23.05.19
Olá, pessoal!
Compartilho com vocês uma versão da pirâmide do Aprendizado criada por William Glasser. Nesta versão, é possível comparar as dois modelos de ensino: o tradicional baseado em aprendizagem passiva e o ativo, proposto pela Base Nacional Comum Curricular, BNCC, baseado em metodologias que tornam o processo de aprendizagem ativo, visando o desenvolvimento global do estudante.
Nesta concepção de ensino, os alunos devem atuar ativamente durante todo processo de ensino e aprendizagem e comprometer-se com sua própria aprendizagem.
Os alunos do século XXI devem assumir o perfil de protagonistas, autônomos, colaborativos, empáticos, ouvintes, comunicadores, pesquisadores e cooperativos durante o processo de aprendizagem.
O aprendizado tornar-se significativo quando o aluno participa da construção de seu conhecimento e a forma de aprendermos mais e melhor é com a prática do trabalho colaborativo, no qual um contribui com a aprendizagem do outro. Aprende-se e ensina-se mutuamente no trabalho compartilhado.
Assim, acredito que estejamos no caminho certo, com nosso projeto de monitoria em sala de aula, um aluno se preocupa com o aprendizado do outro e procura ajudar o colega a avançar em sua aprendizagem. Cada um no seu ritmo! É assim que nenhum aluno fica para trás!
Parabéns a todos os alunos que acreditam e atuam para o sucesso do projeto!
Prof.ª Francisca Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário