim Carroll, Bryan Goluboff

Gênero: Biografia/Drama/Esporte

Origem: Estados Unidos

Duração: 102 minutos

Tipo: Longa

Ano: 1995

O interessante do filme é que as suas experiências são escritas em um diário, por isso é bastante sincero, pessoal e verdadeiro, de alguém que realmente viveu essa realidade. Ele relata no seu diário as experiências que teve com as drogas, as sensações, e outras circunstâncias que envolvem essas experiências. Muitos jovens que passaram e ainda passam por isso podem se identificar. Por conter muitos relatos alguns serão citados aqui.
No início Jim e seus amigos Pedro, Mickey e Neutron utilizam drogas mais “leves” como cigarros, bebida alcoólica e inalantes. Depois de um tempo Jim começa a usar cocaína e heroína. Abaixo ele fala sobre a primeira vez que usou heroína.
Nessa cena também sua mãe percebe a situação. Começam os desentendimentos.

“Primeiro, é um lance de Sábado à noite. Você fica legal como um gângster ou um grande astro do rock. É uma coisa pra matar o tédio, entende? Chamam isso de geral, um pequeno hábito. E você se sente tão bem que começa a fazer nas terças, nas quintas… e pega você. Todo cara que eu conheço diz que não vai acontecer com ele. Mas acontece.”
O primeiro roubo. Vende drogas no colégio. É assediado pelo técnico.
“Seu nariz escorre, seu estômago dói. Suas pernas parecem que jogaram seis partidas, uma atrás da outra. E a voz tá sempre lá no fundo da sua mente… dizendo: Só mais uma vez. Depois a gente pára. Você quer parar. De verdade. Mas é como um sonho. Não pode parar os sonhos. “
Usam droga para ficarem ligados durante o jogo porem o efeito é contrário. Saem da escola e Jim sai de casa, ficam morando nas ruas.
No filme Jim é expulso do colégio e também sai de casa, passa a viver nas ruas. É ai que seu amigo Reggie o encontra e o ajuda. Ele o deixa longe do contato com as drogas e o filme mostra as cenas da crise de abstinência que Jim enfrenta. Ela acontece depois que o usuário passa um determinado tempo sem usar a droga.
Ele decai novamente no vício e para conseguir dinheiro para comprar drogas ele se prostitui. Muitas coisas acontecem porém ele consegue vencer o vício. Essa é a cena final onde ele compartilha isso.
“E temos nós, garotos de rua. Começamos bem moleques, treze, por aí. Temos tudo sob controle. Não vamos entrar no vício. Raramente funciona. Eu sou uma prova viva. Mas, no final, tem que encarar o viciado como outro emprego das nove ás cinco. Só que as horas têm maior tendência às sombras.”







CONFIRA TRECHOS DO FILME DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE E, EM SEGUIDA, COMENTE  SE GOSTOU DO FILME E O QUE APRENDEU COM A HISTÓRIA DE VIDA DE JIM CAROLL.http://www.youtube.com/watch?v=1f7M2XcWXPA
http://www.youtube.com/watch?v=9bOjc70f4p8

PRÊMIO DAS CRIANÇAS DO MUNDO - WCPRC - 2009

Clique aqui e conheça os candidatos ao Prêmio das Crianças do Mundo 2009
http://www.youtube.com/watch?v=KngosY1wCqo

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL

Antes de me usar, acho bom você me conhecer.

Quero que saiba quem sou na verdade, o que faço com aqueles que se aproximam de mim e como você irá se sentir depois de entrar em contato comigo.
Eu não tenho nome nem sobrenome. Sou batizada a toda hora e a todo instante por aqueles que me usam.
Não tenho amigos, pois consigo destruir todos aqueles que se arriscam a chegar perto de mim. Nem sempre vou ao extremo, mas faço questão de deixar as pessoas sem identidade, sem razão, sem sentimentos.
Os que me tomam como companheira são aqueles de mente fraca, de coração vazio, que se sentem abandonados e não amam a si mesmos.
Solitários, eles procuram em mim a solução para seus problemas. No princípio isso até parecerá possível. Juntos, eu e você, faremos viagens fantásticas. Só preciso que se entregue por inteiro.
Vou mergulhar no seu corpo e deixar nele minha marca definitiva. A magia dessa viagem fará com que você nunca mais me deixe. E, então, quando menos esperar, serei sua dona e você não conseguirá mais viver sem mim.
Será capaz de tudo: de mentir, de furtar, de assaltar a mão armada e até de matar alguém só para conseguir me comprar (e como sou cara!). Não se importará com os outros nem com você mesmo, apenas comigo; serei a razão de sua vida (ou do pouco que restar dela). Até que um dia, uma dose a mais colocará um fim em tudo.
Pronto, já lhe contei do que sou capaz. Se me quiser, me procure. Estou pronta para tirar sua paz, sua liberdade, sua família e sua vida.


Atenciosamente,


A Droga




O JORNAL NA SALA DE AULA

Não percam nas próximas semanas os jornais produzidos pelos alunos do 8ªA e 8ºB.
Trataremos de assuntos como Adolescência e Prevenção contra as Drogas.
Fiquem de olho!

PROGRAMA DE RÁDIO


A equipe do Hernandes está inovando o trabalho com Jornal na Sala de Aula, produziu a 2ª edição do Jornal Estudantil, um programa de rádio, produzido com o recurso de celular e MP3. Ficou ótimo o trabalho e todos foram conferir o programa na Sala de Informática. Parabéns a todos da equipe!

JORNAL FALADO

Os alunos do 8º ano C deram um show na apresentação do Jornal Falado do mês de Outubro.
Tivemos a participação de quase 100% da turma. Alunos como Ailton, Wesley e Iago surpreenderam os alunos participando pela primeira vez de um trabalho oral. Foi ótimo! Confira as fotos do trabalho:

domingo, 13 de setembro de 2009

A Campanha contra o vírus Influenza A (H1N1) continua na EMEF. Profª Lúcia Pereira

Alunos produzem cartazes, panfletos e folders para a campanha de prevenção contra o vírus da Gripe A.
Durante a semana, as equipes distribuirão pelo bairro os materiais produzidos com o objetivo de informar e alertar a população quanto aos riscos de contaminação e os cuidados necessários para a prevenção.
Fique ligado na campanha e faça a sua parte!

COM A GRIPE A NÃO SE PODE BRINCAR, TEM QUE SE CUIDAR!!!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Campanha contra Gripe Influenza A (H1N1)

Este comercial foi produzido pelos alunos Jonathan Alberto e Diego do 8º ano B,com o objetivo de alertar os alunos sobre a importância da prevenção contra o vírus da Gripe A.
Esse trabalho faz parte de uma Campanha contra o vírus Influenza A (H1N1) realizada sob a orientação da professora de Português, Francisca.
Os alunos elaboraram frases para slogan da campanha e diferentes trabalhos que envolviam a linguagem oral e escrita. O slogan escolhido pelas turmas do 7ºano B e 8ºano B foi: Com a Gripe A não pode se brincar, tem que se cuidar!!!


Assista o comercial através do link:http://br.video.yahoo.com/watch/5961199/15510896

Esperamos seu comentário!!!(Jonathan e Diego)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Orientações:

Olá,pessoal!

A criação desse Blog reflete o carinho que tenho por todos os alunos da escola.
Sempre senti a necessidade de mostrar a todos os maravilhosos trabalhos feitos pelos alunos dessa escola; por isso a iniciativa de criar esse espaço. É uma forma de valorizar os trabalhos e a dedicação dos alunos e professores.
O Blog é da escola; por isso ao postar seu comentário peço que tenha responsabilidade por aquilo que escreve; pois outras pessoas poderão lê-lo.
Seja educado, gentil e valorize o trabalho dos colegas.Ao final de cada comentário, escreva o seu nome e ano.
Um abraço a todos!

ProfªFrancisca

sábado, 5 de setembro de 2009

Confiram o vídeo do Jornal Falado produzido por alunos do 7ªA

O trabalho foi proposto com o objetivo de desenvolver a linguagem oral dos alunos e de incentivar a prevenção contra o vírus da Gripe A (H1N1).
Os alunos do 7ªA e 8ºC produziram diversos trabalhos sobre a Gripe Influenza A(H1N1): jornal falado, rap, programa de rádio...
Abaixo o enderenço para vocês curtirem um dos trabalhos:
<"http://br.video.yahoo.com/watch/5920012/15410968">

Prometo que futuramente poderão conferir os demais trabalhos.
Parabéns a todos pelos interessantes trabalhos e pelo desempenho.
Um abraço,

ProfªFrancisca

Confira fotos dos experimentos expostos na Semana de Astronomia


JORNAL FALADO SOBRE GRIPE INFLUENZA A (H1N1)

domingo, 30 de agosto de 2009

CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA O VÍRUS INFLUENZA A H1N1

Texto Publicitário: Criação de Slogans:

Com a Gripe A não se pode brincar! Tem que se cuidar! ( 7ºAno B)

Gripe A: com prevenção tem solução!

Gripe A: cuidado, ela pode te pegar!

Gripe A: melhor prevenir do que remediar!

TEATRO DE FANTOCHES: MARINA, PEDRO E CIA

CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA O VÍRUS INFLUENZA A H1N1

Marina: Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Meu nome é Marina e hoje estou aqui numa missão especial. Vou falar com vocês sobre essa nova gripe que anda deixando muita gente doente por aí. Vocês já ouviram falar da Gripe A? ... Para me ajudar nessa missão, trouxe meu amigo Pedro, mas... ele está atrasado. Gostariam de me ajudar a chamá-lo? Vamos lá?

Todos: Pedroooo!

Pedro: Oi, pessoal! Oi, Marina! Quanta gente, bonita, hein, Marina!

Marina: Isso mesmo, Pedro, temos uma galera bonita e muito interessada em saber um pouco mais sobre a Gripe A.

Pedro: Então, vamos falar sobre o vírus mais famoso da atualidade, o vírus Influenza A H1N1.
Marina: É ele quem transmite essa nova gripe, né, Pedro?

Pedro: Acertou, Marina! O vírus Influenza A H1N1 é um vírus perigoso que causa a Gripe A, ele é da família da gripe comum, mas contra ele o nosso organismo não sabe reagir; por isso é importante conhecer os sintomas, as formas de transmissão e como podemos nos prevenir contra esse novo vírus que circula por aí.

Marina: Você pode contar para nós, Pedro, quais são os sintomas da Gripe A.

Pedro: Os sintomas são parecidos com o da gripe comum; por isso devemos ficar bem alerta e se você apresentar: febre acima de 38ºc, dores de cabeça, musculares e nas articulações, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômito, procure um médico, que através de um exame confirmará se você tem a Gripe A.

Marina, Mas, não se preocupem amiguinhos, se você estiver com a Gripe A, os médicos saberão cuidar de você ... e com o medicamento certo e muito repouso , você ficará curado.

Pedro: Exatamente, Marina! Mas, como diz a minha mãezinha querida, Com a Gripe A não se pode brincar! Tem que se cuidar! Por isso é importante conhecermos a forma de transmissão da Gripe A. Você pode contar como é transmitido o vírus dessa gripe para os nossos amiguinhos, Marina?

Marina: Claro, Pedro! ... Essa nova gripe, amiguinhos, pode ser transmitida de duas maneiras: de uma pessoa para outra, através do contato físico com pessoas doentes ou no contato com qualquer objeto contaminado como maçanetas, materiais escolares, carteiras e depois levarmos a mão na boca, olhos e nariz. Por isso temos que aprender a nos cuidar e quem vai nos ensinar as formas de prevenção é o nosso amiguinho, Pedro!

Pedro: Bom, amiguinhos, chegamos a parte mais importante desse bate-papo, as formas de prevenção contra os vírus Influenza A H1N1, por isso prestem muita atenção as regrinhas simples que devemos seguir para garantirmos a nossa saúde. Marina, você me ajuda?

Marina: Claro, Pedro! Você começa!

Pedro: Certo! Lá vai a primeira, lave as mãos com água e sabão várias vezes durante o dia e principalmente se tossir ou espirrar, antes de se alimentar, de tomar água e de usar o banheiro. Ah, e depois de usar o banheiro também!

Marina: Evite tocar olhos, nariz e boca após o contato com objetos, que possam estar contaminados.

Pedro: Como não dá para sabermos que tem o vírus, é bom evitarmos cumprimentar nossos amiguinhos com aperto de mãos e beijinhos. Vamos arrumar uma forma criativa para cumprimentar nossos amiguinhos. Certo, pessoal?

Marina: Gostei dessa dica, Pedro, mas tenho outra que devemos sempre nos lembrar: quando tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com um lenço descartável ou papel higiênico, depois jogue-o no cesto de lixo e lave as mãos com água e sabão.

Pedro: Evite lugares fechados, deixe sua casa sempre bem ventilada: com janelas e portas abertas para o ar circular e entrar sol nos ambientes. Outra recomendação dos médicos é evitar lugares com aglomeração como shopping e cinema.

Marina: É, pessoal, eu e o Pedro gostamos muito de ter essa conversa com vocês, mas tem uma última dica muito valiosa que queremos dar a vocês. Como nosso organismo não possui defesas contra esse vírus, precisamos cuidar bem de nosso organismo, o segredo é manter uma alimentação saudável. Nada de lanches ou alimentos enlatados, vamos comer muito legumes, verduras e frutas.

Pedro: E não se esqueça de falara da água, Marina.

Marina: É mesmo, Pedro, já estava me esquecendo.

Pedro: Amiguinhos, tomem muita água. Devemos nos hidratar e nos alimentar bem; pois se ficarmos doentes, o nosso organismo estará mais resistente para combater o vírus. E vale lembrar:

Marina/Pedro: Com a Gripe A não se pode brincar! Tem que se cuidar! Tchau, pessoal, até a próxima!

Texto produzido pela professora: Francisca P.Martins
Apresentado pelos alunos: Vitor, Taiane, Lucas Matheus, Tainá Maria e Maíra, 7ª ano B
EMEF. Profª Lúcia Pereira Rodrigues

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Dieta Contra a Gripe Suína – Alimentos que aumentam a Imunidade

A gripe A H1N1, mais conhecida como a Gripe Suína, já atingiu mais de 100 mil pessoas em todo o mundo e este número aumenta a cada dia.
Um organismo saudável, com uma boa
imunidade, os sintomas da gripe costumam ser mais leves e o risco de mortalidade é bem menor.
A forma de reforçar o sistema imunológico do nosso organismo é através de uma alimentação correta e saudável.
Alguns alimentos ajudam a estimular a ação do sistema imunológico e potencializam o seu bom funcionamento.
Veja algumas dicas para aumentar a sua imunidade:
Tome pelo menos 1 litro e meio de água por dia, pois manter as vias aéreas úmidas afastam o vírus;
Evite tomar muito leite quando estiver resfriado pois ele produz muito mudo, dificultando a cura;
Aumente o consumo de iogurte natural, ele é excelente para o sistema imunológico, além de ser fonte de
cálcio;
Aumente a quantidade de cebola na sua alimentação, ela possui propriedades importantes para o combate a gripes e resfriados;
Consuma mais alho na sua alimentação, seus compostos ajudam a fortalecer o sistema imunológico;
Aumente o consumo de alimentos ricos em betacaroteno (cenoura, laranja, damasco, beterraba,espinafre, mamão e couve) e alimentos fontes de zinco (fígado de boi e semente de abóbora);
Consuma mais frutas e verduras diariamente;
Coloque na sua alimentação alimentos fontes de ácido graxo ômega-3 (sardinha, atum, salmão, bacalhau, etc), são excelentes para o sistema imunológico;
O cogumelo Shiitake e o gengibre possuem excelentes efeitos anti-viral;
Evite alimentos gordurosos pois eles deixam o sistema imunológico debilitado;
Além da alimentação, é importante manter alguns hábitos de higiene como lavar bem as mãos, manter a casa bem arejada, evitar ambientes fechados e aglomerados e evitar tossir ou espirrar sem o auxílio de um lenço de papel.
www.dietaligth.com.br

A Pandemia

A Pandemia da Gripe Suína (Influenza A H1N1) está atingindo várias pessoas em diversas partes do Mundo e, infelizmente, fatalizando algumas.
Afinal, quais são os sintomas da Gripe Suína? Como saber se eu estou com o vírus? Como me Prevenir?
Os sintomas da Gripe Suína são muito parecidos com os da Gripe Comum:
Febre alta (Superior a 38ºC) e repentina;
Dor de Cabeça;
Dores musculares e nas articulações;
Tosse;
Coriza (nariz escorrendo);
Dor de garganta;
Diarréia e Vômitos;
Após a febre a tosse pode durar por mais 3 a 4 dias.
Os casos mais graves é quando a doença evolui para uma Pneumonia, que está provocando a morte das pessoas contaminadas por qualquer tipo de gripe. Confira os sintomas:
Febre alta;
Tosse com secreção amarelada ou esverdeada, algumas vezes com um pouco de sangue;
Dores no peito;
Alterações na pressão arterial;
Falta de ar;
Mal-estar;
Confusão mental;
Prostração.
Caso note as extremidades do corpo arroxeadas, pode ser devido à problemas na oxigenação dos tecidos. É necessário atendimento médico com urgência.
Portanto, caso tenha algum dos sintomas acima, tanto da gripe, quanto da pneumonia, procure imediatamente um médico.
Nunca utilize medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
Veja o Vídeo educativo sobre as Formas de Contágio e transmissão da Gripe Suína no site:
http://www.dietalight.net/dieta/gripe-suina/

Recomendações:

FIQUE ATENTO(A) e siga as recomendações seguintes:
☺ Se você apresentar febre, tosse ou dor de garganta, podem ser sintomas de GRIPE.
☺ Não vá à escola ou ao trabalho.
☺ Evite aglomerações.
☺ Permaneça em casa até 24 horas após o desaparecimento dos sintomas.
☺ No caso de ir ao médico, informe seu quadro na recepção da unidade de saúde oupreste atenção aos avisos no local.
☺ Grávidas, crianças menores e idosos são mais vulneráveis às complicações da gripe.
☺ Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.
☺ Utilizar lenços descartáveis e colocar no lixo após o uso.
☺ Lavar as mãos com frequência com água e sabão.
☺ Mantenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Recomendações do Centro de Vigilância Epidemiológica Profº Alexandre Vranjac

Saiba mais sobre o vírus H1N1 no site:
http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/resp/influa_h1n1.html

Siga as recomendações:


FIQUE ATENTO(A) e siga as recomendações seguintes:


☺ Se você apresentar febre, tosse ou dor de garganta, podem ser sintomas de GRIPE.
☺ Não vá à escola ou ao trabalho.
☺ Evite aglomerações.
☺ Permaneça em casa até 24 horas após o desaparecimento dos sintomas.
☺ No caso de ir ao médico, informe seu quadro na recepção da unidade de saúde ou
preste atenção aos avisos no local.
☺ Grávidas, crianças menores e idosos são mais vulneráveis às complicações da gripe.
☺ Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.
☺ Utilizar lenços descartáveis e colocar no lixo após o uso.
☺ Lavar as mãos com frequência com água e sabão.
☺ Mantenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis.




Recomendações do Centro de Vigilância Epidemiológica Profº Alexandre Vranjac



Saiba mais sobre o vírus H1N1 no site:

http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/resp/influa_h1n1.html

Sugestão de Plano de Aula

Tema: Gripe A (H1N1)

Disciplina: Português e outras áreas do conhecimento

Tempo estimado: 06 aulas

Desenvolvimento:

1- Levantamento dos conhecimentos prévios: Solicite aos alunos que escrevam 5 frases declarativas com informações sobre a Gripe A. (Dividir a produção por assunto: conceito, forma de contágio, sintomas, forma de tratamento, grupo de risco, forma de prevenção, etc)

2- Conversa dirigida: Peça aos alunos que socializem as frases produzidas. Ao professor e aos demais colegas caberão avaliar se as informações estão corretas. (É o momento da conversa dirigida durante a qual o professor completará as informações, introduzirá explicações e enriquecerá a conversa com outras informações.). Encerre a conversa inicial salientando que a chave para combater a proliferação e a contaminação pelo vírus H1N1 está na prevenção.

3- Busca da informação: Distribua textos informativos sobre o assunto entre os alunos. (É interessante distribuir diferentes textos entre os alunos para garantir a riqueza do trabalho). Solicite que leiam, selecionem e listem informações importantes contidas no texto. Em seguida, deverão produzir um texto informativo de autoria própria utilizando-se das informações contidas no texto lido e as que surgiram durante a conversa dirigida. (O professor poderá modificar a proposta e optar pela produção de um texto coletivo, dependendo de sua turma.).

4- Socialização: Deixe que os alunos leiam os textos produzidos para a turma. Para valorizar o trabalho peça que a turma vote e escolha os 10 melhores textos da turma, que poderão ser corrigidos pelo professor, revisados, re-escritos pelos alunos e expostos pela escola. (É interessante digitar o texto, ampliá-lo e colocá-lo em exposição pela escola). Uma outra dica é promover a leitura desses textos em outras turmas, essa prática valoriza o trabalho dos alunos e possibilita a multiplicação das informações.

Professor, aproveite o momento e o interesse dos alunos pelo tema e promova outros momentos de leitura e de produção de outros gêneros textuais como: cartazes, panfletos, reportagens, história em quadrinhos, aviso, e outros.
Todas as áreas do conhecimento podem realizar um trabalho sobre o tema, veja algumas sugestões da Revisa Nova Escola:

Mais sobre o tema
As piores epidemias da história
Qual a diferença entre vírus e bactéria?
Como estudar microbiologia, com ou sem laboratório
Planos de aula
Gripe suína, uma epidemia
Como se dá a propagação de doenças
Cultura de bactérias
A luta incessante contra a doença

Colaboração: Profª Francisca P.Martins

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Volta às aulas

Olá, pessoal!

Retomaremos nossas aulas dia 10 de agosto, segunda-feira.
Fiquem atentos às orientações para prevenção contra a Gripe A.
Leiam jornais e revistas, busquem informações e cuidem da saúde.

Beijocas!

Profa.Francisca

terça-feira, 7 de julho de 2009

FIQUE POR DENTRO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

USO DO TREMA

Trema

Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos
gue, gui, que, qui.

Como era Como fica

agüentar agüentar argüir argüir bilíngüe bilíngue
cinqüenta cinquenta
delinqüente delinquente
eloqüente eloquente
ensangüentado ensanguentado
eqüestre equestre
freqüente freqüente

lingüeta lingueta
lingüiça linguiça
qüinqüênio quinquênio
sagüi sagui
seqüência sequência
seqüestro sequestro
tranqüilo tranquilo

Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas.
Exemplos: Müller, mülleriano.
Fonte: GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA
Douglas Tufano

sábado, 4 de julho de 2009

Dicas para as Férias:

Olá, pessoal!
As férias estão chegando. Delícia! Poder acordar um pouco mais tarde, viajar, relaxar, se distrair...
Mas, não se esqueçam da prática da leitura. Procurem ler para se manterem informados de tudo que acontece a sua volta, no seu país e no mundo, leia jornais, revistas ou se preferir uma leitura mais leve e discontraída escolha um gibi ou um bom livro.
Através da leitura podemos viajar para outros lugares, conhecer pessoas e culturas diferentes, invista na leitura e boas férias!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL

COMO É A RELAÇÃO PAIS E FILHOS NA ADOLESCÊNCIA?

Confira o que pensam os adolescentes sobre o tema:


Adolescência entre pais e filhos



Na adolescência muitas coisas acontecem entre pais e filhos. Os pais repreendem seus filhos procurando impor limites; mesmo assim alguns adolescentes insistem em escolher caminhos errados.
Nesse período, é comum que os adolescentes ao serem repreendidos pelos pais reajam descontando seu nervosismo e experimentando coisas novas como: drogas (cocaína, maconha, bebidas alcoólicas e cigarro) e ao se depararem com limites, os adolescentes sentem-se presos e de certa forma isso faz com que eles desobedeçam as ordens de seus pais.
Os pais de adolescentes muitas vezes querem para seus filhos um futuro ideal, ou seja, um futuro comprometido com uma profissão descente. Os pais ao aprisionarem seus filhos adolescentes para que tenham o futuro que desejam para eles não percebem e nem imaginam que ao fazerem isso seus filhos já estão escolhendo outros caminhos. Alguns caminhos escolhidos pelos adolescentes nem sempre são os melhores como o da violência, o do tráfico etc.
Podemos fazer uma reflexão: “Nem toda repreensão e pressão são entendidas pelos filhos adolescentes como forma de afeto, amor ou carinho dos pais, que sempre esperam o melhor para seus filhos.”

Natália Fátima, 8º ano B
nataliabiacchi.sjc@hotmail.com

sábado, 27 de junho de 2009

INCENTIVO À LEITURA

"Confessamos que não gostávamos de ler, ler nos dava sono. Era tediante! Mas, agora estamos amando. Um dos livros que lemos e gostamos muito foi de autoria, A Marca de uma Lágrima. É uma história muito interessante..."

Lana e Daiana, 8ºB
"A escola desenvolve o projeto Ler é um Prazer, que proporciona aos alunos prazer ao ler jornais, revistas e livros de vários autores. Temos disponíveis para ler todos os tipos de livros, inclusive os seus, Pedro Bandeira."[...]
João Paulo, Alex Sander, Allan Júnior e Wlysses.

CARTAS PARA PEDRO BANDEIRA

Caro Pedro Bandeira:

Somos alunos da escola EMEF.Profª Lúcia Pereira Rodrigues, eu me chamo Jonathan e meu colega, João Vitor, temos 13 anos de idade e estamos cursando o 8ºano do Ensino Fundamental.
Nossa escola possui ótimos professores que querem realmente nos preparar para a vida, é uma escola bonita e organizada.
Em nossa escola está acontecendo o projeto que nomeia o patrono de cada sala ambiente, e advinha, a sala de Português se chama Pedro Bandeira. A professora dessa disciplina está desenvolvendo o projeto Ler é um prazer e pediu para que estívessemos lendo livros de sua autoria. Lemos o livro A Droga da Obediência e achamos muito interessante. Gostamos muito de mistério, investigação, suspense...
Gostaríamos muito de conhecê-lo pessoalmente, sua visita em nossa escola seria extraordinária, gostamos demais de seu trabalho!
Agradecemos por sua atenção, esperamos ansiosamente sua resposta e visita, se preferir nos responda por e-mail.

Com carinho,

Jonathan Alberto Rocha Moura - jhon_1003@yahoo.com.br
João Vitor de Souza - vitor_zuluzinho@hotmail.com
Prezado Pedro Bandeira:
Meu nome é Kate Ellen Santos de Toledo, tenho 13 anos, adoro jogar futebol, estou no 8º ano e estudo na escola EMEF. Profª Lúcia Pereira Rodrigues, que fica em São José dos Campos, no bairro Santa Fé.
A escola em que eu estudo apóia muito a leitura, todo ano tem projeto de leitura na escola, este ano o projeto se chama LER É UM PRAZER, além de incentivar o aluno a ler, também ganhamos livros, através de outro projeto da prefeitura.
Já li alguns livros que você escreveu, pretendo neste 2º bimestre ler mais livros de sua autoria, sou apegada a livros de poesia.
Quero convidá-lo para vir na nossa escola para contar um pouco mais sobre seu trabalho, seus livros e falar de sua vida ao longo dos anos.
Assim, vou encerrando minha carta, espero que tenha gostado. Estarei esperando sua resposta.
Com carinho,
Kate Ellen Santos de Toledo
Prezado Pedro Bandeira:
Somos alunos do 8º ano A da escola EMEF. Profª Lúcia Pereira Rodrigues, que fica no interior de São Paulo, no Jardim Santa Fé.
Em nossa escola estamos realizando um projeto chamado Ler é um Prazer, que incentiva a leitura entre crianças e adolescentes de nossa escola.
Orientando-nos para ler livros de sua autoria, nossa professora, Francisca, fala bem e recomenda seus livros como, por exemplo, Prova de Fogo, A Droga da Obediência, Pântano de Sangue entre outros.
Nosso projeto é muito importante e seria maravilhosamente gratificante se o senhor pudesse comparecer em nossa escola para enriquecer nosso aprendizado sobre a leitura.
Aguardamos ansiosamente sua resposta e muito obrigado pela atenção.
Carinhosamente,
Jéssica
Caique
Grazielle
Luís Antonio

quinta-feira, 25 de junho de 2009

CANTINHO DO PEDRO BANDEIRA

Queridos alunos, deixem uma mensagem carinhosa para nosso autor preferido, Pedro Bandeira.
Comentem as obras que vocês leram e indiquem a leitura do livro para um amigo.
Beijos!!!
Profª Francisca

quarta-feira, 3 de junho de 2009

LER É UM PRAZER

Olá, pessoal!
Tenho ótimas notícias para vocês. O autor Pedro Bandeira tornou-se parceiro em nosso projeto, ele estará, em breve, respondendo as cartas dos alunos que lhe escreveram.
Beijos!!
ProfªFrancisca

Confiram o e-mail do autor:

Querida Professora Francisca,

Você me deixou muito feliz com a escolha do meu nome para a sala! Adoro São José dos Campos e ter uma sala aí com o meu nome me enche de orgulho.
Transmita aos seus alunos todo o meu carinho e diga-lhes que responderei a eles logo que a correspondência enviada à editora chegue às minhas mãos.

Mil beijocas e toda a ternura do
Pedro Bandeira

O Jornal na Sala de Aula



SEMANA INTERATIVA
NA ESCOLA
A escola municipal Lúcia Pereira Rodrigues realizou, de 11 a 14 de maio, uma Semana Interativa de Astronomia e Astrofísica.
Durante essa semana, os professores organizaram oficinas e exposições de experimentos. Alguns alunos participaram do evento como monitores. Paulo Eduardo de Oliveira Ferraz, 11, foi um dos alunos-monitores que se destacou explicando aos grupos visitantes sobre experimentos como o Looping, que demonstra as Três Leis de Newton, o Van de Graaff, gerador de energia estática, o Transformador de Energia Mecânica em Elétrica e outros experimentos que chamaram a atenção da garotada. Nas oficinas os alunos tiveram oportunidade de construir Relógio Estelar e Caleidoscópio. A escola teve a parceria com o IAE (Instituto Aeroespacial) e o IEAv (Instituto de Estudos Avançados). “Sem a parceria com os institutos não seria possível a realização dessa semana”, diz professora Francisca Martins,37.
“Nosso objetivo foi colocar os alunos em contato com experimentos que comprovassem forças, energias, velocidades, massa...”, diz Airton Azevedo, 47, um dos organizadores do evento.Para encerrar a semana, no dia 15, os alunos realizaram a prova do OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia).
Por: Jonathan Alberto Rocha de Moura,Bruno Domingos de Morais, Diego Goulart de Siqueira Lopes, 8ºB

segunda-feira, 1 de junho de 2009

NOTÍCIAS


SEMANA INTERATIVA DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA

Na escola E.M.E.F Lúcia Pereira Rodrigues, no Jardim Santa Fé, em São José dos Campos, SP, ocorreu, de 11 a 14 de maio, a Semana Interativa de Astronomia e Astrofísica.
Durante o evento, ocorreram várias atividades em diferentes espaços da escola. Na quadra, foram expostos diversos experimentos como: Looping, que demonstrava as Três Leis de Newton, Transformador de energia mecânica em elétrica e Van de Graaff, gerador de eletricidade estática. Esses experimentos foram emprestados pelo IEAv (Instituto de Estudos Avançados), e IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço). Na área externa da escola, houve o lançamento de foguete à compressão e nas salas, as oficinas de caleidoscópio, exibição do filme linha do tempo e a oficina do relógio estelar.
O objetivo deste evento foi proporcionar aos alunos e comunidade novos conhecimentos de forma prática, divertida e prazerosa.

Alana e Amanda, 8ºA

sábado, 30 de maio de 2009

NOTÍCIAS




A SEMANA DE
ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA

Alunos e pais participaram da Semana de Astronomia e Astrofísica organizada, de 11 a 14 de maio, pelos professores da escola EMEF Profª Lúcia Pereira Rodrigues, bairro Santa Fé, em São José dos Campos, São Paulo, em parceria com os institutos IAE(Instituto de Aeronáutica e Espaço) e IEAv (Instituto de Estudos Avançados).
Durante o evento, os alunos interagiram com diferentes experimentos como o Looping, que demonstrava as Três Leis de Newton, o Transformador de energia mecânica em elétrica e o Van de Graaff, gerador de eletricidade estática, que animou a garotada. Assistiram lançamentos de foguetes à compressão e à combustão no pátio e na área externa da escola e participaram ainda de oficinas de relógio estelar e de caleidoscópio.
O objetivo era despertar a curiosidade, incentivar a pesquisa e comemorar o ano Internacional da Astronomia.


quarta-feira, 27 de maio de 2009

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL

JUSTIFICATIVA:

Sugerido pelos próprios alunos o projeto com o tema ADOLESCÊNCIA vem ao encontro dos interesses dos alunos das turmas 7ºano A e B e 8º ano A e B, que através de um processo democrático de escolha sugeriram o tema para estudo e propuseram um roteiro de questões que refletem suas dúvidas e curiosidades acerca do tema.

OBJETIVOS:

O projeto tem como proposta criar na escola um espaço para que os alunos possam esclarecer suas dúvidas, buscar conhecimento sobre o assunto, contribuir para o alívio de suas ansiedades, para a construção da sua identidade e para a prevenção de problemas graves como a gravidez na adolescência e o uso de drogas.

METODOLOGIA:

Cada turma elaborou o seu roteiro de pesquisa com questões que revelavam suas dúvidas e curiosidades sobre a fase da adolescência.
O projeto será desenvolvido em duas fases distintas: pesquisa e intervenção pedagógica. Na primeira etapa, a professora toma nota das mais variadas perguntas elaboradas pelas turmas, posteriormente fazem uma seleção dessas questões e nesse primeiro momento, a professora não responde a nenhuma delas.
No decorrer do projeto, com o auxílio da professora a turma se divide em equipes e com a orientação da professora darão início às pesquisas. As perguntas que ficarem sem respostas ou outras dúvidas que surgirem durante o projeto serão encaminhas para um especialista, que atuará como parceiro do projeto auxiliando na solução das dúvidas e no processo de orientação dos adolescentes. Para se alcançar os objetivos serão utilizadas como estratégias:
Fase 1 – Pesquisa
Leitura dos livros paradidáticos: Um sonho dentro de mim, Pássaro contra Vidraça e Uma Luz no Fim do Túnel;
Exibição de filmes e documentários;
Pesquisas na Sala de Informática e de Leitura;
Leitura de textos jornalísticos, científicos e informativos;
Audição de músicas;
Entrevistas;
Produção de diferentes tipos de textos;
Utilização de recursos da informática para criação de uma revista eletrônica;
Seminários;
Audição de músicas.

Fase 2 – Intervenção Pedagógica

Palestra;
Roda de Conversa;
Dinâmicas de Grupo e Vivências.
Profª Francisca P.Martins

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI