Dica de Leitura - Semana 14
Dica de Leitura da Semana
Acesse o site do Projeto Ler é um Prazer, no menu do site acesse a aba: "Diferentes tipos de Leitura", selecione o gênero "Diário".
Sua missão como leitor será ler a biografia de Anne Frank e, em seguida, escolha um dos livros indicados para sua leitura. Você tem a opção de ler o diário, ler uma adaptação em quadrinhos do diário ou ainda ouvir o audiobook do diário de Anne Frank.
Acesse: Projeto Ler é um Prazer - Diário (google.com)
Na próxima semana, faremos uma atividade relacionada com essa leitura.
Semana de 12 a 16/04/21
Olá, alunos!
Hoje selecionei e indiquei para vocês algumas videoaulas da professora Letícia Góes. Ela tem um canal bem bacana no Youtube e vocês estudarão sobre algumas classes gramaticais com o apoio das aulas dela. Podem, inclusive, se inscreverem no canal dela.
Estudaremos três classes gramaticais: Substantivos, Adjetivos e Verbos. Assistam aos vídeos e façam anotações no caderno da explicação da professora Letícia. Vocês podem organizar as informações usando um Mapa Mental.
Caso façam o mapa online, procurem fazer a impressão do mapa e colar no caderno. Mas, vocês podem fazer também no caderno, lembrando de usar o caderno na horizontal. Ou, numa folha sulfite e depois colem o mapa mental produzido no caderno. Usem lápis de cor para destacar as informações.
A professora já iniciou esse estudo com vocês. Temos exercícios no "Caderno de Atividades" e Jogos aqui no Blog. Estão lembrados?
Segue o link para assistirem as aulas da professora Letícia:
Video 1 - Substantivo: https://www.youtube.com/watch?v=JWduxThfUOQ&t=581s
Vídeo 2 - Adjetivo e Locução Adjetiva: https://www.youtube.com/watch?v=_IbEwlfcVjI&t=133s
Vídeo 3 - Verbos: https://www.youtube.com/watch?v=imQwvMrJ-Wg&t=96s
❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁
06 de abril de 2021 - 2ª Aula online
Material produzido pela professora com atividade sobre Foco Narrativo:
Foco Narrativo - Os modos de narrar
O narrador
Tanto é possível contar uma história que ocorreu com outras pessoas, quanto narrar fatos acontecidos com você. Essa decisão determinará o tipo de narrador a ser utilizado em sua redação.
Vamos iniciar o estudo sobre Foco Narrativo, aprendendo que há:
Narrador em 1ª pessoa: Narrador em 1ª pessoa é aquele que participa da ação, ou seja, que se inclui na narrativa. Trata-se do narrador-personagem.
Narrador em 3ª pessoa: Narrador em 3ª pessoa é aquele que não participa da ação, ou seja, não se inclui na narrativa. Temos, então, o narrador-observador.
Leia o primeiro parágrafo do capítulo 7 - A Mansão Baskerville - do conto “O cão dos Baskerville” e responda as questões:
“Holmes foi até a estação Waterloo se despedir de nós. Nossos amigos disseram a ele que tinham certeza de que ninguém os havia seguido desde a nossa última reunião, quando o outro sapato de Sir Henry havia reaparecido. Holmes repetiu seu aviso de Sir Henry não deveria ir ao pântano à noite e nunca deveria ir a lugar nenhum sozinho. Então Holmes checou comigo se eu estava com minha arma e meu revólver do exército.” (p.32)
Quem é o narrador desta história? Justifique.
No trecho “Holmes foi até a estação Waterloo se despedir de nós [...]” A palavra destacada comprova o tipo de narrador escolhido por Arthur Conan Doyle para escrever seus contos. Assinale o tipo de narrador escolhido para contar essa história:
narrador-observador ( ) b) narrador-personagem ( )
Que outros elementos do texto comprovam sua resposta anterior. Retire-os do texto e justifique sua resposta.
Vozes do texto - Voz do narrador e voz das personagens
Em textos narrativos, como no caso da crônica narrativa, é através da voz do narrador que conhecemos o desenrolar da história e as ações das personagens, mas é através da voz das personagens que conhecemos as suas ideias, opiniões e sentimentos. A forma como a voz das personagens é introduzida na voz do narrador é chamada de discurso. Existem três tipos de discurso, ou seja, três formas de introdução das falas das personagens na narrativa: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre.
Discurso direto: É a transcrição exata das falas das personagens, sem a participação do narrador. Através de sua utilização, o narrador permite que as personagens se expressem, se mostrem vivos no texto, exponham suas ideias e conversem entre si.
O discurso direto é, normalmente, introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso, como os verbos: dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar, entre outros. Veja o exemplo:
“[...] O motorista de táxi ficou surpreso com o tanto que Holmes parecia saber. Ele respondeu:
__ O homem me disse que ele era um detetive e que não poderia dizer nada sobre ele para ninguém.
__ Esse é um assunto sério - disse Holmes - e você estará com problemas se tentar esconder qualquer coisa. O que você não pode me contar?
__ O homem me disse o nome dele - disse o motorista.” [...] (p.30)
Prof.ª Francisca - Língua Portuguesa - Contos de Enigma - 1º bimestre - 2021
Semana de 05/04 a 09/04/2021
25 de março de 2021
Semana de 29 a 02/04/21
Semana de 22 a 26/03/21
Aula do dia 22/03/21
- Apresentação do "Caderno de Atividades", que é a sequência de slides abaixo:
Este slide será utilizado como material complementar para os estudos que estamos fazendo sobre "Conto de Enigma".
Tarefa: Na semana passada e hoje, estou reforçando o pedido de que todos façam um mapa mental sobre as principais características deste gênero no caderno.
Vocês viram a foto do mapa mental feito pelo Gabriel na semana passada?
Atividades da aula: Os alunos realizaram as atividades sobre Adjetivo e Locução Adjetiva proposta nos slides: 18, 19 e 20
Na secretaria da escola, deixei anexa na atividade desta semana um material complementar com o conteúdo abaixo e quem vier à escola poderá pegar o material comigo:
NARRATIVAS DE ENIGMA - Parte 1
As narrativas de enigma se caracterizam, entre outros elementos, por apresentar um crime ou um mistério a ser desvendado. Por esse motivo, essas histórias, geralmente, apresentam a figura de um detetive ou de alguém que desempenha o papel de esclarecer o enigma, tornando-se um herói após desmembrar todo o "problema".
Na narrativa de enigma, o leitor acompanha todos os procedimentos da investigação, por meio do olhar do narrador. Uma das características da narrativa de enigma é o fato de que a história da investigação é frequentemente contada por um amigo do detetive, no papel de narrador. Esse, na maioria das vezes, reconhece estar escrevendo um livro e, assim como o leitor, desconhece o que vai acontecer, ao longo da história - o que ajuda a criar o suspense...
Aula do dia 15/03/2021
Olá, pessoal!
Durante esta semana, estou fazendo a correção do exercício proposto na aula anterior sobre Adjetivo e Locução Adjetivo.
Na turma 2, 16/03, fizemos o mapa mental das características principais do Conto de Enigma. Fizemos a leitura de algumas informações sobre esse gênero, que estão na sequência de slide já disponibilizado para vocês e, a partir das informações fomos organizando o mapa mental.
Quem não veio a aula deverá procurar fazer o mesmo em casa. O aluno Gabriel ficou encarregado de postar no grupo uma foto do mapa mental que ele construiu durante a aula.
Segue o link da sequência de slides utilizada durante a aula:
Link da lista de atividades da semana de 15/03 a 19/03/21
Aula do dia 08/03/2021
TAREFA: 1- Anote em seu caderno o conteúdo do slide 31 sobre a linguagem do Conto de Enigma. Segue abaixo o conteúdo:
Repare como, no trecho selecionado O Cão de Baskerville, adjetivos e locuções adjetivas auxiliam na caracterização do ambiente sombrio.
homem de ferro,
grito de agonia,
novo som,
grito mais alto,
grito muito mais perto,
último grito desesperado,
noite silenciosa,
troar sussurrado,
grito desesperado,
murmúrio baixo e constante do mar,
pancada forte e ensurdecedora,
noite sem vento.
Tarefa: 2- Separe em duas colunas exemplos de adjetivo e locuções adjetivas presentes na lista acima,
01 de março de 2021
Queridos alunos!
Nesta semana, vocês precisarão reorganizar o plano de estudos de vocês em casa, pois deverão dedicar mais horas de estudo para realização das atividades semanais. Ao acessar a lista de links perceberão que o número de atividades foi ampliada. Vocês terão três links de atividades de Português para fazer e três de Matemática. Nas demais disciplinas também houve alteração. Só não alteraram Educação Física, Arte, Enriquecimento Curricular e Inglês que continuam com uma atividade semanal.
Segue o link da lista de Atividades Semanais:
Tarefa: Para esta semana continuo a solicitar que todos façam a leitura do livro "O rapto do garoto de ouro". Para acessar o livro é preciso baixar em seu computador ou em seu celular o livro em PDF, acesse o link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1WIV6RC_gxGIiiPy1J0ZX4KmH3BO2xdqG/view?usp=sharing
👉 Orientações: Segunda-feira, é dia de realizar a leitura da atividade de Língua Portuguesa e, caso tenha dúvidas, anotar as dúvidas no caderno e enviá-las pelo formulário do Blog para professora Francisca. Faça a atividade depois de solucionar suas dúvidas.
https://drive.google.com/file/d/1sMf2BcM-NR5o-6_CzTojs2_OpulwShEB/view
Abaixo o link apenas da Atividade de Língua Portuguesa:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezYoqLCt27q1YYLF5WSwi1K400AnfO5ankrWA5WmF9-_98Rw/viewform
Dica de leitura para esta semana do conto Os cães dos Baskervilles, de Sherlock Holmes:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades 7º ano 2021
Link do vídeo de orientações:
Olá, meus queridos alunos do 7º ano!
Tudo bem com vocês?
Neste início de ano, estarei utilizando o blog como espaço para disponibilizar os links de todas as atividades semanais para vocês. É uma forma que encontrei de ajudá-los.
Peço que procurem fazer duas atividades por dia. - "Nunca façam todas em um único dia!" Combinado?!
Dicas:
1. Acesse a atividade, faça a leitura da atividade toda. O objetivo é apenas saber qual conhecimento está sendo exigindo de você.
2. Durante a leitura, a medida que surgirem dúvidas, você deverá anotar essas dúvidas em seu caderno.
3. Caso, a atividade não acompanhe um vídeo com explicações sobre o assunto, que você possa assistir para tirar suas dúvidas e nem exista no blog algum material de apoio, que possa ajudá-lo e você permaneça em dúvida, a dica é:
Encaminhe para professora suas dúvidas, explicando de maneira bem clara qual é a questão e qual a sua dúvida. Use o próprio formulário do blog para encaminhar suas dúvidas e aguarde que a professora poste no blog uma videoaula de apoio. Combinado?!
O importante é que você não faça a atividade de Língua Portuguesa, sem solucionar suas dúvidas. "Chutar as respostas e encaminhá-las não te ajudará em nada!"
Clique no link abaixo para acessar suas atividades da semana de 08/02 a 12/02/2021:
https://drive.google.com/file/d/1m4On2XkTRZ4s0F5kZcvxMhV1v_XLm7Oc/view
O link apenas para a atividade de Língua Portuguesa:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5cFWcgy43lSaQKzJUUaClVZ8WQes1MVziUzjHfbWmN8FZSg/viewform
Observação: A atividade desta semana acompanha um vídeo sobre o assunto "Conto de Enigma, procure assistir este vídeo antes de enviar as dúvidas para professora, pois a intenção é que o vídeo seja um apoio para a realização desta 1ª atividade. Segue link do vídeo:
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=SO4ruD2y70c
Um comentário:
Boa noite sobre o filme O Escaravelho do Diabo gostaria de fazer um comentário assistimos e foi difícil resolver o mistério somente quase no final e sugerimos a resolução do caso gostamos muito !!!!!!!
Postar um comentário