Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sexta-feira, 9 de julho de 2010

CONHEÇA O MANUAL DO CANDIDATO AO VESTIBULINHO DO COLÉGIO JUAREZ WANDERLEY (Colégio da Embraer)

Clique o título e conheça com detalhes as exigências do MANUAL DO CANDIDATO  ao vestibulinho do colégio JUAREZ WANDERLEY.

O conteúdo exigido para a prova de 2009, de acordo com o manual, foi:

Língua Portuguesa: Interpretação de texto; sinônimos e antônimos;
ortografia oficial; acentuação gráfica; flexão de gênero, número e grau do substantivo e do adjetivo; crase; emprego de pronomes e verbos; emprego de preposições e conjunções; concordância nominal e verbal; predicação verbal; modos verbais e conjugação; acentuação; sintaxe: tipos de sujeito e tipos de predicado.

Ciências Humanas: A Globalização e o papel dos blocos econômicos na economia mundial; noções gerais sobre o cenário econômico global; noções básicas de cartografi a, coordenadas geográfi cas e funcionamento do sistema de fusos horários; o mundo contemporâneo: a organização geopolítica após o 11  de setembro; as questões ambientais e a crise dos alimentos; o processo de industrialização e urbanização do Brasil na segunda metade do século XX e as suas consequências; a estrutura fundiária no Brasil: estrutura fundiária colonial, o êxodo rural: causas e consequências, a luta pela terra no Brasil atual; autoritarismo e democracia no Brasil: a forma de atuação da ditadura militar (1964-1984) e as estratégias de resistência; a organização do trabalho no Brasil: a escravidão, o papel dos imigrantes no século XIX e a conquista dos direitos trabalhistas.

Matemática: Operações com números inteiros e fracionários; sistema de medidas usuais; números racionais relativos; regra de três simples; porcentagem; juros simples; equação do primeiro grau e sistema simples do primeiro grau; equação simples do segundo grau; geometria plana (perímetro e área de triângulos e retângulos); resolução de situação-problema.

Ciências Naturais: Antibióticos – soluções e problemas; desenvolvimento sustentável; desfl orestamento e suas consequências; drogas - categorias, efeitos, problemas sociais e de saúde decorrentes; efeito estufa e aquecimento global; importância da biodiversidade; métodos contraceptivos humanos; poluição do ar e das águas; principais impactos ambientais decorrentes de diferentes formas de geração de energia; problemas da agricultura convencional; problemas simples do cotidiano envolvendo as três leis de Newton; produção de derivados do petróleo (destilação fracionada); redução, reutilização e reciclagem de resíduos; situações simples do cotidiano que envolvem a interpretação do conceito de densidade; situações simples do cotidiano que envolvem movimentos (tempo, distância e velocidade); transformações de energia; transmissão do vírus HIV e sintomas da AIDS.

SOBRE A REDAÇÃO:

A Redação será avaliada considerando-se:

a. Estrutura: forma narrativa em 3ª pessoa; organicidade e unidade do texto; conteúdo: idéias fundamentais e coerentes e clareza.

b. Expressão: domínio do léxico e da estrutura da língua (adequação vocabular, ortografi a, morfologia, sintaxe e pontuação).

c. Será anulada a Redação que:

- fugir ao tema proposto;

- apresentar texto padronizado, quanto à estrutura, sequência e vocabulário comuns a vários candidatos;

- apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números, palavras soltas e ilegíveis);

- for assinada fora do local apropriado;

- apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;

- for entregue no rascunho;

- for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade.
 
Nota mínima exigida:  12,5 na Redação.

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI