Projeto Contos - 6º Ano


Olá, pessoal!


Abaixo um vídeo feito em homenagem a todos os alunos dos 6º anos A, B e C:






Parabéns a todos os alunos que se dedicaram durante o 1º e 2º bimestres! 

Espero que possamos fazer muitos outros bons trabalhos neste bimestre que se inicia.


Abraços,
Prof.ª Francisca



Olá, pessoal!

Uma dica boa de filme que poderá nos ajudar a compreender as características dos contos tradicionais é este filme que retrata a história de amor entre a Bela e a Fera, uma produção muito interessante e uma nova versão desse conto que já encantou muitas pessoas. Vale a pena assistir!


Olá, alunos do 6º ano:

Em seu horário de estudo, procure materiais diversificados para ampliar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Um vídeo pode nos ajudar a ampliar bastante os conteúdos trabalhados em sala de aula pela professora. Por isso, disponibilizei para vocês uma sequência de vídeos, que vocês poderão assistir e ampliar cada vez mais os conhecimentos de vocês.

Abaixo, então, seguem alguns vídeos para apoiar o estudo das turmas no Projeto Contos. Procurem assistir e fazer anotações em seus cadernos. Organizem as informações da seguinte forma:

1. Nome do vídeo:

2. Informações principais do vídeo:

3. Conclusão(conte o que aprendeu com o vídeo):


Vídeo 1:





Vídeo 2:




Um abraço a todos e bons estudos!!!


Prof.ª Francisca

2º Bimestre

PROJETO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS - GÊNERO EM FOCO:
CONTOS MODERNOS

1ª Fase - definição:

  1. Tema que será explorado no conto:
  2. Onde se passará a história? (país/cidade/bairro):
  1. Qual o enredo da história?
4. Qual o público leitor da história?

2ª Fase - criação de personagem:
Organize uma ficha com as descrições de cada personagem principal de seu conto:
  1. Nome:
  2. Cor dos olhos:
  3. Cor dos cabelos:
  4. Cor da pele:
  5. Altura:
  6. Idade:
  7. Escolaridade:
  8. Origem (nacionalidade):
  9. Escola onde estuda:
  10. Características psicológicas:
  11. Será personagem principal ou secundário?
Para as características marcantes das personagens deverá ser elaborado um parágrafo para descrição do item. (Veja exemplo com a professora.)
Organizar as fichas, digitar e ilustrar as fichas com desenhos das personagens criadas.

Pesquisa: Realize uma pesquisa sobre tipos de personagens. (Em breve este conteúdo estará no blog.)

3ª Fase - pesquisa sobre o espaço onde se passará a história:
Pesquise sobre o lugar escolhido para acontecer a história, de acordo com o roteiro abaixo:

  • Lugar (especificar o máximo que conseguir o lugar) e suas principais características: nomes (país, cidade, bairro), clima, língua, cultura  e outros aspectos importantes para a construção da história. Procure descrever como é esse lugar.
  • Apresente sua pesquisa digitada e, se for possível, ilustrada (principalmente o cenário que escolher para acontecer a história).


Fontes de Pesquisa:


Modelo de fichas de personagens:





Nenhum comentário: