sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Seguindo os passos de Malala... Com um lápis nas mãos podemos mudar o mundo...


A seguir mais sugestões dos estudantes para erradicar o trabalho infantil no Brasil:

O trabalho Infantil é algo totalmente desumano, que ainda aterroriza boa parte das crianças do mundo. Crianças que trabalham pesado, muitas vezes se não aguentam trabalhar mais, apanham de seus exploradores. Muitas crianças trabalham no trânsito vendendo coisas, por exemplo: bala, para ajudar seus pais, que estão desempregados. As crianças exploradas fazem um trabalho pesado que muita vezes nem um adulto conseguiria fazer esse trabalho. Há Trabalho Infantil em diversas áreas como trabalho doméstico, em lavouras, em mineração e muitos outros.
Quando eu ouço falar sobre casos de Explorações Infantis, fico com muita raiva, em pensar que existem seres humanos capazes de cometerem esses atos horríveis. Boa parte das crianças, por trabalharem, perdem seu horário de estudo que é seu por direito. Além disso, mesmo se tivessem tempo de ir para escola, o desgaste físico da criança iria atrapalhar, nem mesmo adultos conseguem ter essa rotina, imaginem uma criança! Algumas crianças acham que trabalhar é bom, mas trabalhar é bom apenas acima de 14 anos e ainda sim como Aprendiz. Com base nisso, tenho sugestões para erradicar o Trabalho Infantil de uma vez:

1-As pessoas denunciarem para o Conselho Tutelar ou para outra autoridade, com o mesmo objetivo;
2-Projetos sociais para ajudar a erradicar/acabar de uma vez por todas com o trabalho infantil;
3- Aos pais desempregados, mais vagas de empregos para que eles não tenham que depender de seus filhos para sobreviverem e serem sustentados.

4 - Mais fiscalização por parte de todos nós, devemos lembrar que o trabalho infantil é uma causa que todos nós temos que adotar e erradicar de uma vez por todas;


Daniel Alves Ribeiro,  7ºB. 
  

 ********************************************************************************************************

O Trabalho Infantil pode estar no mundo todo, é muito comum nas ruas, nas feiras e em lugares muito movimentados, mas também existem outras formas de trabalho infantil, em lojas, nas borracharias, em lava-rápidos, etc. 
Cada dia, vai aumentando o trabalho infantil no Brasil, essas crianças que trabalham, só fazem isso por causa de dinheiro, para ajudar a família, é triste ver seu pai ou sua mãe perdendo o emprego e depois ficar em um estado de pobreza, não conseguir pagar as contas, sem dinheiro para comprar alimentos e assim vai. Então, esses menores, buscam trabalho para ajudar a família, mas isso prejudica a criança, às vezes, tem empregos, que o menor entra de manhã e saí à noite, sem tempo para a educação e etc.
Para erradicar o Trabalho Infantil no Brasil e no mundo, irei mostrar algumas soluções para acabar com isso:
1°: Os contratantes devem contratar pessoas que tem no mínimo dezoito (18) anos de idade;
2°: O Governo devem dar empregos para os pais que estão desempregados;
3°: Dar vagas para crianças que não tem acesso à escola;
4°: Construírem mais projetos que acolhem crianças que estão na rua, como o Projeto Axé, de Salvador-BA;
5°: Que as pessoas denunciem os contratantes por Exploração de Trabalho Infantil, para isso devem denunciar para o Conselho Tutelar ou para o Ministério Público do Trabalho.

Thales Araújo, 7º B

********************************************************************************************************

Todo cidadão brasileiro quando encontrar uma situação como a exploração do trabalho infantil deveria ter a atitude de denunciar para o Conselho Tutelar todos que praticam esse ato de explorar o trabalho infantil, porque o Conselho Tutelar vai tomar providências. Denuncie, exploração de trabalho infantil é crime!
As empresas não deveriam deixar as crianças trabalharem, mas poderiam contratar os pais das crianças, porque é dever dos pais sustentar a sua família.
Os pais não deveriam deixar seus filhos trabalhar e sim incentivá-los a estudar, porque crianças e adolescentes têm que estudar e trabalhando os filhos nunca terão um futuro melhor. Por mais que os pais estejam com problemas financeiros, contas atrasadas, eles não deveriam colocar seus filhos para trabalhar.
Se todos tivessem a oportunidade de ter casa própria, um bom salário, um bom emprego e uma vida digna, não existiria exploração do trabalho infantil. 
O conselho tutelar deveria ficar no centro da cidade para ver se tem alguma criança sendo explorada, se isso acontecesse a exploração do trabalho infantil diminuiria.

Larissa Diniz, 7º B

********************************************************************************************************

Eu acho que as fábricas e empresas não deveriam deixar os pais colocarem seus filhos para trabalhar, mas colocar os pais para trabalhar, porque criança não tem que trabalhar,  tem que estudar e adulto tem que trabalhar.
As pessoas têm que denunciar quando virem uma criança trabalhando. Tem gente que vê, mas não denuncia.
As crianças também deviam falar que estão sendo exploradas, porque se não ninguém denuncia. Essas crianças e adolescentes trabalham para sustentar a família, mas eu acho que os adultos é que tem esse papel de sustentar a família.
Também acho que as empresas e fábricas deviam oferecer emprego para os pais trabalharem, pois eles tem que colocar comida dentro de casa. Se as fábricas e empresas fizessem isso, as crianças não precisariam trabalhar e teriam um futuro melhor.
As crianças e adolescentes que trabalham nunca terão um futuro bom sem os estudos e a educação que merecem.

Fabíola Francine, 7º B

********************************************************************************************************

Soluções para erradicar o trabalho infantil no Brasil 

No Brasil o trabalho infantil é muito visto nas ruas, como crianças vendendo bala no semáforo, vendendo água, alimentos, doces, etc..Isso é porque muitas famílias têm um emprego não muito bem remunerado ou não têm emprego; por isso põe seus filhos para trabalharem na rua.
Em muitos casos, as crianças são órfãs ou fugiram de casa, porque seus familiares são agressivos. Então, muitas vezes os jovens preferem abandonar a casa, pois sofriam violência física, psicológica ou verbal pelos pais. Também existem casos que o menor quer ir para a escola e seu pai ou mãe não deixam.
Você sabe uma maneira para erradicar o trabalho infantil no Brasil?
Apresentarei algumas soluções:
1- O governo providenciar ajuda alimentícia para as pessoas mais pobres.
2- O governo ajudar pessoas sem muitas condições na questão financeira.
3- O governo ajudar pessoas sem altas condições na questão de moradia.
O governo já tem programas de apoio à famílias sem muitas condições, mas tem pessoas que não tem acesso a esses benefícios, então, o governo poderia expandir esses programas e conseguir ajudar todas as famílias de baixa renda do Brasil.
Eric Gerolamo, 7ºB

Hoje no Brasil o trabalho infantil ainda existe, embora seja proibido em alguns estados. Crianças são obrigadas a trabalhar em casas de famílias para sustentarem seus familiares, que não conseguem arranjar um emprego, mandam as crianças trabalharem. Por isso, elas não conseguem estudar e quando crescerem não arranjarão um bom emprego.
Muitas crianças são exploradas, às vazes, até pelos pais, outros pensam que as crianças não precisam estudar, porque acham que as crianças não vão aprender nada e outros não se importam com a educação dos filhos ou filhas.  Já outras pessoas contratam crianças para fazer seus trabalhos, porque são preguiçosos para cuidarem das suas casas.
Mas, se você se preocupa com seus filhos, então, não os deixem trabalhar antes dos 16 anos ou não contratem menores porque é crime. Você pode ser preso ou multado por exploração infantil.
Você que está lendo este texto e sabe de algum caso de exploração infantil, denuncie para a polícia civil ou ao Conselho Tutelar,  porque temos que nos unir para acabarmos com esse problema mundial e par ajudarmos essas crianças e a se matricularem numa escola de qualidade .
Maicon Henrique, 7ºB

Qual seu interesse em crianças que simplesmente nunca conheceram a infância, trabalhando incansavelmente e não sem acesso à escola?
Há uma série de razões para que a sociedade se mobilize para erradicar o trabalho infantil. Isso é realmente um desafio, mas pode ser vencido com Ongs, programas e ações. Também é necessário denunciar e protestar por esses pequenos.
Na minha opinião, para acabar com o trabalho infantil tem que existir uma conscientização de todos e devemos nos unir formando projetos ou qualquer outro tipo de ação que ajude essas crianças e adolescentes, nós podemos sim atuar como colaboradores em um simples ato, às vezes, de generosidade dando um pouco de alimento ou dinheiro. Para erradicar o trabalho e a exploração infantil devemos estender a mão por esses menores. Trabalho infantil uma realidade que podemos mudar!!
Vinícius Henrique, 7ºB

O trabalho infantil esta por toda parte: na rua, nas construções de casas, nas carvoarias, no comércio, na mineração, nas pedreiras, dentro das casas e outros. As crianças podem exercer vários tipos de trabalho desde exercício mais levem até mais pesados. O trabalho infantil é um problema de todos, qualquer criança explorada acha que trabalhar é bom, mas isso é só ilusão porque o tempo exercido no trabalho é maior que o do estudo na escola. Assim, ficam cansadas e sem ânimo para estudar e contribuem para um círculo vicioso de pobreza no nosso país.
Agora vou mostra algumas soluções para ajudar a erradicar o trabalho infantil:

* Denunciar para o Conselho Tutelar ou alguma instituição que luta contra o trabalho infantil;
* Exigir do governo vagas de trabalho a esses pais desempregados; 

*Pedir ao governo mais projetos sociais para ajudar a erradicar o trabalho infantil.
Para encerrar, quero deixar bem clara a ideia que o trabalho infantil
é um problema de todos e devemos acabar com isso de uma vez por todas!

David Homer Martins, 7º B

Nenhum comentário: