Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sábado, 20 de novembro de 2010

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO

Produção de Artigo de Opinião
Tema:  Lei Antifumo
Posição: Em defesa da lei



A partir da introdução proposta pela professora, dê continuidade ao artigo de opinião. Abaixo estão relacionadas as principais informações a respeito do tema sobre o qual deverá escrever um Artigo de Opinião em defesa da Lei Antifumo. Para isso siga as instruções:

1- Organize as informações numa sequência lógica e elabore os parágrafos.

2- Cada tipo de argumento (1, 2 e 3) deverá ser desenvolvido em um parágrafo de seu texto.

3- Você deverá elaborar 3 parágrafos para argumentar à favor da Lei

4- O 5º e último parágrafo é a conclusão de seu artigo.

5- Na conclusão, procure reafirmar o que falou e defendeu na introdução e acrescentar sugestões de como a sociedade e as autoridades podem contribuir para que essa lei seja acatada e respeitada por todos os cidadãos (fumantes, não-fumantes, proprietários de estabelecimentos comerciais, etc).

6- Seu texto terá, no total, 5 parágrafos e no máximo 25 linhas.

7- Faça letra legível.

8- Não se esqueça de no final da atividade criar um título para o seu artigo. Faça uma leitura, corrija as falhas de ortografia, pontuação e concordância. Em seguida, entregue seu texto para ser avaliado.
----------------------------------------------------------------------------------------
Argumentos para comprovar as suas afirmações em defesa da Lei Antifumo:

1- A epidemia do tabaco:

- A OMS apontou o Brasil como sétimo país com maior número de fumantes no mundo. A lista é liderada pela China, que tem cerca de 30% de todos os fumantes do planeta.

-. No Brasil, 17,2% dos jovens fumam diariamente, percentual superior ao de adultos – 16,2%.

- A diretora geral da OMS, Margaret Chan, lembra que o tabagismo está relacionado a 6 das 8 principais causas de morte no mundo.

 
2- Consequências do tabagismo:

- Quem convive com fumantes fuma o equivalente a 10 cigarros por dia.

- O fumante passivo pode desenvolver doenças como se fosse um fumante ativo, mesmo sem ter acendido um único cigarro na vida, afirmou o pneumologista Sérgio Ricardo dos Santos, coordenador da Comissão de Tabagismo da SPPT.

- O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, o infarto, a angina, e o derrame. É responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Além disso, pode causar impotência sexual.

- O cigarro mata atualmente, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) 5,4 milhões de pessoas no planeta e, por volta de 2030, esse número alcançará a casa dos 8 milhões.

 
3-Benefícios da nova lei:

- É direito de qualquer cidadão estar em um ambiente que não lhe traga riscos à saúde.

- A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo economizará cerca de 90 milhões de reais por ano com a redução das internações dos fumantes passivos com doenças relacionadas ao tabaco.

- Protege o fumante passivo.

- A lei estimula o abandono do fumo, pelo fumante ativo.

 
Introdução:

A epidemia do tabaco vem sendo combatida no mundo inteiro. A proibição ao fumo em ambientes fechados inclusive a criação de fumódromos, faz parte de um tratado internacional da OMS (Organização Mundial de Saúde), assinado em 57 países. No Brasil, muitos estados aprovaram a lei Antifumo que independente de suas variações regionais, proibi o consumo de cigarro, cigarrilhas, cachimbos, charutos ou qualquer outro produto fumígeno derivado ou não do tabaco em ambientes fechados. No estado de São Paulo, a lei Antifumo entrou em vigor no início de agosto de 2009 e é uma medida que visa proteger, principalmente, o fumante passivo e a diminuição do número de fumantes no país.

A lei Antifumo é uma importante medida do governo e deve ser acatada e respeitada por todos. Somos favoráveis a essa lei, porque ...................................................

Um comentário:

Célia Regina- Professora disse...

pROFESSORA, EXCELENTE ATIVIDADE. VOU ESTOU DANDO PARA OS MEUS ALUNOS ESSE GÊNERO TEXTUAL. ESTAVA PROCURANDO UMA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO E ENCONTREI ESTA. VOU APLICÁ-LA. OBRIGADA PELA POSTAGEM.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI