Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

Atividades 7º ano 2021

Dica de Leitura - Semana 14

Acesse o link da pasta de e-book da Kate William e escolha um dos livros da autora para ler:

Dica de Leitura da Semana

Acesse o site do Projeto Ler é um Prazer, no menu do site acesse a aba: "Diferentes tipos de Leitura", selecione o gênero "Diário".
Sua missão como leitor será ler a biografia de Anne Frank e, em seguida, escolha um dos livros indicados para sua leitura. Você tem a opção de ler o diário, ler uma adaptação em quadrinhos do diário ou ainda ouvir o audiobook do diário de Anne Frank.

Acesse: Projeto Ler é um Prazer - Diário (google.com)
Na próxima semana, faremos uma atividade relacionada com essa leitura.

Semana de 12 a 16/04/21

Olá, alunos!


Hoje selecionei e indiquei para vocês algumas videoaulas da professora Letícia Góes. Ela tem um canal bem bacana no Youtube e vocês estudarão sobre algumas classes gramaticais com o apoio das aulas dela. Podem, inclusive, se inscreverem no canal dela.

Estudaremos três classes gramaticais: Substantivos, Adjetivos e Verbos. Assistam aos vídeos e façam anotações no caderno da explicação da professora Letícia. Vocês podem organizar as informações usando um Mapa Mental. 

Caso façam o mapa online, procurem fazer a impressão do mapa e colar no caderno. Mas, vocês podem fazer também no caderno, lembrando de usar o caderno na horizontal. Ou, numa folha sulfite e depois colem o mapa mental produzido no caderno. Usem lápis de cor para destacar as informações.

A professora já iniciou esse estudo com vocês. Temos exercícios no "Caderno de Atividades" e Jogos aqui no Blog. Estão lembrados?

Segue o link para assistirem as aulas da professora Letícia:

Video 1 - Substantivo:  https://www.youtube.com/watch?v=JWduxThfUOQ&t=581s


Vídeo 2 - Adjetivo e Locução Adjetiva:  https://www.youtube.com/watch?v=_IbEwlfcVjI&t=133s


Vídeo 3 - Verbos: https://www.youtube.com/watch?v=imQwvMrJ-Wg&t=96s


❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁

06 de abril de 2021 - 2ª Aula online

Link da aula online com a professora Francisca sobre Foco Narrativo. Acesse o vídeo da aula sobre o assunto da semana - Foco Narrativo:

Material produzido pela professora com atividade sobre Foco Narrativo:

Foco Narrativo - Os modos de narrar


O narrador


Tanto é possível contar uma história que ocorreu com outras pessoas, quanto narrar fatos acontecidos com você. Essa decisão determinará o tipo de narrador a ser utilizado em sua redação.


Vamos iniciar o estudo sobre Foco Narrativo, aprendendo que há: 


  • Narrador em 1ª pessoa: Narrador em 1ª pessoa é aquele que participa da ação, ou seja, que se inclui na narrativa. Trata-se do narrador-personagem.

  • Narrador em 3ª pessoa: Narrador em 3ª pessoa é aquele que não participa da ação, ou seja, não se inclui na narrativa. Temos,  então,  o narrador-observador.


Leia o primeiro parágrafo do capítulo 7 - A Mansão Baskerville - do conto “O cão dos Baskerville” e responda as questões:


Holmes foi até a estação Waterloo se despedir de nós. Nossos amigos disseram a ele que tinham certeza de que ninguém os havia seguido desde a nossa última reunião, quando o outro sapato de Sir Henry havia reaparecido. Holmes repetiu seu aviso de Sir Henry não deveria ir ao pântano à noite e nunca deveria ir a lugar nenhum sozinho. Então Holmes checou comigo se eu estava com minha arma e meu revólver do exército.” (p.32)

  1. Quem é o narrador desta história? Justifique. 


  1. No trecho Holmes foi até a estação Waterloo se despedir de nós [...]” A palavra destacada comprova o tipo de narrador escolhido por Arthur Conan Doyle para escrever seus contos. Assinale o tipo de narrador escolhido para contar essa história:

  1. narrador-observador (   )     b) narrador-personagem   (   )


  1. Que outros elementos do texto comprovam sua resposta anterior. Retire-os do texto e justifique sua resposta.



Vozes do texto - Voz do narrador e voz das personagens


Em textos narrativos, como no caso da crônica narrativa, é através da voz do narrador que conhecemos o desenrolar da história e as ações das personagens, mas é através da voz das personagens que conhecemos as suas ideias, opiniões e sentimentos. A forma como a voz das personagens é introduzida na voz do narrador é chamada de discurso. Existem três tipos de discurso, ou seja, três formas de introdução das falas das personagens na narrativa: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre.

  • Discurso direto: É a transcrição  exata das falas das personagens, sem a participação do narrador. Através de sua utilização, o narrador permite que as personagens se expressem, se mostrem vivos no texto, exponham suas ideias e conversem entre si. 


O discurso direto é, normalmente, introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso, como os verbos: dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar, entre outros.  Veja o exemplo: 


“[...] O motorista de táxi ficou surpreso com o tanto que Holmes parecia saber. Ele respondeu:

__ O homem me disse que ele era um detetive e que não poderia dizer nada sobre ele para ninguém. 

__ Esse é um assunto sério - disse Holmes - e você estará com problemas se tentar esconder qualquer coisa.  O que você não pode me contar?

__ O homem me disse o nome dele - disse o motorista.” [...] (p.30)


Prof.ª Francisca - Língua Portuguesa - Contos de Enigma - 1º bimestre - 2021


Semana de 05/04 a 09/04/2021

Link da lista de links das atividades semanais - Portal Ledi:



🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻

25 de março de 2021

Vídeos gravados pela professora Fran:

Explicação da atividade Cinema em Casa: 


Semana de 29 a 02/04/21


Link da lista de links das atividades semanais - Portal Ledi:



💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛

Semana de 22 a 26/03/21

Link da lista de Atividades: 


Link do vídeo do professor Rafael sobre a atividade do formulário 1:



💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚

Aula do dia 22/03/21

Olá, pessoal!

O roteiro da aula de hoje foi:

  • Apresentação do "Caderno de Atividades", que é a sequência de slides abaixo:

  •        

Este slide será utilizado como material complementar para os estudos que estamos fazendo sobre "Conto de Enigma".

Tarefa: Na semana passada e hoje, estou reforçando o pedido de que todos façam um mapa mental sobre as principais características deste gênero no caderno. 

Vocês viram a foto do mapa mental feito pelo Gabriel na semana passada?

Atividades da aula: Os alunos realizaram as atividades sobre Adjetivo e Locução Adjetiva proposta nos slides: 18, 19 e 20


Na secretaria da escola, deixei anexa na atividade desta semana um material complementar com o conteúdo abaixo e quem vier à escola poderá pegar o material comigo:


NARRATIVAS DE ENIGMA - Parte 1


As narrativas de enigma se caracterizam, entre outros elementos, por apresentar um crime ou um mistério a ser desvendado. Por esse motivo, essas histórias, geralmente, apresentam a figura de um detetive ou de alguém que desempenha o papel de esclarecer o enigma, tornando-se um herói após desmembrar todo o "problema".

http://vendavaldasletras.files.wordpress.com/2010/05/clouseau.jpg?w=300Na narrativa de enigma, o leitor acompanha todos os procedimentos da investigação, por meio do olhar do narrador. Uma das características da narrativa de enigma é o fato de que a história da investigação é frequentemente contada por um amigo do detetive, no papel de narrador. Esse, na maioria das vezes, reconhece estar escrevendo um livro e, assim como o leitor, desconhece o que vai acontecer, ao longo da história - o que ajuda a criar o suspense...



O enredo dos contos de enigma caracteriza-se pela lógica:

  • A investigação do enigma corresponde ao foco principal da história.

  • Caso o mistério corresponda a um crime, no início da narrativa são apresentados alguns indícios deixados pelo culpado.

  • Há sempre um mistério a ser desvendado.

  • Os enigmas são desvendados por meio de raciocínio lógico.

  • Uma primeira série de fatos e ações, ocorridos em um tempo anterior ao da narrativa e ao crime ocorrido (nele encontram-se as explicações e os possíveis motivos para o crime).

  • A execução do crime produz vestígios (pistas).

  • Conforme surgem pistas sobre o crime, possíveis culpados e novos suspeitos ganham destaque na narrativa.

  • A análise dos fatos anteriores ao crime e dos vestígios leva à solução do enigma.


💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛

Aula do dia 15/03/2021

Olá, pessoal!
Durante esta semana, estou fazendo a correção do exercício proposto na aula anterior sobre Adjetivo e Locução Adjetivo.


Na turma 2, 16/03, fizemos o mapa mental das características principais do Conto de Enigma. Fizemos a leitura de algumas informações sobre esse gênero, que estão na sequência de slide já disponibilizado para vocês e, a partir das informações fomos organizando o mapa mental.


Quem não veio a aula deverá procurar fazer o mesmo em casa. O aluno Gabriel ficou encarregado de postar no grupo uma foto do mapa mental que ele construiu durante a aula.


Segue o link da sequência de slides utilizada durante a aula: 




Link da lista de atividades da semana de 15/03 a 19/03/21




💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢

Aula do dia 08/03/2021

LINK DA LISTA DE ATIVIDADES DA SEMANA DE 08 a 12/03:



TAREFA: 1- Anote em seu caderno o conteúdo do slide 31 sobre a linguagem do Conto de Enigma. Segue abaixo o conteúdo:

Repare como, no trecho selecionado O Cão de Baskerville, adjetivos e locuções adjetivas auxiliam na caracterização do ambiente sombrio.

  • homem de ferro, 

  • grito de agonia,

  • novo som,

  • grito mais alto,

  • grito muito mais perto,

  • último grito desesperado,

  • noite silenciosa,

  • troar sussurrado,

  • grito desesperado,

  • murmúrio baixo e constante do mar, 

  • pancada forte e ensurdecedora,

  • noite sem vento.

Tarefa: 2- Separe em duas colunas exemplos de adjetivo e locuções adjetivas presentes na lista acima,

💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞

01 de março de 2021

Queridos alunos!

Nesta semana, vocês precisarão reorganizar o plano de estudos de vocês em casa, pois deverão dedicar mais horas de estudo para realização das atividades semanais. Ao acessar a lista de links perceberão que o número de atividades foi ampliada. Vocês terão três links de atividades de Português para fazer e três de Matemática. Nas demais disciplinas também houve alteração. Só não alteraram Educação Física, Arte, Enriquecimento Curricular e Inglês que continuam com uma atividade semanal.

Segue o link da lista de Atividades Semanais:


Tarefa: Para esta semana continuo a solicitar que todos façam a leitura do livro "O rapto do garoto de ouro".  Para acessar o livro é preciso baixar em seu computador ou em seu celular o livro em PDF, acesse o link abaixo:


https://drive.google.com/file/d/1WIV6RC_gxGIiiPy1J0ZX4KmH3BO2xdqG/view?usp=sharing

😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀

22/02/2021

Olá, queridos alunos! Tudo bem?

Segue material de apoio para estudo das características dos Contos de
Enigma:

  

Segue link da Lista de Atividades Semanais: 22 a 26/02/21:



👉 Orientações: Segunda-feira, é dia de realizar a leitura da atividade de Língua Portuguesa e, caso tenha dúvidas, anotar as dúvidas no caderno e enviá-las pelo formulário do Blog para professora Francisca. Faça a atividade depois de solucionar suas dúvidas.


----------------------------------------------------------

Olá, pessoal! Tudo bem?

Segue abaixo o link da Lista de Atividades da semana de 15 a 19/02/2021:

https://drive.google.com/file/d/1sMf2BcM-NR5o-6_CzTojs2_OpulwShEB/view


Abaixo o link apenas da Atividade de Língua Portuguesa: 


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezYoqLCt27q1YYLF5WSwi1K400AnfO5ankrWA5WmF9-_98Rw/viewform


Dica de leitura para esta semana do conto Os cães dos Baskervilles, de Sherlock Holmes:



Tarefa: Assista ao vídeo sobre as características do gênero Conto de Enigma e faça anotações em seu caderno das principais características deste gênero. Para facilitar, você poderá enumerá-las.





Indicação de leitura: Livro em PDF - O Rapto do Garoto de Ouro do autor Marco Rey
Para acessar o livro é preciso baixar em seu computador ou em seu celular o livro em PDF, acesse o link abaixo:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 Atividades  7º ano 2021


Link do vídeo de orientações:

 











Olá, meus queridos alunos do 7º ano!


Tudo bem com vocês?

Neste início de ano, estarei utilizando o blog como espaço para disponibilizar os links de todas as atividades semanais para vocês. É uma forma que encontrei de ajudá-los.

Peço que procurem fazer duas atividades por dia. - "Nunca façam todas em um único dia!" Combinado?!

Dicas:

1. Acesse a atividade, faça a leitura da atividade toda. O objetivo é apenas saber qual conhecimento está sendo exigindo de você.

2. Durante a leitura, a medida que surgirem dúvidas, você deverá anotar essas dúvidas em seu caderno.

3. Caso, a atividade não acompanhe um vídeo com explicações sobre o assunto, que você possa assistir para tirar suas dúvidas e nem exista no blog algum material de apoio, que possa ajudá-lo e você permaneça em dúvida, a dica é:

Encaminhe para professora suas dúvidas, explicando de maneira bem clara qual é a questão e qual a sua dúvida. Use o próprio formulário do blog para encaminhar suas dúvidas e aguarde que a professora poste no blog uma videoaula de apoio. Combinado?!


O importante é que você não faça a atividade de Língua Portuguesa, sem solucionar suas dúvidas. "Chutar as respostas e encaminhá-las não te ajudará em nada!"


Clique no link abaixo para acessar suas atividades da semana de 08/02 a 12/02/2021: 

https://drive.google.com/file/d/1m4On2XkTRZ4s0F5kZcvxMhV1v_XLm7Oc/view


O link apenas para a atividade de Língua Portuguesa: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5cFWcgy43lSaQKzJUUaClVZ8WQes1MVziUzjHfbWmN8FZSg/viewform


Observação: A atividade desta semana acompanha um vídeo sobre o assunto "Conto de Enigma, procure assistir este vídeo antes de enviar as dúvidas para professora, pois a intenção é que o vídeo seja um apoio para a realização desta 1ª atividade. Segue link do vídeo: 



Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=SO4ruD2y70c




Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite sobre o filme O Escaravelho do Diabo gostaria de fazer um comentário assistimos e foi difícil resolver o mistério somente quase no final e sugerimos a resolução do caso gostamos muito !!!!!!!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI