Este blog é um espaço para divulgação de projetos, compartilhamento de materiais didáticos, de práticas pedagógicas, de sites, cursos e dicas de leitura para professores e estudantes. Além de ser um cantinho para publicação de conteúdos relacionados ao trabalho desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa pela professora Fran.
MENU
Seguidores
PÁGINAS DO BLOG
- 7º ano A_2025
- 8º Anos A, B, C e D 2025
- Propaganda da Leitura
- Dica de curso: Como criar um blog no Blogger
- Recursos Digitais 1
- Recursos digitais 2
- Recursos digitais 3 - Google Keep
- Recursos digitais 4 - Quizlet
- Recursos Digitais 5 - Classroom do Google
- Como criar um livro digital
- FATO OU FAKE?
- Classes Gramaticais
- GÊNERO TEXTUAL - INFOGRÁFICO
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
Uso das conjunções E e MAS
Clique no link abaixo e conheça a importância de se aprender adequadamente as regras de uso das conjunções aditivas e adversativas para a manutenção da coerência textual.
segunda-feira, 10 de agosto de 2015
Atividade para trabalhar Valores Humanos na Escola
ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS NA ESCOLA
1ª Etapa: Leitura da sinopse do filme Mãos Talentosas e exposição dos objetivos da atividade.
2ª Etapa: Assistir ao filme.
3ª Etapa - Roda de Conversa - questões para refletir sobre a trajetória da personagem e os valores humanos presentes em sua vida e nas atitudes das pessoas com quem convivia.
4ª Etapa - Proposta de produção de texto:
EXERCÍCIO PARA PENSAR, ANTECIPAR O
FUTURO E ESCREVER ...
OBJETIVO: PRODUÇÃO DE UM LIVRO
Inspirado
(a) no filme, imagine como será a sua trajetória de vida até a realização de
seu sonho profissional.
Conte os motivos que o levaram a escolher esse sonho, fale um pouco sobre sua infância e adolescência, fale da família, amigos,
professores e escolas onde estudou. Depois, imagine onde você estará daqui a
alguns anos, quando já tiver concluído o Ensino Médio? O que estará fazendo
pelo seu sonho? Que desafios e dificuldades enfrentará?
Escreva o livro de sua vida. Nele, você escreverá uma narrativa
contando a sua história de sucesso e os desafios que imagina que enfrentará para
conseguir estudar e fazer o curso que escolheu.
Para criar a sua história e
escrever o seu livro, siga as instruções abaixo:
1.
Escreva
a sua história em 1ª pessoa (você é o personagem principal).
2.
O
número mínimo é 30 linhas e o máximo de
40 linhas.
3.
O
objetivo do texto é contar quais são os seus talentos e como foi sua trajetória
para alcançar a realização de seu sonho profissional.
4-
Descreva
ambientes por onde passou e situações que enfrentou para alcançar seu objetivo.
5- Crie
outros personagens para participar da história e de diálogos imaginários:
pessoas da família, amigos, professores, falsos amigos e outras pessoas que
julgar importantes para participar de sua história.
6- Crie conflitos (são os desafios) e conte como enfrentará cada um deles.
7-
Você
pode dividir sua história em capítulos.
8-
Coloque
em seu texto o mesmo título do filme Mãos
Talentosas, a história de ......... (complete a frase com o seu nome).
9-
Crie
ilustrações para as partes mais significativas da história.
10-Crie
uma capa para seu livro. Coloque na capa todas as informações importantes: nome do autor, nome do livro, ilustração, nome
do ilustrador, edição e nome da editora.
11-
Faça
uma revisão do texto, antes de entregá-lo. Utilize-se da ficha de avaliação que está
em seu caderno.
12- Entregue
a 1ª versão, somente a sua história, em folha de almaço, ou digitada, dia 14/08/15,
sexta-feira.
13- Entregue
a 1ª versão do livro em 28/08/15.
“Sabe, a nossa historia é a gente
que vai escrevendo
Cada linha é definida pelas escolhas que estamos fazendo
Em muitos livros, só se pode encontrar tristeza e solidão
Em outros só há relatos de dor a aflição”
Em outros só há relatos de dor a aflição”
Seja
dedicado e procure escrever uma boa história. Lembre-se, essa é a história da
sua vida.
Escolha que tipo de história escreverá para sua
vida. Sinceramente? Espero que seja uma história de sucesso!
sexta-feira, 7 de agosto de 2015
terça-feira, 4 de agosto de 2015
ATIVIDADES PARA TRABALHAR VALORES NA ESCOLA - PROJETO VIVENDO VALORES NA ESCOLA - Sugestões de mensagens e animações para o trabalho com valores como: Honestidade, Cooperação e Humildade.
Roteiro de Aula
Tema: Valores Humanos - Honestidade, Cooperação e Humildade
Antecipação da Leitura:
1- Uma história com esse título tratará de qual valor humano?
Exibição do vídeo:
2ª Etapa - Estratégias de Leitura:
Inferências durante a Leitura:
2- Que critérios de escolha o príncipe utilizará para a escolha de sua noiva? Comente.
3- Qual das moças o príncipe escolherá após o teste? Explique.
Verificação:
4- Os acontecimentos na história aconteceram, de acordo com a sua previsão?
5- O que aconteceu de forma diferente?
3ª Etapa - Conclusões:
5- Qual a moral dessa história?
6- É possível colocar em prática o ensinamento transmitido pela história A flor da Honestidade?
4ª Etapa - Roda de Conversa - Reflexão e comentários:
7- Leia, reflita e comente as frases abaixo que tratam do tema da história:
Nesta etapa, os alunos sentados em círculo poderão retirar as frases aleatoriamente de uma caixinha. O aluno fará a leitura da frase para os demais colegas e seu comentário. Outros colegas também poderão fazer comentário sobre a mesma frase.
Nenhuma herança é
tão rica quanto a honestidade.
Willian
Shakespeare
|
Ser honesto significa escolher não mentir, roubar, enganar, ou
trapacear de modo algum. Aquele que perde sua honestidade. Já não tem mais
nada a perder.
|
Honestidade é o
primeiro passo para mudanças verdadeiras.
|
A Honestidade nunca sai de moda!
|
A Honestidade é uma
das virtudes mais importantes: na família, no trabalho e na sociedade.
|
A Honestidade é a Honra, uma qualidade da pessoa.
|
O indivíduo que é honesto descarta a malandragem e a esperteza de
querer levar vantagem em tudo.
|
Você, professor, ainda pode encerrar a aula exibindo a comovente história: A Honestidade não tem Preço:
Boas reflexões!
Prof.ª Francisca
Prof.ª Francisca
Atividade para abordar temas como: Cooperação, Humildade e Generosidade. O ponto de partida é a animação: O Farol da responsabilidade.
Roteiro de Aula
Tema: Valores Humanos
Honestidade, Cooperação e Humildade
Honestidade, Cooperação e Humildade
1ª Etapa: Atividade de sensibilização: Exibição do vídeo com a história:
O Farol da responsabilidade
Antecipação da Leitura e conhecimentos linguísticos:
1- Você sabe o significado da palavra Farol? Confira o significado dessa palavra no dicionário online Michaelis:
fa.rol
sm (gr Pháros, np) 1 Espécie de torre encimada por um candeeiro móvel, ou projetor, para dar sinais de luz aos navegantes. 2 Lampião, na popa do navio ou na gávea do mastaréu da gata, para indicar o lugar em que navega ou está fundeado. 3 Candeeiro ou projetor de bordo, para iluminação e transmissão de sinais. 4 Lanterna de automóvel. 5 Coisa que alumia. 6 Fanal, guia, norte, rumo.7 gír Fita, ostentação (V fazer fita). 8 gír Conversa com que se procura embair alguém. 9 Indivíduo pago para, nos leilões, fazer lanços a fim de atrair licitantes. 10 Aquele que, nas casas de tavolagem, joga com o dinheiro da casa, fingindo-se frequentador como os outros. 11 Anel com brilhante demasiado grande. Pl: faróis. F. flutuante, Náut: barco que tenha no topo do mastro uma luz brilhante, ancorado num lugar de navegação perigosa onde um farol é impraticável; barco-farol.
2- Qual a relação que se pode fazer entre o papel de um farol e os valores humanos?
3- Por que você acha que o autor escolheu esse título para a história? O que esse título despertou em você?
Exibição do vídeo:
2ª Etapa - Estratégias de Leitura
Inferências durante a Leitura:
4- Por que você acha que o faroleiro fechou a janela?
5- O que ele demonstrou batendo tão forte a janela?
6- Que leitura você faz da expressão do rosto da personagem depois de quebrar a lanterna do Farol e olhar para o vilarejo? (2:01/3:07) Se pudesse adivinhar o pensamento da personagem, o que você diria que ele estava pensando?
Verificação:
5- O que aconteceu de forma diferente?
4ª Etapa - Roda de Conversa - Reflexão e comentários:
1- Qual o tema tratado nesta animação?
2- O que foi possível aprender com essa animação?
3- Você acha possível pôr em prática na sua vida, valores como Cooperação, Responsabilidade e Humildade?
4- Dos valores humanos revelados na animação, quais deles você pratica na escola? Comente.
5- - Devemos COOPERAR com as pessoas com as quais convivemos. Como você coopera com as pessoas que convivem com você?
6- Em nossa escola também precisamos cooperar com todos: colegas, professores, direção e funcionários, para que o ambiente seja tranquilo, limpo e organizado.
Dê exemplos de ações de Cooperação que você pode desenvolver na escola?
7- De que maneiras você pode Cooperar com seu professor para que todos possam aprender os conteúdos que estão sendo trabalhados durante as aulas?
As questões propostas podem ser desenvolvidas durante uma roda de conversa, guiada por um objeto de fala e direcionada pelas questões, que podem ser distribuídas aos alunos, por meio de um sorteio.
Caros colegas!
Escrevam-me comentando sobre os resultados da aplicação das atividades sobre valores, caso venham a desenvolvê-las. Também espero suas críticas e contribuição, para enriquecer o trabalho.
Abraços,
Prof.ª Francisca
5- - Devemos COOPERAR com as pessoas com as quais convivemos. Como você coopera com as pessoas que convivem com você?
6- Em nossa escola também precisamos cooperar com todos: colegas, professores, direção e funcionários, para que o ambiente seja tranquilo, limpo e organizado.
Dê exemplos de ações de Cooperação que você pode desenvolver na escola?
7- De que maneiras você pode Cooperar com seu professor para que todos possam aprender os conteúdos que estão sendo trabalhados durante as aulas?
Caros colegas!
Escrevam-me comentando sobre os resultados da aplicação das atividades sobre valores, caso venham a desenvolvê-las. Também espero suas críticas e contribuição, para enriquecer o trabalho.
Abraços,
Prof.ª Francisca
Assinar:
Postagens (Atom)