Dica de filme para assistir com a família:
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=U6O6ZpKyXa8
Assista a entrevista com Ben Carson:
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=MWJif2d6CJM
Aula 08.07.2025
Aula do dia 07.07.2025
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-
Aula do dia 01.07.2025
Aula do dia 13.06.2025
28.05.2025
Estudantes brasileiros vencem desafio da Nasa e vão para os EUA
Vitor Guerras 26 / 02 / 2024 às 08 : 52
Malas prontas para a terra do Tio Sam! Estudantes brasileiros venceram uma desafio pela NASA e vão conhecer as instalações da Instituição nos Estados Unidos.
Larissa Vargas, Sara Soares, Samara Santos, Jennifer Marques e Kezia Alexandre formam a equipe da Firjan SENAI São Gonçalo, Rio de Janeiro, e ficaram entre as 10 vencedoras do desafio.
O projeto apresentado por elas propõe um jogo que funciona como uma ferramenta educacional orientando crianças e adolescentes sobre a mecânica dos eclipses. Ao todo, participaram do desafio 60 mil estudantes, de 152 países e territórios.
Juntas, as estudantes desenvolveram o jogo “Eclipse: Celestial Shadows”.
Durante o game, os jogadores aprendem sobre todo o funcionamento dos eclipses e porque somente algumas pessoas da terra podem vê-los em um determinado momento.
“Nenhum de nós tinha conhecimento em desenvolvimento de jogos, no entanto, cada uma se encontrou em uma tarefa”, disse Larissa.
Para a adolescente, apesar de não atuarem na área de tecnologia, elas se empenharam com um objetivo maior.
A experiência foi tão positiva que elas ganharam o prêmio e vão conhecer os Estados Unidos!
“Foi uma experiência fora da nossa zona de conforto, mas nos trouxe um sentimento de que é possível quebrar barreiras, explorar novas áreas do conhecimentos, novas ciências”, contou Larissa.
A competição Space Apps, organizada pela NASA desde 2012, já teve mais de 280.000 inscritos.
O desafio reúne programadores, cientistas,designers, criadores, construtores, tecnólogos e muito mais.
Os participantes, durante os dois dias de competição, têm que criar projetos com soluções inovadoras para resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço.
As cinco alunas se conheceram no curso de aprendizagem da Firjan SENAI São Gonçalo e também fazem parte do programa Jovem Aprendiz da B Braun Brasil.
A criação de projetos e participação em diversas competições faz parte do programa.
“Celebro a conquista deste grupo de meninas aprendizes em nossa organização e destaco o quão importante é não nos limitarmos ao mero cumprimento de uma cota legal de aprendizes em nossa empresa. Estamos indo além, com educação de qualidade e apoio”, disse Cecília Melo, especialista em Responsabilidade Social da B.Braun Brasil.
Já para o instrutor da Firjan SENAI, Alan Pacheco, a oportunidade das meninas viveram uma experiência internacional, vai ajudar muito no currículo delas.
“É um grande feito! Essas competições são essenciais para os nossos estudantes, pois proporcionam experiências valiosas de aprendizado prático, estimulam a criatividade, promovem o trabalho em equipe e permitem aplicar habilidades teóricas em projetos reais”, destacou.
Fonte: https://www.sonoticiaboa.com.br/2024/02/26/estudantes-brasileiros-vencem-desafio-da-nasa-e-vao-para-os-eua
1ª Frase do parágrafo é a tese, seguida de três argumentos diferentes.
Exemplo: Competições como a promovida pela NASA são fundamentais para a formação acadêmica e profissional porque permitem aplicar conhecimentos teóricos na prática, desenvolvem habilidades como trabalho em equipe e criatividade e fortalecem o currículo dos participantes ao proporcionar experiências enriquecedoras.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-x-
21.05.2025
Aula com a professora Letícia Góes para tirar as suas dúvidas sobre o uso correto das palavras: MEIO e BASTANTE:
Olá alunos! Seguem os links para os grupos de alunos que deverão realizar atividades na plataforma Khan e outras indicadas pela professora para potencializar suas aprendizagens na área de Língua Portuguesa.
8º Ano C_Grupo_Potencializar_Aprendizagem:
https://pt.khanacademy.org/join/HNX5VYKV
- Cole em seu caderno o material sobre as regras de casos especiais de Concordância Nominal.
- Leia com atenção as regras e os exemplos.
- Converse com seus colegas sobre essas regras, procurando confirmar se todos compreenderam as regras apresentadas no material.
- Aplique essas regras na realização dos exercícios. Converse com seu colega sobre os casos que aparecem nos exercícios e desenvolva uma resposta coerente com as regras estudadas.
- Entregue a folha de exercício para a professora ao final da aula.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-
07.05.2025
Missão dos alunos que participam do grupo de recuperação de produção de texto, gênero "Carta do Leitor"
https://www.youtube.com/watch?v=X59MlaEsgbI
Acesse a seguir, o modelo de texto da carta do leitor no qual deixei indicadas as partes que compõem a carta do leitor. Anote em seu caderno essas partes. (Não precisa anotar o modelo de carta.).
07.05.2025
Bons estudos!!!
Prof.ª Francisca
Durante esta semana, estaremos realizando algumas atividades sobre "Argumentação". Acesse os links abaixo e faça o que está proposto para cada link:
Atividade 2: Acesse o link a seguir e realize a atividade em seu caderno:
Link 2:
https://docs.google.com/document/d/1aowYV19J-FBCzWdgOs1Zwfq29xbnsSBc/edit?usp=sharing&ouid=114244207297959281923&rtpof=true&sd=true
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
22.04.2025
08.04.2025
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
28.03.2025
Tarefa: Elabore o roteiro do texto de "fala", de acordo com o slide que ficou sob sua responsabilidade para você apresentar o conteúdo.
23.03.2025
Olá, alunos!Nesta semana, iniciaremos as aulas de recuperação e aprofundamento do estudo sobre alguns conteúdos de Língua Portuguesa.
2. https://www.youtube.com/watch?v=eoZ0aEJQACg
13.03.2025
Olá, pessoal!
Segue abaixo material para vocês acessarem e revisarem o gênero carta do leitor.
Importante!!!
Vocês poderão fazer a produção proposta, para se preparem para a avaliação da próxima semana:
Vocês também poderão assistir a videoaula:
https://www.youtube.com/watch?v=X59MlaEsgbI
Prática: Você pode escrever uma carta do leitor para praticar a escrita desse gênero textual. Para isso, acesse o link abaixo, leia uma notícia e elabore uma carta fazendo comentários e dando a sua opinião a respeito do assunto tratado na notícia lida.
Link do jornal: https://www.meon.com.br/noticias/rmvale/sjc-inscricoes-abertas-para-o-programa-meu-pet-feliz
Procure usar o espaço do próprio jornal Meon para eviar sua carta. Mas, não se esqueça de antes de enviar, fazer uma boa revisão em seu texto. Ok!!
11.03.2025
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-
24.02.2025
1️⃣ Atividade: Selecionando Ideias Principais e Criando Frases Síntese
Objetivo: Desenvolver a habilidade de ler um texto, identificar suas ideias principais e criar frases síntese que possam ser usadas como tópicos em slides.
Leia o texto a seguir:
Perfil Profissional
O profissional graduado em Engenharia Civil pela Univap tem a capacidade de desenvolver novas tecnologias, conseguindo elaborar, planejar, gerenciar e fiscalizar projetos e obras de engenharia civil.
O engenheiro civil também pode realizar avaliações técnicas e atividades na área de controle tecnológico de materiais utilizados na Engenharia Civil. Sendo capaz de atuar em equipes multidisciplinares e utilizar várias alternativas tecnológicas, como os recursos de informática no exercício profissional.
2. A partir das ideias selecionadas, elabore um slide seguindo o roteiro:
Título: PERFIL PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO CIVIL - UNIVAP
O engenheiro cívil graduado pela Univap terá capacidade de:1) Desenvolver novas tecnologias;
Tópicos do slide: (Complete com as informações selecionadas no texto).
Slide-modelo: https://docs.google.com/presentation/d/1WtIE1d_aBwZcYvkXCGX8gHb5imAJ2w9Y5dPdth1jSCg/edit?usp=sharing
👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋
19.02.2025
Olá, alunos!
Segue para vocês a sequência de slides que apresentei na sala.
Faça uma cópia desses slides e depois faça as modificações que o grupo de alunos julgar necessárias, de acordo com as orientações da professora. Consulte o roteiro no caderno para concluírem a distribuição dos títulos e itens de cada slide que será usado na apresentação.
Abraços,
Prof.ª Fran
Link: https://docs.google.com/presentation/d/1qFr6k0KvYdOwJ_hQ73Bdrt74qzS3gvtNhJP091jKHjo/edit?usp=sharing
Nenhum comentário:
Postar um comentário