09.09.2024
Acessem o link abaixo e participe do Game da Resenha Crítica:
x-x-x-x-x-x--x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x
Senhores pais e alunos:
As inscrições para o processo seletivo do Casdinho estão abertas!!!
O CASDinho é um curso de caráter assistencialista, voltado à preparação para os concursos e escolas de Ensino Médio de qualidade, como o Colégio Embraer Juarez Wanderley e a ETEC. Oferecemos ensino gratuito para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica na região do Vale do Paraíba. Se você cursará o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental em 2025, não deixe de se inscrever!
- Link para inscrição:
O CASDinho é um curso de caráter assistencialista, voltado à preparação para os concursos e escolas de Ensino Médio de qualidade, como o Colégio Embraer Juarez Wanderley e a ETEC. Oferecemos ensino gratuito para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica na região do Vale do Paraíba. Se você cursará o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental em 2025, não deixe de se inscrever!
- Link para inscrição:
Edital com maiores informações sobre o processo seletivo:https://cursosantosdumont.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Edital-CASDinho-2025.pdf
Abraços,
https://cursosantosdumont.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Edital-CASDinho-2025.pdf
Prof.ª Francisca P. Martins
✿✿❀❁❀❁❀❁❀❁❀❁❁❁❁❀❁❁❀❁❀❁❀❁❀❁❀❀❁❀❁❀❁❀❁☙❁❀❁❀❁❁✿✿❀❁❀❁❀❁
07/08/2024
Resenha crítica do curta-metragem "Umbrella"
Baseado em uma história real, Umbrella, curta-metragem em animação criado, escrito e dirigido por Helena Hilario e Mario Pece, está qualificado para disputar uma vaga no Oscar de 2021 e se tornar a primeira produção brasileira a conseguir uma indicação na categoria que tenta entrar. O filme é um trabalho de quase 10 anos do casal, que antes trabalhava com pós-produção e composição em cinema, mas agora investe em animação.
“É o projeto da minha vida, é o projeto do Oscar”, brincava Helena, entre amigos, quando mencionava o que pretendia fazer depois da finalização de Umbrella. “Uma coisa é brincar que queria entrar no Oscar, outra é ler nas notícias que Umbrella pode ser o primeiro curta em animação nacional a chegar a premiação”, afirma a diretora, sobre até onde este projeto chegou.
Tudo começou quando Helena recebeu uma ligação da irmã, em 2011. A parente trouxe uma história de que tinha visitado um orfanato e abrigo em Palmas, no Paraná, para entregar presentes de Natal às crianças. No entanto, um menino não quis nenhum dos brinquedos. Quando perguntado o que ele queria, ele falou que adoraria um guarda-chuva. O motivo era que as últimas memórias que esta criança tinha do pai eram de um dia chuvoso e, na cabeça dele, ele precisaria de um guarda-chuva para reencontrar a família.
São personagens em 3D, com olhos grandes e emoções muito bem definidas e que tiveram como base familiares de Helena. “O Joseph é inspirado visualmente no meu sobrinho, a mãe é minha irmã, a senhora do orfanato parece a minha mãe. Cada pedacinho do projeto se relaciona comigo”, pontua a cofundadora da Stratostorm. O curta mistura texturas e faz uma animação cuidadosa de personagens. O projeto passou pela mão de profissionais que trabalharam em grandes produções, como The Mandalorian, O rei leão, Moana, além de outras animações da Pixar e filmes da Marvel.
Por fim, eles precisavam de uma música que desse toda emoção que precisavam. Convidaram então Gabriel Dib, compositor de trilha sonora que trabalhou em séries como Castle e Criminal Minds, que fez toda a música do curta. “Ele fez uma trilha maravilhosa, com referências de coisas que a gente gostava, mas uma música original e muito bonita que eleva a emoção do espectador nos momentos certos do filme, nos momentos que queríamos que as pessoas se emocionassem e que imaginávamos que são os ápices do Umbrella”, analisa a diretora. “E depois da composição, nós tivemos a felicidade de gravar com orquestra em uma sessão de quatro ou cinco horas em que eu chorei do início ao fim. Foi realmente um sonho”, relembra.
Com o curta pronto e rodando festivais pelo mundo o sentimento de Helena Hilario é de orgulho de que esta história pode alcançar o coração de outras pessoas. “As poucas vezes, antes da pandemia, que nós tivemos oportunidades de mostrar o Umbrella, o mais legal era ver que o curta não era só emocionante para mim, que ele fala com todas as idades, todas as nacionalidades. Esse foi o maior reconhecimento até agora”, comemora a criadora.
Desta triste história foi criada a delicada narrativa do menino Joseph. “Uma criança que mora em um orfanato e sonha em ter um guarda-chuva amarelo, até que encontra uma menininha que veio doar brinquedos, e ela faz com que ele relembre todas as histórias que viveu no passado”, explica a idealizadora.
“Foi uma história que tocou a gente de uma forma tão pessoal, porque a gente conseguiu ver a inocência de uma criança, a única memória afetiva que ele tinha naquela idade era a lembrança de um guarda-chuva”, conta a diretora, emocionada. Foi desse sentimento de empatia e da esperança desta criança que Helena e Mario decidiram escrever o curta. “Naquela situação um gesto generoso da minha irmã se tornou em uma coisa que transformou as nossas vidas”, completa.
A mudança foi realmente geral, ainda em 2011 eles escreveram o roteiro e começaram a se inteirar de como poderiam executar a história nas telas. Após estudo e experiência, a dupla, que na época morava nos Estados Unidos, voltou para o Brasil, em 2014, e abriu a Stratostorm, estúdio especializado em animação e criação de conteúdo. Todo este movimento foi feito para viabilizar o Umbrella, que viria a ser o primeiro filme assinado pelos dois. Ao todo foram 20 meses de produção contando da ideia em 2011 ao produto final em 2019.
No entanto, agora, todo esforço gerou frutos e as expectativas de serem indicados ao Oscar começam a crescer. “Dá aquele friozinho na barriga, mas nossas expectativas estão boas. A gente quer frisar que o Umbrella pode ser, sim, o primeiro curta-metragem de animação brasileiro a ser indicado ao Oscar na história. Fico até arrepiada em falar”, comenta Helena que aguarda ansiosamente o 9 de fevereiro, quando será divulgada a pré-lista de indicados ao Oscar. “Daqui até fevereiro é a gente indo na raça, fazendo com que as pessoas prestem atenção no filme, assistam, compartilhem e levem a voz do Brasil para todos os cantos”, acrescenta.
Assista:
05.08.2024
Na aula de hoje, foi retomada a proposta da aula anterior. Foram exibidas duas videoaulas sobre resenha crítica, com foco na produção do texto. Essas videoaulas estão nos slides indicados pela professora.
A seguir, a sugestão de leitura de um artigo sobre o Curta "Save Ralph":
https://pop.proddigital.com.br/analises/analises-de-filmes/salve-o-ralph
Faça uma leitura deste artigo e anote informações interessantes que você pode usar em sua resenha.
30.07.2024
Olá, alunos do 8º ano A!
Neste 3º bimestre, usaremos a plataforma Khan para apoiar a aprendizagem da turma.
Entre na sala utilizando o link: https://pt.khanacademy.org/join/4QBCQBH3
Fique Atento!! Não há necessidade de baixar aplicativo no seu celular para você utilizar a plataforma Khan em casa para realizar sua tarefas.
Para sexta-feira, 02 de agosto de 2024, e realize as primeiras atividades propostas sobre resenha crítica.
Abaixo os slides apresentados em sala de aula sobre Resenha.
Tarefa: Assistam as duas videoaulas e façam anotações em seus cadernos:
👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉
20.06.2024
Leia e se divertir a crônica:
Confuso - Luis Fernando Veríssimo
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
17.06.2024
Olá, pessoal!
Conforme combinamos hoje, em nossa aula, a seguir deixo disponível para vocês as videoaulas para vocês acessarem, assistirem e anotarem as principais informações sobre as três figuras de linguagem: Metáfora, Antítese e Personificação.
Link do vídeo sobre Personificação: https://www.youtube.com/watch?v=OMtUhxIBIys
Link do vídeo sobre Antítese: https://www.youtube.com/watch?v=xwbqp9DTOyQ
Link do vídeo sobre Metáfora: https://www.youtube.com/watch?v=gnKZ-DFCtps
Bons estudos!
Prof.ª Fran
---------------------------------------------------------------------------------------------------
03.06.2024
Olá, pessoal!
Conforme combinamos, esta semana temos a tarefa de retomar o que aprendemos em 2023 sobre o gênero "Regulamento". A seguir, alguns materiais de leitura e videoaulas que poderão acessar e, a partir deste material produzir em seu caderno um material de apoio com as principais características do gênero.
Sua anotação bem organizada e detalhada ajudará na revisão deste conteúdo, e na produção do texto que farão no dia 17.06.2024.
Vamos começar pela videoaula que explica o que é um texto normativo. Todo regulamento é considerado um texto normativo, pois ele traz o conjunto de regras que organiza um evento, diz respeito aquilo que é permitido e o que não é permitido numa determinada situação, em um determinado espaço ou concurso, por exemplo. Assista e faça anotações em seu caderno:
Fonte: https://youtu.be/OAGZxYz18EY?feature=sharedConsiderações gerais sobre a ideia de regulamento:
Toda atividade humana necessita de um regulamento, já que sem ele imperaria a desordem e a injustiça.
Os regulamentos são criados, a partir da necessidade da sociedade. Ex.: Vamos pensar em uma comunidade de vizinhos que compartilham uma piscina e que contam com um conjunto de normas básicas para poder desfrutá-la (horários, medidas de segurança e algumas proibições em geral).
Os regulamentos podem sofrer mudanças e novas regras podem ser elaboradas, de acordo com as necessidades.
Existem regras, regulamentos e disciplina, inclusive, para participar dos meios digitais, principalmente das redes sociais.
Regulamento é um texto normativo que engloba um conjunto de regras, normas e preceitos, destinado a regular o funcionamento de um grupo ou de uma determinada atividade.
Estrutura do regulamento
A estrutura de um regulamento pode ser mais ou menos elaborada, de acordo com o tipo de regulamento e dos objetivos visados. Sua estrutura pode apresentar divisões e subdivisões. O objetivo de cada uma de suas partes é organizar as diferentes partes do texto e facilitar a leitura.
Em 2023, elaboramos em sala de aula um regulamento para o desenvolvimento de nossas gincanas internas. Para relembrar um pouco da estrutura do texto que foi produzido no sétimo ano, abaixo compartilho o texto produzido pelo aluno Leonardo Castilho Batista, que cursava o 7º ano A. Leia com atenção!
Regulamento da gincana do conhecimento
da escola E.M.E.F.I Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues
(Gincana L.P.R)
I-Dos objetivos:
Art.1°:O presente regulamento estabelece as normas para a gincana L.P.R do ano de 2024 para alunos do 6°ano ao 9°ano da escola E.M.E.F.I Prof.ªLúcia Pereira Rodrigues e tem por objetivos:
1. Aprender a trabalhar em equipe;
2. Aprender a respeitar os outros colegas;
3. Estimular o conhecimento dos alunos.
II-Regras gerais:
Art.2°:Quem pode participar:
0.1:Escola-Será considerado participante apenas alunos da escola EMEFI Lúcia Pereira Rodrigues.
0.2:Série-Todo participante deverá estudar no ensino fundamental 2, ou seja, do 6°ano ao 9°ano.
0.3:Frequência-Todo aluno deverá ter participado de todas as aulas do bimestre ou da semana.
0.4:Ocorrências e diretoria-Apenas alunos que não tem ocorrências ou atendimento da diretoria.
0.5:Caderno-Todo participante deverá ter um caderno completo e organizado.
Art.3°:Formação das equipes:
0.1:Quantidade de participantes-Em cada equipe deverá ter no máximo 4 alunos e no mínimo 2 alunos.
0.2:Produtividade-Será permitido somente a formação de equipes produtivas, ou seja, alunos colaborativos.
Art.4°:Código de conduta:
Na gincana L.P.R é proíbido as seguintes ações:
0.1:Nome de usuário-Nomes inapropriados, como palavras obscenas.
0.2:Trapaça-Qualquer tipo de trapaça, como acesso ao Google.
0.3:Palavreado-Palavras obscenas, de baixo calão, que ofenda outros participantes.
0.4:Times-Qualquer tipo de comunicação com qualquer jogador.
0.5:Assédio-Qualquer ato sistemático, hostil e que consiste em excluir ou ofender um participante.
Art.5°:Das Sanções:
0.1:Nome de usuário-Qualquer participante que coloque algo diferente no lugar do usuário será orientado e excluído dessa partida.
0.2:Trapaça-Caso ocorra algum tipo de trapaça, o jogador será proibido de jogar 2 rodadas.
0.3:Palavreado-Qualquer jogador que disser algo obsceno durante o jogo será orientado. Em caso de reincidência, não poderá jogar nesta gincana.
0.4:Times-Caso ocorra algum tipo de comunicação durante o jogo, os envolvidos serão orientados e excluídos desta partida.
0.5:Assédio-Caso algum jogador cometa assédio verbal ou moral será banido da gincana e encaminhado a diretoria.
Art.6°:Desempate em classificação:
Em caso de duas ou mais equipes empatarem em pontos de classificação, os desempates serão realizados de acordo com os seguintes critérios:
1°Critério:Individual-O professor poderá escolher entre a sorte na moeda ou uma pergunta rápida.
2°Critério:Equipes-Um jogador escolhido pelo professor, representará o time uma pergunta rápida.
Art.7°:Da premiação:
Serão premiados os alunos que tiveram a maior quantidade de pontos corridos:
1°Lugar-Ganhará uma coleção de livros de sua escolha ou uma semana de pães de queijo grátis na cantina.
2°Lugar-Ganhará uma camiseta de sua escolha.
3°Lugar-Ganhará 2 caixas de bombom.
A premiação será no fim do 4° bimestre da escola E.M.E.F.I.Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues.
III-Considerações finais:
0.1-O professor é soberano e compete a ele avaliar e resolver os casos omissos deste regulamento, não cabendo recursos.
0.2-O não cumprimento de qualquer regra desse regulamento, a critério do professor, a desqualificação do participante.
0.3-Todos os alunos que aceitarem participar da gincana, estão concordando com todos os itens do regulamento.
Texto produzido em 2023 pelo aluno Leonardo Castilho Batista
😺😺😺😺😺😺😺😺😺😺😺😺😺😺😺😻😻😻😻😻😻😻😻😻😹😹😹😹😹😹😹😸😸😸😸😸😸😸😸😸😸😸
30 de março de 2024
Olá, pessoal!
Passando por aqui para deixar um exemplo de plano de ação que ajudará na organização dos trabalhos do 8º ano A.
No plano, você precisa deixar bem claro o que cada colega deverá fazer para contribuir com o desenvolvimento do trabalho.
Todos devem ajudar na pesquisa dos itens que serão desenvolvidos em cada parte da pesquisa, inclusive que fará a síntese do trabalho na parte final da apresentação.
LEMBREM-SE dos itens que compõem o Plano de Ação:
Quem? O quê? Quando?
Orientações importantes:
- A sequência de slides deve ser compartilhada com a professora e com todos do grupo para todos tenham acesso como editores: francisca.martins@edusjc.sp.gov.br
- Cada slide deve vir identificado na parte inferior com o nome do aluno responsável pelo seu conteúdo.
- Organizar os slides com a capa: A crônica de cada dia
Equipe: Rodrigo.....
Rafael....
Kauan..... 8ºA
EMEFI Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues
Professora: .........
1º Bimestre - 2024
Partes da apresentação e organização dos slides:
- Abertura: Tema: Crônica e cronistas brasileiros;
- Cumprimento ao público;
- Apresentação da equipe e dos tópicos da apresentação.
- Tópicos que serão abordados:
- Primeira parte:
- Conceito de crônica;
- Principais características do gênero crônica;
- Principais elementos essenciais da narrativa presentes na crônica narrativa;
- Quanto à estrutura, como é a organização da crônica narrativa;
- Tipo de linguagem usada no gênero;
- Finalidade de se produzir uma crônica;
- Suporte onde a crônica é veiculada na sociedade
- Segunda parte:
- Apresentação do cronista: ______________________________(escolhido pelo grupo);
- Biografia do cronista (procurem trazer informações interessantes da vida e da carreira do cronista);
- Apresentação da crônica: título e leitura da crônica (pode ser uma leitura dramatizada com a participação de todos do grupo, pode ser um vídeo com o próprio autor lendo sua crônica, o importante é que seja bem criativa essa parte);
- O contexto histórico ou fonte geradora da crônica lida (pesquisar para falar um pouco sobre a época em que a crônica foi escrita, para identificar bem o que acontecia no país quando a crônica foi escrita pelo autor);
- Tipo de linguagem usada na crônica escolhida;
- Intencionalidade expressa na crônica analisada;
- Suporte onde a crônica lida foi publicada.
- Terceira parte (finalização):
- Síntese do contéudo da exposição oral;
- Agradecimento e encerramento da apresentação.
👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉
Olá, pessoal!
Estou compartilhando abaixo as atividades da segunda semana de sequência didática sobre "Exposição Oral". Acessem os vídeos para realizar as atividades no caderno.
Atividades da 2ª semana - Sequência didática
Nesta semana, daremos continuidade ao estudo do gênero EXPOSIÇÃO ORAL, com exemplos de situações de comunicação oral do cotidiano de adolescentes. A comunicação oral é composta por diversos elementos essenciais para uma troca de mensagens eficaz. Seus principais elementos são o enunciador ou locutor, o destinatário ou interlocutor, e o conteúdo referencial. Abaixo, segue uma explicação desses conceitos com exemplos práticos:
a) A expressão facial de um interlocutor, seus gestões e toda expressão corporal são elementos importantes durante uma comunicação oral? Explique porquê pensam assim.
a) Qual a mensagem que Cortella pretendia transmitir às pessoas que estavam assistindo sua palestra?
Atividade em duplas: Observe as imagens abaixo, discuta com o colega e responda em seu caderno
(15 minutos):
3. Exposição oral: Corpo que fala! (20 minutos)
Primeiro… Vamos assistir um vídeo que traz um resumo sobre a Guerra do Vietnã. A proposta da autora, Débora Aladim, é resumir um fato histórico importante relacionando-o com o filme Forrest Gump. Portanto, no vídeo, há diversas habilidades sendo acionadas, tais como: intertextualidade, conhecimento histórico, síntese, construção composicional, elementos paralinguísticos, elementos cinésicos etc.
https://www.youtube.com/watch?v=Eq8snF_OMlY&index=5&list=PLIdiUrsoqaXOZ-fduomMHmeqyQD3KswqW
Entenda que a proposta desta aula é analisar também, em gravações, a construção elementos paralinguísticos e cinésicos.
4. A análise da apresentação da autora do vídeo, deve ser observada de acordo com:
A exposição oral é ordenada em partes e subpartes, as quais permitem distinguir as fases sucessivas de sua construção interna e os elementos paralinguísticos, por sua vez, podem indiciar essa ordenação. Na fase de abertura, por exemplo, o expositor toma contato com o auditório. Logo, saúda-o. O volume de voz, a expressão facial e os gestos das mãos indicam a saudação. Em uma perspectiva de ensino, podem-se distinguir as seguintes partes:
- Abertura: o expositor toma contato com o auditório, saúda-o;
Introdução ao tema: momento de entrada no discurso;
- Apresentação do plano da exposição: explicitar, tanto para o auditório quanto para o expositor, as operações de planejamento em jogo, esclarecendo, ao mesmo tempo, sobre o produto e sobre o procedimento; desenvolvimento e o encadeamento dos diferentes temas;
- Fase de recapitulação e síntese: importante porque permite retomar os principais pontos da exposição e porque constitui uma fase de transição entre a exposição propriamente dita e a conclusão;
Conclusão: mensagem final; encerramento: etapa simétrica à abertura, comportando agradecimentos ao auditório.
5. Para verificação do conteúdo aprendido na aula, proceda ao jogo "Verdadeiro ou Falso" do slide; (Tempo sugerido : 18 minutos)
Converse com o colega e posteriormente respondam às questões.
Concomitantemente às respostas, esclareça suas dúvidas remanescentes (caso necessário).
Nenhum comentário:
Postar um comentário