Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Exercícios sobre Preposição - 7º ano A,B e C


Olá, pessoal!

Conforme combinado, seguem abaixo listas de exercícios e dicas de links de sites para que vocês possam estudar para a prova do dia 10.09.18.

Abraços,

Prof.ª Francisca Martins

Palavras invariáveis que estabelecem relações entre outras duas palavras:

a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás
QUESTÃO 1 – Preencha os espaços com a preposição correta.

Novos abalos de terra fizeram sentir-se ____ São Francisco.
Os soldados agiram ____ violência.
João e Manuel vivem discutindo ____ si.
Estudo nesta escola ____ o ano passado.
Luto ____ uma terra melhor.

a) por, desde, a, com, de.
b) perante, desde, por, com, de.
c) por, desde, por, com, por.
d) em, com, entre, desde, por.

QUESTÃO 2 – Em “Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir”, os elementos estão sendo ligados por:

a) sujeito
b) substantivo
c) conjunção

d) preposição

QUESTÃO 3 – Em “Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir”, os elementos ligados por preposição são:

a) “amigos de João / modo de vestir”
b) “o seu modo / vestir”
c) “amigos / modo”
d) estranharam / vestir”

QUESTÃO 4 – Qual dos elementos a seguir está sendo ligado por preposição.

a) Esperou entusiasmado ser convocado.
b) João correu demais.

c) Esperou com entusiasmo aquele passeio.
d) Tenho esperanças!

QUESTÃO 5 – Analisando as questões 3 e 4, encontramos:

a) uma preposição

b) duas preposições
c) três preposições
d) quatro preposições

QUESTÃO 6 – Em qual das alternativas há preposição que está junta com um artigo?

a) A hora das refeições é sagrada.
b) Alguém passou por aqui.
c) É uma pessoa de valor.
d) Tive de agir "com cautela.

QUESTÃO 7 – As preposições são vocábulos que indicam circunstâncias diversas; o item abaixo em que a preposição destacada indica uma circunstância de forma correta, em relação ao texto em que está inserida é:

a) “Com apenas três anos,...”- companhia;

b) “Transpôs a cerca da fazenda de seu avô...”- posse;
c) “...perambulando e dormindo entre cobras...”- modo;
d) “...até ser encontrado...”- lugar;

QUESTÃO 8 – Julgue as afirmações
.
I – Em vez de ficar nervosa, procure por ela.
II – Deve estar em cima da mesa.
III – Sentou-se junto da irmã

Encontramos locução prepositiva em

a) I, apenas
b) I e II, apenas
c) II e III, apenas

d) I, II e III

QUESTÃO 9 – Em “tenho estudado muito” há exemplo de:

a) preposição

b) verbo auxiliar
c) interjeição
d) verbo de ligação

QUESTÃO 10 – Escreva 5 frases que contenham preposição.

________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________



Proposta 2

  • Veja a frase a seguir
Ele chegou ficar branco medo quando ouviu o barulho correntes sendo arrastadas toda a casa.

a) Essa frase foi bem compreendida por você? Por quê?
b) Que palavras estão faltando nessa frase para que ela fique completa?

  • As preposições podem estabelecer relações entre os termos ligados através delas, como, por exemplo, relações de posse, tempo, modo, assunto, lugar. Leia as frases a seguir e escreva que tipo de relação as preposições destacadas estabelecem.
a) Não fico sozinha em ambientes escuros.
b) Falarei com ela sobre o pavor que senti.
c) Ele desapareceu em poucos segundos.
d) Precisamos agir com cautela.
e) A casa de Maurício é assustadora.

  • É possível fazer a ligação entre dois termos, utilizando expressões (grupo de duas ou mais palavras) com valor de preposição. Veja:
Somos a favor de desvendar o mistério.
Agora, substitua adequadamente as expressões com valor de preposição pelas sugeridas a seguir.
em vez de / devido a / acerca do / distante de

a) Eu não dormi por causa da história que me contaram.
b) Conversem a respeito do problema.
c) Quero levar você em lugar de sua prima.
d) Fique bem longe de mim!

  • Complete as frases com as preposições abaixo.
a - de - para - com - por - perante - em - desde - entre

a) Gosto ______ frutas bem maduras.
b) Eles estão precisando _____ você _______ urgência.
c) Rogue ______ Deus ________ nós.
d) Este filme é impróprio _______ menores.
e) Tudo ficou reduzido _______ cinzas.
f) Tinha uma disposição incrível ________ o trabalho.
g) Os holandeses invadiram a Bahia _________ 1624,
h) Não aspiro ________ esse cargo.
i) Não havia nada ___________ eles dois.
j) Negou tudo _________ o juiz.
k) Eles se conhecem ________ os tempos _______ criança.


  • Veja o texto.
Uma aventura na floresta
       Não estou apavorado e nem ansioso _________ achar o caminho certo ________ sair daqui, reencontrar meus amigos que, _______ certeza, já se convenceram _______ que me perdi na floresta. Talvez já tenham __________ dado alarme. Daqui ________ pouco começarão as buscas mais sérias _________ soldados, cães farejadores, helicóptero e tudo mais _________ que tem direito um rapaz perdido na selva.
          Também não sumi há tanto tempo assim, apenas uma noite, mas que valeu ______ todas as que tive e que terei ______ minha vida. Nada mais me causará medo daqui ________ frente. Posso dizer que estou definitivamente renovado e abraçado à alegria da vida.
           Claro que começo ________ me incomodar _________ as preocupações dos amigos que sentiram minha falta e que receiam que algo ________ ruim possa ter me acontecido. O dia clareou e vou caminhar naquela direção ________ a mais absoluta certeza ______ que acharei o caminho ________ volta. Sinto-me tão leve, tão _________ espaço _________ o medo, que vou chegar _______ problemas.
           Na verdade, o que mais me preocupa agora é o momento _________ revelar _______ todos o que aconteceu comigo.
Wagner Costa. In: Sete faces da aventura ( projeto literário Márcia Kupstas) . São Paulo, Moderna, 1992,


a) complete os espaços vazios com as preposições mais adequadas.

b) Na expressão "com soldados", se "soldados" fosse substituído por "meninas", a palavra destacada sofreria alguma alteração? Por quê?

c) Qual é a função das palavras que estavam faltando no texto?

Observe o uso das preposições a seguir:
  • Maria andou até encontrar o menino que havia conhecido na festa.
  • Maria andou com o menino que havia conhecido na festa.
  • Maria andou entre o menino que havia conhecido na festa e seu irmão.

Por causa do emprego da preposição, o que muda no significado de cada frase?


Consulte o gabarito das respostas no site:
http://setimoanosea.blogspot.com/2011/05/preposicoes.html

Fontes: 
http://espacodoprofessordelinguaportuguesa.blogspot.com/2014/10/preposicao-combinacao-contracao-e.html






quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Projeto Interdisciplinar - Vida Saudável

Olá, pessoal!


Conforme combinamos, a seguir disponibilizo para vocês a sequência de slides com o roteiro de atividades do projeto. Procurem explorar os slides e conferir a sugestão para organização do texto da resenha crítica sobre o filme O Mínimo para Viver.


Abraços e bons estudos!!!
Prof.ª Francisca





Olá, pessoal!

Vou deixar aqui o roteiro para produção da resenha do filme, ela também está nos slides acima, mas resolvi disponibilizar neste espaço também!
Confiram e tirem suas dúvidas nas próximas aulas.
Abraços,

Prof.ª Francisca





terça-feira, 19 de junho de 2018

E-books de Kate Willians

Olá, pessoal!

Prestigiem as obras da autora joseense, Kate Willians, que disponibilizou para os leitores de nosso espaço três de suas obras esgotadas.

Kate Willians

Kate Willians é escritora e estudante de letras. Escreveu seu primeiro livro aos 15 anos e o segundo Debaixo das minhas asas, publicou aos 17. Já foi a blogueira responsável pelo Drunk Culture e hoje se dedica apenas a escrita. Tem 21 anos e o seu maior sonho, é encantar as pessoas com suas palavras. A literatura a salvou, e espera um dia conseguir usar a mesma fonte para salvar outras pessoas. É extremamente apaixonada pelo que faz e adora passar o tempo livre com a família e com um pug bagunceiro e totalmente sem noção chamado Bob.


Baixem em seu computador ou em seu celular e boa leitura!

Não se esqueçam de enviar seus comentários para o nosso espaço de leitor para leitor no site do projeto Ler é um Prazer. Acessem o site:


Cliquem nos links e acessem os E-books da autora:



quarta-feira, 2 de maio de 2018

A descrição no texto narrativo

Olá, pessoal!

Segue um material de apoio sobre descrição de personagens e de lugar.

Este é um material que completará os estudos promovidos em sala de aula para a revisão e reescrita do conto produzido por vocês sobre a situação de abandono do idoso.






Bons estudos!


Prof.ª Francisca

segunda-feira, 2 de abril de 2018

SLIDES DAS AULAS DOS 7º e 8º ANOS

Olá, queridos alunos!

Conforme combinamos, a partir de hoje, 02 de abril de 2018, começarei a disponibilizar os slides apresentados em sala de aula como apoio para os alunos que, porventura, tenham perdido alguma aula e também para os alunos que desejarem acessar a matéria com antecedência, ou seja, antes de ser desenvolvida em sala.

Os slides estarão online e serão, sempre que necessário, atualizados por mim, ou seja, numa mesma sequência de slides estarei inserido outros assuntos a serem trabalhados em sala.

Um abraço a todos!

Bons estudos!!!


Prof.ª Francisca

Slide 1




Slide 2




Slide 3




sábado, 6 de maio de 2017

Uso das ferramentas Google

Senhores pais/responsáveis:
Estamos  na Era da Tecnologia e para o 2º bimestre apresento uma proposta de trabalho, que prevê o uso de diferentes tecnologias para apoiar e facilitar a aprendizagem dos alunos.
Os alunos dos 6ºs anos A, B, C e o 7º ano A e B terão a oportunidade de conhecer alguns recursos digitais que serão utilizados, sobretudo, para apoiar o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção de textos. Todos já possuem um login e uma senha para acesso à plataforma de ensino Edmodo e, a partir de maio, também passarão pela experiência de criar um Ambiente Pessoal de Aprendizagem (APA) utilizando as ferramentas gratuitas do Google e outros softwares.
Mas, para que esse trabalho aconteça  é necessário que todo aluno tenha um Gmail. Por isso, solicitamos aos senhores a criação de uma conta no Google em nome dos senhores, para a criação de um Gmail em nome de seu (sua) filho (a).
Alertamos que a conta no Google precisa ser em nome dos pais, porque os estudantes não têm idade para criação de contas em seu próprio nome.
Para a criação da conta basta acessar o link abaixo preencher o formulário e enviar. Uma atenção importante é quanto ao padrão de criação do Gmail. Ex.: francisca.6C@gmail.com (primeiro nome e turma) ou francisca.martins.6C@gmail.com (primeiro nome e sobrenome, seguido pela turma). Procurem utilizar esse padrão na criação do e-mail e nunca utilizar apelidos.

Link para criação do Gmail: https://goo.gl/dbmX9d
Solicitamos aos pais, que entenderem a proposta da escola e autorizarem a criação do Gmail, que preencham, assinem a autorização (que ainda será enviada para casa) e encaminhem à professora Francisca até o dia 12/05/17.
Orientação: O pai que tiver condições de acessar o Google e de criar o Gmail de seu filho (a) em casa, poderá fazê-lo. Peço que escolham uma senha fácil para o aluno memorizar para não ter futuros problemas de acesso.
Agradece a atenção de todos e conto com sua compreensão e parceria nesta iniciativa que contribuirá para a melhoria da qualidade do ensino.
Um abraço,
Prof.ª Francisca


terça-feira, 25 de abril de 2017

Estudo sobre criação de personagens


TIPOLOGIA DOS PERSONAGENS


Para sua pesquisa sobre tipos de personagens, seguem abaixo vários links interessantes sobre o assunto. 


Outro material interessante:

(...)Classificar personagens é quase como classificar e separar produtos nas prateleiras do supermercado, cada um tem sua função e seu papel na história, e é pela sua importância na história que nós os classificamos. Os personagens podem ser classificados em:
  • Protagonistas: É muito comum o principal ser o narrador, geralmente é o mocinho ou a mocinha da história. (..) nos romances é o casal, nos livros de aventura é o herói. O protagonista também pode ser o vilão. A definição do protagonista é feita a partir de em quem a história é centrada. (...)
  • Antagonistas: O antagonista é o personagem que se opõe ao protagonista por ficar no caminho do motivo do protagonista ou objetivo final, quase sempre é o vilão, mas não precisa ser sempre o vilão.
  • Vilão: Um vilão é um personagem que é um transgressor, pode ser o protagonista ou o antagonista, depende da sua história.
  • Herói: O herói é o oposto do vilão. Este personagem tem características heroicas e é moralmente bom. Este personagem, como o vilão, pode ser o protagonista ou o antagonista.
  • Anti-Herói: O anti- herói é um protagonista que não tem muitos traços heroicos, mas ou é moralmente ambíguo ou moralmente bom. 
  • Figurantes: São personagens que estão ali só para preencher o espaço, sabe aquela melhor amiga da Bella Swan em Crepúsculo? Pois então, ela é só uma personagem que está ali para preencher espaço, ela não tem muita importância na história, não interfere no enredo.




Procure acessar os links, ler o material postado e registrar em seu caderno as informações mais importantes sobre os tipos de personagens que podemos criar em nossas histórias.


1- http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/420168

2- http://leadepessoal.blogspot.com.br/2014/05/sequencias-narrativas-e-tipos-de.html

3- https://www.youtube.com/watch?v=dQGAoICqblk




Descricao de_personagens_ppt de Ermelinda Bordonhos


Olá, pessoal!
Selecionei para vocês algumas dicas de vídeo sobre o tema criação de personagens. Vale a pena conferir!








Com todas essas dicas, com certeza, os personagens da sua próxima história serão interessantes e os leitores de seus contos se apaixonarão pelos seus personagens.

Abraços!!!

Prof.ª Francisca

segunda-feira, 17 de abril de 2017

O que é foco narrativo?

Foco narrativo pode ser definido como a perspectiva usada pelo narrador para relatar os fatos da história que está contando. O narrador vai participar da história ou será apenas um espectador dos acontecimentos desenrolados?
O narrador assume posições e papeis diferentes, podendo apresentar-se em primeira ou terceira pessoa.
O narrador desempenha o importante papel de nos contar os fatos ocorridos em uma história, mas isto pode ser feito de diversas maneiras, a partir do seu ponto de vista.
Trata-se do foco narrativo, que é um dos elementos da narrativa. Neste artigo, saiba mais sobre este assunto.

Exemplos de foco narrativo

De acordo com o posicionamento do narrador, o foco narrativo assume diferentes funções, dentre as quais estão as seguintes:
  • Foco narrativo de terceira pessoa – Nesta modalidade, o narrador não é um participante ativo dos fatos relatados. Pode-se afirmar que a narrativa assume um caráter objetivo, pois o narrador observa os fatos do lado de fora, podendo repassar apenas o que vê. O foco narrativo de terceira pessoa pode se manifestar como narrador onisciente e narrador observador:
  • Narrador onisciente – Este tipo de narrador conhece toda a história, inclusive os pensamentos das personagens.
  • Narrador observador – Ao contrário do onisciente, o narrador observador não conhece toda a história. Este tipo de narrador se limita a narrar os fatos à medida que eles ocorrem.
  • Foco narrativo de primeira pessoa – Como o próprio nome aponta, nesta modalidade o narrador se torna um personagem, podendo ser um narrador protagonista ou narrador coadjuvante.
O narrador observador e o narrador personagem podem ser classificados como intruso. Isto ocorre quando ele tece comentários acerca dos envolvidos no contexto, de si mesmo (quando ele é participante) ou do ambiente. Quando o narrador apenas conta os fatos, sem nenhum tipo de influência, ele é neutro.
Quando a personagem principal conta a sua história, trata-se de um foco narrativo na primeira pessoa ou interno; quando uma personagem secundária narra a história da personagem principal, o foco narrativo é na primeira pessoa ou interno; o foco narrativo na terceira pessoa ocorre quando o narrador conta a história como observador; e, por fim, quando o escritor (analítico ou onisciente) conta a história no papel de narrador, o foco narrativo é na terceira pessoa.

Exemplo:

1ª PESSOA DO SINGULAR - NARRADOR PERSONAGEM:
Desci os últimos degraus do trem e observei a pequena ferroviária, era uma construção simples, com detalhes em madeira escura. A obra era retangular, com uma cobertura de telhados estendidos diagonalmente em direção aos trilhos para o conforto dos passageiros. O local era arejado e consistia em apenas um caixa para bilhetes e informações mais à frente. Havia muitas flores espalhadas pelo lugar, o recinto era puro estilo vintage. Não pude evitar a sensação de conforto que me tomou, era como se eu estivesse fazendo a coisa certa ao menos uma vez na vida.
3ª PESSOA DO SINGULAR - NARRADOR-OBSERVADOR:
Zaïre desceu os últimos degraus do trem e observou a pequena ferroviária, uma construção simples, com detalhes em madeira escura. A obra era retangular, com uma cobertura de telhados estendidos diagonalmente em direção aos trilhos para o conforto de passageiros, como ela. Sentia o local arejado e este consistia em apenas um caixa para bilhetes e informações mais à frente. Ela viu muitas flores espalhadas pelo lugar, o recinto lembrava-lhe o puro estilo vintage. Uma sensação de conforto a invadiu como consequência do pensamento estampado diante àquela estação. 
Retirado de:

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Uso da Plataforma Edmodo


Senhores pais e alunos:

O Edmodo é uma plataforma de ensino virtual. É uma ferramenta  muito útil aos professores, alunos e pais. No mundo todo, tem sido empregada na criação de comunidades de aprendizagem para profissionais e para estudantes.
O nosso objetivo com a utilização desta plataforma é dinamizar as aulas, despertar maior interesse nos alunos pelos conteúdos trabalhados em sala, possibilitar maior interação entre alunos e professora; entre os próprios alunos e entre a professora e as famílias, que poderão acompanhar mais de perto o progresso de seus filhos.
Acessando a plataforma alunos e pais conhecerão as tarefas/trabalhos propostos, em caso de dúvida poderão comunicar-se com a professora pela própria plataforma e ainda poderão conhecer o resultado obtido pelo filho em avaliações de leitura, interpretação e produção de texto, e nas próprias tarefas/trabalhos encaminhados pelo Edmodo.
Esta plataforma conta com recursos que possibilitam:
  • criação de salas virtuais (cada sala possui um código de acesso);
  • participação em outras comunidades virtuais da própria escola e até de outros países;
  • criação de senha, login e perfil dos usuários (até de um avatar para sua identificação);
  • criação grupos;
  • convidar alunos (e outras pessoas) para participarem dos grupos;
  • postagem de tarefas,  testes, enquetes e trabalhos;
  • correção pelo próprio sistema de testes objetivos;
  • armazenamento de dados em nuvem (notas, comentários e arquivos);
  • histórico qualitatitivo e quantitativo do progresso do aluno;
  • gestão do espaço, do tempo e do progresso pessoal;
  • comunicação e interação entre professores, aluno/professor e aluno/aluno: envio de feedbacks por mensagens postadas diretamente no ambiente ou por e-mail;
  • colaboração: alunos e professores podem compartilhar  recursos educacionais;
  • organização de uma biblioteca virtual;
  • agendamento de atividades e criação de eventos, usando o Calendário;
  • criação de enquetes e fóruns de discussões;
  • envolvimento da família: os pais podem se cadastrar e participar do processo de aprendizagem de seus filhos.

Para que os senhores pais possam se cadastrar na plataforma utilizem o código da sala de seu filho, conforme indicação abaixo, e comece a acompanhar online a aprendizagem de seu filho(a):
1. Acessem: www.edmodo.com
2. Siga as instruções abaixo:

Como se inscrever como pai:
  1. Obtenha o único código pai de 6 ou 7 dígitos   da conta do seu filho (este não  é  o mesmo que o (s) código (s) de grupo do seu filho). 
    • O código pai está anexado à conta do seu filho. Cada criança tem um código pai diferente. Você pode encontrar seu código pai das seguintes maneiras:
      • Página do Edmodo do seu filho em um navegador da web (Chrome, Firefox, Safari, etc.) : o código pai está localizado na parte inferior do painel do lado esquerdo em uma caixa azul. 
      • A conta do Edmodo de seu filho em um aplicativo para iOS:  clique nas três barras horizontais no canto superior esquerdo, depois no nome do aluno e finalmente em "Convidar pai".
      • A conta do Edmodo de seu filho em um aplicativo para Android: clique na gaveta de navegação do lado esquerdo e selecione "Perfil".
      • O professor do seu filho  pode fornecer-lhe o Código-pai.
  2. Acesse  www.edmodo.com em um navegador  da Web  (você também pode se inscrever com o Edmodo for Parents Android App e iOS Apps ).
  3. Clique em " Eu sou um pai ".
  4. Preencha as informações necessárias e seu código pai único, e marque a caixa para concordar com os Termos de Serviço  e a  Política de Privacidade  .
  5. Clique em  "Inscreva-se".

Procurem se inscrever e acompanhar a aprendizagem de seu filho na disciplina de Português.

Um abraço!

Prof.ª Francisca

quarta-feira, 8 de março de 2017

Igualdade de gêneros na escola

Por que falar sobre igualdade de gêneros na escola associado à comemoração do Dia Internacional das Mulheres?

Tratar do tema igualdade de gêneros na escola é dar oportunidade para que meninos e meninas recebam informações adequadas, pensem, falem e debatam sobre o tema, numa perspectiva de mudança de atitudes e transformação da sociedade.


Abordar temas polêmicos geradores de controvérsias e debates acalorados na sociedade é inserir os estudantes num debate que diz respeito a todos, inclusive, as novas gerações de homens e mulheres, que quando bem informados e formados saberão posicionar-se para defender ideias que combaterão a desigualdade não apenas entre gênero, mas todas as formas de desigualdade que ferem os direitos de muitos cidadãos e cidadãs pelo mundo.

Precisamos de homens e mulheres feministas que lutem pela igualdade entre gêneros. De homens que respeitem e valorizem as mulheres e de mulheres que se façam presentes, atuantes em todos os setores, que se valorizem e lutem pelos seus direitos.

Para construirmos uma sociedade igualitária, é preciso levar as questões de desigualdade para dentro da sala de aula, oferecer material de qualidade para dar suporte à reflexão e mobilizar o debate. 

Hoje vivemos essa experiência, transformamos a aula numa gincana, não foi apenas um momento prazeroso, divertido, mas foi um momento de reflexão sobre a igualdade de direitos, para pôr em jogo aquilo que os alunos compreenderam da mensagem transmitida pela animação Um Sonho Impossível? visionada pelos alunos. 

Sei que essa aula foi apenas uma gota no oceano, mas quem sabe no final do percurso tenhamos algum estudante, menino ou menina, lendo um discurso parecido com o de Emma Watson:


Assim, saberei que meu sonho tornou-se realidade.
Um abraço a todos!

Prof.ª Francisca

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Projeto do 1º Bimestre do Ano Letivo de 2016 - PROJETO VALORIZANDO A ESCOLA

Neste ano de 2016, iniciei os trabalhos com as minhas turmas lendo o poema Ser Estudante, no qual procurei destacar algumas valiosas atitudes do bom estudante.

Na roda de conversa, cada aluno pode escolher uma estrofe e expor o que compreendeu. Todos participaram e contribuíram com ideias que ajudaram a turma entender que para ser um bom estudante é preciso muito mais do apenas ter o nome na lista, carregar uma mochila e frequentar a escola.

Foi possível debater sobre a importância de aprender na escola muito mais além do que ler e escrever. Ficou claro para todos que na escola também devemos aprender a conviver e a viver com cidadania.

Em seguida, exibi o vídeo da parábola A Águia e a Galinha de Leonardo Boff. Meu objetivo foi provocar uma reflexão. Isso mesmo provocar! Contei à turma que nesta parábola os personagens principais eram a águia e a galinha. Como ponto de partida, listamos no quadro algumas das características dos animais que apareceriam na história e, em seguida, perguntei aos estudantes com qual animal eles se identificavam: a galinha ou a águia? Com qual desses animais um estudante deveria se identificar?

Depois dessa conversa inicial, a turma assistiu ao vídeo.
Novamente, voltamos para a roda de conversa e debatemos sobre a parábola e de que forma ela nos ajudaria a pensar em nossas atitudes. Algumas perguntas foram lançadas e os alunos participaram respondendo e fazendo comentários.

Meu objetivo foi encorajar os estudantes a se projetar no futuro e a pensar no caminho que deverão percorrer para realizarem seus sonhos. Para isso, precisaram compreender que dentro de cada um existe uma águia que quer crescer, voar alto, sem limites. Mas, para isso é preciso ter coragem, foco, determinação e muita dedicação aos estudos.

Desta forma, iniciei o ano letivo trabalhando a auto-estima dos estudantes e propondo o tema do projeto para o 1º bimestre - Valorizando a Escola.

A seguir, as sugestões de vídeos que foram trabalhados com os estudantes:




Um abraço,

Profª. Francisca

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Início de ano letivo, tempo para reflexão.

A ÁGUIA E A GALINHA


A ÁGUIA E A GALINHA
(Parábola sobre as Novas Gerações)







Leonardo Boff no livro “A Águia e a Galinha”relata uma das parábolas mais bonitas de autoria de James Aggrey:


"Um fazendeiro encontrou na floresta um filhote de águia. Recolheu, levou e colocou no galinheiro, junto com as galinhas, e começou a alimentar com milho e ração de galinha. O filhote foi crescendo no meio das galinhas, adquirindo seus hábitos, ciscando a terra como se fosse galinha, embora a águia fosse o rei/ rainha de todos os pássaros.

Cinco anos depois, ela tinha o comportamento de galinha, vivia como galinha, comia como galinha, inclusive cacarejava como galinha.

Um dia um naturalista passou pela fazenda e observando o galinheiro, disse: Esse pássaro aí não é uma galinha, é uma águia.

De fato, disse o fazendeiro, ela nasceu águia, mas hoje é uma galinha. Foi criada como galinha, vive como galinha e se comporta como galinha. Tem os hábitos de uma galinha.

Não, retrucou o naturalista. Ela é e sempre será uma águia, pois tem o coração de águia e ninguém pode contrariar a sua natureza. Esse coração a fará um dia voar às alturas. Eu vou provar a você que ela é uma águia.

Não, não, insistiu o fazendeiro. Não é possível.Ela virou galinha e jamais voará como águia.

Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a  águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a, disse: Já que de fato você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!

A águia viu as galinhas no chão, pulou para junto delas e voltou a ciscar os grãos.

O fazendeiro comentou: eu não falei que era uma galinha? Ela não é mais águia, ela virou uma simples galinha!

Mas o naturalista tornou a insistir: Não, ela tem no coração a natureza da águia. Vamos leva-la para cima de casa e você vai ver que ela vai se tornar águia novamente.

Ele a levou para o telhado da casa e sussurrou-lhe: Águia, abra suas asas e voe! Mas quando a águia viu lá em baixo as galinhas no chão, pulou e voltou a ciscar no meio delas. 

O fazendeiro disse: Tá vendo só o que eu disse? Ela é e sempre será uma galinha.

Mas o naturalista não se conformou. Não,afirmou. Amanhã nós vamos lá no alto daquela montanha e você vai ver que ela não é uma galinha, é uma águia.

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.

O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe: Águia, já que você é  uma águia, já que você pertence  ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!

A águia tremia feito vara verde, mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.

Você é uma águia, voe! E a lançou contra o sol. Nesse momento a águia abriu as suas asas de quase três metros de envergadura, grasnou como as águias e ergueu-se soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez para mais alto. Voou...voou... até confundir-se com o azul do firmamento."



Fonte: http://albertobittencourt.blogspot.com.br

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI