Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sábado, 10 de outubro de 2009

QUEM FOI JIM CARROLL

Jim Carroll: Poeta de "Diário de um Adolescente" lidera uma banda de rock.
Poeta americano e ex usuário de drogas, Jim Carroll, ficou bastante popular no cinema quando a sua vida foi interpretada por Leonardo DiCaprio em "Diário de um Adolescente", de 1995. Paralelamente aos livros, o novelista também investe em uma carreira musical liderando uma banda de rock chamada The Jim Carroll Band.
A arte na vida de Jim Carroll surgiu quando o autor tinha apenas 16 anos de idade, durante o final da década de 60 e início da década de 70. Naquela época Jim estava mergulhando de cabeça no submundo das drogas com o intuito de melhorar o seu desempenho no time de basquete da escola. A situação foi ficando cada vez mais grave e para chegar a heroína e a outros tipos de drogas pesadas foi preciso apenas um passo. Toda essa experiência foi retratada em forma de poesia, no livro "The Basketball Diaries", no Brasil traduzido como Diário de um Adolescente.
Em 1974, livre das drogas, o autor se mudou para San Francisco, onde encontrou os palcos como cantor. Jim Carroll e a sua banda de rock conseguiram um certo sucesso em pubs da Califórnia, misturando o punk, a new wave, o rock clássico com composições que mostravam a realidade nos guetos de Nova Iorque.
O reconhecimento veio quando uma demo tape foi parar nas mãos de Earl McGrath, presidente da gravadora Rolling Stones Records. O primeiro single do cantor, intitulado People Who Died, foi muito bem aceito pela crítica dando margens ao lançamento do primeiro disco full, chamado Catholic Boy, de 1980. O título do album é uma pequena referência ao tempo em que Jim viveu o regime rígido de uma escola católica em Nova Iorque.
O trabalho de Jim Carroll tem um objetivo: Coinscientizar os jovens em relação aos perigos das drogas e a vida miserável que os dependentes químicos podem levar nas ruas das grandes cidades.

1980 -- Catholic Boy

1982 -- Dry Dreams

1984 -- I Write Your Name (Atlantic)

1991 -- Praying Mantis (Giant)

1993 -- A World Without Gravity: The Best of the Jim Carroll Band (Rhino)

Clique no link abaixo e assista Jim Carroll:

http://www.youtube.com/watch?v=lBbuPnfG0Vo

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI