segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sugestão de Plano de Aula

Tema: Gripe A (H1N1)

Disciplina: Português e outras áreas do conhecimento

Tempo estimado: 06 aulas

Desenvolvimento:

1- Levantamento dos conhecimentos prévios: Solicite aos alunos que escrevam 5 frases declarativas com informações sobre a Gripe A. (Dividir a produção por assunto: conceito, forma de contágio, sintomas, forma de tratamento, grupo de risco, forma de prevenção, etc)

2- Conversa dirigida: Peça aos alunos que socializem as frases produzidas. Ao professor e aos demais colegas caberão avaliar se as informações estão corretas. (É o momento da conversa dirigida durante a qual o professor completará as informações, introduzirá explicações e enriquecerá a conversa com outras informações.). Encerre a conversa inicial salientando que a chave para combater a proliferação e a contaminação pelo vírus H1N1 está na prevenção.

3- Busca da informação: Distribua textos informativos sobre o assunto entre os alunos. (É interessante distribuir diferentes textos entre os alunos para garantir a riqueza do trabalho). Solicite que leiam, selecionem e listem informações importantes contidas no texto. Em seguida, deverão produzir um texto informativo de autoria própria utilizando-se das informações contidas no texto lido e as que surgiram durante a conversa dirigida. (O professor poderá modificar a proposta e optar pela produção de um texto coletivo, dependendo de sua turma.).

4- Socialização: Deixe que os alunos leiam os textos produzidos para a turma. Para valorizar o trabalho peça que a turma vote e escolha os 10 melhores textos da turma, que poderão ser corrigidos pelo professor, revisados, re-escritos pelos alunos e expostos pela escola. (É interessante digitar o texto, ampliá-lo e colocá-lo em exposição pela escola). Uma outra dica é promover a leitura desses textos em outras turmas, essa prática valoriza o trabalho dos alunos e possibilita a multiplicação das informações.

Professor, aproveite o momento e o interesse dos alunos pelo tema e promova outros momentos de leitura e de produção de outros gêneros textuais como: cartazes, panfletos, reportagens, história em quadrinhos, aviso, e outros.
Todas as áreas do conhecimento podem realizar um trabalho sobre o tema, veja algumas sugestões da Revisa Nova Escola:

Mais sobre o tema
As piores epidemias da história
Qual a diferença entre vírus e bactéria?
Como estudar microbiologia, com ou sem laboratório
Planos de aula
Gripe suína, uma epidemia
Como se dá a propagação de doenças
Cultura de bactérias
A luta incessante contra a doença

Colaboração: Profª Francisca P.Martins

4 comentários:

Anônimo disse...

ProfªFrancisca, adorei acessar o blog,ver o conteúdo interessante que você postou sobre os cuidados que ter com a gripe A,ver o jornal do Povo,pois foi muito criativo.

Taina Caroline 7°B

Anônimo disse...

ProfªFrancisca,achei muito interessante acessar o blog da escola.Gostaria de parabenisar as alunas do 7º A,pois o video do Jornal do Povo ficou bem criativo.
Prabéns pelo blog.

Maria Carolina 7ºB

Anônimo disse...

Olá, professora Francisca, eu gostei muinto do blog e do vidio jornal do povo, gostaria de tidar parabens pelo blog e pela otima professora que asenhora é ate mais Natalia 7B

Anônimo disse...

Olá, professora Francisca, eu giostei muito de ler o plano de aula e também de ter vbisto o vídio do ´´jornal do povo´´.Foi muito interesante ver eler esse plano

Amanda 7b