Sequência Didática

A pequena vendedora de fósforos

Atividade: Produção de novas versões para o conto de Hans Cristian Andersen.


1º Passo - Roda de conversa com os alunos - proponha um trabalho com o tema Natal e como subtema os direitos das crianças e dos adolescentes.

1- Faça a leitura do conto A pequena vendedora de fósforos. Você poderá usar o slide abaixo para apresentação do conto. Procure contextualizar para os alunos, onde se passa a história do conto:

http://pt.slideshare.net/TrasimacoSapo/a-pequena-vendedora-de-fsforos-presentation-650503

2-  Apresente outras versões do mesmo conto aos alunos.
     Possibilidade de filmes com versões do conto A pequena vendedora de fósforos:


Link: https://www.youtube.com/watch?v=ZxwDXMVevJk






Link: https://www.youtube.com/watch?v=BoMKeTkYy-s

3- Compare com os alunos as versões e modificações feitas ao conto, tendo como ponto de partida o texto do slide. Compare elementos como:

1- Título da história;
2- Local em que se passa a história;
3- Situações vividas pela personagem;
4- Final da história.

Para isso, você poderá montar uma tabela no hetchboard facilitará a visualização dos elementos de comparação.

4- Faça uma roda de conversa sobre o tema da história, procurando destacar a falta de solidariedade das pessoas, a situação de vida da criança e o desrespeito aos seus direitos. Busque esclarecer aos alunos que, na época, em que esse conto foi escrito não existiam leis de proteção às crianças.

5- Proponha aos alunos a reescrita do conto. Que alterações você faria à história para que a personagem tivessem um final feliz e para que seus direitos essenciais fossem respeitados.(Antes desta proposta, seria interessante solicitar uma pesquisa sobre os direitos das crianças e dos adolescentes).

6- Após a produção, revisão e reescrita do conto, proponha a ilustração da nova versão utilizando o Kingsoft Office ou outro aplicativo.

7- Salve a apresentação no computador e depois com o suporte do ISSUU, transforme as histórias de seus alunos em livros virtuais.

8- Os alunos poderão ler seus livros utilizando o aplicativo ISSUU no tablet.






Nenhum comentário: