Tema: Gripe A (H1N1)
Disciplina: Português e outras áreas do conhecimento
Tempo estimado: 06 aulas
Desenvolvimento:
1- Levantamento dos conhecimentos prévios: Solicite aos alunos que escrevam 5 frases declarativas com informações sobre a Gripe A. (Dividir a produção por assunto: conceito, forma de contágio, sintomas, forma de tratamento, grupo de risco, forma de prevenção, etc)
2- Conversa dirigida: Peça aos alunos que socializem as frases produzidas. Ao professor e aos demais colegas caberão avaliar se as informações estão corretas. (É o momento da conversa dirigida durante a qual o professor completará as informações, introduzirá explicações e enriquecerá a conversa com outras informações.). Encerre a conversa inicial salientando que a chave para combater a proliferação e a contaminação pelo vírus H1N1 está na prevenção.
3- Busca da informação: Distribua textos informativos sobre o assunto entre os alunos. (É interessante distribuir diferentes textos entre os alunos para garantir a riqueza do trabalho). Solicite que leiam, selecionem e listem informações importantes contidas no texto. Em seguida, deverão produzir um texto informativo de autoria própria utilizando-se das informações contidas no texto lido e as que surgiram durante a conversa dirigida. (O professor poderá modificar a proposta e optar pela produção de um texto coletivo, dependendo de sua turma.).
4- Socialização: Deixe que os alunos leiam os textos produzidos para a turma. Para valorizar o trabalho peça que a turma vote e escolha os 10 melhores textos da turma, que poderão ser corrigidos pelo professor, revisados, re-escritos pelos alunos e expostos pela escola. (É interessante digitar o texto, ampliá-lo e colocá-lo em exposição pela escola). Uma outra dica é promover a leitura desses textos em outras turmas, essa prática valoriza o trabalho dos alunos e possibilita a multiplicação das informações.
Professor, aproveite o momento e o interesse dos alunos pelo tema e promova outros momentos de leitura e de produção de outros gêneros textuais como: cartazes, panfletos, reportagens, história em quadrinhos, aviso, e outros.
Todas as áreas do conhecimento podem realizar um trabalho sobre o tema, veja algumas sugestões da Revisa Nova Escola:
Mais sobre o tema
As piores epidemias da história
Qual a diferença entre vírus e bactéria?
Como estudar microbiologia, com ou sem laboratório
Planos de aula
Gripe suína, uma epidemia
Como se dá a propagação de doenças
Cultura de bactérias
A luta incessante contra a doença
Colaboração: Profª Francisca P.Martins
Este blog é um espaço para divulgação de projetos, compartilhamento de materiais didáticos, de práticas pedagógicas, de sites, cursos e dicas de leitura para professores e estudantes. Além de ser um cantinho para publicação de conteúdos relacionados ao trabalho desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa pela professora Fran.
MENU
Seguidores
PÁGINAS DO BLOG
- 7ºanos 2024
- 8º ano A - 2024
- Grupo de Estudos - 7ºAnos
- Propaganda da Leitura
- Dica de curso: Como criar um blog no Blogger
- Recursos Digitais 1
- Recursos digitais 2
- Recursos digitais 3 - Google Keep
- Recursos digitais 4 - Quizlet
- Recursos Digitais 5 - Classroom do Google
- Como criar um livro digital
- FATO OU FAKE?
- Ler é um Prazer
- Classes Gramaticais
- GÊNERO TEXTUAL - INFOGRÁFICO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
ProfªFrancisca, adorei acessar o blog,ver o conteúdo interessante que você postou sobre os cuidados que ter com a gripe A,ver o jornal do Povo,pois foi muito criativo.
Taina Caroline 7°B
ProfªFrancisca,achei muito interessante acessar o blog da escola.Gostaria de parabenisar as alunas do 7º A,pois o video do Jornal do Povo ficou bem criativo.
Prabéns pelo blog.
Maria Carolina 7ºB
Olá, professora Francisca, eu gostei muinto do blog e do vidio jornal do povo, gostaria de tidar parabens pelo blog e pela otima professora que asenhora é ate mais Natalia 7B
Olá, professora Francisca, eu giostei muito de ler o plano de aula e também de ter vbisto o vídio do ´´jornal do povo´´.Foi muito interesante ver eler esse plano
Amanda 7b
Postar um comentário