quarta-feira, 18 de maio de 2011

SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
Objetivo: Perceber a organização das ideias e a progessão temática do texto narrativo.

Veja o que fazer:
a)        Leia os trechos abaixo nos retângulos,  eles são partes de uma história.
b)     Recorte os retângulos, organize a história, estabelecendo a sequência  dos fatos ocorridos com a personagem.
c)        Cole cada parte, numa folha, conforme as dicas para organização:
1ª Parte – A menina está feliz e fazendo planos.
2ª Parte – Pensamentos e planejamento do que faria com o dinheiro da venda do leite.
3ª Parte – Outros pensamentos e planejamentos futuros.
4ª Parte – A distração.
5ª Parte – Mensagem final (o que aprendemos como lição).

            “VOU VENDER O LEITE E COMPRAR UMA DÚZIA DE OVOS.”
            “DEPOIS, CHOCO OS OVOS E GANHO UMA DÚZIA DE PINTINHOS.”
            “QUANDO OS PINTINHOS CRESCEREM, TEREI BONITOS  GALOS E GALINHAS.”

                A MENINA DO LEITE

       A MENINA NÃO CABIA EM SI DE FELICIDADE. PELA PRIMEIRA VEZ IRIA À CIDADE VENDER O LEITE DE SUA VAQUINHA. TRAJANDO O SEU MELHOR VESTIDO, ELA PARTIU PELA ESTRADA COM A LATA DE LEITE NA CABEÇA.
        ENQUANTO CAMINHAVA, O LEITE CHACOALHAVA DENTRO DA LATA. E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça.

           
            “VENDO OS GALOS E CRIO AS FRANGAS, QUE SÃO ÓTIMAS BOTADEIRAS DE OVOS.”         
          “CHOCO OS OVOS E TEREI MAIS GALOS E GALINHAS”
            “VENDO TUDO E COMPRO UMA CABRITA E ALGUMAS PORCAS.”
            “SE CADA PORCA ME DER TRÊS LEITÕEZINHOS, VENDO DOIS, FICO COM UM E...”



           LÁ SE FOI O LEITE BRANQUINHO PELO CHÃO.
           E OS OVOS, OS PINTINHOS, OS GALOS, AS GALINHAS, OS CABRITOS, AS PORCAS E OS LEITÕEZINHOS PELOS ARES.


           NÃO SE DEVE CONTAR COM UMA COISA ANTES DE CONSEGUI-LA.
JEAN DE LA FONTAINE


          A MENINA ESTAVA TÃO DISTRAÍDA QUE TROPEÇOU NUMA PEDRA, PERDEU O EQUILÍBRIO E LEVOU UM TOMBO.

Nenhum comentário: