Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sábado, 10 de outubro de 2009

Morre Jim Carroll, autor de Basketball Diaries

Diários do poeta e roqueiro, prestigiado por Patti Smith e Allen Ginsberg, inspiraram Diário de um Adolescente, com Leonardo DiCaprio
Jim Carroll morreu na sexta, 11, aos 60 anos.
Jim Carroll, ícone da cultura marginal que deixou como maior legado The Basketball Diaries, série de diários adaptada aos cinemas em Diário de um Adolescente, estrelado por Leonardo DiCaprio em 1995.
A causa da morte foi ataque cardíaco, informou a ex-mulher, Rosemary Carroll, segundo o jornal The New York Times.
Carroll tocou a juventude com pé no acelerador, guiado pela combinação drogas-poesia-esporte. Ao mesmo tempo em que foi estrela do time de basquete da Trinity (escola de elite em Manhattan, na qual ingressou após ganhar bolsa de estudos, em 1964), o nova-iorquino levava ao extremo seu vício em narcóticos - prostituir-se, por exemplo, acabou virando uma das alternativas para bancar heroína.
Os anos conturbados foram registrados em diários, publicados em 1978. Mas a aura cult em torno de Carroll veio antes. "Eu o conheci em 1970, e ele já era bastante conhecido, por todo mundo, como o melhor poeta de sua geração", disse Patti Smith, em entrevista ao NY Times. "O trabalho era sofisticado e elegante. Ele tinha beleza."
As características levantadas pela roqueira renderam-lhe, à época, a fama de "novo Bob Dylan". Mas, ao contrário do ícone do folk, Carroll não se envolveu com a música de imediato. No final dos anos 70, ele montou a Jim Carroll Band, atraindo a atenção de Keith Richards. O músico dos Rolling Stones conseguiu para a banda novata um contrato de três álbuns com a Atlantic Records. A estreia chegou em 1980, com Catholic Boy - não raramente referenciado como "o último grande álbum do punk".
O single "People Who Died" - uma elegia poética a amigos mortos - foi inserido na trilha de E.T. - O Extraterrestre, de Steven Spielberg, que estreou dois anos depois.
Foi Smith quem incentivou a carreira musical de Carroll - no começo, ele proclamava poesias, enquanto a banda da roqueira dava o pano de fundo musical. O escritor morou com Smith e o fotógrafo Robert Mapplethorpe no início dos anos 70, experiência contada no livro Forced Entries: The Downtown, 1971-1973. Após isso, o autor mudou-se para uma comunidade artística em São Francisco na tentativa de se livrar das drogas. Lá, encontrou Rosemary, com quem casou e, posteriormente, se divorciou.
"Quando eu tinha nove anos, cara, percebi que a coisa mais importante não era fazer o que você estivesse fazendo de forma fantástica, mas parecer fantástico enquanto você está fazendo isso", um ainda jovem Carroll contou ao poeta Ted Berrigan, nos anos 60.
Da primeira à última página, fica claro a guinada de Carroll. "Hoje foi meu primeiro jogo pela Liga Biddy e meu primeiro dia em qualquer liga organizada de basquete. Estou entusiasmado com a vida por causa desse evento excitante", relatou na estreia dos diários.
Os escritos finais são bem menos inocentes. "Totalmente chapado, e com toda a droga raspada ou cheirada daqueles saquinhos de celofane. (...) Preciso ir lá e vomitar. Tudo o que eu quero é ser puro."
A publicação dos diários foi precedida por Organic Trains, livro publicado aos 17 anos por James Dennis Carroll. Com 4 Ups and 1 Down, coletânea de poesias publicada três anos depois, o nome do jovem entrou na "cultsfera" literária. A inclinação às massas veio em 1973, quando Living at the Movies ganhou publicação por uma grande editora. Na época, Carroll já era saudado pelo ícone do beatnik Allen Ginsberg. Nos anos seguintes, colaborou com Andy Warhol.
Os trabalhos de Carroll, tanto no meio literário como no fonográfico, acabaram estacionando nos anos 90.

Fonte: http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/6362/

9 comentários:

Anônimo disse...

prof:Francisca

Gostei muito do filme.
Mas a parte que eu mais gostei, foi do amigo dele Reggie abrigou o jim na casa dele. é fui muito legal mesmo.
nome:Fabio augusto
nome:Ricardo macedo

Anônimo disse...

Nós achamos que a vida de Jim Carroll,foi cheia de dificuldades e ele soube enfrentar todas,sem disistir.
O mais dificil foi enfrentar as drogas, que o fez passar por vários problemas ao longo de sua vida.
Esse texto sobre Jim Carroll foi um bom complemento do filme Diário de um adolescente, que por sinal foi bem interessante, mostrando a realidade de como é a vida de uma pessoa viciada em drogas.
Aprendemos que ter as drogas em nossas vidas não vai nos levar a nada,e nem nos ensinar algo,só vai nos prejudicar e nos arranjar sérios problemas.


Mariana Marques Santos. 8°B
Luiz Felipe Elizei.(Sardinha)8°B

Anônimo disse...

Amei o filme e muito .Achamos que a vida do jim carroll foi muito dificil e ela soube enfrentar todas as dificuldades mesmo com as drogas.
Nome:Gazielle venturino
Nome:Mercia cristina
8ªA

Anônimo disse...

prof:Francisca


adorei muito o filme interessante,relata a vida de um adolescente viciado em drogas


amanda
8°A

Anônimo disse...

Profª Francisca :
eu achei o filme "Diário de um adolescente" muito interessante porque fala sobre a vida real de um adolescente que é viciado em drogas e mostra como é dificil a vida deles.

Dágila Dominique n°11
Amanda Kettely n°06
8°A

Anônimo disse...

Profª Francisca :
eu achei o filme "Diário de um adolescente" muito interessante porque fala sobre a vida real de um adolescente que é viciado em drogas e mostra como é dificil a vida deles.

Dágila Dominique n°11 8°A

Anônimo disse...

José Diego:

eu gostei muito do filme por que retrata a vida real de um adolescente no mundo das drogas.
Jim Carroll, que era um adolescente viciado em drogas.Seu sonho era ganhar o campeonato de basquete para ganhar uma bouça de estudos na faculdade.
Mas seus amigos, ou melhor, seus companheiros o levou para o caminho das drogas.Um outro amigo quis ajudar contra o seu vicio as drogas, trancando-o em uma sala para ele não ter vcontato com as drogas.
Mas depois no final ele acabou se libertando das drogas ,e fez uma palestra para outros adolescentes se libertarem das drogas.

José Diego 8°A n°20

Anônimo disse...

Profª: Francisca

Eu achei que a vida do jim carroll foi muito dificil e ele soube enfrentar todas as dificuldades mesmo com as drogas.
O filme o "Diario de um adolescente" mostra a realidade que muitas vezes acontece o mesmo.

Mercia Cristina
8°A

Anônimo disse...

Prof Francisca:
Eu achei o filme muito real, seria muito deficil uma pessoa na vida real, superar a recuperação contra a droga, a pessoa poderia ter um "peripaque"ficar(louco)até mesmo, se matar.

Alex Sander 8ºA

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI