Hoje quero propor uma reflexão sobre a Proposta Curricular da maioria das escolas brasileiras. Convido a todos a refletirem sobre o tema e a emitirem suas opiniões sobre o tema.
A concretização e o sucesso de uma proposta que pretende a mudança no currículo e a adoção de novas metodologias depende de uma
estrutura que precisará ser criada para que alterações significativas ocorram no
cenário atual das escolas públicas e privadas para que se tornem um ambiente de
convivência e de aprendizagem saudável, afetivo e seguro, rico em práticas
educativas, através das quais os alunos expressem, vivenciem e internalizem
valores socialmente desejáveis. Para criar essa nova cultura escolar, algumas
condições são imprescindíveis, dentre outros elementos, será necessário:
- Integrar de forma transversal e
interdisciplinar ao currículo das escolas a educação afetiva com o estudo
sobre sentimentos, emoções, autoconhecimento e valores;
- Apresentar a proposta aos professores e
promover capacitação para que o professor conheça e compreenda a
importância dessa nova proposta curricular e se sinta preparado para
assumir seu novo papel no ambiente
escolar (mediador);
- Introduzir a prática do
diálogo para a resolução de conflitos - por meio de assembleias escolares
regulares;
- Alunos ativos atuando como
protagonistas;
- Promover a educação
comunitária para que os processos de educação em valores ocorram dentro e
fora da sala de aula;
- Estabelecer o papel do professor como mediador
entre o aluno e o conhecimento e como parceiro do aluno na resolução das
atividades;
- Seleção de conteúdos relevantes e ligados
a realidade do aluno;
- Reorganização
dos espaços, dos tempos e das relações escolares;
- Planejamento de ações pedagógicas que
favoreçam a aprendizagem do aluno, levando em conta sua história de vida;
- Mudar paradigmas: os conteúdos tradicionalmente ensinados na escola deixam de ser encarados como finalidade da educação e passam a ser encarados como meio para que o aluno conheça a si e ao mundo em que vive.
Essa
mudança no currículo permitirá uma aprendizagem significativa e essencial para
formação, pois a educação afetiva permitirá ao aluno, que antes de ser
unicamente um membro da turma é membro da sociedade, atuar como cidadão
crítico, justo e ético na resolução de conflitos.
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