Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

domingo, 30 de agosto de 2009

TEATRO DE FANTOCHES: MARINA, PEDRO E CIA

CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA O VÍRUS INFLUENZA A H1N1

Marina: Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Meu nome é Marina e hoje estou aqui numa missão especial. Vou falar com vocês sobre essa nova gripe que anda deixando muita gente doente por aí. Vocês já ouviram falar da Gripe A? ... Para me ajudar nessa missão, trouxe meu amigo Pedro, mas... ele está atrasado. Gostariam de me ajudar a chamá-lo? Vamos lá?

Todos: Pedroooo!

Pedro: Oi, pessoal! Oi, Marina! Quanta gente, bonita, hein, Marina!

Marina: Isso mesmo, Pedro, temos uma galera bonita e muito interessada em saber um pouco mais sobre a Gripe A.

Pedro: Então, vamos falar sobre o vírus mais famoso da atualidade, o vírus Influenza A H1N1.
Marina: É ele quem transmite essa nova gripe, né, Pedro?

Pedro: Acertou, Marina! O vírus Influenza A H1N1 é um vírus perigoso que causa a Gripe A, ele é da família da gripe comum, mas contra ele o nosso organismo não sabe reagir; por isso é importante conhecer os sintomas, as formas de transmissão e como podemos nos prevenir contra esse novo vírus que circula por aí.

Marina: Você pode contar para nós, Pedro, quais são os sintomas da Gripe A.

Pedro: Os sintomas são parecidos com o da gripe comum; por isso devemos ficar bem alerta e se você apresentar: febre acima de 38ºc, dores de cabeça, musculares e nas articulações, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômito, procure um médico, que através de um exame confirmará se você tem a Gripe A.

Marina, Mas, não se preocupem amiguinhos, se você estiver com a Gripe A, os médicos saberão cuidar de você ... e com o medicamento certo e muito repouso , você ficará curado.

Pedro: Exatamente, Marina! Mas, como diz a minha mãezinha querida, Com a Gripe A não se pode brincar! Tem que se cuidar! Por isso é importante conhecermos a forma de transmissão da Gripe A. Você pode contar como é transmitido o vírus dessa gripe para os nossos amiguinhos, Marina?

Marina: Claro, Pedro! ... Essa nova gripe, amiguinhos, pode ser transmitida de duas maneiras: de uma pessoa para outra, através do contato físico com pessoas doentes ou no contato com qualquer objeto contaminado como maçanetas, materiais escolares, carteiras e depois levarmos a mão na boca, olhos e nariz. Por isso temos que aprender a nos cuidar e quem vai nos ensinar as formas de prevenção é o nosso amiguinho, Pedro!

Pedro: Bom, amiguinhos, chegamos a parte mais importante desse bate-papo, as formas de prevenção contra os vírus Influenza A H1N1, por isso prestem muita atenção as regrinhas simples que devemos seguir para garantirmos a nossa saúde. Marina, você me ajuda?

Marina: Claro, Pedro! Você começa!

Pedro: Certo! Lá vai a primeira, lave as mãos com água e sabão várias vezes durante o dia e principalmente se tossir ou espirrar, antes de se alimentar, de tomar água e de usar o banheiro. Ah, e depois de usar o banheiro também!

Marina: Evite tocar olhos, nariz e boca após o contato com objetos, que possam estar contaminados.

Pedro: Como não dá para sabermos que tem o vírus, é bom evitarmos cumprimentar nossos amiguinhos com aperto de mãos e beijinhos. Vamos arrumar uma forma criativa para cumprimentar nossos amiguinhos. Certo, pessoal?

Marina: Gostei dessa dica, Pedro, mas tenho outra que devemos sempre nos lembrar: quando tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com um lenço descartável ou papel higiênico, depois jogue-o no cesto de lixo e lave as mãos com água e sabão.

Pedro: Evite lugares fechados, deixe sua casa sempre bem ventilada: com janelas e portas abertas para o ar circular e entrar sol nos ambientes. Outra recomendação dos médicos é evitar lugares com aglomeração como shopping e cinema.

Marina: É, pessoal, eu e o Pedro gostamos muito de ter essa conversa com vocês, mas tem uma última dica muito valiosa que queremos dar a vocês. Como nosso organismo não possui defesas contra esse vírus, precisamos cuidar bem de nosso organismo, o segredo é manter uma alimentação saudável. Nada de lanches ou alimentos enlatados, vamos comer muito legumes, verduras e frutas.

Pedro: E não se esqueça de falara da água, Marina.

Marina: É mesmo, Pedro, já estava me esquecendo.

Pedro: Amiguinhos, tomem muita água. Devemos nos hidratar e nos alimentar bem; pois se ficarmos doentes, o nosso organismo estará mais resistente para combater o vírus. E vale lembrar:

Marina/Pedro: Com a Gripe A não se pode brincar! Tem que se cuidar! Tchau, pessoal, até a próxima!

Texto produzido pela professora: Francisca P.Martins
Apresentado pelos alunos: Vitor, Taiane, Lucas Matheus, Tainá Maria e Maíra, 7ª ano B
EMEF. Profª Lúcia Pereira Rodrigues

12 comentários:

Anônimo disse...

esse blog e muito legal.
guilherme lenine de oliveira
7ano B
09/09/09

Anônimo disse...

parabens pelo trabalho ja assisti aqui na escola é 10 insina modo de prevenção contagio entre outros.
Paulo 7°b

Anônimo disse...

esse teatro do vitor ficou muito legal
misael 7ano b

Anônimo disse...

Pofessora adorei o blog gostei! Parabens 7°b Paulo

Bruno disse...

Professora,gostei da iniciativa de ter um blog,parabéns.
Bruno 7°B

Anônimo disse...

Professora Francisca,adorei passar aki no blog da escola e ver o trabalho da nossa sala.
E quero parabenisar o trabalho do Vitor ficou muito show

Wesley 7 ano B

nataline disse...

Professora,adorei o blog da nossa escola,mostra o nossos empenhos e nós deixa ligado no que rola na escola.
Beijos!
Nataline

Anônimo disse...

Professora Francisca , gostei muito de acessar o blog da escola e tambem do teatro do Vitor.

Luiz Guilherme 7 ano B

Anônimo disse...

Professora Francisca,achei muito interessante o blog da escola.Gostaria de parabenizar as meninas do 7 ano A,pois seu jornal ficou muito criativo.
Parabens pelo blog.
Maria Carolina 7 ano B.

Anônimo disse...

É muito otimo o teatro, depois que assistimos persebemos que foi muito bem elaborado. Paulo e Leonam 7°b

Anônimo disse...

Professora Francisca,adorei dar uma passadinha no blog da escola e ver o conteudo interessante que voce postou.Gostei muito de ver o video das meninas do 7 ano A,pois ficou interessante e criativo.
Parabens pelo blog.

Taina Caroline 7 ano B.

Anônimo disse...

Adorei o teatro,ficou muito bom, as crianças da turma da tarde vão adorar.


Paloma 7ºB

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI