Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

quarta-feira, 8 de março de 2017

Igualdade de gêneros na escola

Por que falar sobre igualdade de gêneros na escola associado à comemoração do Dia Internacional das Mulheres?

Tratar do tema igualdade de gêneros na escola é dar oportunidade para que meninos e meninas recebam informações adequadas, pensem, falem e debatam sobre o tema, numa perspectiva de mudança de atitudes e transformação da sociedade.


Abordar temas polêmicos geradores de controvérsias e debates acalorados na sociedade é inserir os estudantes num debate que diz respeito a todos, inclusive, as novas gerações de homens e mulheres, que quando bem informados e formados saberão posicionar-se para defender ideias que combaterão a desigualdade não apenas entre gênero, mas todas as formas de desigualdade que ferem os direitos de muitos cidadãos e cidadãs pelo mundo.

Precisamos de homens e mulheres feministas que lutem pela igualdade entre gêneros. De homens que respeitem e valorizem as mulheres e de mulheres que se façam presentes, atuantes em todos os setores, que se valorizem e lutem pelos seus direitos.

Para construirmos uma sociedade igualitária, é preciso levar as questões de desigualdade para dentro da sala de aula, oferecer material de qualidade para dar suporte à reflexão e mobilizar o debate. 

Hoje vivemos essa experiência, transformamos a aula numa gincana, não foi apenas um momento prazeroso, divertido, mas foi um momento de reflexão sobre a igualdade de direitos, para pôr em jogo aquilo que os alunos compreenderam da mensagem transmitida pela animação Um Sonho Impossível? visionada pelos alunos. 

Sei que essa aula foi apenas uma gota no oceano, mas quem sabe no final do percurso tenhamos algum estudante, menino ou menina, lendo um discurso parecido com o de Emma Watson:


Assim, saberei que meu sonho tornou-se realidade.
Um abraço a todos!

Prof.ª Francisca

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI