Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Modos de narrar: 1ª pessoa ou 3ª pessoa?


Por: Haruka Lanovishin



Lembramos, antes de tudo, que não existem regras para se escrever fanfictions, existem os padrões das línguas (língua portuguesa, língua inglesa e etc.) e conceitos entre escritores mais experientes (como a estruturação, o desenvolvimento dos personagens e outros). Se escrever é expor o que pensamos e imaginamos, então que façamo-lo do modo como acharmos melhor, mas se esforçar um pouco em prol de quem lê não machuca e nem arranca pedaços, certo?

Pois bem, entremos no assunto de hoje, que é, nada mais nada menos que: escrevo a minha história em 1ª ou em 3ª pessoa?

Essa é um pergunta que muitos de nós nos fazemos ao iniciar um texto narrativo, e podemos afirmar que não há um modo exato, quando usar uma pessoa ou a outra ou quando não usá-la. O correto a se levar em conta é qual das duas pessoas é melhor para a história. Tanto em 1ª pessoa quanto em 3ª pessoa a trama pode fluir normalmente, mas existem suas diferenças, que explicarei mais embaixo.

O primeiro passo quando chegamos nesta etapa – ou seja, onde decidir em qual pessoa a história se desenrolará – é pensar: como eu quero que os fatos ocorram? O quanto do suspense pode ser revelado conforme o desenrolar da história? Como serão os personagens, como eles irão interagir? E, principalmente: como eu quero que seja a narração?

Vamos começar com um exemplo: 

"Eu corria desesperadamente, olhava para trás a todo o momento para tentar ver se ele estava muito perto. Podia ouvir o barulho de seus passos rápidos logo atrás de mim e o som de sua respiração afoita pela corrida, mas o que prevalecia era o som das batidas do meu coração disparado. Disparado pelo esforço da corrida, pelo medo, pelo receio de ser pega, pelo desespero…"


A narração em primeira pessoa sempre dará ênfase aos sentimentos do personagem, porque ele é quem conta os fatos. Há drama, há sentimentalismo, há emoções. Uma adolescente apaixonada narrando sua história de amor a encheria de paixão, de rebeldia, principalmente de sentimentos negativos em relação a si mesma e à correspondência do seu amor, pois o texto sofre a influência dos sentimentos do personagem, devido a narração estar sob o seu ponto de vista.

Já a 3ª pessoa narrando seria algo mais "distante":

"Ela corria desesperadamente, olhava para trás a todo o momento para tentar ver se ele estava muito perto. Ela podia ouvir o barulho dos passos rápidos atrás de si e o som da respiração afoita dele pela corrida, mas o que prevalecia era o som das batidas de seu coração disparado de medo, de receio e de desespero."


O narrador não participa da história, ele vê e sabe de tudo. Ele tem uma visão ampla dos fatos. Isso não acontece na narração em primeira pessoa.

Então, como eu sei quando usar um ou quando usar o outro?


Vamos ressaltar que o que você escolher será o que você usará o tempo inteiro na história. Não fique trocando as pessoas do discurso só porque, usando o que você escolheu, não dá para colocar uma cena ou outra. O desafio é encaixar as cenas no enredo dentro da narração escolhida. Ficar trocando a pessoa que narra apenas deixará os leitores confusos, fora que os mais experientes ou irão comentar que é incômodo ou deixarão de ler, e ninguém quer perder leitores por causa de um detalhe tão pequeno, não?



Agora vamos tentar demonstrar mais algumas diferenças entre uma narração e a outra em algumas situações:


Saber o que acontece em outros lugares:

Se narramos em primeira pessoa, não tem como nós sabermos o que o nosso namorado, por exemplo, está fazendo em sua casa quando estamos na nossa. Nosso personagem também não sabe. Não tem como saber o que acontece no Norte estando no Sul, só se alguém contar ao personagem ou ele descobrir de algum modo, mas devemos nos lembrar de que: se a narração está na 1ª pessoa, e é o personagem quem narra, então o narrador não sabe tudo o que acontece.

Já na 3ª pessoa, não, além de o narrador saber tudo o que acontece, ainda pode revelar o que acontece em outros lugares sem que seja necessária a presença do personagem principal.


Comentar o que acontece em outros lugares:

Em primeira pessoa, se o personagem está em sua casa, narrando o que está assistindo na televisão, como é que ele sabe o que acontece no colégio onde estuda naquele exato momento em que ele está em casa? Simples, o personagem não sabe. Saberá quando alguém lhe contar, claro, mas, a menos que ele tenha poderes psíquicos que o fazem saber tudo o que acontece no mundo enquanto está no Havaí, ele não sabe, e ficará sem saber.

Para que ele possa comentar sobre outros lugares, a solução é fazer com que ele descubra de algum modo, e como ele descobrirá é o desafio de se escrever em 1ª pessoa.
Saber o que o outro personagem pensa:

Assim como não somos capazes de saber o que as outras pessoas pensam, nosso personagem também não (só se ele tiver poderes como os X-men, se não, é melhor desistirmos da ideia). Vamos nos lembrar de que o limite para a narração em primeira pessoa é narrar baseado no personagem, no que ele sente, pensa, sabe.

Fazer suposições é diferente de saber o que a pessoa pensa: "Eu acho que ela está falando mal de mim." "Conhecendo-a como a conheço, sei que ela está falando de mim." "Ela definitivamente está falando de mim." O último exemplo passa uma sensação de que o personagem não pode afirmar com toda a certeza que é dela que estão falando, e é essa certeza que a narração em 3ª pessoa tem, mas a narração em 1ª pessoa, não.

É isso, pessoal, há outros exemplos, mas seria necessário muitas páginas para comentar sobre todos. O jeito mais fácil é se perguntar: é viável que essa condição, pensamento, narração, cena e etc. aconteça na narração em 1ª pessoa sem a ajuda de poderes sobrenaturais ou psíquicos? Basta analisar de modo mais realista, tornando seu personagem o mais humanizado possível, afinal, escrever sobre fantasia é legal, mas existem coisas que podem forçar a barra, principalmente se a sua história não for em um mundo de magias e essas coisas sobrenaturais, mágicas ou ninjas.

Fonte:http://ligadosbetas.blogspot.com.br/2013/03/modos-de-narrar-1-pessoa-ou-3-pessoa.html

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI