sexta-feira, 20 de agosto de 2010

COMO AJUDAR O SEU FILHO A TER BOM

DESEMPENHO NA ESCOLA

1- Muitas vezes, a ajuda para seu filho ter um bom desempenho na escola é uma questão de "mais" ou "menos": Mais escuta, menos repreensão; mais questionamentos, menos queixas inúteis; mais elogios, menos detalhamentos; mais busca de sugestões, menos oferecimento de conselhos.

2- Ame seus filhos profundamente para permitir que eles sejam os melhores.

3- Atualmente, as crianças precisam daquilo de que os alunos sempre precisaram para se dar bem na escola: estrutura familiar, disciplina, desafios, respeito, reconhecimento, oportunidades, escolhas, segundas oportunidades, compreensão e muito amor. Achar um jeito de materializar tudo isso é papel dos pais.

4- Não espere 10 em tudo, mesmo que seu filho seja muito inteligente. Expectativas rígidas e irreais fazem a criança imaginar que, para conseguir o amor dos pais, tem de alcançar padrões inatingíveis. Demonstre seu amor sempre!

5- Seja realista quanto ao que ocorre na escola. Prepare-se para os problemas. Prepare-se para as soluções. Assim, você não será pego de surpresa.

6- Sempre encare um grande esforço como bom desempenho. Elogie quando seu filho demonstrar dedicação e esforço, mesmo que não tire um 10!

7- O bom desempenho escolar é um assunto para a família toda. Nenhum aluno o consegue sozinho. Procure apoiá-lo diariamente, oferecendo condições para que estude, se desenvolva e aprenda.

8- Não permita que os outros definam o potencial de seus filhos.

9- O bom desempenho escolar é uma meta que vale a pena ser perseguida, mas não seja duro demais com seus filhos ou consigo mesmo.

10- Se você quiser ser reconhecido por ter contribuído para o bom desempenho de seu filho na escola, aceite também as críticas pelas falhas.

11- Bom desempenho escolar não se compra. Não ofereça dinheiro para seu filho fazer o dever de casa. O resultado disso não é um aluno melhor, mas uma criança mal-educada, mimada e interesseira.

12- Não peça nem espere favores de seu filho. Os estudantes se fortalecem quando fazem as coisas sozinhos, sem esperar que alguém faça algo por eles.

13- Nunca elogie a mediocridade. O elogio gratuito desvaloriza o que tem mérito. Elogie os esforços e as conquistas bem-feitas.

14- Procure ser um modelo em tudo para o seu filho.

15- Seja um bom ouvinte, às vezes, o melhor modo de ajudar o desempenho de um filho é simplesmente estar disposto a escutá-lo.

16- Quando algo vai mal na escola, lembre-se de que seu filho não é mau, preguiçoso ou burro - é apenas uma criança e que está em formação. Cabe a você ajudá-lo em seu crescimento.

17- Seus filhos podem ter a melhor educação formal que quiser dar a eles. Isso talvez signifique trabalho duro, esforços extras, escolhas difíceis, sacrifícios e firmeza, mas pode se tornar real. Se não se tornar, alguns professores e diretores talvez tenham uma parcela da responsabilidade, mas o verdadeiro motivo é que você e seus filhos não desejaram isso de verdade.

Texto adaptado do 1º Capítulo do livro Criança Nota 10, Autor: Robert D. Ramsey,
Editora: Publifolhav, pela Profª Francisca P.Martins

Nenhum comentário: