sábado, 11 de abril de 2015

PROPAGANDA

  Olá, alunos!

  Tudo bem?


  Nas próximas aulas, o tema das nossas aulas será Propaganda. 

  A propaganda é um gênero textual muito utilizado pelas empresas para divulgar seus produtos e por instituições públicas ou privadas como forma de promover mudança de atitude, ou seja, educar o público. Ela é difundida pelos meios de comunicação: jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors etc

   A propaganda está sempre nos dizendo o que fazer! Já parou para pensar sobre isso? 

  Faça isso! Faça aquilo! Compre isso! Compre aquilo! Alugue, assine, estude, pare, use... 

  
 Então, vamos lá! Para que você acha que serve uma propaganda? 
 A propaganda serve para ajudar um fabricante a vender seu produto. Também serve para ajudar a chamar nossa atenção para alguma informação.




    Por que a propaganda fala como se estivesse “dando ordens”? 
   Na verdade, a propaganda não está “dando ordens”. Ela usa verbos no modo imperativo, que também podem indicar um pedido, um convite e até mesmo uma persuasão, para nos convencer mais facilmente de algo.

       FIQUE ATENTO!


Fonte: http://cejarj.cecierj.edu.br/pdf_mod2/Unidade04_Lc.pdf









A toda hora, propagandas veiculadas em outdoor, televisão, rádio, jornal, revista e internet convidam as pessoas a experimentar um determinado produto ou serviço.  Esse é o objetivo da publicidade: convencer para conseguir consumidores. 

As mensagens têm algumas características marcantes: são curtas, diretas e positivas. Os textos são escritos na forma imperativa e os slogans, formados por uma frase, repetida com frequência. As imagens também têm grande destaque no discurso publicitário. O maior exemplo são os outdoors, importantes instrumentos de persuasão. Espalhados pelas ruas das cidades, eles chamam a atenção pelo formato e pelas ilustrações.

Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou propósito. Um bom slogan também deve lembrar o nome da marca. 

Qual é a vantagem de veicular um anúncio publicitário no qual o nome da marca não está claro?

Exercício

Não esqueça da minha Caloi. O Natal tá aí e a minha Caloi?
  1. Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
  2. Por que o modo Imperativo foi utilizado nessa construção sintática?
Mantenha seu filhote forte, vamos lá! Trate seus bichinhos com amor e Parmalat.
  1. Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? 
  2. Por que foram utilizadas as palavras "filhote" e "bichinhos"?
  3. Para qual(quais) públicos a propaganda é voltada? Justifique.
  4. O modo Imperativo utilizado nessa propaganda foi usado com a mesma intenção que a anterior?

Nenhum comentário: