Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

8º Anos A, B, C e D 2025

Dica de filme para assistir com a família:

"Mãos Talentosas"


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=U6O6ZpKyXa8

Assista a entrevista com Ben Carson:


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=MWJif2d6CJM

Aula 08.07.2025


Sala virtual do 8ºano B_2025 na plataforma Khan:


Aula do dia 07.07.2025

Sala do 8ºD_Potencializar_Aprendizagem

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-

Aula do dia 01.07.2025

Link da sala do 8ºC na plataforma Khan: 


Aula do dia 13.06.2025


Acesse na plataforma a sala virtual:


28.05.2025

Leia o texto a seguir e faça a tarefa solicitada em sala de aula:

Estudantes brasileiros vencem desafio da Nasa e vão para os EUA

     Vitor Guerras 26 / 02 / 2024  às  08 : 52


Malas prontas para a terra do Tio Sam! Estudantes brasileiros venceram uma desafio pela NASA e vão conhecer as instalações da Instituição nos Estados Unidos.

Larissa Vargas, Sara Soares, Samara Santos, Jennifer Marques e Kezia Alexandre formam a equipe da Firjan SENAI São Gonçalo, Rio de Janeiro, e ficaram entre as 10 vencedoras do desafio.

O projeto apresentado por elas propõe um jogo que funciona como uma ferramenta educacional orientando crianças e adolescentes sobre a mecânica dos eclipses. Ao todo, participaram do desafio 60 mil estudantes, de 152 países e territórios. 

Juntas, as estudantes desenvolveram o jogo “Eclipse: Celestial Shadows”.

Durante o game, os jogadores aprendem sobre todo o funcionamento dos eclipses e porque somente algumas pessoas da terra podem vê-los em um determinado momento.

“Nenhum de nós tinha conhecimento em desenvolvimento de jogos, no entanto, cada uma se encontrou em uma tarefa”, disse Larissa. 

Para a adolescente, apesar de não atuarem na área de tecnologia, elas se empenharam com um objetivo maior. 

A experiência foi tão positiva que elas ganharam o prêmio e vão conhecer os Estados Unidos!

“Foi uma experiência fora da nossa zona de conforto, mas nos trouxe um sentimento de que é possível quebrar barreiras, explorar novas áreas do conhecimentos, novas ciências”, contou Larissa.

A competição Space Apps, organizada pela NASA desde 2012, já teve mais de 280.000 inscritos.

O desafio reúne programadores, cientistas,designers, criadores, construtores, tecnólogos e muito mais.

Os participantes, durante os dois dias de competição, têm que criar projetos com soluções inovadoras para resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço.

As cinco alunas se conheceram no curso de aprendizagem da Firjan SENAI São Gonçalo e também fazem parte do programa Jovem Aprendiz da B Braun Brasil.

A criação de projetos e participação em diversas competições faz parte do programa.

“Celebro a conquista deste grupo de meninas aprendizes em nossa organização e destaco o quão importante é não nos limitarmos ao mero cumprimento de uma cota legal de aprendizes em nossa empresa. Estamos indo além, com educação de qualidade e apoio”, disse Cecília Melo, especialista em Responsabilidade Social da B.Braun Brasil.

Já para o instrutor da Firjan SENAI, Alan Pacheco, a oportunidade das meninas viveram uma experiência internacional, vai ajudar muito no currículo delas.

“É um grande feito! Essas competições são essenciais para os nossos estudantes, pois proporcionam experiências valiosas de aprendizado prático, estimulam a criatividade, promovem o trabalho em equipe e permitem aplicar habilidades teóricas em projetos reais”, destacou.

Fonte: https://www.sonoticiaboa.com.br/2024/02/26/estudantes-brasileiros-vencem-desafio-da-nasa-e-vao-para-os-eua



Tarefa:

Elaboração de um parágrafo sobre o Desafio da Nasa, tema da noticia "Estudantes brasileiros vencem desafio da Nasa e vão para os EUA" (texto no Blog da professora), usando a seguinte estrutura:

1ª Frase do parágrafo é a tese, seguida de três argumentos diferentes.

Use neste parágrafo as conjunções coordenativas "pois", "porque" para unir a tese aos argumentos.

Exemplo:  Competições como a promovida pela NASA são fundamentais para a formação acadêmica e profissional porque permitem aplicar conhecimentos teóricos na prática, desenvolvem habilidades como trabalho em equipe e criatividade e fortalecem o currículo dos participantes ao proporcionar experiências enriquecedoras.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-x-

21.05.2025

Aula com a professora Letícia Góes para tirar as suas dúvidas sobre o uso correto das palavras: MEIO e BASTANTE:




x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

13.05.2025

    Olá alunos! Seguem os links para os grupos de alunos que deverão realizar atividades na plataforma Khan e outras indicadas pela professora para potencializar suas aprendizagens na área de Língua Portuguesa.

Sala virtual na plataforma Khan:

8º Ano C_Grupo_Potencializar_Aprendizagem:

https://pt.khanacademy.org/join/HNX5VYKV


      Sempre haverá um roteiro de atividades a serem cumpridas por vocês. O prazo para a realização destas atividades é o tempo das duas aulas destinadas na semana para a realização deste trabalho. 

Proposta número 1: 
       Nesta aula, você deverá acessar a sala virtual criada pela professora para a sua turma, conferir as recomendações deixadas por ela e cumprir essa trilha de aprendizagem da seguinte forma:

1) Acesse a videoaula, assista uma única vez (sem fazer pausas) para compreender o conteúdo abordado.
2) Assista pela segunda vez e faça pausas nos momentos em que ouviu uma informação importante/interessante sobre o tema da aula. 
   Em seu caderno, anote esta informação de forma organizada. Pode organizar um esquema ou apenas ordenar cada informação elaborando uma frase e enumerando essas informações, que te ajudaram a compreender o assunto tratado na aula.
3) Por último, desenvolva todas as propostas de atividades recomendas.
4) Saia da sala, tire a sua conta do chromebook e desligue adequadamente o equipamento. 
5) Passe para a próxima atividade!

Proposta número 2: 

  • Cole em seu caderno o material sobre as regras de casos especiais de Concordância Nominal.
  • Leia com atenção as regras e os exemplos.
  • Converse com seus colegas sobre essas regras, procurando confirmar se todos compreenderam as regras apresentadas no material.
  • Aplique essas regras na realização dos exercícios. Converse com seu colega sobre os casos que aparecem nos exercícios e desenvolva uma resposta coerente com as regras estudadas.
  • Entregue a folha de exercício para a professora ao final da aula.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-

07.05.2025

Missão dos alunos que participam do grupo de recuperação de produção de texto, gênero "Carta do Leitor"

Acesse a videoaula abaixo, assista a aula toda primeiro. Na sequência, assista novamente,  faça pausas e retome na parte da explicação que você encontrou uma informação importante a respeito do gênero "Carta do Leitor". 
Anote essa informação de forma organizada em seu caderno. Você pode enumerar várias frases com as informações, criar um esquema do conteúdo da aula ou criar um mapa conceitual sobre o gênero, a partir do conteúdo da aula.

Link da aula: 

https://www.youtube.com/watch?v=X59MlaEsgbI

Acesse a seguir, o modelo de texto da carta do leitor no qual deixei indicadas as partes que compõem a carta do leitor. Anote em seu caderno essas partes. (Não precisa anotar o modelo de carta.).

Apresente a sua missão concluída para que o seu responsável possa colocar um visto e data.
Na próxima aula de Língua Portuguesa, apresente para sua professora.

Um abraço e até a próxima!

Prof.ª Francisca

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

07.05.2025

Sobre o tema Concordância Nominal e Verbal, segue abaixo duas videoaulas indicadas em classe para que vocês assistam e façam anotações em seus cadernos.
Aula 1:
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Ssb7v6KIYt8


Aula 2:

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=s2T9Ap2J7u0&t=58s

Bons estudos!!!


Prof.ª Francisca



x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-

Roteiro da semana de 05 a 09/05/2025

Durante esta semana, estaremos realizando algumas atividades sobre "Argumentação". Acesse os links abaixo e faça o que está proposto para cada link:

Atividade 1: Leia o texto a seguir, identifique as ideias principais sobre o assunto e anote essas ideias em seu caderno. Em seguida, escreva a sua conclusão: O que você aprendeu sobre "Argumentação"?


Atividade  2: Acesse o link a seguir e realize a atividade em seu caderno:

Link 2:

https://docs.google.com/document/d/1aowYV19J-FBCzWdgOs1Zwfq29xbnsSBc/edit?usp=sharing&ouid=114244207297959281923&rtpof=true&sd=true

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

22.04.2025

Retomando a aula de produção de slides da exposição sobre a pesquisa sobre sonho (área de interesse). Siga o modelo de slides abaixo:




 x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x


08.04.2025

Olá, alunos!

Este ano vocês farão atividades personalizadas, de acordo com as orientações que a professora Francisca passar para você em sala de aula.

Acessem o link abaixo da sua sala na Plataforma Khan:

8º ano B_Atividades_Personalizadas_Português: https://pt.khanacademy.org/join/K7BF2M3K


x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x


28.03.2025

Olá, pessoal!

Nesta semana, retomamos a construção de um roteiro para o simulado da exposição oral que será feita, a partir do texto "A Água:Essencial para a Vida no Planeta". 
A professora trouxe 3 dicas de como elaborar o roteiro de conclusão e encerrar a exposição oral (seminário).
A seguir, deixei o link dos slides construídos como modelo para vocês. Esta é a sequência de slides que vocês reproduziram em folha sulfite  durante a aula:




Link: 

Tarefa: Elabore o roteiro do texto de "fala", de acordo com o slide que ficou sob sua responsabilidade para você apresentar o conteúdo.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

23.03.2025


Olá, alunos!
Nesta semana, iniciaremos as aulas de recuperação e aprofundamento do estudo sobre alguns conteúdos de Língua Portuguesa.

Deixarei, neste espaço, alguns materiais complementares. Você deverá esta semana (23 a 28/03/2025) assistir uma das videoaulas indicadas abaixo e fazer anotações em seu caderno das informações mais importantes da explicação sobre Advérbios. 

A seguir, algumas videoaulas que ajudarão a complementar os estudos em casa:

Aula 1: Advérbio:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=HAmETXF6Mpc

2. https://www.youtube.com/watch?v=eoZ0aEJQACg






13.03.2025

Olá, pessoal!


Segue abaixo material para vocês acessarem e revisarem o gênero carta do leitor.

Importante!!!

Vocês poderão fazer a produção proposta, para se preparem para a avaliação da próxima semana:

Vocês também poderão assistir a videoaula: 

https://www.youtube.com/watch?v=X59MlaEsgbI


Prática: Você pode escrever uma carta do leitor para praticar a escrita desse gênero textual. Para isso, acesse o link abaixo, leia uma notícia e elabore uma carta fazendo comentários e dando a sua opinião a respeito do assunto tratado na notícia lida.

Link do jornal: https://www.meon.com.br/noticias/rmvale/sjc-inscricoes-abertas-para-o-programa-meu-pet-feliz
Procure usar o espaço do próprio jornal Meon para eviar sua carta. Mas, não se esqueça de antes de enviar, fazer uma boa revisão em seu texto. Ok!!




x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-x-x-x-x-x-x-x

11.03.2025

Olá meus queridos alunos!
Abaixo segue o link do slide modelo que estamos usando em sala de aula:



x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-


24.02.2025

1️⃣ Atividade: Selecionando Ideias Principais e Criando Frases Síntese
Objetivo: Desenvolver a habilidade de ler um texto, identificar suas ideias principais e criar frases síntese que possam ser usadas como tópicos em slides.

Leia o texto a seguir:


Perfil Profissional
O profissional graduado em Engenharia Civil pela Univap tem a capacidade de desenvolver novas tecnologias, conseguindo elaborar, planejar, gerenciar e fiscalizar projetos e obras de engenharia civil.
O engenheiro civil também pode realizar avaliações técnicas e atividades na área de controle tecnológico de materiais utilizados na Engenharia Civil. Sendo capaz de atuar em equipes multidisciplinares e utilizar várias alternativas tecnológicas, como os recursos de informática no exercício profissional.

Ideias principais selecionadas no texto:

2. A partir das ideias selecionadas, elabore um slide seguindo o roteiro:


Título: PERFIL PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO CIVIL - UNIVAP

O engenheiro cívil graduado pela Univap terá capacidade de:
1) Desenvolver novas tecnologias;

Tópicos do slide: (Complete com as informações selecionadas no texto).



👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋

19.02.2025

Olá, alunos!


Segue para vocês a sequência de slides que apresentei na sala.


Faça uma cópia desses slides e depois faça as modificações que o grupo de alunos julgar necessárias, de acordo com as orientações da professora. Consulte o roteiro no caderno para concluírem a distribuição dos títulos e itens de cada slide que será usado na apresentação.


Abraços,
Prof.ª Fran

Link: https://docs.google.com/presentation/d/1qFr6k0KvYdOwJ_hQ73Bdrt74qzS3gvtNhJP091jKHjo/edit?usp=sharing

👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽👽

1º Bimestre - Comunicação Oral


Olá, meus queridos alunos!

Seguem abaixo dicas de materiais que podem ser acessados em casa para vocês conhecerem boas estratégias de como falar e se apresentarem bem em público.


Alguns deles também serão acessados em sala de aula e se tornarão conteúdos das próprias apresentações que vocês farão. 

Aproveitem esse momento do ano dedicado ao desenvolvimento de novas habilidades que ajudarão todos vocês a terem sucesso em situações de comunicação oral.

Primeira dica é o livro em PDF do maior especialista em Oratória, Reinaldo Polito.

     Reinaldo Polito é autor de vários livros sobre o tema e professor de oratória.

    Abaixo deixei uma sugestão de leitura e audiobook de um dos livros do professor Polito para vocês:

Livro 29 Minutos Para Falar Bem em Público:

Audiobook do livro Superdicas Para Falar Bem em Conversas e Apresentações:

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI