30 de março de 2024
Olá, pessoal!
Passando por aqui para deixar um exemplo de plano de ação que ajudará na organização dos trabalhos do 8º ano A.
No plano, você precisa deixar bem claro o que cada colega deverá fazer para contribuir com o desenvolvimento do trabalho.
Todos devem ajudar na pesquisa dos itens que serão desenvolvidos em cada parte da pesquisa, inclusive que fará a síntese do trabalho na parte final da apresentação.
LEMBREM-SE dos itens que compõem o Plano de Ação:
Quem? O quê? Quando?
da crônica narrativa; linguagem usada no gênero crônica; finalidade de uma crônica e suporte onde
Orientações importantes:
- A sequência de slides deve ser compartilhada com a professora e com todos do grupo para todos tenham acesso como editores: francisca.martins@edusjc.sp.gov.br
- Cada slide deve vir identificado na parte inferior com o nome do aluno responsável pelo seu conteúdo.
- Organizar os slides com a capa: A crônica de cada dia
Equipe: Rodrigo.....
Rafael....
Kauan..... 8ºA
EMEFI Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues
Professora: .........
1º Bimestre - 2024
Partes da apresentação e organização dos slides:
- Abertura: Tema: Crônica e cronistas brasileiros;
- Cumprimento ao público;
- Apresentação da equipe e dos tópicos da apresentação.
- Tópicos que serão abordados:
- Primeira parte:
- Conceito de crônica;
- Principais características do gênero crônica;
- Principais elementos essenciais da narrativa presentes na crônica narrativa;
- Quanto à estrutura, como é a organização da crônica narrativa;
- Tipo de linguagem usada no gênero;
- Finalidade de se produzir uma crônica;
- Suporte onde a crônica é veiculada na sociedade
- Segunda parte:
- Apresentação do cronista: ______________________________(escolhido pelo grupo);
- Biografia do cronista (procurem trazer informações interessantes da vida e da carreira do cronista);
- Apresentação da crônica: título e leitura da crônica (pode ser uma leitura dramatizada com a participação de todos do grupo, pode ser um vídeo com o próprio autor lendo sua crônica, o importante é que seja bem criativa essa parte);
- O contexto histórico ou fonte geradora da crônica lida (pesquisar para falar um pouco sobre a época em que a crônica foi escrita, para identificar bem o que acontecia no país quando a crônica foi escrita pelo autor);
- Tipo de linguagem usada na crônica escolhida;
- Intencionalidade expressa na crônica analisada;
- Suporte onde a crônica lida foi publicada.
- Terceira parte (finalização):
- Síntese do contéudo da exposição oral;
- Agradecimento e encerramento da apresentação.
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Olá, pessoal!
Estou compartilhando abaixo as atividades da segunda semana de sequência didática sobre "Exposição Oral". Acessem os vídeos para realizar as atividades no caderno.
Atividades da 2ª semana - Sequência didática
Nesta semana, daremos continuidade ao estudo do gênero EXPOSIÇÃO ORAL, com exemplos de situações de comunicação oral do cotidiano de adolescentes. A comunicação oral é composta por diversos elementos essenciais para uma troca de mensagens eficaz. Seus principais elementos são o enunciador ou locutor, o destinatário ou interlocutor, e o conteúdo referencial. Abaixo, segue uma explicação desses conceitos com exemplos práticos:
a) A expressão facial de um interlocutor, seus gestões e toda expressão corporal são elementos importantes durante uma comunicação oral? Explique porquê pensam assim.
a) Qual a mensagem que Cortella pretendia transmitir às pessoas que estavam assistindo sua palestra?
Atividade em duplas: Observe as imagens abaixo, discuta com o colega e responda em seu caderno
(15 minutos):
3. Exposição oral: Corpo que fala! (20 minutos)
Primeiro… Vamos assistir um vídeo que traz um resumo sobre a Guerra do Vietnã. A proposta da autora, Débora Aladim, é resumir um fato histórico importante relacionando-o com o filme Forrest Gump. Portanto, no vídeo, há diversas habilidades sendo acionadas, tais como: intertextualidade, conhecimento histórico, síntese, construção composicional, elementos paralinguísticos, elementos cinésicos etc.
https://www.youtube.com/watch?v=Eq8snF_OMlY&index=5&list=PLIdiUrsoqaXOZ-fduomMHmeqyQD3KswqW
Entenda que a proposta desta aula é analisar também, em gravações, a construção elementos paralinguísticos e cinésicos.
4. A análise da apresentação da autora do vídeo, deve ser observada de acordo com:
A exposição oral é ordenada em partes e subpartes, as quais permitem distinguir as fases sucessivas de sua construção interna e os elementos paralinguísticos, por sua vez, podem indiciar essa ordenação. Na fase de abertura, por exemplo, o expositor toma contato com o auditório. Logo, saúda-o. O volume de voz, a expressão facial e os gestos das mãos indicam a saudação. Em uma perspectiva de ensino, podem-se distinguir as seguintes partes:
- Abertura: o expositor toma contato com o auditório, saúda-o;
Introdução ao tema: momento de entrada no discurso;
- Apresentação do plano da exposição: explicitar, tanto para o auditório quanto para o expositor, as operações de planejamento em jogo, esclarecendo, ao mesmo tempo, sobre o produto e sobre o procedimento; desenvolvimento e o encadeamento dos diferentes temas;
- Fase de recapitulação e síntese: importante porque permite retomar os principais pontos da exposição e porque constitui uma fase de transição entre a exposição propriamente dita e a conclusão;
Conclusão: mensagem final; encerramento: etapa simétrica à abertura, comportando agradecimentos ao auditório.
5. Para verificação do conteúdo aprendido na aula, proceda ao jogo "Verdadeiro ou Falso" do slide; (Tempo sugerido : 18 minutos)
Converse com o colega e posteriormente respondam às questões.
Concomitantemente às respostas, esclareça suas dúvidas remanescentes (caso necessário).
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