Para reflexão ...



"Uma criança, uma professora, uma caneta e um livro podem mudar o mundo."

Malala Yousafzai
Prêmio Nobel da Paz

sábado, 7 de agosto de 2010

As Primeiras Descobertas

Quanto medo e, ao mesmo tempo, quanta excitação. Que vontade de experimentar esse mundo novo de emoções e, pela primeira vez, você se pergunta: "O que esta acontecendo comigo?" De repente tudo parece mudar, seu corpo se transforma, seus pensamentos se modificam e seus sentimentos se alternam entre a vontade de ser livre e tomar as próprias decisões, e o desejo de correr para o colo dos pais na primeira mancada que se dá para buscar proteção que lá fora nem sempre se encontra.
É comum você ouvir algumas vezes: "Quem você pensa que é?" "Você não tem idade para estas coisas...ou então "Você não é mais criança, esta na hora de criar juízo".Quanta confusão! Quanta dúvida! Quem sou eu? Você se pergunta. Não se assuste se você olhar no espelho e, por um momento, se achar a pessoa mais feia deste mundo. Nesta fase o corpo cresce desordenadamente e o desenvolvimento é desproporcional. Mas é apenas por algum tempo.
Parece que você não se conhece mais. Aquele corpo de criança não é mais o mesmo e começam a aparecer as primeiras dúvidas sobre o que é realmente normal. Aparecem as primeiras espinhas. Puxa vida! Justo naquele dia que você queria que tudo estivesse perfeito! Mas este não é um problema somente seu, e sim dos adolescentes de uma maneira geral.
É que devido às alterações hormonais do seu corpo, a pele fica mais oleosa e as espinhas aparecem, se você consultar um Dermatologista, ele poderá lhe ensinar alguns cuidados básicos para a higiene, bem como prescrever algum bom produto para corrigir este problema.
No garoto, as coisas começam a mudar um pouco mais tarde que na menina. Ele começa a crescer muito rapidamente, é a fase do estirão, quando seus braços ficam longos, suas mãos crescem e também os pés, ficando um tanto quanto desajeitado. A voz engrossa, aparecem os primeiros pêlos: no bigode, na barba, nas axilas e nos genitais. E por falar em genitais, estes se modificam. O "saco" descola do corpo e fica mais escuro, mas o pênis ainda demora um pouco a crescer.
Isso pode causar alguma decepção no rapaz que, no entanto, não deve se preocupar, pois ele vai completar seu desenvolvimento perto dos 17 ou 18 anos. Bem você pensa: "As coisas vão melhorar!!" Na adolescência, uma das principais preocupações do garoto é ver seu pênis "funcionando" pela primeira vez. A partir da puberdade, sob o comando da hipófise, os testículos passam a produzir os espermatozóides.
Quando houver excitação sexual, o pênis entrará em ereção, os espermatozóides se juntarão aos líquidos da próstata e das vesículas seminais formando o sêmem na hora da ejaculação. A primeira ejaculação poderá ocorrer durante o sono, sem que haja qualquer estímulo para que ela aconteça. Nestes casos é chamada de polução noturna.
Para você pensar - Qual o significado da primeira ejaculação para você...?
Garotas e garotos descobrem que seus corpos lhes proporcionam prazer. É a fase onde se desperta para a sexualidade e para o interesse pelo outro. Acontecem o primeiro beijo, os primeiros toques. São as primeiras descobertas a dois. "Ficar", "estar de rolo" e namoros são comuns a esta fase e talvez surja a vontade de experimentar o sexo.
A primeira vez, a tão esperada primeira relação, vem cheia de dúvidas do tipo: Será que dói? Pode sangrar? E se ejacular antes da hora? E se eu broxar? E se eu não achar o lugar certo...? Mas nada disso precisa acontecer se você estiver certo do que quer e se for a hora certa, com a pessoa certa. Para isso você deve se lembrar de que cada um tem o seu momento, e que esse momento é diferente para todos.
Enganam-se aqueles que acham que precisam fazer sexo para ser igual ao amigo que já teve a sua primeira transa. O sexo é bom sim, mas se acontecer num clima de confiança e respeito ao seu corpo e ao do seu parceiro. Então é aí que as idéias fervilham na cabeça e você pode estar pensando:
Qual o significado que a primeira relação tem para você? Será que existe um momento certo para que ela aconteça? Se vai acontecer, o que devo fazer.

Fonte: Equipe Programa Ato - Bayer Schering Pharma

Nenhum comentário: