Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Projeto do 1º Bimestre do Ano Letivo de 2016 - PROJETO VALORIZANDO A ESCOLA

Neste ano de 2016, iniciei os trabalhos com as minhas turmas lendo o poema Ser Estudante, no qual procurei destacar algumas valiosas atitudes do bom estudante.

Na roda de conversa, cada aluno pode escolher uma estrofe e expor o que compreendeu. Todos participaram e contribuíram com ideias que ajudaram a turma entender que para ser um bom estudante é preciso muito mais do apenas ter o nome na lista, carregar uma mochila e frequentar a escola.

Foi possível debater sobre a importância de aprender na escola muito mais além do que ler e escrever. Ficou claro para todos que na escola também devemos aprender a conviver e a viver com cidadania.

Em seguida, exibi o vídeo da parábola A Águia e a Galinha de Leonardo Boff. Meu objetivo foi provocar uma reflexão. Isso mesmo provocar! Contei à turma que nesta parábola os personagens principais eram a águia e a galinha. Como ponto de partida, listamos no quadro algumas das características dos animais que apareceriam na história e, em seguida, perguntei aos estudantes com qual animal eles se identificavam: a galinha ou a águia? Com qual desses animais um estudante deveria se identificar?

Depois dessa conversa inicial, a turma assistiu ao vídeo.
Novamente, voltamos para a roda de conversa e debatemos sobre a parábola e de que forma ela nos ajudaria a pensar em nossas atitudes. Algumas perguntas foram lançadas e os alunos participaram respondendo e fazendo comentários.

Meu objetivo foi encorajar os estudantes a se projetar no futuro e a pensar no caminho que deverão percorrer para realizarem seus sonhos. Para isso, precisaram compreender que dentro de cada um existe uma águia que quer crescer, voar alto, sem limites. Mas, para isso é preciso ter coragem, foco, determinação e muita dedicação aos estudos.

Desta forma, iniciei o ano letivo trabalhando a auto-estima dos estudantes e propondo o tema do projeto para o 1º bimestre - Valorizando a Escola.

A seguir, as sugestões de vídeos que foram trabalhados com os estudantes:




Um abraço,

Profª. Francisca

2 comentários:

Ana Júlia Fidelis disse...

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/12/casos-de-violencia-escolar-na-regiao-de-piracicaba-deixam-marcas-e-medo.html

Ana Júlia Fidelis disse...

Olá professora , esta é a reportagem sobre a viôlencia na escola
Ana Júlia e Bianca Sene nmsº01 e 05

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/12/casos-de-violencia-escolar-na-regiao-de-piracicaba-deixam-marcas-e-medo.html

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI