Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

quarta-feira, 2 de maio de 2018

A descrição no texto narrativo

Olá, pessoal!

Segue um material de apoio sobre descrição de personagens e de lugar.

Este é um material que completará os estudos promovidos em sala de aula para a revisão e reescrita do conto produzido por vocês sobre a situação de abandono do idoso.






Bons estudos!


Prof.ª Francisca

segunda-feira, 2 de abril de 2018

SLIDES DAS AULAS DOS 7º e 8º ANOS

Olá, queridos alunos!

Conforme combinamos, a partir de hoje, 02 de abril de 2018, começarei a disponibilizar os slides apresentados em sala de aula como apoio para os alunos que, porventura, tenham perdido alguma aula e também para os alunos que desejarem acessar a matéria com antecedência, ou seja, antes de ser desenvolvida em sala.

Os slides estarão online e serão, sempre que necessário, atualizados por mim, ou seja, numa mesma sequência de slides estarei inserido outros assuntos a serem trabalhados em sala.

Um abraço a todos!

Bons estudos!!!


Prof.ª Francisca

Slide 1




Slide 2




Slide 3




sábado, 6 de maio de 2017

Uso das ferramentas Google

Senhores pais/responsáveis:
Estamos  na Era da Tecnologia e para o 2º bimestre apresento uma proposta de trabalho, que prevê o uso de diferentes tecnologias para apoiar e facilitar a aprendizagem dos alunos.
Os alunos dos 6ºs anos A, B, C e o 7º ano A e B terão a oportunidade de conhecer alguns recursos digitais que serão utilizados, sobretudo, para apoiar o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção de textos. Todos já possuem um login e uma senha para acesso à plataforma de ensino Edmodo e, a partir de maio, também passarão pela experiência de criar um Ambiente Pessoal de Aprendizagem (APA) utilizando as ferramentas gratuitas do Google e outros softwares.
Mas, para que esse trabalho aconteça  é necessário que todo aluno tenha um Gmail. Por isso, solicitamos aos senhores a criação de uma conta no Google em nome dos senhores, para a criação de um Gmail em nome de seu (sua) filho (a).
Alertamos que a conta no Google precisa ser em nome dos pais, porque os estudantes não têm idade para criação de contas em seu próprio nome.
Para a criação da conta basta acessar o link abaixo preencher o formulário e enviar. Uma atenção importante é quanto ao padrão de criação do Gmail. Ex.: francisca.6C@gmail.com (primeiro nome e turma) ou francisca.martins.6C@gmail.com (primeiro nome e sobrenome, seguido pela turma). Procurem utilizar esse padrão na criação do e-mail e nunca utilizar apelidos.

Link para criação do Gmail: https://goo.gl/dbmX9d
Solicitamos aos pais, que entenderem a proposta da escola e autorizarem a criação do Gmail, que preencham, assinem a autorização (que ainda será enviada para casa) e encaminhem à professora Francisca até o dia 12/05/17.
Orientação: O pai que tiver condições de acessar o Google e de criar o Gmail de seu filho (a) em casa, poderá fazê-lo. Peço que escolham uma senha fácil para o aluno memorizar para não ter futuros problemas de acesso.
Agradece a atenção de todos e conto com sua compreensão e parceria nesta iniciativa que contribuirá para a melhoria da qualidade do ensino.
Um abraço,
Prof.ª Francisca


terça-feira, 25 de abril de 2017

Estudo sobre criação de personagens


TIPOLOGIA DOS PERSONAGENS


Para sua pesquisa sobre tipos de personagens, seguem abaixo vários links interessantes sobre o assunto. 


Outro material interessante:

(...)Classificar personagens é quase como classificar e separar produtos nas prateleiras do supermercado, cada um tem sua função e seu papel na história, e é pela sua importância na história que nós os classificamos. Os personagens podem ser classificados em:
  • Protagonistas: É muito comum o principal ser o narrador, geralmente é o mocinho ou a mocinha da história. (..) nos romances é o casal, nos livros de aventura é o herói. O protagonista também pode ser o vilão. A definição do protagonista é feita a partir de em quem a história é centrada. (...)
  • Antagonistas: O antagonista é o personagem que se opõe ao protagonista por ficar no caminho do motivo do protagonista ou objetivo final, quase sempre é o vilão, mas não precisa ser sempre o vilão.
  • Vilão: Um vilão é um personagem que é um transgressor, pode ser o protagonista ou o antagonista, depende da sua história.
  • Herói: O herói é o oposto do vilão. Este personagem tem características heroicas e é moralmente bom. Este personagem, como o vilão, pode ser o protagonista ou o antagonista.
  • Anti-Herói: O anti- herói é um protagonista que não tem muitos traços heroicos, mas ou é moralmente ambíguo ou moralmente bom. 
  • Figurantes: São personagens que estão ali só para preencher o espaço, sabe aquela melhor amiga da Bella Swan em Crepúsculo? Pois então, ela é só uma personagem que está ali para preencher espaço, ela não tem muita importância na história, não interfere no enredo.




Procure acessar os links, ler o material postado e registrar em seu caderno as informações mais importantes sobre os tipos de personagens que podemos criar em nossas histórias.


1- http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/420168

2- http://leadepessoal.blogspot.com.br/2014/05/sequencias-narrativas-e-tipos-de.html

3- https://www.youtube.com/watch?v=dQGAoICqblk




Descricao de_personagens_ppt de Ermelinda Bordonhos


Olá, pessoal!
Selecionei para vocês algumas dicas de vídeo sobre o tema criação de personagens. Vale a pena conferir!








Com todas essas dicas, com certeza, os personagens da sua próxima história serão interessantes e os leitores de seus contos se apaixonarão pelos seus personagens.

Abraços!!!

Prof.ª Francisca

segunda-feira, 17 de abril de 2017

O que é foco narrativo?

Foco narrativo pode ser definido como a perspectiva usada pelo narrador para relatar os fatos da história que está contando. O narrador vai participar da história ou será apenas um espectador dos acontecimentos desenrolados?
O narrador assume posições e papeis diferentes, podendo apresentar-se em primeira ou terceira pessoa.
O narrador desempenha o importante papel de nos contar os fatos ocorridos em uma história, mas isto pode ser feito de diversas maneiras, a partir do seu ponto de vista.
Trata-se do foco narrativo, que é um dos elementos da narrativa. Neste artigo, saiba mais sobre este assunto.

Exemplos de foco narrativo

De acordo com o posicionamento do narrador, o foco narrativo assume diferentes funções, dentre as quais estão as seguintes:
  • Foco narrativo de terceira pessoa – Nesta modalidade, o narrador não é um participante ativo dos fatos relatados. Pode-se afirmar que a narrativa assume um caráter objetivo, pois o narrador observa os fatos do lado de fora, podendo repassar apenas o que vê. O foco narrativo de terceira pessoa pode se manifestar como narrador onisciente e narrador observador:
  • Narrador onisciente – Este tipo de narrador conhece toda a história, inclusive os pensamentos das personagens.
  • Narrador observador – Ao contrário do onisciente, o narrador observador não conhece toda a história. Este tipo de narrador se limita a narrar os fatos à medida que eles ocorrem.
  • Foco narrativo de primeira pessoa – Como o próprio nome aponta, nesta modalidade o narrador se torna um personagem, podendo ser um narrador protagonista ou narrador coadjuvante.
O narrador observador e o narrador personagem podem ser classificados como intruso. Isto ocorre quando ele tece comentários acerca dos envolvidos no contexto, de si mesmo (quando ele é participante) ou do ambiente. Quando o narrador apenas conta os fatos, sem nenhum tipo de influência, ele é neutro.
Quando a personagem principal conta a sua história, trata-se de um foco narrativo na primeira pessoa ou interno; quando uma personagem secundária narra a história da personagem principal, o foco narrativo é na primeira pessoa ou interno; o foco narrativo na terceira pessoa ocorre quando o narrador conta a história como observador; e, por fim, quando o escritor (analítico ou onisciente) conta a história no papel de narrador, o foco narrativo é na terceira pessoa.

Exemplo:

1ª PESSOA DO SINGULAR - NARRADOR PERSONAGEM:
Desci os últimos degraus do trem e observei a pequena ferroviária, era uma construção simples, com detalhes em madeira escura. A obra era retangular, com uma cobertura de telhados estendidos diagonalmente em direção aos trilhos para o conforto dos passageiros. O local era arejado e consistia em apenas um caixa para bilhetes e informações mais à frente. Havia muitas flores espalhadas pelo lugar, o recinto era puro estilo vintage. Não pude evitar a sensação de conforto que me tomou, era como se eu estivesse fazendo a coisa certa ao menos uma vez na vida.
3ª PESSOA DO SINGULAR - NARRADOR-OBSERVADOR:
Zaïre desceu os últimos degraus do trem e observou a pequena ferroviária, uma construção simples, com detalhes em madeira escura. A obra era retangular, com uma cobertura de telhados estendidos diagonalmente em direção aos trilhos para o conforto de passageiros, como ela. Sentia o local arejado e este consistia em apenas um caixa para bilhetes e informações mais à frente. Ela viu muitas flores espalhadas pelo lugar, o recinto lembrava-lhe o puro estilo vintage. Uma sensação de conforto a invadiu como consequência do pensamento estampado diante àquela estação. 
Retirado de:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI