Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Roteiro para planejamento de um Seminário


1- Pesquise sobre o assunto;
2- Leia com atenção o texto pesquisado, verifique se há palavras que desconheça o seu significado. Busque no dicionário o significado dessas palavras e um sinônimo, se houver necessidade.
3- Leia várias vezes o texto e destaque com uma caneta as informações principais desse texto.
4- Numa folha de almaço ou no caderno, escreva um texto contendo as informações principais sobre a sua parte no seminário da forma como pretende falar. (Fazendo isso eliminará os vícios de linguagem, que normalmente surgem no momento da fala).

5- Inicie sua apresentação falando o que sabe sobre cada uma das danças. Ex.:


Início: Tratarei, neste seminário, sobre um aspecto muito rico da cultura portuguesa: a dança. (pausa). Em nossas pesquisas aprendemos que em Portugal há diferentes tipos de danças , dependendo da tradição regional. (pausa) As principais danças encontradas no país são fandango, a dança de roda, a valsa de dois passos, a chotiça, o corridinho, o vira e o verde-gaio.(faça uma pausa mais longa e aproveite para mostrar imagens de cada uma dessas danças citadas). Neste seminário, procurarei enfantizar três tipos de danças portuguesas:


1- Corridinho;


2- Chotiça e;


3- Fandango.

... (Fale inicialmente das duas primeiras e depois ...)

O Fandango enraizou-se em Portugal há muito tempo e é bailado em quase todo o país, porém é uma dança originária da Espanha.
Antigamente, o Fandango era conhecido por ser uma apresentação feita exclusivamente por uma mulher de forma sensual. Ao mesmo tempo, o homem galanteava a mulher, cantava e gritava, juntando também gestos, na época considerados obscenos. Era tido como uma dança de sedução entre homem e mulher.
No início do Século XIX, o Fandango era dançado e, por vezes, cantado pelas várias camadas sociais, sendo considerado por alguns visitantes estrangeiros como a verdadeira dança nacional. Ao longo  da sua história, o Fandango passou a ser dançado e bailado, tanto em salões nobres, em teatros populares de Lisboa, como nas ruas, feiras, festas e tabernas, normalmente entre homem e mulher, entre pares de homens ou entre pares de mulheres.
Hoje em dia, o Fandango é dançado em quase todas as províncias de Portugal, através das mais diversas formas musicais e coreográficas.

Encerro esta parte do seminário, apresentando a vocês algumas imagens que revelam como é dançado o Fandango em Portugal. Espero que tenham apreciado, passo a palavra, neste momento, para ................(fale o nome do colega e o tema que ele tratará em seguida).

Observação:
O sucesso de sua apresentação só depende do seu interesse e do seu esforço pessoal. Não se esqueça de que se fizer a pesquisa, o planjemento de sua apresentação, realizar ensaios individuais e com sua equipe, todos terão muita chance de alcançarem sucesso durante a apresentação do seminário.
 
SUCESSO NA APRESENTAÇÃO ORAL =  PESQUISA, PLANEJAMENTO E MUUUUITO ENSAIO.

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI