Para reflexão ...



"Uma criança, uma professora, uma caneta e um livro podem mudar o mundo."

Malala Yousafzai
Prêmio Nobel da Paz

quarta-feira, 27 de maio de 2009

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL

JUSTIFICATIVA:

Sugerido pelos próprios alunos o projeto com o tema ADOLESCÊNCIA vem ao encontro dos interesses dos alunos das turmas 7ºano A e B e 8º ano A e B, que através de um processo democrático de escolha sugeriram o tema para estudo e propuseram um roteiro de questões que refletem suas dúvidas e curiosidades acerca do tema.

OBJETIVOS:

O projeto tem como proposta criar na escola um espaço para que os alunos possam esclarecer suas dúvidas, buscar conhecimento sobre o assunto, contribuir para o alívio de suas ansiedades, para a construção da sua identidade e para a prevenção de problemas graves como a gravidez na adolescência e o uso de drogas.

METODOLOGIA:

Cada turma elaborou o seu roteiro de pesquisa com questões que revelavam suas dúvidas e curiosidades sobre a fase da adolescência.
O projeto será desenvolvido em duas fases distintas: pesquisa e intervenção pedagógica. Na primeira etapa, a professora toma nota das mais variadas perguntas elaboradas pelas turmas, posteriormente fazem uma seleção dessas questões e nesse primeiro momento, a professora não responde a nenhuma delas.
No decorrer do projeto, com o auxílio da professora a turma se divide em equipes e com a orientação da professora darão início às pesquisas. As perguntas que ficarem sem respostas ou outras dúvidas que surgirem durante o projeto serão encaminhas para um especialista, que atuará como parceiro do projeto auxiliando na solução das dúvidas e no processo de orientação dos adolescentes. Para se alcançar os objetivos serão utilizadas como estratégias:
Fase 1 – Pesquisa
Leitura dos livros paradidáticos: Um sonho dentro de mim, Pássaro contra Vidraça e Uma Luz no Fim do Túnel;
Exibição de filmes e documentários;
Pesquisas na Sala de Informática e de Leitura;
Leitura de textos jornalísticos, científicos e informativos;
Audição de músicas;
Entrevistas;
Produção de diferentes tipos de textos;
Utilização de recursos da informática para criação de uma revista eletrônica;
Seminários;
Audição de músicas.

Fase 2 – Intervenção Pedagógica

Palestra;
Roda de Conversa;
Dinâmicas de Grupo e Vivências.
Profª Francisca P.Martins

Nenhum comentário: