1º Parágrafo - LEAD da notícia: Resume fato que será noticiado. Neste parágrafo, devem ser dadas respostas às perguntas: quem?, o quê?, onde? e quando?
Exemplo:
A menor, Cenira Alvarenga, 10, foi resgatada, na tarde de ontem, de uma mansão no bairro Mangueirão, em Belém, onde era obrigada a realizar serviços domésticos.
2º Parágrafo - Como? Neste parágrafo, deve-se apresentar a explicação para o leitor de como a menina foi resgatada. Exemplo:
A vizinha da patroa de Cenira cansada de ouvir os choros da menina durante a noite, resolveu na tarde de sexta-feira, pôr um fim aos atos de violência de exploração contra a pobre menina, fazendo uma denúncia ao Conselho Tutelar da cidade.
3º Parágrafo - Por quê? Nesse parágrafo, devem-se explicar os motivos que levaram a menina a trabalhar na mansão.
Depois de uma conversa com a garota Cenira, o conselheiro, Raul Pedroso, 39, descobriu que a menina foi trabalhar na mansão, com a promessa de um futuro melhor na capital, que incluía a oportunidade de ir à escola, mas nenhuma promessa foi cumprida pela patroa.
4º Parágrafo: Complemento - Não é obrigatório, apenas completa com informações extras, que nem sempre aparecem numa notícia.
A menina ainda relatou que trabalhava, desde os oito anos, cumpria a pesada jornada de trabalho diário das 6h da manhã à meia-noite e era impedida de visitar a família.
Procure ler a notícia na íntegra abaixo e perceber os elementos e a estrutura que compõe uma NOTÍCIA.
MODELO DE NOTÍCIA
EXPLORAÇÃO DE MENOR CHEGA AO FIM EM BELÉM
LEAD A menor, Cenira Alvarenga, 10, foi resgatada, na tarde de ontem, de uma mansão no bairro Mangueirão, em Belém, onde era obrigada a realizar serviços domésticos. Sua patroa foi encaminhada à polícia e responderá a processo judicial.
COMO? A vizinha da patroa de Cenira cansada de ouvir os choros da menina durante a noite, resolveu na tarde de sexta-feira, pôr um fim aos atos de violência e de exploração contra a pobre menina, fazendo uma denúncia ao Conselho Tutelar da cidade.
POR QUÊ? Depois de uma conversa com a garota Cenira, o conselheiro, Raul Pedroso, 39, descobriu que a menina foi trabalhar na mansão, com a promessa de um futuro melhor na capital, que incluía a oportunidade de ir à escola, mas nenhuma promessa foi cumprida pela patroa.
A menina ainda relatou que trabalhava, desde os oito anos, cumpria a pesada jornada de trabalho diário das 6h da manhã a meia-noite e era impedida de visitar a família.
(Texto produzido para fins didáticos pela professora Francisca P.Martins)
(Texto produzido para fins didáticos pela professora Francisca P.Martins)
Nenhum comentário:
Postar um comentário