Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

quinta-feira, 28 de julho de 2011

RECEPÇÃO DOS ALUNOS NO RETORNO ÀS AULAS

Hoje os alunos retornaram às aulas na EMEF.Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues.
O objetivo era proporcionar-lhes uma recepção carinhosa e calorosa. Para isso, elaboramos e desenvolvemos atividades diferenciadas  durante todo período de aula. Aproveitamos para apresentar-lhes os resultados do 2º bimestre, visando uma reflexão a partir dos resultados obtidos pelos alunos, e a elaboração de um plano de metas para melhoramento dos resultados baixos.
Eu e a minha amiga, prof.ª Valéria, nos organizamos para atender as turmas dos 6ºs A e B. O roteiro de nosso encontro foi:
- Exibição do filme: Sonho Possível - com um direcionamento inicial feito pela prof.ª Valéria.
- Reflexão: Prof.ª Valéria realizou com os alunos uma análise do conteúdo do filme, procurando enfatizar a importância das atitudes das personagens (dos professores, dos pais e da personagem principal), que contribuíram para o sucesso da personagem principal, Michael. Em seguida, abordei sobre as barreiras que Michael precisou vencer para adquirir todos os conhecimentos que não dominava e que eram essenciais para o seu acesso à Universidade. Ao final, fiz a seguinte pergunta aos alunos: Qual foi o segredo do sucesso de Michael? O que contribuiu para que ele alcançasse seu objetivo? Após esse momento, em que cada aluno pode se colocar, inclusive, para dizer o que aprendeu com a história da personagem, fizemos uma dinâmica.
- Dinâmica: uma caixinha com o título O SEGREDO DO SUCESSO passou entre os alunos e cada um tirou de dentro dela 02(duas) dicas de como ter sucesso na escola. Cada aluno leu silenciosamente, refletiu e socializou para o grupo a dica que recebeu.
- BIS - para adoçar a boca. Cada aluno recebeu um chocolate BIS e uma mensagem: SER ESTUDANTE.
-  Resultados: cada aluno anotou no caderno as notas do 2º bimestre, analisou seus resultados e com a ajuda das professoras elaborou um PLANO DE METAS com ações que contribuam para melhorar os resultados no 3º bimestre.

Foi um reecontro agradável com direito à pipoca, oferecida pela escola, chocolate e muuuuita reflexão.

Um abraço a todos e bom retorno!


Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI