Meu cantinho de leitura e estudos

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segunda-feira, 2 de abril de 2018

SLIDES DAS AULAS DOS 7º e 8º ANOS

Olá, queridos alunos!

Conforme combinamos, a partir de hoje, 02 de abril de 2018, começarei a disponibilizar os slides apresentados em sala de aula como apoio para os alunos que, porventura, tenham perdido alguma aula e também para os alunos que desejarem acessar a matéria com antecedência, ou seja, antes de ser desenvolvida em sala.

Os slides estarão online e serão, sempre que necessário, atualizados por mim, ou seja, numa mesma sequência de slides estarei inserido outros assuntos a serem trabalhados em sala.

Um abraço a todos!

Bons estudos!!!


Prof.ª Francisca

Slide 1




Slide 2




Slide 3




sábado, 6 de maio de 2017

Uso das ferramentas Google

Senhores pais/responsáveis:
Estamos  na Era da Tecnologia e para o 2º bimestre apresento uma proposta de trabalho, que prevê o uso de diferentes tecnologias para apoiar e facilitar a aprendizagem dos alunos.
Os alunos dos 6ºs anos A, B, C e o 7º ano A e B terão a oportunidade de conhecer alguns recursos digitais que serão utilizados, sobretudo, para apoiar o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção de textos. Todos já possuem um login e uma senha para acesso à plataforma de ensino Edmodo e, a partir de maio, também passarão pela experiência de criar um Ambiente Pessoal de Aprendizagem (APA) utilizando as ferramentas gratuitas do Google e outros softwares.
Mas, para que esse trabalho aconteça  é necessário que todo aluno tenha um Gmail. Por isso, solicitamos aos senhores a criação de uma conta no Google em nome dos senhores, para a criação de um Gmail em nome de seu (sua) filho (a).
Alertamos que a conta no Google precisa ser em nome dos pais, porque os estudantes não têm idade para criação de contas em seu próprio nome.
Para a criação da conta basta acessar o link abaixo preencher o formulário e enviar. Uma atenção importante é quanto ao padrão de criação do Gmail. Ex.: francisca.6C@gmail.com (primeiro nome e turma) ou francisca.martins.6C@gmail.com (primeiro nome e sobrenome, seguido pela turma). Procurem utilizar esse padrão na criação do e-mail e nunca utilizar apelidos.

Link para criação do Gmail: https://goo.gl/dbmX9d
Solicitamos aos pais, que entenderem a proposta da escola e autorizarem a criação do Gmail, que preencham, assinem a autorização (que ainda será enviada para casa) e encaminhem à professora Francisca até o dia 12/05/17.
Orientação: O pai que tiver condições de acessar o Google e de criar o Gmail de seu filho (a) em casa, poderá fazê-lo. Peço que escolham uma senha fácil para o aluno memorizar para não ter futuros problemas de acesso.
Agradece a atenção de todos e conto com sua compreensão e parceria nesta iniciativa que contribuirá para a melhoria da qualidade do ensino.
Um abraço,
Prof.ª Francisca


terça-feira, 25 de abril de 2017

Estudo sobre criação de personagens


TIPOLOGIA DOS PERSONAGENS


Para sua pesquisa sobre tipos de personagens, seguem abaixo vários links interessantes sobre o assunto. 


Outro material interessante:

(...)Classificar personagens é quase como classificar e separar produtos nas prateleiras do supermercado, cada um tem sua função e seu papel na história, e é pela sua importância na história que nós os classificamos. Os personagens podem ser classificados em:
  • Protagonistas: É muito comum o principal ser o narrador, geralmente é o mocinho ou a mocinha da história. (..) nos romances é o casal, nos livros de aventura é o herói. O protagonista também pode ser o vilão. A definição do protagonista é feita a partir de em quem a história é centrada. (...)
  • Antagonistas: O antagonista é o personagem que se opõe ao protagonista por ficar no caminho do motivo do protagonista ou objetivo final, quase sempre é o vilão, mas não precisa ser sempre o vilão.
  • Vilão: Um vilão é um personagem que é um transgressor, pode ser o protagonista ou o antagonista, depende da sua história.
  • Herói: O herói é o oposto do vilão. Este personagem tem características heroicas e é moralmente bom. Este personagem, como o vilão, pode ser o protagonista ou o antagonista.
  • Anti-Herói: O anti- herói é um protagonista que não tem muitos traços heroicos, mas ou é moralmente ambíguo ou moralmente bom. 
  • Figurantes: São personagens que estão ali só para preencher o espaço, sabe aquela melhor amiga da Bella Swan em Crepúsculo? Pois então, ela é só uma personagem que está ali para preencher espaço, ela não tem muita importância na história, não interfere no enredo.




Procure acessar os links, ler o material postado e registrar em seu caderno as informações mais importantes sobre os tipos de personagens que podemos criar em nossas histórias.


1- http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/420168

2- http://leadepessoal.blogspot.com.br/2014/05/sequencias-narrativas-e-tipos-de.html

3- https://www.youtube.com/watch?v=dQGAoICqblk




Descricao de_personagens_ppt de Ermelinda Bordonhos


Olá, pessoal!
Selecionei para vocês algumas dicas de vídeo sobre o tema criação de personagens. Vale a pena conferir!








Com todas essas dicas, com certeza, os personagens da sua próxima história serão interessantes e os leitores de seus contos se apaixonarão pelos seus personagens.

Abraços!!!

Prof.ª Francisca

segunda-feira, 17 de abril de 2017

O que é foco narrativo?

Foco narrativo pode ser definido como a perspectiva usada pelo narrador para relatar os fatos da história que está contando. O narrador vai participar da história ou será apenas um espectador dos acontecimentos desenrolados?
O narrador assume posições e papeis diferentes, podendo apresentar-se em primeira ou terceira pessoa.
O narrador desempenha o importante papel de nos contar os fatos ocorridos em uma história, mas isto pode ser feito de diversas maneiras, a partir do seu ponto de vista.
Trata-se do foco narrativo, que é um dos elementos da narrativa. Neste artigo, saiba mais sobre este assunto.

Exemplos de foco narrativo

De acordo com o posicionamento do narrador, o foco narrativo assume diferentes funções, dentre as quais estão as seguintes:
  • Foco narrativo de terceira pessoa – Nesta modalidade, o narrador não é um participante ativo dos fatos relatados. Pode-se afirmar que a narrativa assume um caráter objetivo, pois o narrador observa os fatos do lado de fora, podendo repassar apenas o que vê. O foco narrativo de terceira pessoa pode se manifestar como narrador onisciente e narrador observador:
  • Narrador onisciente – Este tipo de narrador conhece toda a história, inclusive os pensamentos das personagens.
  • Narrador observador – Ao contrário do onisciente, o narrador observador não conhece toda a história. Este tipo de narrador se limita a narrar os fatos à medida que eles ocorrem.
  • Foco narrativo de primeira pessoa – Como o próprio nome aponta, nesta modalidade o narrador se torna um personagem, podendo ser um narrador protagonista ou narrador coadjuvante.
O narrador observador e o narrador personagem podem ser classificados como intruso. Isto ocorre quando ele tece comentários acerca dos envolvidos no contexto, de si mesmo (quando ele é participante) ou do ambiente. Quando o narrador apenas conta os fatos, sem nenhum tipo de influência, ele é neutro.
Quando a personagem principal conta a sua história, trata-se de um foco narrativo na primeira pessoa ou interno; quando uma personagem secundária narra a história da personagem principal, o foco narrativo é na primeira pessoa ou interno; o foco narrativo na terceira pessoa ocorre quando o narrador conta a história como observador; e, por fim, quando o escritor (analítico ou onisciente) conta a história no papel de narrador, o foco narrativo é na terceira pessoa.

Exemplo:

1ª PESSOA DO SINGULAR - NARRADOR PERSONAGEM:
Desci os últimos degraus do trem e observei a pequena ferroviária, era uma construção simples, com detalhes em madeira escura. A obra era retangular, com uma cobertura de telhados estendidos diagonalmente em direção aos trilhos para o conforto dos passageiros. O local era arejado e consistia em apenas um caixa para bilhetes e informações mais à frente. Havia muitas flores espalhadas pelo lugar, o recinto era puro estilo vintage. Não pude evitar a sensação de conforto que me tomou, era como se eu estivesse fazendo a coisa certa ao menos uma vez na vida.
3ª PESSOA DO SINGULAR - NARRADOR-OBSERVADOR:
Zaïre desceu os últimos degraus do trem e observou a pequena ferroviária, uma construção simples, com detalhes em madeira escura. A obra era retangular, com uma cobertura de telhados estendidos diagonalmente em direção aos trilhos para o conforto de passageiros, como ela. Sentia o local arejado e este consistia em apenas um caixa para bilhetes e informações mais à frente. Ela viu muitas flores espalhadas pelo lugar, o recinto lembrava-lhe o puro estilo vintage. Uma sensação de conforto a invadiu como consequência do pensamento estampado diante àquela estação. 
Retirado de:

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Uso da Plataforma Edmodo


Senhores pais e alunos:

O Edmodo é uma plataforma de ensino virtual. É uma ferramenta  muito útil aos professores, alunos e pais. No mundo todo, tem sido empregada na criação de comunidades de aprendizagem para profissionais e para estudantes.
O nosso objetivo com a utilização desta plataforma é dinamizar as aulas, despertar maior interesse nos alunos pelos conteúdos trabalhados em sala, possibilitar maior interação entre alunos e professora; entre os próprios alunos e entre a professora e as famílias, que poderão acompanhar mais de perto o progresso de seus filhos.
Acessando a plataforma alunos e pais conhecerão as tarefas/trabalhos propostos, em caso de dúvida poderão comunicar-se com a professora pela própria plataforma e ainda poderão conhecer o resultado obtido pelo filho em avaliações de leitura, interpretação e produção de texto, e nas próprias tarefas/trabalhos encaminhados pelo Edmodo.
Esta plataforma conta com recursos que possibilitam:
  • criação de salas virtuais (cada sala possui um código de acesso);
  • participação em outras comunidades virtuais da própria escola e até de outros países;
  • criação de senha, login e perfil dos usuários (até de um avatar para sua identificação);
  • criação grupos;
  • convidar alunos (e outras pessoas) para participarem dos grupos;
  • postagem de tarefas,  testes, enquetes e trabalhos;
  • correção pelo próprio sistema de testes objetivos;
  • armazenamento de dados em nuvem (notas, comentários e arquivos);
  • histórico qualitatitivo e quantitativo do progresso do aluno;
  • gestão do espaço, do tempo e do progresso pessoal;
  • comunicação e interação entre professores, aluno/professor e aluno/aluno: envio de feedbacks por mensagens postadas diretamente no ambiente ou por e-mail;
  • colaboração: alunos e professores podem compartilhar  recursos educacionais;
  • organização de uma biblioteca virtual;
  • agendamento de atividades e criação de eventos, usando o Calendário;
  • criação de enquetes e fóruns de discussões;
  • envolvimento da família: os pais podem se cadastrar e participar do processo de aprendizagem de seus filhos.

Para que os senhores pais possam se cadastrar na plataforma utilizem o código da sala de seu filho, conforme indicação abaixo, e comece a acompanhar online a aprendizagem de seu filho(a):
1. Acessem: www.edmodo.com
2. Siga as instruções abaixo:

Como se inscrever como pai:
  1. Obtenha o único código pai de 6 ou 7 dígitos   da conta do seu filho (este não  é  o mesmo que o (s) código (s) de grupo do seu filho). 
    • O código pai está anexado à conta do seu filho. Cada criança tem um código pai diferente. Você pode encontrar seu código pai das seguintes maneiras:
      • Página do Edmodo do seu filho em um navegador da web (Chrome, Firefox, Safari, etc.) : o código pai está localizado na parte inferior do painel do lado esquerdo em uma caixa azul. 
      • A conta do Edmodo de seu filho em um aplicativo para iOS:  clique nas três barras horizontais no canto superior esquerdo, depois no nome do aluno e finalmente em "Convidar pai".
      • A conta do Edmodo de seu filho em um aplicativo para Android: clique na gaveta de navegação do lado esquerdo e selecione "Perfil".
      • O professor do seu filho  pode fornecer-lhe o Código-pai.
  2. Acesse  www.edmodo.com em um navegador  da Web  (você também pode se inscrever com o Edmodo for Parents Android App e iOS Apps ).
  3. Clique em " Eu sou um pai ".
  4. Preencha as informações necessárias e seu código pai único, e marque a caixa para concordar com os Termos de Serviço  e a  Política de Privacidade  .
  5. Clique em  "Inscreva-se".

Procurem se inscrever e acompanhar a aprendizagem de seu filho na disciplina de Português.

Um abraço!

Prof.ª Francisca

quarta-feira, 8 de março de 2017

Igualdade de gêneros na escola

Por que falar sobre igualdade de gêneros na escola associado à comemoração do Dia Internacional das Mulheres?

Tratar do tema igualdade de gêneros na escola é dar oportunidade para que meninos e meninas recebam informações adequadas, pensem, falem e debatam sobre o tema, numa perspectiva de mudança de atitudes e transformação da sociedade.


Abordar temas polêmicos geradores de controvérsias e debates acalorados na sociedade é inserir os estudantes num debate que diz respeito a todos, inclusive, as novas gerações de homens e mulheres, que quando bem informados e formados saberão posicionar-se para defender ideias que combaterão a desigualdade não apenas entre gênero, mas todas as formas de desigualdade que ferem os direitos de muitos cidadãos e cidadãs pelo mundo.

Precisamos de homens e mulheres feministas que lutem pela igualdade entre gêneros. De homens que respeitem e valorizem as mulheres e de mulheres que se façam presentes, atuantes em todos os setores, que se valorizem e lutem pelos seus direitos.

Para construirmos uma sociedade igualitária, é preciso levar as questões de desigualdade para dentro da sala de aula, oferecer material de qualidade para dar suporte à reflexão e mobilizar o debate. 

Hoje vivemos essa experiência, transformamos a aula numa gincana, não foi apenas um momento prazeroso, divertido, mas foi um momento de reflexão sobre a igualdade de direitos, para pôr em jogo aquilo que os alunos compreenderam da mensagem transmitida pela animação Um Sonho Impossível? visionada pelos alunos. 

Sei que essa aula foi apenas uma gota no oceano, mas quem sabe no final do percurso tenhamos algum estudante, menino ou menina, lendo um discurso parecido com o de Emma Watson:


Assim, saberei que meu sonho tornou-se realidade.
Um abraço a todos!

Prof.ª Francisca

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Projeto do 1º Bimestre do Ano Letivo de 2016 - PROJETO VALORIZANDO A ESCOLA

Neste ano de 2016, iniciei os trabalhos com as minhas turmas lendo o poema Ser Estudante, no qual procurei destacar algumas valiosas atitudes do bom estudante.

Na roda de conversa, cada aluno pode escolher uma estrofe e expor o que compreendeu. Todos participaram e contribuíram com ideias que ajudaram a turma entender que para ser um bom estudante é preciso muito mais do apenas ter o nome na lista, carregar uma mochila e frequentar a escola.

Foi possível debater sobre a importância de aprender na escola muito mais além do que ler e escrever. Ficou claro para todos que na escola também devemos aprender a conviver e a viver com cidadania.

Em seguida, exibi o vídeo da parábola A Águia e a Galinha de Leonardo Boff. Meu objetivo foi provocar uma reflexão. Isso mesmo provocar! Contei à turma que nesta parábola os personagens principais eram a águia e a galinha. Como ponto de partida, listamos no quadro algumas das características dos animais que apareceriam na história e, em seguida, perguntei aos estudantes com qual animal eles se identificavam: a galinha ou a águia? Com qual desses animais um estudante deveria se identificar?

Depois dessa conversa inicial, a turma assistiu ao vídeo.
Novamente, voltamos para a roda de conversa e debatemos sobre a parábola e de que forma ela nos ajudaria a pensar em nossas atitudes. Algumas perguntas foram lançadas e os alunos participaram respondendo e fazendo comentários.

Meu objetivo foi encorajar os estudantes a se projetar no futuro e a pensar no caminho que deverão percorrer para realizarem seus sonhos. Para isso, precisaram compreender que dentro de cada um existe uma águia que quer crescer, voar alto, sem limites. Mas, para isso é preciso ter coragem, foco, determinação e muita dedicação aos estudos.

Desta forma, iniciei o ano letivo trabalhando a auto-estima dos estudantes e propondo o tema do projeto para o 1º bimestre - Valorizando a Escola.

A seguir, as sugestões de vídeos que foram trabalhados com os estudantes:




Um abraço,

Profª. Francisca

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Início de ano letivo, tempo para reflexão.

A ÁGUIA E A GALINHA


A ÁGUIA E A GALINHA
(Parábola sobre as Novas Gerações)







Leonardo Boff no livro “A Águia e a Galinha”relata uma das parábolas mais bonitas de autoria de James Aggrey:


"Um fazendeiro encontrou na floresta um filhote de águia. Recolheu, levou e colocou no galinheiro, junto com as galinhas, e começou a alimentar com milho e ração de galinha. O filhote foi crescendo no meio das galinhas, adquirindo seus hábitos, ciscando a terra como se fosse galinha, embora a águia fosse o rei/ rainha de todos os pássaros.

Cinco anos depois, ela tinha o comportamento de galinha, vivia como galinha, comia como galinha, inclusive cacarejava como galinha.

Um dia um naturalista passou pela fazenda e observando o galinheiro, disse: Esse pássaro aí não é uma galinha, é uma águia.

De fato, disse o fazendeiro, ela nasceu águia, mas hoje é uma galinha. Foi criada como galinha, vive como galinha e se comporta como galinha. Tem os hábitos de uma galinha.

Não, retrucou o naturalista. Ela é e sempre será uma águia, pois tem o coração de águia e ninguém pode contrariar a sua natureza. Esse coração a fará um dia voar às alturas. Eu vou provar a você que ela é uma águia.

Não, não, insistiu o fazendeiro. Não é possível.Ela virou galinha e jamais voará como águia.

Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a  águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a, disse: Já que de fato você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!

A águia viu as galinhas no chão, pulou para junto delas e voltou a ciscar os grãos.

O fazendeiro comentou: eu não falei que era uma galinha? Ela não é mais águia, ela virou uma simples galinha!

Mas o naturalista tornou a insistir: Não, ela tem no coração a natureza da águia. Vamos leva-la para cima de casa e você vai ver que ela vai se tornar águia novamente.

Ele a levou para o telhado da casa e sussurrou-lhe: Águia, abra suas asas e voe! Mas quando a águia viu lá em baixo as galinhas no chão, pulou e voltou a ciscar no meio delas. 

O fazendeiro disse: Tá vendo só o que eu disse? Ela é e sempre será uma galinha.

Mas o naturalista não se conformou. Não,afirmou. Amanhã nós vamos lá no alto daquela montanha e você vai ver que ela não é uma galinha, é uma águia.

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.

O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe: Águia, já que você é  uma águia, já que você pertence  ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!

A águia tremia feito vara verde, mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.

Você é uma águia, voe! E a lançou contra o sol. Nesse momento a águia abriu as suas asas de quase três metros de envergadura, grasnou como as águias e ergueu-se soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez para mais alto. Voou...voou... até confundir-se com o azul do firmamento."



Fonte: http://albertobittencourt.blogspot.com.br

Mensagem de retorno às aulas - Olhe sempre para o alto e viva como águia! Assista ao vídeo da parábola A Águia e a Galinha.

Mais um ano letivo se inicia trazendo consigo novos desafios, novas descobertas, novos conhecimentos a serem adquiridos e por que não? Novas amizades.
Embuídos de um espírito renovado, vamos abraçar o ano letivo de 2016 como muita alegria e determinação.
Por que alegria? Já percebeu que quando estamos alegres, realizamos nossas tarefas sem reclamar e não nos sentimos cansados para realizá-las. Procure refletir e tenho certeza de que se lembrará que isso já aconteceu com você ao menos uma vez.
Por isso, é importante encarar os desafios da vida com alegria. O otimismo nos impulsiona para frente e nos torna pessoas positivas, que acreditam no sonho, no futuro.
O otimista também precisará de determinação para não se deixar vencer e desistir ao se deparar com o primeiro obstáculo.
Olhe sempre para cima, almeje grandes realizações, sonhe grande, sonhe alto e nunca fixe seu olhar na terra, olhe para o alto... Não se deixe influenciar por pensamentos negativos, celebre cada dia de sua vida, comemore pequenas vitórias e construa sua estrada para o sucesso.
Neste novo ano letivo, dê uma chance para você mesmo, acredite em seu potencial e não se esqueça, pense e viva como águia. 
Para complementar nossa reflexão, assista ao vídeo e responda: Você é uma águia ou uma galinha?

        

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Planos para Apoio Pedagógico :: FF GESTÃO DO CONHECIMENTO

Olá, pessoal!
Neste ano de 2016, atuarei num projeto autônomo de Prestação de Serviços de Apoio Educacional à estudantes que precisam de apoio pedagógico para vencerem suas dificuldades de aprendizagem e à estudantes do Ensino Fundamental II que desejam se preparar para provas do colégio da EMBRAER, ETEC e outros vestibulinhos.
Acesse o site da FF Gestão do Conhecimento e conheçam nossos planos.
Peço aos amigos que compartilhem este link e me ajudem a tornar o projeto um sucesso em 2016.
Conto com vocês!!!
Abraços,

Planos para Apoio Pedagógico :: FF GESTÃO DO CONHECIMENTO

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Seguindo os passos de Malala... Com um lápis nas mãos podemos mudar o mundo...


A seguir mais sugestões dos estudantes para erradicar o trabalho infantil no Brasil:

O trabalho Infantil é algo totalmente desumano, que ainda aterroriza boa parte das crianças do mundo. Crianças que trabalham pesado, muitas vezes se não aguentam trabalhar mais, apanham de seus exploradores. Muitas crianças trabalham no trânsito vendendo coisas, por exemplo: bala, para ajudar seus pais, que estão desempregados. As crianças exploradas fazem um trabalho pesado que muita vezes nem um adulto conseguiria fazer esse trabalho. Há Trabalho Infantil em diversas áreas como trabalho doméstico, em lavouras, em mineração e muitos outros.
Quando eu ouço falar sobre casos de Explorações Infantis, fico com muita raiva, em pensar que existem seres humanos capazes de cometerem esses atos horríveis. Boa parte das crianças, por trabalharem, perdem seu horário de estudo que é seu por direito. Além disso, mesmo se tivessem tempo de ir para escola, o desgaste físico da criança iria atrapalhar, nem mesmo adultos conseguem ter essa rotina, imaginem uma criança! Algumas crianças acham que trabalhar é bom, mas trabalhar é bom apenas acima de 14 anos e ainda sim como Aprendiz. Com base nisso, tenho sugestões para erradicar o Trabalho Infantil de uma vez:

1-As pessoas denunciarem para o Conselho Tutelar ou para outra autoridade, com o mesmo objetivo;
2-Projetos sociais para ajudar a erradicar/acabar de uma vez por todas com o trabalho infantil;
3- Aos pais desempregados, mais vagas de empregos para que eles não tenham que depender de seus filhos para sobreviverem e serem sustentados.

4 - Mais fiscalização por parte de todos nós, devemos lembrar que o trabalho infantil é uma causa que todos nós temos que adotar e erradicar de uma vez por todas;


Daniel Alves Ribeiro,  7ºB. 
  

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O Trabalho Infantil pode estar no mundo todo, é muito comum nas ruas, nas feiras e em lugares muito movimentados, mas também existem outras formas de trabalho infantil, em lojas, nas borracharias, em lava-rápidos, etc. 
Cada dia, vai aumentando o trabalho infantil no Brasil, essas crianças que trabalham, só fazem isso por causa de dinheiro, para ajudar a família, é triste ver seu pai ou sua mãe perdendo o emprego e depois ficar em um estado de pobreza, não conseguir pagar as contas, sem dinheiro para comprar alimentos e assim vai. Então, esses menores, buscam trabalho para ajudar a família, mas isso prejudica a criança, às vezes, tem empregos, que o menor entra de manhã e saí à noite, sem tempo para a educação e etc.
Para erradicar o Trabalho Infantil no Brasil e no mundo, irei mostrar algumas soluções para acabar com isso:
1°: Os contratantes devem contratar pessoas que tem no mínimo dezoito (18) anos de idade;
2°: O Governo devem dar empregos para os pais que estão desempregados;
3°: Dar vagas para crianças que não tem acesso à escola;
4°: Construírem mais projetos que acolhem crianças que estão na rua, como o Projeto Axé, de Salvador-BA;
5°: Que as pessoas denunciem os contratantes por Exploração de Trabalho Infantil, para isso devem denunciar para o Conselho Tutelar ou para o Ministério Público do Trabalho.

Thales Araújo, 7º B

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Todo cidadão brasileiro quando encontrar uma situação como a exploração do trabalho infantil deveria ter a atitude de denunciar para o Conselho Tutelar todos que praticam esse ato de explorar o trabalho infantil, porque o Conselho Tutelar vai tomar providências. Denuncie, exploração de trabalho infantil é crime!
As empresas não deveriam deixar as crianças trabalharem, mas poderiam contratar os pais das crianças, porque é dever dos pais sustentar a sua família.
Os pais não deveriam deixar seus filhos trabalhar e sim incentivá-los a estudar, porque crianças e adolescentes têm que estudar e trabalhando os filhos nunca terão um futuro melhor. Por mais que os pais estejam com problemas financeiros, contas atrasadas, eles não deveriam colocar seus filhos para trabalhar.
Se todos tivessem a oportunidade de ter casa própria, um bom salário, um bom emprego e uma vida digna, não existiria exploração do trabalho infantil. 
O conselho tutelar deveria ficar no centro da cidade para ver se tem alguma criança sendo explorada, se isso acontecesse a exploração do trabalho infantil diminuiria.

Larissa Diniz, 7º B

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Eu acho que as fábricas e empresas não deveriam deixar os pais colocarem seus filhos para trabalhar, mas colocar os pais para trabalhar, porque criança não tem que trabalhar,  tem que estudar e adulto tem que trabalhar.
As pessoas têm que denunciar quando virem uma criança trabalhando. Tem gente que vê, mas não denuncia.
As crianças também deviam falar que estão sendo exploradas, porque se não ninguém denuncia. Essas crianças e adolescentes trabalham para sustentar a família, mas eu acho que os adultos é que tem esse papel de sustentar a família.
Também acho que as empresas e fábricas deviam oferecer emprego para os pais trabalharem, pois eles tem que colocar comida dentro de casa. Se as fábricas e empresas fizessem isso, as crianças não precisariam trabalhar e teriam um futuro melhor.
As crianças e adolescentes que trabalham nunca terão um futuro bom sem os estudos e a educação que merecem.

Fabíola Francine, 7º B

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Soluções para erradicar o trabalho infantil no Brasil 

No Brasil o trabalho infantil é muito visto nas ruas, como crianças vendendo bala no semáforo, vendendo água, alimentos, doces, etc..Isso é porque muitas famílias têm um emprego não muito bem remunerado ou não têm emprego; por isso põe seus filhos para trabalharem na rua.
Em muitos casos, as crianças são órfãs ou fugiram de casa, porque seus familiares são agressivos. Então, muitas vezes os jovens preferem abandonar a casa, pois sofriam violência física, psicológica ou verbal pelos pais. Também existem casos que o menor quer ir para a escola e seu pai ou mãe não deixam.
Você sabe uma maneira para erradicar o trabalho infantil no Brasil?
Apresentarei algumas soluções:
1- O governo providenciar ajuda alimentícia para as pessoas mais pobres.
2- O governo ajudar pessoas sem muitas condições na questão financeira.
3- O governo ajudar pessoas sem altas condições na questão de moradia.
O governo já tem programas de apoio à famílias sem muitas condições, mas tem pessoas que não tem acesso a esses benefícios, então, o governo poderia expandir esses programas e conseguir ajudar todas as famílias de baixa renda do Brasil.
Eric Gerolamo, 7ºB

Hoje no Brasil o trabalho infantil ainda existe, embora seja proibido em alguns estados. Crianças são obrigadas a trabalhar em casas de famílias para sustentarem seus familiares, que não conseguem arranjar um emprego, mandam as crianças trabalharem. Por isso, elas não conseguem estudar e quando crescerem não arranjarão um bom emprego.
Muitas crianças são exploradas, às vazes, até pelos pais, outros pensam que as crianças não precisam estudar, porque acham que as crianças não vão aprender nada e outros não se importam com a educação dos filhos ou filhas.  Já outras pessoas contratam crianças para fazer seus trabalhos, porque são preguiçosos para cuidarem das suas casas.
Mas, se você se preocupa com seus filhos, então, não os deixem trabalhar antes dos 16 anos ou não contratem menores porque é crime. Você pode ser preso ou multado por exploração infantil.
Você que está lendo este texto e sabe de algum caso de exploração infantil, denuncie para a polícia civil ou ao Conselho Tutelar,  porque temos que nos unir para acabarmos com esse problema mundial e par ajudarmos essas crianças e a se matricularem numa escola de qualidade .
Maicon Henrique, 7ºB

Qual seu interesse em crianças que simplesmente nunca conheceram a infância, trabalhando incansavelmente e não sem acesso à escola?
Há uma série de razões para que a sociedade se mobilize para erradicar o trabalho infantil. Isso é realmente um desafio, mas pode ser vencido com Ongs, programas e ações. Também é necessário denunciar e protestar por esses pequenos.
Na minha opinião, para acabar com o trabalho infantil tem que existir uma conscientização de todos e devemos nos unir formando projetos ou qualquer outro tipo de ação que ajude essas crianças e adolescentes, nós podemos sim atuar como colaboradores em um simples ato, às vezes, de generosidade dando um pouco de alimento ou dinheiro. Para erradicar o trabalho e a exploração infantil devemos estender a mão por esses menores. Trabalho infantil uma realidade que podemos mudar!!
Vinícius Henrique, 7ºB

O trabalho infantil esta por toda parte: na rua, nas construções de casas, nas carvoarias, no comércio, na mineração, nas pedreiras, dentro das casas e outros. As crianças podem exercer vários tipos de trabalho desde exercício mais levem até mais pesados. O trabalho infantil é um problema de todos, qualquer criança explorada acha que trabalhar é bom, mas isso é só ilusão porque o tempo exercido no trabalho é maior que o do estudo na escola. Assim, ficam cansadas e sem ânimo para estudar e contribuem para um círculo vicioso de pobreza no nosso país.
Agora vou mostra algumas soluções para ajudar a erradicar o trabalho infantil:

* Denunciar para o Conselho Tutelar ou alguma instituição que luta contra o trabalho infantil;
* Exigir do governo vagas de trabalho a esses pais desempregados; 

*Pedir ao governo mais projetos sociais para ajudar a erradicar o trabalho infantil.
Para encerrar, quero deixar bem clara a ideia que o trabalho infantil
é um problema de todos e devemos acabar com isso de uma vez por todas!

David Homer Martins, 7º B

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