Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

8º Anos A, B, C e D 2025

Compartilho com vocês alguns artigos produzidos pelos alunos do 8º ano A:

Consequências do consumo de Brain rot para o desenvolvimento cognitivo


O consumo frequente de memes Brain rot prejudica o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, visto que substituem atividades construtivas por conteúdos de baixo valor educativo, reduz a capacidade de atenção e, além do mais, enfraquece o pensamento crítico.

Esses consumidores de memes brain rot substituem atividades construtivas por conteúdos de baixo valor educativo, ou seja, conteúdos que não contribuem para o desenvolvimento cognitivo do consumidor De acordo com o neurologista Simis (2025), pessoas que consomem esse tipo de conteúdo, muitas vezes deixam de praticar atividades físicas, diminuem a exposição ao sol e até deixar de socializar, assim prejudicando sua saúde em sua totalidade, podendo ter problemas como atrofia muscular, deficiência de vitamina D ou até problemas relacionados a ansiedade e depressão.

Outro prejuízo ao desenvolvimento cerebral é a redução da capacidade de atenção em atividades que exigem a leitura e a concentração, comprometendo o desenvolvimento escolar devido à dificuldades na realização de atividades e falta de atenção nas explicações dos professores. Segundo Teixeira (2025), os principais sintomas desse consumo são a dificuldade na concentração,  cansaço mental e até a perda de interesse em atividades que precisam de maior esforço mental.

Uma outra consequência do consumo é o enfraquecimento do pensamento crítico, perdendo a capacidade de tomar decisões que antes eram simples principalmente na escola que é um lugar que exige muito do pensamento, deixando de prestar atenção na aula. Segundo Teixeira  (2025), o excesso de informações rápidas e sem sentido prejudicam a capacidade de reflexão crítica, perdendo a capacidade de questionar qual seria a melhor decisão a ser tomada.

Portanto, é importante entender que o consumo excessivo de memes brain rot prejudica o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Cabe à família e aos próprios jovens decidir buscar o equilíbrio no uso das tecnologias, mantendo uma rotina de hábitos saudáveis, como a prática da leitura e esportes.


(Pedro H. de Paula, 8ºA)



  Os efeitos do consumo do brain rot em crianças e adolescentes 

Esses consumidores de memes “brain rot” substituem atividades construtivas por conteúdos de baixo valor educativo,ou seja, consomem conteúdos que não oferecem esforço intelectual e que dificultam a concentração.De acordou com Simis (2025),o “brain rot” causa dificuldade de se concentrar, cansaço mental e a falta de vontade de fazer coisas que exigem mais atenção e esforço.

A redução da capacidade de atenção é por causa do meme “brain rot”,pois o cérebro, quando acostuma a lidar com informações de forma rápida e superficial,tem mais de se desligar. Segundo Simis(2025),com o tempo,o cérebro perde a habilidade de se concentrar em atividades que exigem mais foco e análise.

Outro prejuízo desse consumo é a perda de foco.A falta de atenção que os consumidores dos memes brain rot tem é porque os vídeos curtos fazem a pessoa buscar constantemente os memes e criando um vício nesse vídeos on-line. De acordo com Simis(2025),os vídeos curtos não geram o maior engajamento mental ou atividade intelectual, fazendo com que os consumidores tenham problemas de falta de sono, dificuldade de comunicação e isolamento social  para a vida deles.

Outra consequência que o consumo traz é a dificuldade de ficar sem consumir os memes, pois   devido à ativação do centro de recompensa no cérebro pela liberação de dopamina e ao vício resultante desse processo,e o cérebro se acostuma a receber informações sem profundidade. Segundo Simis (2025) ,o cérebro quando acostuma a lidar com informações de forma rápida e superficial, tem mais dificuldade de se desligar e isso atrapalha a atenção e a realização de tarefas que pedem mais tempo e reflexão.

          Portanto, o texto aborda o impacto negativo do consumo excessivo de vídeos curtos no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, especialmente no que se refere ao esforço intelectual.Por isso adote uma dieta mental equilibrada, priorizando conteúdos de qualidade, limitando o tempo de tela e as notificações, e praticando atividades offline que exigem esforço cognitivo e promovem o bem-estar.


(Miguel Machado, 8ºA)




Os memes “Brain Rot” são diversão ou ameaça para as crianças?


   O consumo frequente de memes “Brain rot” prejudica o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, visto que substitui atividades construtivas, por conteúdo de baixo valor educativo, reduzindo a capacidade de atenção  e, além do mais, enfraquece o pensamento crítico.

     Esses consumidores de memes “Brain rot” substituem atividades construtivas, como leitura e esportes, ou seja, conteúdos com pouca informação e que não possuem reflexão. 

     As crianças e adolescentes que optam por passar longas horas consumindo esse tipo de conteúdo acabam deixando de priorizar atividades para o bem-estar físico e mental, como esportes e leitura. Quando se deixa de praticar tais atividades, problemas como baixa autoestima e ansiedade podem ser desencadeados pela falta das atividades construtivas Segundo Teixeira (2025), os “brain rot” causam cansaço mental e a perda de interesse por atividades que demandam concentração e esforço.

     Outro prejuízo ao desenvolvimento cerebral é a redução da capacidade de atenção. Crianças e adolescentes que assistem frequentemente conteúdos classificados como “brain rot” tendem a perder a capacidade de foco, pois o conteúdo dos vídeos possuem informações rápidas e sem reflexão. De acordo com Teixeira (2025), o cérebro passa a se acostumar com a processar informações sem profundidade, ocorrendo a perda do raciocínio e análise.

     Outra consequência que o excesso ao conteúdo “brain rot” traz é o enfraquecimento do pensamento crítico. Ao passar longas horas assistindo a vídeos “brain rot”, problemas como  ansiedade, estresse e falta de qualidade de sono começam a aparecer. Conforme aponta Simis (2025), a longa exposição a conteúdos sem sentido acabam comprometendo a vida de uma pessoa, causando uma desregulação nos circuitos neurais.

     Portanto, é fundamental reconhecer que o consumo frequente de conteúdo nomeado como “brain rot” prejudica o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, que, deixam de priorizar esportes de leitura, perdem o foco e a qualidade do sono. Cabe à família e à escola monitorar o uso de telas de crianças e adolescentes, priorizando práticas, que ajudam com a aprendizagem, a criatividade e a convivência saudável, como a leitura, a socialização e atividades ao ar livre. Assim será possível ajudá-los a reduzir o consumo exagerado de conteúdos digitais superficiais nas redes sociais.

(Sophia, 8ºA)

O consumo de memes “Brain rot” prejudica o desenvolvimento de crianças e adolescentes


  O consumo frequente de memes “Brain rot” prejudica o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, visto que substitui atividades construtivas por conteúdos de baixo teor educativo, reduz a capacidade de atenção e, além do mais, enfraquece o pensamento crítico.


  Esses consumidores de memes conhecidos como “Brain rot” substituem atividades construtivas por conteúdos de baixo teor educativo, ou seja, conteúdos que não agregam em nada pra vida deles. Uma das atividades construtivas que mais deixam de ser feitas são as atividades físicas, o que causa prejuízos gravíssimos. Segundo o neurologista Marcel Simis (2025), quando a pessoa deixa de fazer atividades físicas têm grandes chances de sofrer uma atrofia muscular, que resulta numa alteração musculoesquelética, mudando a posição da coluna pela própria postura diante das telas.


  Outro prejuízo ao desenvolvimento cerebral é a redução da capacidade de atenção, que significa que a pessoa sente uma enorme dificuldade de se manter num local prestando atenção em algo, como na escola durante a explicação do professor. Isso é algo que prejudica muito, pois a atenção é essencial pra tudo, e não só pra escola, já que por exemplo, ao atravessar a rua devemos ter atenção aos veículos passando no momento. De acordo com o psiquiatra Sávio Teixeira (2025), com o passar do tempo, o cérebro dos adolescentes que consomem esses conteúdos, perde a capacidade de focar em atividades que exigem uma maior concentração e análise.


  Além desses prejuízos, há o enfraquecimento do pensamento crítico, que em poucas palavras quer dizer que a pessoa perde a capacidade de pensar em momentos que exigem o mínimo de atenção e foco, como durante a escola. É o prejuízo mais alto, pois a pessoa simplesmente deixa de pensar e de entender coisas simples do dia a dia, como pedidos de alguém e até simples auxílios. Tendo em vista os estudos de Teixeira (2025), as crianças e adolescentes estão se acostumando cada vez mais a processar informações de maneira rápida, mas sem ter reflexão crítica, o que, ao longo do tempo, pode comprometer seu desenvolvimento cognitivo.


  Portanto, é imprescindível ter a noção de que o consumo frequente desses conteúdos “Brain rot” prejudica em muito o desenvolvimento geral e o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes, sendo uma fonte não tão positiva. Porém, vale lembrar que existe uma forma de prevenir toda essa negatividade e suas consequências, que é limitar o tempo de uso de telas dessas crianças e adolescentes.


(Daniel Coelho, 8ºA)


👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Olá, queridos alunos!


Encaminho o gabarito da atividade proposta sobre o texto "A Importância da Leitura na Formação da Cidadania". Confira no gabarito abaixo as respostas esperadas para as atividades.


Faça a correção das atividades e apresente à professora na próxima aula:


Gabarito – Atividade sobre o texto: A Importância da Leitura na Formação da Cidadania 
1- Releia o 2º parágrafo de desenvolvimento do texto:
a) Ideia principal: A leitura amplia o vocabulário e o conhecimento dos leitores. 
b) Explicação/justificativa: O parágrafo explica que crianças e adolescentes, ao lerem diferentes textos, adquirem novas palavras e entram em contato com estilos de escrita e argumentação. Além disso, cita a pesquisa do Instituto Paulo Montenegro, que alerta para o baixo índice de proficiência em leitura. 
c) Expressão usada para dar início à citação indireta: “De acordo com a pesquisa do Instituto Paulo Montenegro”. 


2- Como a autora organiza as ideias ao longo do parágrafo? 
Resposta correta: (b) Inicia com a retomada do argumento 3, em seguida apresenta explicações e usa dados e autoridades para reforçar seus argumentos. 


3- Que recurso a autora utiliza para convencer o leitor de que a leitura desenvolve a empatia? Resposta correta: (c) Cita uma especialista e menciona resultados de estudos científicos.


4- De que forma as informações sobre a leitura de ficção ajudam a autora a defender sua tese sobre a importância da empatia? 
Resposta: A autora mostra que a leitura de ficção possibilita ao leitor compreender realidades diferentes, colocando-se no lugar do outro. Estudos indicam que quem lê ficção desenvolve maior sensibilidade às necessidades e direitos alheios, reforçando a importância da empatia para a convivência em sociedade. 


5- Releia o último parágrafo do texto: 
a) Frase que apresenta a retomada da tese: “Portanto, é imprescindível incentivar a leitura em todas as fases da vida, uma vez que isso não só contribui para a formação de cidadãos críticos e bem-informados, mas também para uma sociedade mais empática e justa.” 
b) Sugestão da autora: É necessário que a promoção da leitura seja prioridade nas políticas educacionais e nas famílias, para que se cultive um futuro mais consciente, solidário, participativo e igualitário.


💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛


Material de estudo sobre alimentação saudável:

Acesse o slide abaixo, leia as informações e anote em seu caderno as informações que podem ajudar na elaboração do desenvolvimento do texto e em sua conclusão:



Gabarito da atividade sobre "alimentação saudável":

Acesse o gabarito e faça a correção da sua atividade:

https://docs.google.com/document/d/1Ij0BHs-Iv0pM5wnb__E_CQtFDIxV5RNknjuj9viASRA/edit?usp=sharing


👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍

Atividade de recuperação - 8º ano B


Esta atividade foi organizada, a partir da leitura do texto "A Importância da Leitura na Formação da Cidadania".

Leia com atenção o texto em seu caderno e depois faça o que se pede:

1. Escreva uma tese, que revele a sua opinião a respeito da importância da leitura para os adolescentes:

2. Retire do quadro abaixo um argumento que sustente a sua tese.

Benefício da Leitura Explicação resumida
Desenvolvimento do pensamento crítico Permite analisar e interpretar diversas realidades; promove questionamento e reflexão.
Maior participação cidadã e engajamento cívico Leitores têm mais chances de participar de atividades cívicas como votação e voluntariado.
Ampliação do vocabulário Contato com novas palavras e diferentes estilos de escrita.
Aumento do conhecimento Contato com variados conteúdos, culturas e argumentos, enriquecendo a bagagem intelectual.
Melhora no desempenho escolar Estimula práticas de leitura que ajudam em testes e avaliações acadêmicas.
Desenvolvimento da empatia Ajuda a compreender e se colocar no lugar do outro, favorecendo relações mais respeitosas e solidárias.

Lembres-se no quadro acima, os benefícios poderão ser usados como argumentos para defender a sua tese e a parte da explicação resumida corresponde a parte do texto A Importância da Leitura na Formação da Cidadania, que poderá ser usada no desenvolvimento de seu texto como citação indireta.

Exemplo de parágrafo introdutório:

A leitura é essencial para formar cidadãos críticos, engajados e capazes de transformar a sociedade, pois desenvolve o pensamento crítico, permitindo que os adolescentes analisem e reflitam sobre diferentes realidades, e amplia o vocabulário e o conhecimento, favorecendo uma comunicação mais clara e segura.

Legenda:

Em amarelo, temos a tese: "A leitura é essencial para formar cidadãos críticos, engajados e capazes de transformar a sociedade.

Em laranja, temos os argumentos: argumento1 "desenvolve o pensamento crítico" e argumento 2 "amplia o vocabulário e o conhecimento"

x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-

Olá, pessoal!

      Para escrever um bom artigo de opinião, é necessário seguir alguns passos. O primeiro é realizar diferentes leituras sobre o tema que pretente escrever.

     Se o tema proposto é sobre as influências das tecnologias e dos conteúdos digitais na formação das crianças e adolescentes há bastante conteúdo na internet, porém é importante saber selecionar o conteúdo a ser lido, as informações pesquisadas serão usadas para sustentar os argumentos apresentados no primeiro parágrafo do artigo.

      A seguir, alguns bons textos que podem ser lidos e impressos por vocês:

1. Internet sem monitoramento dos pais expõe crianças e adolescentes a riscos:

2. Adolescência: o Perigo Invisível das Redes Sociais para os Jovens


3. Excesso de conteúdos curtos e superficiais afeta a saúde mental


4- Dispositivos eletrônicos: a forma de uso pode ser tão nociva quanto o tempo de exposição
Link: drauziovarella.uol.com.br/pediatria/dispositivos-eletronicos-a-forma-de-uso-pode-ser-tao-nociva-quanto-o-tempo-de-exposicao/

5- “Plataformas digitais e proteção das crianças e adolescentes”


6- “E quando a moderação falha? A infância e conteúdos extremistas online”



❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

Dica de filme para assistir com a família:

"Mãos Talentosas"


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=U6O6ZpKyXa8

Assista a entrevista com Ben Carson:


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=MWJif2d6CJM

Aula 08.07.2025


Sala virtual do 8ºano B_2025 na plataforma Khan:


Aula do dia 07.07.2025

Sala do 8ºD_Potencializar_Aprendizagem

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-

Aula do dia 01.07.2025

Link da sala do 8ºC na plataforma Khan: 


Aula do dia 13.06.2025


Acesse na plataforma a sala virtual:


28.05.2025

Leia o texto a seguir e faça a tarefa solicitada em sala de aula:

Estudantes brasileiros vencem desafio da Nasa e vão para os EUA

     Vitor Guerras 26 / 02 / 2024  às  08 : 52


Malas prontas para a terra do Tio Sam! Estudantes brasileiros venceram uma desafio pela NASA e vão conhecer as instalações da Instituição nos Estados Unidos.

Larissa Vargas, Sara Soares, Samara Santos, Jennifer Marques e Kezia Alexandre formam a equipe da Firjan SENAI São Gonçalo, Rio de Janeiro, e ficaram entre as 10 vencedoras do desafio.

O projeto apresentado por elas propõe um jogo que funciona como uma ferramenta educacional orientando crianças e adolescentes sobre a mecânica dos eclipses. Ao todo, participaram do desafio 60 mil estudantes, de 152 países e territórios. 

Juntas, as estudantes desenvolveram o jogo “Eclipse: Celestial Shadows”.

Durante o game, os jogadores aprendem sobre todo o funcionamento dos eclipses e porque somente algumas pessoas da terra podem vê-los em um determinado momento.

“Nenhum de nós tinha conhecimento em desenvolvimento de jogos, no entanto, cada uma se encontrou em uma tarefa”, disse Larissa. 

Para a adolescente, apesar de não atuarem na área de tecnologia, elas se empenharam com um objetivo maior. 

A experiência foi tão positiva que elas ganharam o prêmio e vão conhecer os Estados Unidos!

“Foi uma experiência fora da nossa zona de conforto, mas nos trouxe um sentimento de que é possível quebrar barreiras, explorar novas áreas do conhecimentos, novas ciências”, contou Larissa.

A competição Space Apps, organizada pela NASA desde 2012, já teve mais de 280.000 inscritos.

O desafio reúne programadores, cientistas,designers, criadores, construtores, tecnólogos e muito mais.

Os participantes, durante os dois dias de competição, têm que criar projetos com soluções inovadoras para resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço.

As cinco alunas se conheceram no curso de aprendizagem da Firjan SENAI São Gonçalo e também fazem parte do programa Jovem Aprendiz da B Braun Brasil.

A criação de projetos e participação em diversas competições faz parte do programa.

“Celebro a conquista deste grupo de meninas aprendizes em nossa organização e destaco o quão importante é não nos limitarmos ao mero cumprimento de uma cota legal de aprendizes em nossa empresa. Estamos indo além, com educação de qualidade e apoio”, disse Cecília Melo, especialista em Responsabilidade Social da B.Braun Brasil.

Já para o instrutor da Firjan SENAI, Alan Pacheco, a oportunidade das meninas viveram uma experiência internacional, vai ajudar muito no currículo delas.

“É um grande feito! Essas competições são essenciais para os nossos estudantes, pois proporcionam experiências valiosas de aprendizado prático, estimulam a criatividade, promovem o trabalho em equipe e permitem aplicar habilidades teóricas em projetos reais”, destacou.

Fonte: https://www.sonoticiaboa.com.br/2024/02/26/estudantes-brasileiros-vencem-desafio-da-nasa-e-vao-para-os-eua



Tarefa:

Elaboração de um parágrafo sobre o Desafio da Nasa, tema da noticia "Estudantes brasileiros vencem desafio da Nasa e vão para os EUA" (texto no Blog da professora), usando a seguinte estrutura:

1ª Frase do parágrafo é a tese, seguida de três argumentos diferentes.

Use neste parágrafo as conjunções coordenativas "pois", "porque" para unir a tese aos argumentos.

Exemplo:  Competições como a promovida pela NASA são fundamentais para a formação acadêmica e profissional porque permitem aplicar conhecimentos teóricos na prática, desenvolvem habilidades como trabalho em equipe e criatividade e fortalecem o currículo dos participantes ao proporcionar experiências enriquecedoras.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-x-

21.05.2025

Aula com a professora Letícia Góes para tirar as suas dúvidas sobre o uso correto das palavras: MEIO e BASTANTE:




x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

13.05.2025

    Olá alunos! Seguem os links para os grupos de alunos que deverão realizar atividades na plataforma Khan e outras indicadas pela professora para potencializar suas aprendizagens na área de Língua Portuguesa.

Sala virtual na plataforma Khan:

8º Ano C_Grupo_Potencializar_Aprendizagem:

https://pt.khanacademy.org/join/HNX5VYKV


      Sempre haverá um roteiro de atividades a serem cumpridas por vocês. O prazo para a realização destas atividades é o tempo das duas aulas destinadas na semana para a realização deste trabalho. 

Proposta número 1: 
       Nesta aula, você deverá acessar a sala virtual criada pela professora para a sua turma, conferir as recomendações deixadas por ela e cumprir essa trilha de aprendizagem da seguinte forma:

1) Acesse a videoaula, assista uma única vez (sem fazer pausas) para compreender o conteúdo abordado.
2) Assista pela segunda vez e faça pausas nos momentos em que ouviu uma informação importante/interessante sobre o tema da aula. 
   Em seu caderno, anote esta informação de forma organizada. Pode organizar um esquema ou apenas ordenar cada informação elaborando uma frase e enumerando essas informações, que te ajudaram a compreender o assunto tratado na aula.
3) Por último, desenvolva todas as propostas de atividades recomendas.
4) Saia da sala, tire a sua conta do chromebook e desligue adequadamente o equipamento. 
5) Passe para a próxima atividade!

Proposta número 2: 

  • Cole em seu caderno o material sobre as regras de casos especiais de Concordância Nominal.
  • Leia com atenção as regras e os exemplos.
  • Converse com seus colegas sobre essas regras, procurando confirmar se todos compreenderam as regras apresentadas no material.
  • Aplique essas regras na realização dos exercícios. Converse com seu colega sobre os casos que aparecem nos exercícios e desenvolva uma resposta coerente com as regras estudadas.
  • Entregue a folha de exercício para a professora ao final da aula.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-

07.05.2025

Missão dos alunos que participam do grupo de recuperação de produção de texto, gênero "Carta do Leitor"

Acesse a videoaula abaixo, assista a aula toda primeiro. Na sequência, assista novamente,  faça pausas e retome na parte da explicação que você encontrou uma informação importante a respeito do gênero "Carta do Leitor". 
Anote essa informação de forma organizada em seu caderno. Você pode enumerar várias frases com as informações, criar um esquema do conteúdo da aula ou criar um mapa conceitual sobre o gênero, a partir do conteúdo da aula.

Link da aula: 

https://www.youtube.com/watch?v=X59MlaEsgbI

Acesse a seguir, o modelo de texto da carta do leitor no qual deixei indicadas as partes que compõem a carta do leitor. Anote em seu caderno essas partes. (Não precisa anotar o modelo de carta.).

Apresente a sua missão concluída para que o seu responsável possa colocar um visto e data.
Na próxima aula de Língua Portuguesa, apresente para sua professora.

Um abraço e até a próxima!

Prof.ª Francisca

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

07.05.2025

Sobre o tema Concordância Nominal e Verbal, segue abaixo duas videoaulas indicadas em classe para que vocês assistam e façam anotações em seus cadernos.
Aula 1:
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Ssb7v6KIYt8


Aula 2:

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=s2T9Ap2J7u0&t=58s

Bons estudos!!!


Prof.ª Francisca



x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-

Roteiro da semana de 05 a 09/05/2025

Durante esta semana, estaremos realizando algumas atividades sobre "Argumentação". Acesse os links abaixo e faça o que está proposto para cada link:

Atividade 1: Leia o texto a seguir, identifique as ideias principais sobre o assunto e anote essas ideias em seu caderno. Em seguida, escreva a sua conclusão: O que você aprendeu sobre "Argumentação"?


Atividade  2: Acesse o link a seguir e realize a atividade em seu caderno:

Link 2:

https://docs.google.com/document/d/1aowYV19J-FBCzWdgOs1Zwfq29xbnsSBc/edit?usp=sharing&ouid=114244207297959281923&rtpof=true&sd=true

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

22.04.2025

Retomando a aula de produção de slides da exposição sobre a pesquisa sobre sonho (área de interesse). Siga o modelo de slides abaixo:




 x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x


08.04.2025

Olá, alunos!

Este ano vocês farão atividades personalizadas, de acordo com as orientações que a professora Francisca passar para você em sala de aula.

Acessem o link abaixo da sua sala na Plataforma Khan:

8º ano B_Atividades_Personalizadas_Português: https://pt.khanacademy.org/join/K7BF2M3K


x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x


28.03.2025

Olá, pessoal!

Nesta semana, retomamos a construção de um roteiro para o simulado da exposição oral que será feita, a partir do texto "A Água:Essencial para a Vida no Planeta". 
A professora trouxe 3 dicas de como elaborar o roteiro de conclusão e encerrar a exposição oral (seminário).
A seguir, deixei o link dos slides construídos como modelo para vocês. Esta é a sequência de slides que vocês reproduziram em folha sulfite  durante a aula:




Link: 

Tarefa: Elabore o roteiro do texto de "fala", de acordo com o slide que ficou sob sua responsabilidade para você apresentar o conteúdo.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

23.03.2025


Olá, alunos!
Nesta semana, iniciaremos as aulas de recuperação e aprofundamento do estudo sobre alguns conteúdos de Língua Portuguesa.

Deixarei, neste espaço, alguns materiais complementares. Você deverá esta semana (23 a 28/03/2025) assistir uma das videoaulas indicadas abaixo e fazer anotações em seu caderno das informações mais importantes da explicação sobre Advérbios. 

A seguir, algumas videoaulas que ajudarão a complementar os estudos em casa:

Aula 1: Advérbio:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=HAmETXF6Mpc

2. https://www.youtube.com/watch?v=eoZ0aEJQACg






13.03.2025

Olá, pessoal!


Segue abaixo material para vocês acessarem e revisarem o gênero carta do leitor.

Importante!!!

Vocês poderão fazer a produção proposta, para se preparem para a avaliação da próxima semana:

Vocês também poderão assistir a videoaula: 

https://www.youtube.com/watch?v=X59MlaEsgbI


Prática: Você pode escrever uma carta do leitor para praticar a escrita desse gênero textual. Para isso, acesse o link abaixo, leia uma notícia e elabore uma carta fazendo comentários e dando a sua opinião a respeito do assunto tratado na notícia lida.

Link do jornal: https://www.meon.com.br/noticias/rmvale/sjc-inscricoes-abertas-para-o-programa-meu-pet-feliz
Procure usar o espaço do próprio jornal Meon para eviar sua carta. Mas, não se esqueça de antes de enviar, fazer uma boa revisão em seu texto. Ok!!




x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-x-x-x-x-x-x-x

11.03.2025

Olá meus queridos alunos!
Abaixo segue o link do slide modelo que estamos usando em sala de aula:



x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-


24.02.2025

1️⃣ Atividade: Selecionando Ideias Principais e Criando Frases Síntese
Objetivo: Desenvolver a habilidade de ler um texto, identificar suas ideias principais e criar frases síntese que possam ser usadas como tópicos em slides.

Leia o texto a seguir:


Perfil Profissional
O profissional graduado em Engenharia Civil pela Univap tem a capacidade de desenvolver novas tecnologias, conseguindo elaborar, planejar, gerenciar e fiscalizar projetos e obras de engenharia civil.
O engenheiro civil também pode realizar avaliações técnicas e atividades na área de controle tecnológico de materiais utilizados na Engenharia Civil. Sendo capaz de atuar em equipes multidisciplinares e utilizar várias alternativas tecnológicas, como os recursos de informática no exercício profissional.

Ideias principais selecionadas no texto:

2. A partir das ideias selecionadas, elabore um slide seguindo o roteiro:


Título: PERFIL PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO CIVIL - UNIVAP

O engenheiro cívil graduado pela Univap terá capacidade de:
1) Desenvolver novas tecnologias;

Tópicos do slide: (Complete com as informações selecionadas no texto).



👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋

19.02.2025

Olá, alunos!


Segue para vocês a sequência de slides que apresentei na sala.


Faça uma cópia desses slides e depois faça as modificações que o grupo de alunos julgar necessárias, de acordo com as orientações da professora. Consulte o roteiro no caderno para concluírem a distribuição dos títulos e itens de cada slide que será usado na apresentação.


Abraços,
Prof.ª Fran

Link: https://docs.google.com/presentation/d/1qFr6k0KvYdOwJ_hQ73Bdrt74qzS3gvtNhJP091jKHjo/edit?usp=sharing

👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽

1º Bimestre - Comunicação Oral


Olá, meus queridos alunos!

Seguem abaixo dicas de materiais que podem ser acessados em casa para vocês conhecerem boas estratégias de como falar e se apresentarem bem em público.


Alguns deles também serão acessados em sala de aula e se tornarão conteúdos das próprias apresentações que vocês farão. 

Aproveitem esse momento do ano dedicado ao desenvolvimento de novas habilidades que ajudarão todos vocês a terem sucesso em situações de comunicação oral.

Primeira dica é o livro em PDF do maior especialista em Oratória, Reinaldo Polito.

     Reinaldo Polito é autor de vários livros sobre o tema e professor de oratória.

    Abaixo deixei uma sugestão de leitura e audiobook de um dos livros do professor Polito para vocês:

Livro 29 Minutos Para Falar Bem em Público:

Audiobook do livro Superdicas Para Falar Bem em Conversas e Apresentações:

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI