Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Atividade para abordar temas como: Cooperação, Humildade e Generosidade. O ponto de partida é a animação: O Farol da responsabilidade.

Roteiro de Aula

Tema: Valores Humanos 
 Honestidade, Cooperação e Humildade 

 1ª Etapa: Atividade de sensibilização: Exibição do vídeo com a história: 

O Farol da responsabilidade

Antecipação da Leitura e conhecimentos linguísticos:


1- Você sabe o significado da palavra Farol? Confira o significado dessa palavra no dicionário online Michaelis:

farol 
fa.rol 
sm (gr Pháros, np) 1 Espécie de torre encimada por um candeeiro móvel, ou projetor, para dar sinais de luz aos navegantes. 2 Lampião, na popa do navio ou na gávea do mastaréu da gata, para indicar o lugar em que navega ou está fundeado. 3 Candeeiro ou projetor de bordo, para iluminação e transmissão de sinais. 4 Lanterna de automóvel. 5 Coisa que alumia. 6 Fanal, guia, norte, rumo.gír Fita, ostentação (V fazer fita). gír Conversa com que se procura embair alguém. 9 Indivíduo pago para, nos leilões, fazer lanços a fim de atrair licitantes. 10 Aquele que, nas casas de tavolagem, joga com o dinheiro da casa, fingindo-se frequentador como os outros. 11 Anel com brilhante demasiado grande. Pl: faróis. F. flutuante, Náut: barco que tenha no topo do mastro uma luz brilhante, ancorado num lugar de navegação perigosa onde um farol é impraticável; barco-farol.



2- Qual a relação que se pode fazer entre o papel de um farol e os valores humanos?

3- Por que você acha que o autor escolheu esse título para a história? O que esse título despertou em você?


Exibição do vídeo:





2ª Etapa - Estratégias de Leitura 


Inferências durante a Leitura:

4-  Por que você acha que o faroleiro fechou a janela? 

5- O que ele demonstrou batendo tão forte a janela?

6- Que leitura você faz da expressão do rosto da personagem depois de quebrar a lanterna do Farol e olhar para o vilarejo? (2:01/3:07) Se pudesse adivinhar o pensamento da personagem, o que você diria que ele estava pensando?

Verificação:

7- Os acontecimentos na história transcorreram, de acordo com a sua previsão?
5- O que aconteceu de forma diferente?


4ª Etapa - Roda de Conversa - Reflexão e comentários:


1- Qual o tema tratado nesta animação?
2- O que foi possível aprender com essa animação?
3- Você acha possível pôr em prática na sua vida, valores como Cooperação, Responsabilidade e Humildade?
4- Dos valores humanos revelados na animação, quais deles você pratica na escola? Comente.
5- - Devemos COOPERAR com as pessoas com as quais convivemos. Como você coopera com as pessoas que convivem com você?
6- Em nossa escola também precisamos cooperar com todos: colegas, professores, direção e funcionários, para que o ambiente seja tranquilo, limpo e organizado. 
Dê exemplos de ações de Cooperação que você pode desenvolver na escola?
7- De que maneiras você pode Cooperar com seu professor para que todos possam aprender os conteúdos que estão sendo trabalhados durante as aulas?


As questões propostas podem ser desenvolvidas durante uma roda de conversa, guiada por um objeto de fala e direcionada pelas questões, que podem ser distribuídas aos alunos, por meio de um sorteio.

Caros colegas!

Escrevam-me comentando sobre os resultados da aplicação das atividades sobre valores, caso venham a desenvolvê-las.  Também espero suas críticas e contribuição, para enriquecer o trabalho.
Abraços,

Prof.ª Francisca

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI