Meu cantinho de leitura e estudos

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terça-feira, 20 de outubro de 2015

Roteiro da aula para o 7º ano B - Dia 20/10/15, terça-feira


 Caros alunos, bom dia!



Na aula de hoje, 20/10/15, o objetivo é acessar ao curso no site do Pauta Online e realizar a atividade propostas:

a) Acesse a aula 1 - Leia o material disponível e assista as videoaulas. Em seguida, participe do fórum, nele você encontrará três atividades:
1- Responder a pergunta: Você acha que a pontuação interfere no sentido do texto?
Depois de responder a pergunta, você deverá comentar a resposta de ao menos um colega.

2- Elabore uma frase de boas vindas aos seus colegas ao curso.

3-Para expressar o seu sentimento em relação ao que você espera do curso,  elabore uma frase falando de suas expectativas em relação ao curso de Pontuação Expressiva.

Faça uma revisão em seu texto, antes de postar suas frases.

4- Em seguida, procure solucionar o desafio abaixo:



Que interpretação você daria ao texto abaixo?

Assuma uma das posições: o alfaiate, a irmã ou o sobrinho e reescreva o testamento. 

O seu objetivo será alterar a pontuação do texto, procurando favorecer ao herdeiro que você representa.


Um homem rico, à beira da morte, deixa o seu testamento assim: “Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres”. 


Realize o desafio  e poste no fórum para conversamos sobre os efeitos de sentido da pontuação no texto.

Observação: Não se esqueça de iniciar suas postagens sempre cumprimentando as pessoas que estão participando do Fórum.

b) Na aula 2: Assista a aula sobre o uso da vírgula, leia as regras básicas para o uso da Vírgula e realize o exercício -  Praticando as regras para o uso da vírgula.

Acesse o curso com seu login e senha no site:

http://www.pautaonline.com.br/ead


Abraços,

Prof.ª Francisca




quarta-feira, 30 de setembro de 2015

AÇÕES DE COMBATE À EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Aumento de 1% na inspeção já livra quase nove mil crianças e adolescentes do trabalho infantil

Publicado em SociedadeUSP Online Destaque por  em 


A fiscalização é fundamental para reduzir o número de crianças e adolescentes que trabalham no Brasil. É o que mostra pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, que fez uma estimativa do quanto a fiscalização pode afetar a retirada de crianças e adolescentes do trabalho infantil.
Em 2000, o aumento de 1% na inspeção do trabalho infantil, resultou em 8.658 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos fora dessa condição. Em 2010, essa quantidade foi de 8.856. O efeito da fiscalização foi maior na faixa etária com crianças e adolescentes mais jovens, de 10 a 14 anos, isso diminui conforme essas crianças se tornam mais velhas.
“Na faixa de 16 a 17 anos, são detectados mais jovens com permissão de trabalho por meio de programas como ‘Jovem Aprendiz’, por isso o efeito da fiscalização é menor”, explica a economista Roselaine Bonfim de Almeida, autora de doutorado O efeito das fiscalizações do trabalho para a redução do trabalho infantil no Brasil, com orientação da professora Ana Lúcia Kassouf, do Departamento de Economia da Esalq. A defesa do doutorado foi em abril deste ano.
O estudo mensura, a partir de estimativas, o impacto da fiscalização do trabalho no trabalho infantil em todos os municípios brasileiros a partir de técnicas econométricas, que se utilizam da estatística e da matemática para testar determinadas hipóteses e estimar os seus resultados.
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
A pesquisa utiliza dados do censo demográfico de 2000 e 2010 para saber a proporção de crianças e adolescentes que trabalham de 10 a 17 anos. Além de informações sobre a inspeção do trabalho fornecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, como a quantidade de auditores fiscais do trabalho por estado, a localização das Gerências e Superintendências Regionais do Trabalho, número de estabelecimentos fiscalizados, a distância que o auditor tem de se deslocar de onde está lotado até o município a ser fiscalizado.
“Essas são as variáveis principais relacionadas à inspeção, mas utilizamos outras para controlar os efeitos das diferenças entre os municípios, como o Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), presença de instituições como o Conselho Tutelar, entre outras”, explica Roselaine.

Resultados

De acordo com a pesquisadora, as análises foram realizadas por faixas etárias de 10 a 17 anos e o resultado para o ano 2000 mostra que o aumento de 1% na inspeção reduz o número de crianças e adolescentes que trabalham em 0,22%.
Considerando a divisão por faixa etária, essa redução é de 0,45% para a faixa de 10 a 14 anos, de 0,19% para aqueles com 15 anos e de 0,09% para a faixa de 16 a 17 anos.
“Estatisticamente pode parecer pouco, mas em termos absolutos, esses valores representam aproximadamente 8.658 crianças e adolescentes de 10 a 17 que deixaram o trabalho infantil. Por faixa etária são 5.140 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 1.233 adolescentes de 15 anos e 1.929 adolescentes de 16 e 17 anos. Considerando que no censo demográfico de 2000 havia quase 4 milhões de crianças e adolescentes trabalhando”, afirma Roselaine.

Ano de 2010

Para o ano de 2010, os resultados mostraram que o aumento de 1% na inspeção reduz a proporção de crianças e adolescentes que trabalham em 0,26%. Nas faixas etárias, os valores são de 0,66% para a faixa de 10 a 13 anos, de 0,41% para a faixa de 14 a 15 anos e de 0,08% para a faixa de 16 a 17 anos.
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
Em termos absolutos, esses valores representam aproximadamente 8.856 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. Por faixa etária, 4.686 crianças e adolescentes de 10 a 13 anos e 3.642 adolescentes de 14 e 15 anos. Os resultados para jovens de 16 e 17 anos não foram inseridos pela pesquisadora porque não foram estatisticamente significantes. Em 2010, segundo o censo demográfico, havia mais de 3,4 milhões de crianças e adolescentes trabalhando.
“O Brasil é referência no mundo no combate ao trabalho infantil, pois tem conseguido reduzir os números de crianças e adolescentes nessa situação. No início da década de 1990, eram mais de 5 milhões, mas, de acordo com o último censo, esse valor reduziu. Vale considerar que o Ministério do Trabalho aumentou a fiscalização, no entanto, a quantidade de crianças resgatadas diminuiu porque está cada vez mais difícil encontrar essas crianças trabalhando”, analisa Roselaine.

Convênio

O estudo faz parte de um convênio entre a Esalq e a Understanding Children’s Work (UCW), uma inciativa de cooperação interagências de pesquisa envolvendo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Unicef e o Banco Mundial.
“A ideia dessa iniciativa é para incentivar pesquisas sobre o tema trabalho infantil e apoiar encontros e discussões. No Brasil, somos o único grupo participante”, conta a professora Ana Lúcia.
Hérika Dias / Agência USP de Notícias
Fonte: http://www5.usp.br/99052/aumento-de-1-na-inspecao-do-trabalho-infantil-ja-tira-8-658-criancas-e-adolescentes-desta-condicao

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Uma mensagem para hoje... Nós, as pessoas para os objetivos globais


Concordância Nominal

Vamos praticar o uso das regras de concordância nominal:

http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-concordancia-nominal.htm




Assista as aulas com dicas para o uso das principais regras:
Aula 1



Aula 2

Aula 3


A importância da concordância entre as palavras para a comunicação oral e escrita:



Aproveite bem as aulas e depois faça os exercícios propostos como tarefa.

Bons estudos!


sábado, 19 de setembro de 2015

Sugestões de filmes sobre o tema: A situação das crianças no Brasil


Olá, pessoal!

Segue abaixo, uma seleção de filmes sobre a temática que estamos trabalhando na escola.

Cada filme, revelará a vocês a história de crianças que não têm acesso à muitos dos Direitos que estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

São histórias chocantes, que retratam de forma muito realista a situação de muitas crianças brasileiras. É momento de refletir e de se emocionar com as histórias de vida dessas crianças. Para viver a emoção de cada cena, procure se colocar no lugar dessas crianças e sentir o que elas sentem ao vivenciar cada cena representada. Esse, certamente, será um excelente exercício de sensibilização para cada um de nós.

Assista com atenção, faça anotações em seus cadernos, porque o enredo dessas histórias te ajudarão a escrever, posteriormente, as suas próprias histórias sobre a temática: Exploração do Trabalho Infantil no Brasil.

Bom filme!

Abraços,

Prof.ª Francisca


Crianças Invisíveis: Bilú e João

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