Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sábado, 20 de novembro de 2010

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL - PRODUÇÃO DE ENTREVISTAS

ACONTECEU. E AGORA ?


Fizemos uma entrevista com uma adolescente grávida de 13 anos . Pudemos ouvir sua história e ver os desafios que ela enfrentou e enfrenta até hoje . Com muita ajuda de sua família, ela está se saindo bem nesta nova fase de sua vida .

EQUIPE DE REPORTAGEM: A sua escola passou pra você informações e orientações sobre prevenção? Você seguiu?

E.P.V: Sim, mas eu não segui, pois achei que nunca iria acontecer comigo.

EQUIPE DE REPORTAGEM: Você tinha diálogo com sua mãe sobre relação sexual? Que tipo de orientações recebia?

E.P.V: Sim, minha mãe sempre falou que quando eu arrumasse um namorado era para falar com ela e quando eu fosse iniciar minha relação sexual era para falar com ela, para que assim juntas pudéssemos procurar um médico para receber melhores orientações.

EQUIPE DE REPORTAGEM: Como você reagiu quando soube que estava grávida?

E.P.V: Bom, quando eu soube que estava grávida, fiquei muito triste e chorei muito.

EQUIPE DE REPORTAGEM: Quais foram as reações da sua família?

E.P.V: Minha mãe chorou muito e meu pai, como não fui eu quem contei para ele, não me disse nada por um tempo, mas sei que ele ficou muito bravo e queria me por pra fora de casa, mas com muita conversa ele aceitou e agora esta tudo bem.

EQUIPE DE REPORTAGEM: Como foi a reação do pai da criança? Você recebeu apoio?
E.P.V: Ele ficou com muito medo do pai dele, pois não sabia como ele iria reagir ao saber, ele recebeu mais apoio da mãe dele.

EQUIPE DE REPORTAGEM: Quais desafios você enfrentou até agora?
E.P.V: Ainda enfrento alguns desafios, mas o meu primeiro desafio foi a certeza de que realmente estava grávida. Depois foi falar com os meus pais e enfrentar os colegas da escola, pois não é fácil ouvir “piadinhas”sem graça.

“Os desafios da gravidez enfrentados frente a frente por uma garota de apenas 13 anos”



NÃO ESPERAVA QUE ISSO ACONTECESSE...

Mãe da adolescente grávida conta sobre os transtornos e as alegrias que a gravidez de sua filha trouxe a ela e a sua família .

EQUIPE DE REPORTAGEM: Qual foi sua primeira reação quando soube que sua filha estava grávida? E depois?

MARIA CIDELMA VIEIRA: Chorei muito. Depois fui conversando com ela, pedindo para ser forte, pois o pior já havia acontecido e agora juntas teríamos que cuidar do bebê.

EQUIPE DE REPORTAGEM: Sua filha escondeu a gravidez ou contou logo de imediato?

MARIA CILDEMA VIEIRA: Sim escondeu, só foi contar aos 4 meses.

EQUIPE DE REPORTAGEM: Qual foi a reação do pai da adolescente?

MARIA CIDELME VIEIRA: Ele ficou muito bravo, não queria aceitar. Queria até que ela saísse de casa. Mas com muita conversa, percebeu que as coisas não têm que ser assim e hoje dá apoio necessário para nossa filha.

EQUIPE DE REPORTAGEM: Você tinha diálogo com a sua filha? Que tipo de orientações você passava?

MARIA CILDEMA VIEIRA: Tenho 4 filhas, aqui em casa sempre converso muito sobre tudo, principalmente, sobre namoro e gravidez. Não sei o que aconteceu.

EQUIPE DE REPORTAGEM: Por que acha que a gravidez ocorreu na adolescência?

MARIA CILDEMA VIEIRA: Porque apesar de conversar, explicar sobre o assunto, acho que faltou falar mais, talvez faltou minha filha confiar mais em mim. Nós nos abrirmos mais uma com a outra.


Entrevistada: Maria Cidelma Vieira , 43 anos , 4ª série .

A OPINIÃO DE UMA EDUCADORA

A educadora Lilian Iasen expressa sua opinião sobre Gravidez na Adolescência e conta como agiria se acontecesse com ela ou com uma de suas alunas.

EQUIPE DE REPORTAGEM: Falar sobre sexo com os adolescentes na sala de aula é importante?

LILIAN IANSEN: Sem dúvida, é importante falar com meus alunos sobre sexo. A televisão faz o uso de imagens, mas não detalha sobre os riscos que o sexo causa. Infelizmente, ainda poucas famílias tem tido conversas com seus filhos, muitos se sentem envergonhados, outros julgam o sexo como pecado; enfim são inúmeros fatores que interrompem esse diálogo, por isso eu, como educadora, abordo esse assunto, informando, abrindo discussões com o grupo, para que possamos entender e compreender as desvantagens de um sexo precoce e despreparado.


EQUIPE DE REPORTAGEM: Ao saber que uma de suas alunas esta grávida, o que você faz?

LILIAN IANSEN: A princípio vou investigar se realmente ela está grávida, as amigas adoram fazer fofoca sem ao menos ter certeza do fato. Caso seja verdade, vou procurar ter uma conversa com essa aluna, afinal ela está passando por um momento muito difícil de sua vida. O respeito e a orientação sobre as atitudes a serem tomadas devem ser de maneira bem cuidadosa, para não prejudicar a imagem da aluna perante o grupo da escola, já que esta será julgada por muitos familiares e pelos próprios amigos.


EQUIPE DE REPORTAGEM: Como falar com os alunos da sala, quando uma das alunas está grávida? Que atitudes tomar?

LILIAN IANSEN: Acredito ser um assunto delicado e, na verdade, a postura do professor nesse momento deve ser como um auxiliador, abordar que a amiga está grávida é não colocá-la em uma situação constrangedora, é obvio que a sala já estará sabendo, já que as notícias correm, porém se faz necessário um trabalho de apoio e de solidariedade. Nos colocamos no lugar do outro e refletirmos sobre o que queremos e o que podemos colaborar, antes de criticar.

EQUIPE DE REPORTAGEM: Em relação aos pais de uma aluna grávida, é importante que a escola dê suporte para essa situação? Quais?

LILIAN IANSEN: Para os pais, receber a notícia de que sua filha esta grávida é difícil, muitos têm sonhos e planos para eles. A escola poderia sim ter momentos de conversas com esses pais, orientando em algumas tomadas de providências. Em alguns casos, temos pais com pensamentos radicais querendo tirar seus filhos da escola e cabe à escola dar esse suporte de orientação, permitir que os adolescentes continuem tendo a oportunidade de concluir seus estudos. Somente para cada caso é possível avaliar a melhor maneira que a escola pode contribuir dando o seu suporte às famílias

EQUIPE DE REPORTAGEM: Como professora o que você acha que pode estar fazendo para orientar melhor seus alunos quando isso ocorre em sua turma de sala de aula?

LILIAN IANSEN: Acredito que a orientação deve ser preventiva e constante antes que aconteça uma gestação não planejada. A melhor maneira é levar o assunto para esclarecimentos e orientações em minhas aulas. Hoje temos a oportunidade de oferecer muitos textos informativos sobre o assunto, como também experiências. Vejo que quando o professor tem uma postura de orientador, amigo da turma, muitos alunos passam a ter confiança e assim fortalecem os elos de amizade e com isso surge uma melhor aula e conseqüentemente melhores aprendizagens. Hoje, o que falta é o diálogo entre as famílias e com isso muitos alunos recorrem a amigos de rua e nem sempre as orientações são as melhores. Procuro oferecer o melhor que posso aos meus alunos e tê-los como amigos.

Entevista: Lílian Iansen, 32anos.
Nível Superior Pedagogia


A OPINIÃO DE UMA PROFISSIONAL DA SAÚDE

EQUIPE DE REPORTAGEM: Qual idade correta para dar início ao uso de métodos contraceptivos?
ANA PAULA ALMEIDA: Assim que der início a vida sexual. Entendo que o método contraceptivo se trata de prevenção (doenças e gravidez), ou seja, ele não tem idade. Vai iniciar a vida sexual, seja homem ou mulher, use métodos de prevenção (camisinha). A pílula é um contraceptivo, porém não basta tomar, importante saber que tipo de transformação e sintomas pode acarretar em você. E pior, que ela não protege de doenças sexualmente transmissíveis.

EQUIPE DE REPORTAGEM: Quando o corpo está preparado para ter relações sexuais?
ANA PAULA ALMEIDA: Primeiramente, a cabeça deve estar preparada, depois o corpo. Na verdade, a relação sexual é o início de uma nova fase de nossas vidas. Não é uma receita de bolo, cada um deve ter conhecimento sobre seu próprio corpo e julgar o momento apropriado.


EQUIPE DE REPORTAGEM: A gravidez na adolescência traz mais riscos do que uma gravidez na fase adulta? Por quê?

ANA PAULA ALMEIDA: Sim, existem riscos em qualquer fase da vida, seja jovem ou em idade avançada. As patologias mais freqüentes são: pré-eclampsia ou eclampsia, anemia, partos prematuros, etc e ocorrem em qualquer fase. O mais freqüente nas jovens adolescentes é o parto prematuro. Não significa que ocorra com todas, porém podem ser amenizadas ou evitadas com um pré-natal bem feito.


EQUIPE DE REPORTAGEM: Qual é a idade apropriada para ter filho?
ANA PAULA ALMEIDA: A idade é algo relativo do ponto de vista de cada pessoa. Muitas coisas devem ser levadas em consideração antes de estabelecer a idade ideal. Primeiro, a mulher deve ter acesso às informações, estar esclarecido o que filho representa e significa na vida dela. Saber que filho tem que ser planejado e ainda que não seja, tem que ser cuidado.

EQUIPE DE REPORTAGEM: Uma menina pode engravidar na sua primeira transa?
ANA PAULA ALMEIDA: Sim, eu mesma engravidei na minha primeira relação sexual, aos 14 anos. Fiquei menstruada aos 11 anos e acreditava que era uma mulher. Na minha época (23 anos atrás), não sabia nem mesmo o que era anticoncepcional, apenas recebia do meu parceiro um comprimido depois da relação sexual, que nem mesmo sabia para o que servia.

EQUIPE DE REPORTAGEM: Quais são os órgãos públicos de apoio que uma adolescente pode visitar após uma gravidez indesejada?
ANA PAULA ALMEIDA: Sei que existem postos de saúde (UBS), para atendimento a gestantes, como orientações (cursos) durante a gravidez e após (puerpério).

EQUIPE DE RPORTAGEM: Como funciona o ciclo menstrual? O que é período fértil?
ANA PAULA ALMEIDA: O ciclo menstrual ocorre todos os meses e em cada ciclo, o corpo está sendo preparado para uma gravidez. Quando isso não acontece ocorre a menstruação. O ciclo ocorre por uma descamação do endométrio (membrana que reveste a cavidade uterina), ou seja, o útero se prepara para receber o óvulo fecundado e como isso não ocorre, as células morrem e descamam. O período fértil são aqueles dias em que a mulher está liberando óvulos, período em que a gravidez acontece. Toda mulher que conhece bem seu corpo sabe o momento exato que está ovulando, existe aumento da temperatura corporal e secreção vaginal com coloração específica.

OBS: Adolescentes: Nesta fase da vida, existe uma oscilação no ciclo tornando-o instável e por este motivo acaba acontecendo uma gravidez indesejada. Toda jovem deveria passar, antes de iniciar sua vida sexual, por um especialista para receber orientações e evitar assim problemas futuros.

Equipe de redação: Isabela, Ana Carolina, Bianca e Raquel - 8ºA

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL - PRODUÇÃO DE ENTREVISTAS

SER MÃE!? LOGO AGORA?

SER MÃE NA ADOLESCÊNCIA REQUER MUITAS RESPONSABILIDADES.

SER MÃE NA ADOLESCÊNCIA ACARRETA UMA SÉRIE DE DIFICULDADES E RESPONSABILIDADES. MUITAS VEZES VEMOS NA TELEVISÃO OU INTERNET CASOS DE MENINAS QUE FICARAM GRÁVIDAS E O PAI DA CRIANÇA A ABANDONA, ISSO QUANDO NÃO É A PRÓPRIA FAMÍLIA. MAS, FELIZMENTE, VEMOS CASOS DE MENINAS QUE HOJE, APÓS ALGUNS ANOS CONSEGUIRAM FORMAR OUTRA FAMÍLIA.

MAS, SERÁ QUE ELAS SABEM OS RISCOS QUE ESTÃO CORRENDO INICIANDO A VIDA SEXUAL PRECOCE: DOENÇAS, A PRÓPRIA GRAVIDEZ E ETC. ALGUMAS SE ILUDEM COM FALSAS JURAS DE AMOR, COMO É O CASO DE A. G., QUE COM 13 ANOS TEVE SEU PRIMEIRO FILHO E HOJE AOS 23 ANOS, É MANICURE E TEVE OUTRA FILHA, TEM UMA VIDA ESTÁVEL E FALA COM TRANQUILIDADE SOBRE O ASSUNTO. COM A FINALIDADE DE CONTAR UM POUCO DA SUA EXPERIÊNCIA, NOS DEU ESSA ENTREVISTA.



QUANDO DESCOBRIRAM QUE ESTAVA GRÁVIDA?

MEU PAI FICOU COM RAIVA E ACUSOU MINHA MÃE DE NÃO TER PRESTADO MAIS ATENÇÃO, POR ELA ACEITAR O MEU NAMORO, E ELE NÃO.

VOCÊ PENSOU EM ABORTAR OU ABANDONAR O SEU FILHO?

NÃO, POIS TINHA QUE ARCAR COM AS MINHAS RESPONSABILIDADES, E NÃO ERA JUSTO TIRAR A VIDA DE UMA CRIANÇA, POR CAUSA DE UMA IRRESPONSABILIDADE DE MINHA PARTE E DO PAI DELE.

ANTES DA RELAÇÃO SEXUAL, VOCÊ PENSOU NOS RISCOS QUE CORRIA? CONVERSOU COM SEU NAMORADO SOBRE PREVENÇÃO?

NÃO, POIS ELE ME PEDIU UMA PROVA DE AMOR E ME ILUDIU.

QUE TIPO DE RESPONSABILIDADES VOCÊ TEVE QUE ASSUMIR COM A GRAVIDEZ? E O PAI DO BEBÊ?

LOGO CEDO, TIVE QUE ADQUIRIR RESPONSABILIDADES PARA CRIAR MEU FILHO.


MÃE DE MÃE

FICAR SEM SE FALAR NÃO LEVA A NADA, O QUE PODE RESOLVER O PROBLEMA É O DIÁLOGO.
COMO DEVE AGIR UMA MÃE OU PAI QUANDO DESCOBRE QUE SUA FILHA ADOLESCENTE ESTA GRÁVIDA? DEVE DAR APOIO? OU SIMPLESMENTE DIZER: O QUE FIZ PARA MERECER UMA FILHA ASSIM? SERÁ QUE A FALTA DE DIÁLOGO NÃO TEM UM POUCO DE CULPA NISSO?

A QUEM SE DEVE CULPAR QUANDO UMA MENINA FICA GRÁVIDA: AOS PAIS, A MÍDIA OU AO GOVERNO? SERÁ QUE ESTÁ CERTO UMA MÃE ROMPER O RELACIONAMENTO COM A FILHA?

M.G., 41 ANOS, CABELEIREIRA, TEVE UM FILHA QUE FICOU GRÁVIDA NA ADOLESCÊNCIA E ACHA ERRADO ESSE TIPO DE ATITUDE. ENFRENTOU ISSO COM A FILHA SEM ATRITOS, PELO CONTRÁRIO CONVERSARAM MUITO.

COMO FICOU A RELAÇÃO ENTRE VOCÊ E SUA FILHA?

A MINHA RELAÇÃO COM A MINHA FILHA FICOU NORMAL, SEM ATRITOS.

QUAL TIPO DE RESPONSABILIDADES VOCÊ ACHA QUE ELA DEVERIA TER TOMADO ANTES DA RELAÇÃO?

ELA DEVERIA TER SE PREVENIDO.

VOCÊ PENSOU EM PEDIR PARA QUE ELA ABORTASSE O BEBÊ?

EM MOMENTO ALGUM, ACHO QUE NÃO É JUSTO FAZER ISSO COM A CRIANÇA.

VOCÊ CONVERSAVA COM ELA SOBRE AS MANEIRAS DE PREVENÇÃO?

VÁRIAS VEZES, MAS NÃO ADIANTOU NADA, ELA FEZ MESMO ASSIM.

VOCÊ DIALOGAVA COM ELA SOBRE OS RISCOS DE UMA RELAÇÃO SEXUAL E UMA GRAVIDEZ PRECOCE?

SIM, EU CONVERSAVA COM ELA, POIS COM AQUELA IDADE, TER UM FILHO PODERIA TER VÁRIOS RISCOS E COMPLICAÇÕES.


GRAVIDEZ X ESCOLA X PRECONCEITO

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA PODE INTERFERIR NA SUA VIDA PROFISSIONAL.
SERÁ QUE NOS DIAS DE HOJE O PRECONCEITO CONTRA AS JOVENS MÃES EXISTE? A PROFESSORA VALÉRIA PONCIANO DE 34 ANOS QUE DÁ AULA NA ESCOLA E. M. E. F. PROFª LÚCIA PEREIRA RODRIGUES, BAIRRO PUTIM, ACREDITA QUE HOJE O PRECONCEITO NÃO EXISTA, POIS EXISTE ÓRGÃO QUE DEFENDA O ADOLESCENTE. "O PIOR NÃO É SÓ O PRECONCEITO, OUTRO FATO RUIM DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA É A PERCA DO ANO LETIVO, POIS MUITAS DEPOIS DO PARTO NÃO RETORNAM À ESCOLA E ISSO NO FUTURO ACARRETARÁ PREJUÍZO NA SUA VIDA PROFISSIONAL," DIZ A PROFESSORA, QUE RESPONDEU AINDA AS SEGUINTES PERGUNTAS:

VOCÊ ACHA QUE O APOIO DOS PAIS É FUNDAMENTAL PARA UMA ADOLESCENTE GRÁVIDA?

COM TODA CERTEZA, POIS NESSA HORA, SÃO DUAS PESSOAS PRECISANDO DE AJUDA E APOIO.

O QUE VOCÊ PENSA SOBRE PRECONCEITO CONTRA ADOLESCENTES GRÁVIDAS?

NÃO ACHO QUE NOS DIAS ATUAIS HAJA PRECONCEITO, ATÉ PORQUE HÁ VÁRIOS ÓRGÃOS QUE APÓIAM ESSAS ADOLESCENTES.

QUAL A RESPONSABILIDADE DA ESCOLA NA ORIENTAÇÃO SEXUAL DE SEUS ALUNOS E NO TRABALHO DE PREVENÇÃO À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA?

EXTREMAMENTE IMPORTANTE ESTE TRABALHO DE ORIENTAÇÃO, POIS OS ADOLESCENTES TÊM MUITAS DÚVIDAS E A ESCOLA PODERÁ ESCLARECÊ-LAS.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA ESCOLAR DOS ADOLESCENTES QUE SE TORNAM PAIS?

ACREDITO QUE HÁ UM TRANSTORNO EMOCIONAL, POIS ACARRETA NESTES ADOLESCENTES MUITAS RESPONSABILIDADES, A QUAL PREJUDICA NOS ESTUDOS, COMPROMETENDO MUITAS VEZES O FUTURO PROFISSIONAL DESTE ADOLESCENTE.

O QUE VOCÊ ACHA SOBRE O NAMORO NA ADOLESCÊNCIA? ACHA CERTO NAMORAR NESSE PERÍODO OU COM RESPONSABILIDADES ISSO PODE ACONTECER?

QUANDO OS NAMORADOS TÊM RESPONSABILIDADE, NÃO VEJO PROBLEMA ALGUM. CONHEÇO CASAIS QUE INICIARAM O NAMORO NA ADOLESCÊNCIA, ENTRARAM NA FACULDADE, SE ESTABILIZARAM NO EMPREGO E SÓ DEPOIS SE CASARAM E TIVERAM FILHOS.


EQUIPE DE REDAÇÃO: ANANDA, JULIA, NATALINE, TAINÁ C. E VITOR

QUAL A SUA OPINIÃO?

Governo quer distribuir camisinhas nas escolas.Você concorda?


em sexta-feira, 3 setembro 2010

Elaborado há mais de quatro anos, um projeto polêmico pode ser, em breve, implantado pelo governo federal. O Ministério da Saúde iniciou a busca por parceiros para a produção, em escala industrial, de dois modelos de equipamento de distribuição de camisinhas que serão instalados em escolas públicas do país. Dois modelos já foram desenvolvidos e um deles já é oferecido no mercado. A expectativa do Programa Nacional de DST e Aids, responsável pela iniciativa, é que até 40 máquinas comecem a funcionar ainda em 2010, apesar da resistência encontrada em alguns setores da sociedade.
De acordo com os idealizadores do projeto, o objetivo é ampliar o acesso gratuito do jovem aos preservativos como forma de prevenir gravidez não planejada e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Outro ponto importante é que as máquinas só serão instaladas em escolas que tenham programas de prevenção e de saúde sexual e reprodutiva.
E você concorda com a distribuição de preservativos nas escolas? Participe de nossa enquete.

Fonte:http://www.portalrvp.com.br/site/destaques/governo-quer-distribuir-camisinhas-nas-escolas-voce-concorda/

PRODUÇÃO DE TEXTOS COLETIVOS

Para a máquina implantar, é preciso primeiro educar!

            Somos contra o projeto do governo que pretende implantar máquina para distribuição de camisinhas nas escolas públicas de Ensino Médio, pois só a distribuição não adianta, o governo tem que educar os jovens sobre a importância do preservativo. Só a máquina não vai impedir os jovens de terem relações sexuais sem o preservativo correndo o risco das meninas ficarem grávidas precocemente e de pegar alguma DST. Além disso, a distribuição pode incentivar os jovens a iniciar a vida sexual precoce.

           Só a distribuição da camisinha não vai garantir que  os jovens se protegerão, portanto, para que o projeto do governo funcione é preciso educá-los antes da implantação das máquinas. Palestras nas escolas é uma boa idéia para ensinar aos adolescentes a importância do preservativo e para mostrar que para iniciar uma vida sexual tem que estar preparado psicologicamente.

          Concluímos que para o projeto do governo funcionar é preciso educar, só assim o governo poderá diminuir os índices de gravidez na adolescência, no Brasil.



Autores: Vitor e Lucas

8ºB

Uso consciente da Camisinha

Sou à favor do projeto do governo que pretende implantar máquinas para a distribuição de camisinhas, pois além de prevenir a gravidez das adolescentes, vai acabar com a discriminação que alguns jovens sofrem quando vão buscar o preservativo nos postos de saúde.

A estudante Tatiane dos Santos, 20 anos, que engravidou aos 15, afirma que “se tivesse a máquina naquela época, quem sabe não engravidaria”, mas o projeto não é bem idealizado, ele precisa de ajustes como as senhas utilizadas na distribuição. Alunos de 1º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, estudam na mesma escola, qualquer um pode ter acesso a camisinha. Os menores de 15 anos tem amigos de outras séries, terão acesso à senha e poderão usar a senha para pegar o preservativo.

Conclui que, o projeto é importante , mas se for aplicado com aulas, palestras e profissionais que possam falar com seriedade sobre o assunto sexualidade do 8º ano ao 3º ano do Ensino Médio, se não, não adiantará de nada o projeto. Cabe ao governo e escolas, utilizarem todos os recursos possíveis para que o projeto seja algo positivo, o que diminuirá casos como o de Tatiane.

Autora: Julia, 8ºB

Segurança na adolescência

Sou à favor do projeto do governo que pretende implantar máquina para distribuição de camisinhas nas escolas públicas de Ensino Médio, pois muitos adolescentes tem vergonha de comprar camisinha ou pegar nos postos de saúde , o índice de gravidez na adolescência no Vale é muito alto e os adolescentes do Ensino Médio muitas vezes já iniciaram a relação sexual,então, têm que se prevenir.

Os adolescentes muitas vezes têm medo de serem criticados por não terem idade para começar uma vida sexual ativa, por isso não pegam o preservativo nos postos de saúde e não compram nas farmácias.

Conclui, portanto, que o projeto é importante, mas que não adianta ter máquina de camisinha nas escolas, se não tiver aulas e palestras que expliquem o porquê do uso da camisinha.

Autora: Maria, 8ºB


Camisinhas nas escolas



     Somos contra o projeto do governo que pretende implantar máquinas para a distribuição de preservativos em escolas públicas de Ensino Médio, porque não achamos correto o uso de senhas na distribuição. Achamos também que nessa idade, 15 a 19 anos, os adolescentes ainda não estão preparados psicologicamente para manter uma vida sexual ativa, e esse projeto pode forçar os adolescentes a iniciar precocemente sua vida sexual.

     O uso da senha na distribuição da camisinha, por exemplo, poderá prejudicar o projeto, pois pode acontecer de um irmão menor de um adolescente do Ensino Médio pegar a senha e retirar o preservativo.

   Concluímos que, o uso da máquina de distribuição de preservativos nas escolas públicas de Ensino Médio não será conveniente, pois os adolescentes não tem total responsabilidade para manter uma vida sexual.

Joyce, Patrick, Gabriel Leví e Raquel - 8ºA











SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO

Produção de Artigo de Opinião
Tema:  Lei Antifumo
Posição: Em defesa da lei



A partir da introdução proposta pela professora, dê continuidade ao artigo de opinião. Abaixo estão relacionadas as principais informações a respeito do tema sobre o qual deverá escrever um Artigo de Opinião em defesa da Lei Antifumo. Para isso siga as instruções:

1- Organize as informações numa sequência lógica e elabore os parágrafos.

2- Cada tipo de argumento (1, 2 e 3) deverá ser desenvolvido em um parágrafo de seu texto.

3- Você deverá elaborar 3 parágrafos para argumentar à favor da Lei

4- O 5º e último parágrafo é a conclusão de seu artigo.

5- Na conclusão, procure reafirmar o que falou e defendeu na introdução e acrescentar sugestões de como a sociedade e as autoridades podem contribuir para que essa lei seja acatada e respeitada por todos os cidadãos (fumantes, não-fumantes, proprietários de estabelecimentos comerciais, etc).

6- Seu texto terá, no total, 5 parágrafos e no máximo 25 linhas.

7- Faça letra legível.

8- Não se esqueça de no final da atividade criar um título para o seu artigo. Faça uma leitura, corrija as falhas de ortografia, pontuação e concordância. Em seguida, entregue seu texto para ser avaliado.
----------------------------------------------------------------------------------------
Argumentos para comprovar as suas afirmações em defesa da Lei Antifumo:

1- A epidemia do tabaco:

- A OMS apontou o Brasil como sétimo país com maior número de fumantes no mundo. A lista é liderada pela China, que tem cerca de 30% de todos os fumantes do planeta.

-. No Brasil, 17,2% dos jovens fumam diariamente, percentual superior ao de adultos – 16,2%.

- A diretora geral da OMS, Margaret Chan, lembra que o tabagismo está relacionado a 6 das 8 principais causas de morte no mundo.

 
2- Consequências do tabagismo:

- Quem convive com fumantes fuma o equivalente a 10 cigarros por dia.

- O fumante passivo pode desenvolver doenças como se fosse um fumante ativo, mesmo sem ter acendido um único cigarro na vida, afirmou o pneumologista Sérgio Ricardo dos Santos, coordenador da Comissão de Tabagismo da SPPT.

- O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, o infarto, a angina, e o derrame. É responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Além disso, pode causar impotência sexual.

- O cigarro mata atualmente, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) 5,4 milhões de pessoas no planeta e, por volta de 2030, esse número alcançará a casa dos 8 milhões.

 
3-Benefícios da nova lei:

- É direito de qualquer cidadão estar em um ambiente que não lhe traga riscos à saúde.

- A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo economizará cerca de 90 milhões de reais por ano com a redução das internações dos fumantes passivos com doenças relacionadas ao tabaco.

- Protege o fumante passivo.

- A lei estimula o abandono do fumo, pelo fumante ativo.

 
Introdução:

A epidemia do tabaco vem sendo combatida no mundo inteiro. A proibição ao fumo em ambientes fechados inclusive a criação de fumódromos, faz parte de um tratado internacional da OMS (Organização Mundial de Saúde), assinado em 57 países. No Brasil, muitos estados aprovaram a lei Antifumo que independente de suas variações regionais, proibi o consumo de cigarro, cigarrilhas, cachimbos, charutos ou qualquer outro produto fumígeno derivado ou não do tabaco em ambientes fechados. No estado de São Paulo, a lei Antifumo entrou em vigor no início de agosto de 2009 e é uma medida que visa proteger, principalmente, o fumante passivo e a diminuição do número de fumantes no país.

A lei Antifumo é uma importante medida do governo e deve ser acatada e respeitada por todos. Somos favoráveis a essa lei, porque ...................................................

ARTIGO DE OPINÃO - TEMA: VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
AFETA A QUALIDADE DO ENSINO

A violência nas escolas públicas brasileiras atualmente está descontrolada. São casos e mais casos que vemos na mídia, que são de dar medo. Isso tudo é um horror, por isso, sou totalmente contra a qualquer tipo de violência, pois ela afeta, principalmente, a qualidade de ensino, devido a perda de tempo para resolver conflitos nas salas.

Em todas as escolas quem sofre bastante com a violência são os professores. De acordo com uma pesquisa da Internacional Stress Management (ISMA), realizada em São Paulo e Porto Alegre, 47% dos professores já sofreram agressões verbais e 11% chegaram a ser agredidos fisicamente, isso é realmente um absurdo, assim, fica impossível propiciar um ensino de qualidade.

Com tanta violência nas escolas, acaba afetando a qualidade do ensino dos alunos. Muitos professores cansados de tudo isso, acabam deixando de lecionar, é o que mostra uma pesquisa coordenada por uma pesquisadora; ela aponta que 29% dos professores entrevistados pensam em deixar de lecionar, devido à violência, mas sem professor não existe aluno!

O papel da família, em minha opinião, é realmente muito importante para a diminuição dos casos de violência nas escolas. Apesar de alguns alunos serem violentos, esses vêm de casa com esse tipo de atitude, sofrem violência doméstica e veem os pais alcoolizados. No entanto, os principais afetados pela violência são, tristemente, os poucos alunos que vão para a escola, em busca de um futuro.

Tendo em vista todos os fatos, concluo que, todos precisam se unir para mudar esse atual cenário. Precisamos investir na prevenção, porque assim, se previne problemas futuros, ou seja, levar esse tema para as séries iniciais, com palestras e debates. Para  isso acontecer, é essencial a cooperação de todos e o desenvolvimento de projetos e outras medidas para sanar o problema.

Alana Cristina da Silva, 9ºA


QUALIDADE DO ENSINO CAI POR CULPA DA VIOLÊNCIA

   A violência nas escolas públicas brasileiras é um problema que interfere na aprendizagem do aluno e, infelizmente, essa violência vem se agravando em nosso país.
   A escola é um lugar para aprender, brincar, fazer novos amigos e não para ser saco de pancadas. O grande problema dessa violência, é o fato do aluno não conseguir se concentrar nas aulas, consequentemente suas notas caem, isso é culpa da violência, porque os alunos ficam com medo e faltam nas aulas. No caso dos agressores, jogam papeizinhos nos outros, conversam muito e não param sentados.
   Obviamente, não podemos pensar em violência apenas como agressões físicas cometidas contra uma pessoa, já que outros conflitos e instabilidades geram, às vezes, traumas mais danosos às pessoas e ao ambiente. Um bom aluno quando começa a andar com pessoas “encrenqueiras”, começa a xingar ou bater nos outros e isso o faz desviar dos estudos, porque, segundo os alunos, os que fazem tarefas e trabalhos são chamados de “nerdes” ou “CDF’S”M coisa que ninguém quer ser chamado.
     É impossível os alunos terem um bom desempenho, sendo que há um clima horrível de violência ao redor deles, para o aluno aprender bem, ele tem que ter prazer de ir à escola e não ter medo de ir e ser roubado, agredido e ainda, por cima, correr o risco de ser baleado.
   Algumas medidas poderiam ser tomadas pelos diretores para acabar com a violência. Proporcionar palestras para os alunos se conscientizarem daquilo que estão fazendo, colocar psicólogos nas escolas para orientar os alunos e seus pais e evitar trocas de salas para que não haja contato entre os alunos. Tomando algumas dessas medidas, portanto, as escolas poderiam ter maior rendimento e os alunos seriam menos violentos.

LUIZ HENRIQUE FARIA MARINS, 9ºA






A AUTORIZAÇÃO PARA A VIOLÊNCIA

O assunto dos últimos tempos, em todos os contos do Brasil, é a maneira como vem crescendo o número de ocorrências de violência nas escolas que, de formas diversas tem atingido a vida de milhares de crianças e jovens. Defendo a idéia de que a violência começa em casa, e é levada de forma drástica às salas de aula.

Acredito que, a grande maioria das ocorrências registrados por violência nas escolas, o agressor não é o principal culpado por atitudes tão violentas. De alguma forma, ele também vivencia a violência, seja ela física ou psicológica. Um adulto ao violentar uma criança está dando a ela uma autorização para praticar o mesmo com um colega na escola, pois, a criança tende a copiar as atitudes de seu responsável, segundo opiniões de psicólogos.

Uma criança que, em casa, tem exemplos de amor e carinho, sem dúvida, transmitirá amor e carinho para os seu próximo. Em alguns casos, a reação de uma criança que sofre violência em casa e de não repetir a violência com outras crianças, mas, infelizmente, são casos raros.

Crianças que hoje são violentadas têm chances enormes de praticarem violência contra outras crianças, quando forem adultos, assim como, estupradores que um dia já foram estuprados.

Os únicos e exclusivos responsáveis pelos casos de violência nas escolas são os pais dos inocentes agressores que, na maioria das vezes, foram violentados pelos avós dos agressores e estes pelos bisavós e isso numa sucessão sem fim. Com suas atitudes agressivas e sem reflexão, os pais ajudam a aumentar as ocorrências de violência nas escolas.

LANA ALINE FARIA, 9ºA


A QUALIDADE DO ENSINO É AFETADA PELA VIOLÊNCIA

A violência nas escolas públicas brasileiras aumenta dia após dia, isso prejudica até mesmo a qualidade do ensino, porque alguns alunos, ao invés de ir à escola para aprender, vão pensando em arrumar confusão, prejudicando assim, a aula do professor e a qualidade do ensino.

Segundo Elton de Aquino Arruda, que publicou sua opinião no Jornal O Dia, diz que o assunto não é  novo e que mesmo havendo algumas iniciativas de enfrentamento à questão, essas iniciativas não vem tendo resultado. Por exemplo, o poder público tenta recompensar com premiações em dinheiro para quem enfrenta o desafio de trabalhar em escolas situadas em regiões consideradas violentas.

O cientista político João Trajano de Lima Sinto-Sé fala que o profissional de ensino se sente muito desamparado, desprotegido e muito pouco equipado para lidar com a questão concreta da violência. A professora Patrícia Pereira da Silva disse que as brigas e as ameaças são comuns no colégio estadual onde trabalha, diz também que os professores precisam precisam saber até onde podem ir, porque, hoje em dia, os alunos acham que podem tudo e que não têm limites.

Diante dos fatos descritos acima, proponho que as escolas públicas brasileiras levem esse assunto para ser tema de atividades escolares, debates em sala de aula e palestras para alunos, pais e comunidade, desde as séries iniciais, assim, evitando futuros casos de violência nas escolas.

ALINE MIRANDA RAMOS, 9ºA
Textos em processo de revisão e re-escrita.








































RESENHA DE LIVRO

Resenha do livro:         E-mãe a internet me aprontou uma




Tânia Alexandre Martinelli, além de lecionar Português na rede municipal da sua cidade de origem, é escritora e já escreveu livros infanto-juvenis como Violeta e o livro E-mãe a internet me aprontou uma.

O livro E-mãe a internet me aprontou uma, aborda o tema o divórcio entre casais , esse é um tema importante, já que muitos filhos não aceitam essa situação e a separação está se tornando cada vez mais comum. A linguagem do livro é fácil de entender e objetiva. O livro é narrado por Ana, a personagem principal da história, que faz a história se tornar mais interessante para o leitor.

João é o pai de Ana que estava separado da mãe dela e havia conhecido pela internet Marina. Desde então, começou a desordem, já que Ana não aceitava Marina. E agora? Como ficará o relacionamento entre pai e filha?

Há um momento no livro em que Ana, a personagem central da história, não aceita o fato de seu pai ter uma nova mulher. Ana é tida como egoísta pelo seu pai ,avó e sua mãe.

Ana e seu pai vão passar um fim de semana em São Paulo, na casa de Marina. É nesse momento,que Ana percebe que está sendo um pouco egoísta mesmo e começa a aceitar Marina.

É incrível! Quando você lê um capítulo, quer ler outro para saber o que vai acontecer, o livro tem 94 páginas de pura emoção, reflexão e no final , muita amizade e amor.

Realmente esse livro me surpreendeu, pois quando peguei para ler não dava nada para ele, depois que eu li, achei muito bem escrito, porque o enredo é fácil de entender, portanto, recomendo a leitura a todos os jovens que passaram por essa situação e os que ainda não passaram.

Vitor, 8ºB

terça-feira, 9 de novembro de 2010

PARABÉNS!

Os ALUNOS VITOR FERNANDO DE BARROS SANT'ANA, JINNY KELLY CENTENO RAMOS E LUCAS MATHEUS BORGES participaram do processo seletivo para o CASDINHO e foram aprovados.
Parabéns a vocês e sucesso na caminhada!

Profª Francisca

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SENAI São José dos Campos inscrição cursos gratuitos

A escola SENAI de São José dos Campos SP oferece 117 vagas em cursos técnicos gratuitos em 2010, cursos de Redes de computadores,Eletroeletrônica e eletromecânica, as inscrições terão início dia 26 de outubro e terminam dia 06 de novembro.
A inscrição para os cursos grátis do SENAI 2010 custam R$35 e deverão ser realizadas somente no endereço abaixo. A prova do processo seletivo será aplicada dia dia 29 de novembro e conterá 60 questões de múltipla escolha.
A escola SENAI da cidade de São José dos Campos é a SENAI “Santos Dumont” que fica no endereço:
Rua Pedro Rachid, 304 Santana São José dos Campos CEP:12211180
Telefone: 12 3921-0299
Site : http://www.sp.senai.br/saojosedoscampos
Email : senaisaojose@sp.senai.br

Relação de cursos oferecidos:

Curso Técnico de Redes de Computadores
Curso Técnico de Eletromecânica
Curso Técnico de Eletroeletrônica

Aproveite esta oportunidade para estudar em uma das instituições de ensino de melhor qualidade e reconhecimento pelo mercado de trabalho, cursos que depois de concluídos podem abrir várias portas de empregos, ou ainda melhorar a carreira em seu trabalho atual.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

As inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2011 estarão abertas entre 1º e 22 de outubro. O exame será no dia 21de novembro.

Vestibulinho ETEC - CENTRO PAULA SOUZA


O processo seletivo vai oferecer 65.919 vagas para o Ensino Técnico, um crescimento de 4.991 vagas em relação ao 1º semestre de 2010 (60.928). Desse total, 56.308 são destinadas às 191 Etecs e às 34 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec) – esse número inclui as 2.002 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 51 turmas de 31 Etecs.

As 9.611 vagas restantes são para o convênio firmado entre o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo ensino técnico e tecnológico, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo. Serão 8.236 vagas para cursos técnicos em salas de 106 escolas estaduais e 1.375 em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

O próximo Vestibulinho vai oferecer também 19.193 vagas para o Ensino Médio nas Etecs. No processo seletivo anterior foram 18.253 vagas.

* Cursos novos

Entre os 88 cursos técnicos que serão oferecidos no Vestibulinho para o primeiro semestre de 2011, 7 são inéditos:

Administração Integrado ao Ensino Médio - Etec Frei Arnaldo Maria de Itaporanga (Votuporanga), 35 vagas, Etec Prof. Camargo Aranha (Capital), 80 vagas, e Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira (Santana de Parnaíba), 40 vagas;

Celulose e Papel - Etec Conselheiro Antonio Prado (Campinas), com 40 vagas à noite;

Dança Esportiva – Etec Amim Jundi, Osvaldo Cruz, 40 vagas, no período da noite;

Informática Integrado ao Ensino Médio - Etec Elias Nechar (Catanduva), 40 vagas, Etec João Baptista de Lima Figueiredo (Mococa), 36 vagas, Etec Jorge Street (São Caetano do Sul), 40 vagas, e Etec Polivalente de Americana, 40 vagas;

Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio - Etec Dr. Carolino da Motta e Silva (Espírito Santo do Pinhal) e Etec Pedro Ferreira Alves (Mogi Mirim), ambas com 40 vagas;

Química Integrado ao Ensino Médio – Etec Júlio de Mesquita (Santo André), 40 vagas; e

Serviço de Restaurante e Bar – Etec de São Roque, 40 vagas à noite.

* O curso técnico em Agente Comunitário de Saúde passa a ser oferecido no processo seletivo em 3 Etecs (Amim Jundi, de Osvaldo Cruz; Praia Grande; Prof. Mário Antônio Verza, de Palmital) e em uma classe descentralizada, extensão da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul. Todas com 40 vagas, à noite.


Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

As inscrições, exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, vão de 1º a 22 de outubro – no último dia, o prazo termina às 15 horas. Para efetivar a inscrição é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 25, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

O Manual do Candidato também estará disponível para download no site do Vestibulinho.

Maiores informações no site: http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Vestibulinho/

NA PERCAM A OPORTUNIDADE, FAÇAM SUAS INSCRIÇÕES!!!

Concurso de Bolsas 2011 - Informações

CONCURSO DE BOLSAS 2011 - COLÉGIO FRANCISCANO NOSSA SENHORA APARECIDA



1º ANO EF I A 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Prova dia 23 de outubro de 2010.

Inscrições na secretaria: 27/09 a 21/10

Horário: 9h00 às 11h30

13h30 às 17h00

Inscrições no site: 11/10 a 21/10

Inscrição solidária: 1 Kg de alimento não perecível, exceto sal e açúcar.
 
Maiores informações acesse o site: http://www.cnsa.com.br/

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ROTEIRO DA AULA - PARA 8º E 9º ANO

TEMA: ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL

Sua tarefa hoje é revelar o que você pensa sobre alguns temas relacionados à adolescência, através de uma produção de texto. Abaixo teremos duas propostas de texto diferentes: um texto de opinião e um poema. Escolha apenas um dos gêneros, escreva seu texto logo abaixo dessa postagem e envie-o. Não se esqueça de ler o que escreveu e de fazer as devidas correções, antes de enviar seu texto.

Você poderá escrever em dupla, mas siga a orientação fornecida para cada produção. Essa atividade valerá 10 pontos!

Proposta nº 1
Produza um texto de opinião, em 3ª pessoa, dando dicas para outros adolescentes de como viver uma adolescência saudável. Seu texto deverá apresentar logo no 1º parágrafo as idéias que pretende desenvolver e o mínimo de 20 linhas. Ex.:

.....Para viver o período da adolescência de uma forma saudável, é importante que o adolescente aprenda a se divertir, a namorar de forma mais responsável, a cuidar da sua formação para garantir um futuro promissor e, principalmente, a respeitar e a cuidar do seu próprio corpo.

No 2º  parágrafo procure mostrar, por exemplo, como é possível se divertir sem o uso de drogas, como é possível viver de cara limpa, livre das drogas, aproveitar essa fase da vida sem o uso de drogas, sabendo aproveitar as oportunidades de lazer oferecidas no bairro e na cidade, etc. A partir daí, cada parágrafo tratará de um dos assuntos destacados no 1º parágrafo. No último parágrafo, faça a conclusão  reforçando a importância de se viver de forma saudável na adolescência.

Para garantir uma boa produção de texto, procure ler, antes da produção, algumas das reportagens sobre o tema Gravidez na adolescência no próprio blog.


Proposta nº2
Produza um poema, mínimo de 15 linhas,  falando das transformações emocionais e físicas pelas quais passa um adolescente ou da importância de aprender a lidar com essas mudanças ou da importância se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência, no caso de uma relação sexual.
Seu texto poderá seguir o modelo da organização do texto abaixo:

RITUAL
Este corpo.
que agora me veste
ainda é casca
e casulo
de um outro bicho
que cresce

Esta capa
Que me acompanha
desde os tempos
de criança
desde inutil
dos meus pés.

Sou a ponte
que me liga.

Sou o gesto
que me une.

Sol e Lua,
Noite e dia.

Sou o fui
e o serei.

Este tempo
que me guarda
para um outro
amanhecer
é lembrança
e é promessa,
recordação
e esperança
morte e vida
enoveladas
na meada
das mudanças.

Autor:Carlos Queiroz Telles.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

VISITA AO JORNAL O VALE


Para escrever boas reportagens, além do tema a ser abordado, que deve estar na ponta da língua de todos, é preciso saber de quem tem experiência na produção desse gênero como é escrever uma reportagem, que percurso percorrer para produzir um texto jornalístico respeitando as características próprias do gênero e a ética na divulgação de informações coletadas por meio de entrevistas e pesquisas.
Cheios de perguntas sobre o gênero REPORTAGEM na cabeça, lá foram os 26 alunos dos diferentes 8º anos, no dia 13 de setembro visitar o jornal O VALE.
Nesta visita, os alunos conheceram e bateram um papo com o jornalista Cláudio Leyria, que gentilmente nos recepcionou e respondeu a todas as perguntas dos alunos. Cláudio, é editor de suplementos e trabalha no jornal há 14 anos.
Os alunos conheceram os fotógrafos e muitos jornalistas que estavam produzindo o jornal do dia seguinte, na redação. Por fim, visitaram o espaço da oficina onde são rodados os exemplares do jornal.
A surpresa da visita ficou para o final dela, quando soubemos que nos tornaríamos matéria do jornal. Foi demais! Os alunos, claro, se sentiram valorizados e a professora também! Obrigada Cláudio, pela gentileza e credibilidade.
Confira abaixo alguns momentos da visita:


Jornalista Cláudio Leyria


Redação do Jornal

Alunos ouvem atentos a experiência do Jornalista

Oficina do Jornal


Jornalista e Fotógrafo Cláudio















 

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL - PALESTRA

Dia 08 de Setembro
PALESTRA COM A PSICÓLOGA SÍLVIA - professora do Laboratório de Aprendizagem da escola

DÊ UMA GUINADA EM SUA AULA!

Todo professor tem como objetivo, meta e  outros até sonham com o dia em que conquistarão a atenção de seus alunos, com o dia em que despertarão neles o interesse pelos temas discutidos em sala de aula; por isso quero dividir com todos, esse momento pelo qual estou passando.
Desde o 2º bimestre, tenho realizado conversas dirigidas a respeito do tema Sexualidade e o ponto de partida para o trabalho, foi a leitura do livro UM SONHO DENTRO DE MIM, de Júlio Emílio Braz. Ao longo, do trabalho percebi o interesse dos alunos e a falta de informação sobre o tema.
O livro fez muito sucesso entre a garotada e também foi ponto de partida para novos trabalhos. A leitura foi realizada durante as aulas, líamos juntos e comentávamos os desafios pelos quais a personagem passou. O livro aborda  temas como Namoro, Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, à Gravidez, Preconceito entre outros. Adorei o trabalho e os alunos também.
Neste 3º bimestre, meu projeto de escrita com os alunos dos 8ºs anos é a produção de textos informativos e jornalístico, com ênfase na produção de reportagens. Mas como despertar o interesse da turma e envolvê-la no processo de escrita? Essa foi minha indagação inicial.
Descobri, ao longo de minha carreira, que se o professor deseja envolver seu aluno num projeto de escrita, é necessário muito mais do que apresentar bons modelos de textos, trabalhar a estrutura do gênero e os recursos linguísticos, é preciso oferecer algo mais, é preciso trazer o aluno para você, fazê-lo entender que a produção de um texto só faz sentido quando temos algo a dizer, quando  temos um objetivo com aquele texto.
Com o trabalho com a língua, aliado ao projeto Adolescência Saudável, tornou-se mais instigante e desafiador para meus alunos, a partir do momento que abri espaço nas minhas aulas para que pudessem participar de palestras, realizar visitas e conversar sobre o tema de interesse deles, a Sexualidade.
Foi um bimestre agitado e ainda não terminou, mas sei que estou no caminho certo. Então, meu amigo professor, procure observar, ouvir seu alunos e atender suas necessidades; assim estará muito próximo de conquistar seu sonho: despertar a atenção e o interesse de seus alunos pelas suas aulas.
Espero que com meu relato não tenha demonstrado arrogância ou prepotência;pois apenas pretendia dar uma dica, uma sugestão para amenizar os conflitos e, principalmente, a frustação, que surge ao percebermos que não atingimos nossos objetivos.
Um abraço,
Profª Francisca
Um abraço

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI