Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ROTEIRO DA AULA - PARA 8º E 9º ANO

TEMA: ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL

Sua tarefa hoje é revelar o que você pensa sobre alguns temas relacionados à adolescência, através de uma produção de texto. Abaixo teremos duas propostas de texto diferentes: um texto de opinião e um poema. Escolha apenas um dos gêneros, escreva seu texto logo abaixo dessa postagem e envie-o. Não se esqueça de ler o que escreveu e de fazer as devidas correções, antes de enviar seu texto.

Você poderá escrever em dupla, mas siga a orientação fornecida para cada produção. Essa atividade valerá 10 pontos!

Proposta nº 1
Produza um texto de opinião, em 3ª pessoa, dando dicas para outros adolescentes de como viver uma adolescência saudável. Seu texto deverá apresentar logo no 1º parágrafo as idéias que pretende desenvolver e o mínimo de 20 linhas. Ex.:

.....Para viver o período da adolescência de uma forma saudável, é importante que o adolescente aprenda a se divertir, a namorar de forma mais responsável, a cuidar da sua formação para garantir um futuro promissor e, principalmente, a respeitar e a cuidar do seu próprio corpo.

No 2º  parágrafo procure mostrar, por exemplo, como é possível se divertir sem o uso de drogas, como é possível viver de cara limpa, livre das drogas, aproveitar essa fase da vida sem o uso de drogas, sabendo aproveitar as oportunidades de lazer oferecidas no bairro e na cidade, etc. A partir daí, cada parágrafo tratará de um dos assuntos destacados no 1º parágrafo. No último parágrafo, faça a conclusão  reforçando a importância de se viver de forma saudável na adolescência.

Para garantir uma boa produção de texto, procure ler, antes da produção, algumas das reportagens sobre o tema Gravidez na adolescência no próprio blog.


Proposta nº2
Produza um poema, mínimo de 15 linhas,  falando das transformações emocionais e físicas pelas quais passa um adolescente ou da importância de aprender a lidar com essas mudanças ou da importância se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência, no caso de uma relação sexual.
Seu texto poderá seguir o modelo da organização do texto abaixo:

RITUAL
Este corpo.
que agora me veste
ainda é casca
e casulo
de um outro bicho
que cresce

Esta capa
Que me acompanha
desde os tempos
de criança
desde inutil
dos meus pés.

Sou a ponte
que me liga.

Sou o gesto
que me une.

Sol e Lua,
Noite e dia.

Sou o fui
e o serei.

Este tempo
que me guarda
para um outro
amanhecer
é lembrança
e é promessa,
recordação
e esperança
morte e vida
enoveladas
na meada
das mudanças.

Autor:Carlos Queiroz Telles.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vivo a procura de novas ideias de produções textuais e esta é uma boa sugestão. Muito obrigada.

Isabel disse...

A adolescência é um período da vida em que o adolescente tem que aproveitar muito. Namorar de forma responsável, cuidar do seu corpo, comer os alimentos saudáveis, pois é na adolescência que o seu corpo começa a se formar e também tem de cuidar da sua formação para um bom futuro.
O adolescente pode ser divertir em festas, baladas, sair para passear com os amigos, se divertir. E da muito bem para fazer isso sem o uso da droga e do álcool, a pessoa pode ser muito feliz sem o uso deles, pois além de deixar a pessoa fora de si, causa problemas de saúde e também a violência, a violência não leva à nada e só prejudica, pois a adolescência é o melhor período em que a pessoa passa e pode ser melhor se não houver as drogas, a violência e o álcool.
Na adolescência esta ficando "comum" engravidar, pois os meninos e as meninas muitas vezes não estão usando precauções, como a camisinha. Ela tanto evita a gravidez indesejada como as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), isso causa muitos problemas, e alguns são pro resto da vida. A gravidez está aumentando cada vez mais e com isso os adolescentes estão perdendo o futuro, pois precisa parar tudo que esta fazendo para cuidar do seu filho, e com isso a pessoa perde a sua adolescência e a sua vida. Já as DSTs as vezes são piores, pois a HIV (aids) pode levar a morte se não for tratada, como qualquer outra DSTs.
As drogas e o álcool são os dois maiores problemas na sociedade, tanto um como o outro causam sensações temporária de um bem estar "ilusório", e que são transportados pra um mundo surreal, e com esse sentimento de liberdade, os organismos dos usuários vão querendo cada vez mais e com isso, são levados pela morte pouco a pouco e nem vão percebendo.
Por isso que na adolescência, os adolescentes devem tomar cuidados para quando os viciados oferecerem as drogas ou bebidas alcoolicas não devem aceitar, por que quando começa, para parar, só com muito tratamento.
Sou Isabel Cristina tenho 14 anos, sou estudante do 9° ano (8ª série) e adorei fazer a redação. Obrigado por fazer essa sugestão.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI