Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

8º ano A - 2024

09.09.2024

Acessem o link abaixo e participe do Game da Resenha Crítica:


x-x-x-x-x-x--x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x


Senhores pais e alunos:

As inscrições para o processo seletivo do Casdinho estão abertas!!!

O CASDinho é um curso de caráter assistencialista, voltado à preparação para os concursos e escolas de Ensino Médio de qualidade, como o Colégio Embraer Juarez Wanderley e a ETEC. Oferecemos ensino gratuito para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica na região do Vale do Paraíba. Se você cursará o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental em 2025, não deixe de se inscrever!

  • Link para inscrição:


Prof.ª Francisca P. Martins

✿✿❀❁❀❁❀❁❀❁❀❁❁❁❁❀❁❁❀❁❀❁❀❁❀❁❀❀❁❀❁❀❁❀❁☙❁❀❁❀❁❁✿✿❀❁❀❁❀❁



07/08/2024

Resenha crítica do curta-metragem "Umbrella"

Baseado em uma história real, Umbrella, curta-metragem em animação criado, escrito e dirigido por Helena Hilario e Mario Pece, está qualificado para disputar uma vaga no Oscar de 2021 e se tornar a primeira produção brasileira a conseguir uma indicação na categoria que tenta entrar. O filme é um trabalho de quase 10 anos do casal, que antes trabalhava com pós-produção e composição em cinema, mas agora investe em animação.

“É o projeto da minha vida, é o projeto do Oscar”, brincava Helena, entre amigos, quando mencionava o que pretendia fazer depois da finalização de Umbrella. “Uma coisa é brincar que queria entrar no Oscar, outra é ler nas notícias que Umbrella pode ser o primeiro curta em animação nacional a chegar a premiação”, afirma a diretora, sobre até onde este projeto chegou.

Tudo começou quando Helena recebeu uma ligação da irmã, em 2011. A parente trouxe uma história de que tinha visitado um orfanato e abrigo em Palmas, no Paraná, para entregar presentes de Natal às crianças. No entanto, um menino não quis nenhum dos brinquedos. Quando perguntado o que ele queria, ele falou que adoraria um guarda-chuva. O motivo era que as últimas memórias que esta criança tinha do pai eram de um dia chuvoso e, na cabeça dele, ele precisaria de um guarda-chuva para reencontrar a família.

São personagens em 3D, com olhos grandes e emoções muito bem definidas e que tiveram como base familiares de Helena. “O Joseph é inspirado visualmente no meu sobrinho, a mãe é minha irmã, a senhora do orfanato parece a minha mãe. Cada pedacinho do projeto se relaciona comigo”, pontua a cofundadora da Stratostorm. O curta mistura texturas e faz uma animação cuidadosa de personagens. O projeto passou pela mão de profissionais que trabalharam em grandes produções, como The Mandalorian, O rei leão, Moana, além de outras animações da Pixar e filmes da Marvel.

Por fim, eles precisavam de uma música que desse toda emoção que precisavam. Convidaram então Gabriel Dib, compositor de trilha sonora que trabalhou em séries como Castle e Criminal Minds, que fez toda a música do curta. “Ele fez uma trilha maravilhosa, com referências de coisas que a gente gostava, mas uma música original e muito bonita que eleva a emoção do espectador nos momentos certos do filme, nos momentos que queríamos que as pessoas se emocionassem e que imaginávamos que são os ápices do Umbrella”, analisa a diretora. “E depois da composição, nós tivemos a felicidade de gravar com orquestra em uma sessão de quatro ou cinco horas em que eu chorei do início ao fim. Foi realmente um sonho”, relembra.

Com o curta pronto e rodando festivais pelo mundo o sentimento de Helena Hilario é de orgulho de que esta história pode alcançar o coração de outras pessoas. “As poucas vezes, antes da pandemia, que nós tivemos oportunidades de mostrar o Umbrella, o mais legal era ver que o curta não era só emocionante para mim, que ele fala com todas as idades, todas as nacionalidades. Esse foi o maior reconhecimento até agora”, comemora a criadora.

Desta triste história foi criada a delicada narrativa do menino Joseph. “Uma criança que mora em um orfanato e sonha em ter um guarda-chuva amarelo, até que encontra uma menininha que veio doar brinquedos, e ela faz com que ele relembre todas as histórias que viveu no passado”, explica a idealizadora.

“Foi uma história que tocou a gente de uma forma tão pessoal, porque a gente conseguiu ver a inocência de uma criança, a única memória afetiva que ele tinha naquela idade era a lembrança de um guarda-chuva”, conta a diretora, emocionada. Foi desse sentimento de empatia e da esperança desta criança que Helena e Mario decidiram escrever o curta. “Naquela situação um gesto generoso da minha irmã se tornou em uma coisa que transformou as nossas vidas”, completa.

A mudança foi realmente geral, ainda em 2011 eles escreveram o roteiro e começaram a se inteirar de como poderiam executar a história nas telas. Após estudo e experiência, a dupla, que na época morava nos Estados Unidos, voltou para o Brasil, em 2014, e abriu a Stratostorm, estúdio especializado em animação e criação de conteúdo. Todo este movimento foi feito para viabilizar o Umbrella, que viria a ser o primeiro filme assinado pelos dois. Ao todo foram 20 meses de produção contando da ideia em 2011 ao produto final em 2019.

No entanto, agora, todo esforço gerou frutos e as expectativas de serem indicados ao Oscar começam a crescer. “Dá aquele friozinho na barriga, mas nossas expectativas estão boas. A gente quer frisar que o Umbrella pode ser, sim, o primeiro curta-metragem de animação brasileiro a ser indicado ao Oscar na história. Fico até arrepiada em falar”, comenta Helena que aguarda ansiosamente o 9 de fevereiro, quando será divulgada a pré-lista de indicados ao Oscar. “Daqui até fevereiro é a gente indo na raça, fazendo com que as pessoas prestem atenção no filme, assistam, compartilhem e levem a voz do Brasil para todos os cantos”, acrescenta.

Assista:



05.08.2024

Na aula de hoje, foi retomada a proposta da aula anterior. Foram exibidas duas videoaulas sobre resenha crítica, com foco na produção do texto. Essas videoaulas estão nos slides indicados pela professora.

A seguir, a sugestão de leitura de um artigo sobre o Curta "Save Ralph":

https://pop.proddigital.com.br/analises/analises-de-filmes/salve-o-ralph

Faça uma leitura deste artigo e anote informações interessantes que você pode usar em sua resenha.

30.07.2024

Olá, alunos do 8º ano A!

Neste 3º bimestre, usaremos a plataforma Khan para apoiar a aprendizagem da turma.

Entre na sala utilizando o link: https://pt.khanacademy.org/join/4QBCQBH3

Fique Atento!! Não há necessidade de baixar aplicativo no seu celular para você utilizar a plataforma Khan em casa para realizar sua tarefas.

Para sexta-feira, 02 de agosto de 2024, e realize as primeiras atividades propostas sobre resenha crítica.

Abaixo os slides apresentados em sala de aula sobre Resenha. 

Tarefa: Assistam as duas videoaulas e façam anotações em seus cadernos:


👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉


20.06.2024

Leia e se divertir a crônica:

Confuso - Luis Fernando Veríssimo




O Consumidor acordou confuso. Saíam torradas do seu rádio-despertador. De onde saía então - quis descobrir - uma voz do locutor? Saía do fogão elétrico, na cozinha, onde a empregada, apavorada, recuara até a parede e, sem querer, ligara o interruptor da luz, fazendo funcionar o gravador na sala. O Consumidor confuso sacudiu a cabeça, desligou o fogão e o interruptor, saiu da cozinha, entrou no banheiro e ligou seu barbeador elétrico. Nada aconteceu. Investigou e descobriu que a sua Mulher, na cama, é que estava ligada e zunia como um barbeador. Abriu uma torneira do banheiro para lavar o sono do rosto. Talvez aquilo tudo fosse só o resto de um pesadelo. Pela torneira jorrou um café instantâneo.


Confuso, o Consumidor escovou os dentes com o novo desodorante e sentou na tampa da privada - fazendo soar a campainha da porta - para pensar. Acendeu um batom Roxo Purple, nova sensação, da Mulher. O que estaria acontecendo? Resolveu telefonar para o Amigo. Saiu do banheiro e foi para a sala.


Quando girou o disco do telefone a televisão a cores começou a funcionar. Pensou com rapidez. Foi até o televisor e, no selecionador de canais, discou o número do amigo. Saiu laranjada do telefone. Apagou o batom num cinzeiro e voltou para o quarto. A Mulher acabava de acordar e, sonolenta, caminhava na direção do banheiro. Viu a Mulher fechar a porta do banheiro e dali a pouco ouviu a campainha da porta tocar de novo. Esperou.


Quando a mulher abriu a porta do banheiro e, confusa, lhe disse, "Querido..." ele antecipou:


- Já sei. Saiu café da torneira da pia.


- Não. Liguei o chuveiro e uma voz disse "Alô?"


Era o Amigo.


- Deixe que eu falo com ele.


Foi até o chuveiro falar com o Amigo. Contou tudo que estava acontecendo. O Amigo disse que na sua casa era a mesma coisa, saía música do condicionador de ar e a televisão corria atrás das crianças dizendo bandalheira; era o fim do mundo.


Foi quando o Consumidor, confuso, viu que o novo secador de cabelo descia sozinho da sua prateleira, atravessava o chão do banheiro como um pequeno mas decidido tanque e saía pela porta. Disse para o Amigo que o chamaria de volta, desligou o chuveiro e saiu correndo. O secador encaminhava-se lentamente para a cozinha, onde a Mulher e a Empregada, assustadas, testavam todas as utilidades domésticas. A janela da máquina de lavar roupa trasmitia o padrão do Canal 10, e o fogão, agora, dava o noticiário das oito. O Consumidor chegou a tempo de evitar que o secador atacasse sua Mulher por trás. Atirou o secador com força contra a parede. Ouviu-se um berro de dor e fúria partindo dos alto-falantes do estéreo, na sala, e ao mesmo tempo a geladeira começou a movimentar-se pesadamente na direção do Consumidor, da Mulher e da Empregada.


- A chave! - gritou o consumidor.


Saíram todos correndo pela porta da cozinha. Chegaram até a chave geral. O Consumidor abriu a portinhola, puxou a alavanca e ouviu nitidamente que se ligava o motor do Dodge Dart na garagem. O melhor era fugir!


Correram para a garagem, entraram no carro, o Consumidor botou em primeira, apertou o acelerador e um Boeing caiu em cima da casa.

😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

17.06.2024

Olá, pessoal!

Conforme combinamos hoje, em nossa aula, a seguir deixo disponível para vocês as videoaulas para vocês acessarem, assistirem e anotarem as principais informações sobre as três figuras de linguagem: Metáfora, Antítese e Personificação.


Link do vídeo sobre Personificação: https://www.youtube.com/watch?v=OMtUhxIBIys

Link do vídeo sobre Antítese: https://www.youtube.com/watch?v=xwbqp9DTOyQ

Link do vídeo sobre Metáfora: https://www.youtube.com/watch?v=gnKZ-DFCtps


Bons estudos!

Prof.ª Fran

---------------------------------------------------------------------------------------------------

03.06.2024

Olá, pessoal!

Conforme combinamos, esta semana temos a tarefa de retomar o que aprendemos em 2023 sobre o gênero "Regulamento". A seguir, alguns materiais de leitura e videoaulas que poderão acessar e, a partir deste material produzir em seu caderno um material de apoio com as principais características do gênero.

Sua anotação bem organizada e detalhada ajudará na revisão deste conteúdo, e na produção do texto que farão no dia 17.06.2024.

Vamos começar pela videoaula que explica o que é um texto normativo. Todo regulamento é considerado um texto normativo, pois ele traz o conjunto de regras que organiza um evento, diz respeito aquilo que é permitido e o que não é permitido numa determinada situação, em um determinado espaço ou concurso, por exemplo. Assista e faça anotações em seu caderno:

Fonte: https://youtu.be/OAGZxYz18EY?feature=shared

Considerações gerais sobre a ideia de regulamento:

  • Toda atividade humana necessita de um regulamento, já que sem ele imperaria a desordem e a injustiça

  • Os regulamentos são criados, a partir da necessidade da sociedade. Ex.: Vamos pensar em uma comunidade de vizinhos que compartilham uma piscina e que contam com um conjunto de normas básicas para poder desfrutá-la (horários, medidas de segurança e algumas proibições em geral). 

  • Os regulamentos podem sofrer mudanças e novas regras podem ser elaboradas, de acordo com as necessidades. 

  • Existem regras, regulamentos e disciplina, inclusive, para participar dos meios digitais, principalmente das redes sociais.

Regulamento é um texto normativo que engloba um conjunto de regras, normas e preceitos, destinado a regular o funcionamento de um grupo ou de uma determinada atividade.


Estrutura do regulamento

A estrutura de um regulamento pode ser mais ou menos elaborada, de acordo com o tipo de regulamento e dos objetivos visados. Sua estrutura pode apresentar divisões e subdivisões.  O objetivo de cada uma de suas partes é organizar as diferentes partes do texto e facilitar a leitura.






Em 2023, elaboramos em sala de aula um regulamento para o desenvolvimento de nossas gincanas internas. Para relembrar um pouco da estrutura do texto que foi produzido no sétimo ano, abaixo compartilho o texto produzido pelo aluno Leonardo Castilho Batista, que cursava o 7º ano A. Leia com atenção!


Regulamento da gincana do conhecimento

da escola E.M.E.F.I Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues

(Gincana L.P.R) 


I-Dos objetivos:

Art.1°:O presente regulamento estabelece as normas para a gincana L.P.R do ano de 2024 para alunos do 6°ano ao 9°ano da escola E.M.E.F.I Prof.ªLúcia Pereira Rodrigues e tem por objetivos:


1. Aprender a trabalhar em equipe;

2. Aprender a respeitar os outros colegas;

3. Estimular o conhecimento dos alunos.


II-Regras gerais:

Art.2°:Quem pode participar:

0.1:Escola-Será considerado participante apenas alunos da escola EMEFI Lúcia Pereira Rodrigues. 

0.2:Série-Todo participante deverá estudar no ensino fundamental 2, ou seja, do 6°ano ao 9°ano.

0.3:Frequência-Todo aluno deverá ter participado de todas as aulas do bimestre ou da semana. 

0.4:Ocorrências e diretoria-Apenas alunos que não tem ocorrências ou atendimento da diretoria. 

0.5:Caderno-Todo participante deverá ter um caderno completo e organizado.


Art.3°:Formação das equipes:

0.1:Quantidade de participantes-Em cada equipe deverá ter no máximo 4 alunos e no mínimo 2 alunos.

0.2:Produtividade-Será permitido somente a formação de equipes produtivas, ou seja, alunos colaborativos.


Art.4°:Código de conduta:

Na gincana L.P.R é proíbido as seguintes ações:

0.1:Nome de usuário-Nomes inapropriados, como palavras obscenas.

0.2:Trapaça-Qualquer tipo de trapaça, como acesso ao Google.

0.3:Palavreado-Palavras obscenas, de baixo calão, que ofenda outros participantes.

0.4:Times-Qualquer tipo de comunicação com qualquer jogador. 

0.5:Assédio-Qualquer ato sistemático, hostil e que consiste em excluir ou ofender um participante. 


Art.5°:Das Sanções:

0.1:Nome de usuário-Qualquer participante que coloque algo diferente no lugar do usuário será orientado e excluído dessa partida.

0.2:Trapaça-Caso ocorra algum tipo de trapaça, o jogador será proibido de jogar 2 rodadas.

0.3:Palavreado-Qualquer jogador que disser algo obsceno durante o jogo será orientado. Em caso de reincidência, não poderá jogar nesta gincana.

0.4:Times-Caso ocorra algum tipo de comunicação durante o jogo, os envolvidos serão orientados e excluídos desta partida.

0.5:Assédio-Caso algum jogador cometa assédio verbal ou moral será banido da gincana e encaminhado a diretoria.


Art.6°:Desempate em classificação:

Em caso de duas ou mais equipes empatarem em pontos de classificação, os desempates serão realizados de acordo com os seguintes critérios:

1°Critério:Individual-O professor poderá escolher entre a sorte na moeda ou uma pergunta rápida.

2°Critério:Equipes-Um jogador escolhido pelo professor, representará o time uma pergunta rápida.


Art.7°:Da premiação:

Serão premiados os alunos que tiveram a maior quantidade de pontos corridos:

1°Lugar-Ganhará uma coleção de livros de sua escolha ou uma semana de pães de queijo grátis na cantina. 

2°Lugar-Ganhará uma camiseta de sua escolha. 

3°Lugar-Ganhará 2 caixas de bombom. 

A premiação será no fim do 4° bimestre da escola E.M.E.F.I.Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues. 


III-Considerações finais:

0.1-O professor é soberano e compete a ele avaliar e resolver os casos omissos deste regulamento, não cabendo recursos.

0.2-O não cumprimento de qualquer regra desse regulamento, a critério do professor, a desqualificação do participante.

0.3-Todos os alunos que aceitarem participar da gincana, estão concordando com todos os itens do regulamento.



Texto produzido em 2023 pelo aluno Leonardo Castilho Batista


Acesse o site Aula Nota Dez e saiba um pouco mais sobre esse gênero:

https://aulanotadez.com.br/glossario/o-que-e-genero-textual-regulamento


😺😺😺😺😺😺😺😺😺😺😺😺😺😺😺😻😻😻😻😻😻😻😻😻😹😹😹😹😹😹😹😸😸😸😸😸😸😸😸😸😸😸


30 de março de 2024


Olá, pessoal!

Passando por aqui para deixar um exemplo de plano de ação que ajudará na organização dos trabalhos do 8º ano A.

No plano, você precisa deixar bem claro o que cada colega deverá fazer para contribuir com o desenvolvimento do trabalho.

Todos devem ajudar na pesquisa dos itens que serão desenvolvidos em cada parte da pesquisa, inclusive que fará a síntese do trabalho na parte final da apresentação.

LEMBREM-SE dos itens que compõem o Plano de Ação:

Quem?          O quê?                                             Quando?

Rodrigo             Pesquisar conceito de crônica                    Apresentar seu slide dia....

Orientações importantes:

  • A sequência de slides deve ser compartilhada com a professora e com todos do grupo para todos tenham acesso como editores: francisca.martins@edusjc.sp.gov.br
  • Cada slide deve vir identificado na parte inferior com o nome do aluno responsável pelo seu conteúdo.
  • Organizar os slides com a capa: A crônica de cada dia

                                                              Equipe: Rodrigo..... 

                                                                            Rafael....

                                                                            Kauan.....  8ºA

                                                             EMEFI Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues

                                                             Professora: .........

                                                             1º Bimestre - 2024

Partes da apresentação e organização dos slides:

  • Abertura: Tema: Crônica e cronistas brasileiros;
  • Cumprimento ao público;
  • Apresentação da equipe e dos tópicos da apresentação.

  • Tópicos que serão abordados:
  • Primeira parte:
  1. Conceito de crônica;
  2. Principais características do gênero crônica;
  3. Principais elementos essenciais da narrativa presentes na crônica narrativa;
  4. Quanto à estrutura, como é a organização da crônica narrativa;
  5. Tipo de linguagem usada no gênero;
  6. Finalidade de se produzir uma crônica;
  7. Suporte onde a crônica é veiculada na sociedade

  • Segunda parte:

  1. Apresentação do cronista: ______________________________(escolhido pelo grupo);
  2. Biografia do cronista (procurem trazer informações interessantes da vida e da carreira do cronista);
  3. Apresentação da crônica: título e leitura da crônica (pode ser uma leitura dramatizada com a participação de todos do grupo, pode ser um vídeo com o próprio autor lendo sua crônica, o importante é que seja bem criativa essa parte);
  4. O contexto histórico ou fonte geradora da crônica lida (pesquisar para falar um pouco sobre a época em que a crônica foi escrita, para identificar bem o que acontecia no país quando a crônica foi escrita pelo autor);
  5. Tipo de linguagem usada na crônica escolhida;
  6. Intencionalidade expressa na crônica analisada;
  7. Suporte onde a crônica lida foi publicada.
  • Terceira parte (finalização):
  1. Síntese do contéudo da exposição oral;
  2. Agradecimento e encerramento da apresentação.


👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉


Olá, pessoal! 

Estou compartilhando abaixo as atividades da segunda semana de sequência didática sobre "Exposição Oral". Acessem os vídeos para realizar as atividades no caderno.

Atividades da 2ª semana - Sequência didática

Nesta semana, daremos continuidade ao estudo do gênero EXPOSIÇÃO ORAL, com exemplos de situações de comunicação oral do cotidiano de adolescentes. A comunicação oral é composta por diversos elementos essenciais para uma troca de mensagens eficaz. Seus principais elementos são o enunciador ou locutor, o destinatário ou interlocutor, e o conteúdo referencial. Abaixo, segue uma explicação desses conceitos com exemplos práticos:



1. Enunciador/Locutor: É quem emite a mensagem. No contexto da comunicação oral, é a pessoa que está falando. O locutor não apenas transmite informações, mas também expressa seus sentimentos, opiniões e intenções através de sua fala.

Exemplo prático: Imagine um adolescente, João, que está contando para seus amigos sobre o filme que assistiu no fim de semana. Neste caso, João é o enunciador ou locutor, pois ele é quem está compartilhando a experiência.

2. Destinatário/Interlocutor: É quem recebe a mensagem, podendo ser uma ou mais pessoas. O interlocutor escuta, interpreta e pode responder à mensagem. A comunicação é eficaz quando o destinatário compreende o que o locutor quis expressar.

Exemplo prático: Os amigos de João, que estão ouvindo a história sobre o filme, são os destinatários ou interlocutores. Eles recebem as informações que João compartilha e podem fazer perguntas ou comentários sobre a história.

3. Conteúdo Referencial: É o assunto ou a informação que está sendo comunicada. O conteúdo referencial pode ser qualquer coisa que o locutor deseja transmitir ao interlocutor, como fatos, ideias, emoções, descrições, entre outros.

Exemplo prático: A descrição do filme que João assistiu, incluindo o enredo, os personagens e sua opinião sobre o filme, compõem o conteúdo referencial da conversa. João utiliza a comunicação oral para compartilhar esses detalhes com seus amigos.

Leia as questões a seguir, converse com seu colega ao lado e compartilhe oralmente suas respostas (10 minutos):

a) A expressão facial de um interlocutor, seus gestões e toda expressão corporal são elementos importantes durante uma comunicação oral? Explique porquê pensam assim.


a) Qual a mensagem que Cortella pretendia transmitir às pessoas que estavam assistindo sua palestra?

b) Qual a mensagem que Cortella pretendia transmitir às pessoas que estavam assistindo sua palestra?

O corpo fala?


Antes de responder! Convém considerar que toda a atividade discursiva e todas as práticas linguísticas se dão em textos orais ou escritos com a presença de signos, símbolos e sinais, tais como: a gestualidade e o olhar na fala, ou com elementos pictóricos e gráficos, na escrita. Assim, as produções discursivas são eventos complexos constituídos de várias ordens simbólicas que podem ir além do recurso estritamente linguístico. (cf. MARCUSCHI; DIONISIO, 2007).



Atividade em duplas: Observe as imagens abaixo, discuta com o colega e responda em seu caderno 

(15 minutos): 


Observe como os corpos estão. Lembre-se que as expressões faciais ou os gestos, por exemplo,
indicam uma verbalização oral. Logo, percebê-los contribui para o entendimento da mensagem transmitida.


c)  A expressão facial das pessoas, nas imagens, diz algo para você? O quê?

d) Os gestos das personagens são importantes para a interpretação das imagens? Por quê?



             

                 Texto em Cena


3. Exposição oral: Corpo que fala! (20 minutos)


Primeiro… Vamos assistir um vídeo que traz um resumo sobre a Guerra do Vietnã. A proposta da autora, Débora Aladim, é resumir um fato histórico importante relacionando-o com o filme Forrest Gump. Portanto, no vídeo, há diversas habilidades sendo acionadas, tais como: intertextualidade, conhecimento histórico, síntese, construção composicional, elementos paralinguísticos, elementos cinésicos etc.

Análise do vídeo de acordo com as observações abaixo:


  • Abertura/saudação (Como a abertura ocorre?);

  • Introdução ao tema (Como o tema é apresentado?)

  • Apresentação e desenvolvimento do conteúdo (Após a apresentação do tema, como a exposição continua?);

  • Síntese final e/ou conclusão, encerramento (Como o fechamento ocorre?).



https://www.youtube.com/watch?v=Eq8snF_OMlY&index=5&list=PLIdiUrsoqaXOZ-fduomMHmeqyQD3KswqW

Entenda que a proposta desta aula é analisar também, em gravações, a construção elementos paralinguísticos e cinésicos.


Os elementos paralinguísticos indicam informações sobre o estado afetivo do locutor (o tom e volume da voz, pausas e hesitações, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.). Já os elementos cinésicos indicam seus movimentos corporais (a postura corporal, movimentos e gestualidade significativos, expressão facial, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.). Sendo assim, nenhum movimento ou expressão corporal é destituído de significado no contexto em que se apresenta e por conseguinte estão sujeitos a uma análise sistemática.


             

                

                Linguagem no Texto


4. A análise da apresentação da autora do vídeo, deve ser observada de acordo com:



  • a postura da autora do vídeo;

  • o volume da voz;

  • a expressão facial;

  • a sincronia da fala com a apresentação de imagens.



A exposição oral é ordenada em partes e subpartes, as quais permitem distinguir as fases sucessivas de sua construção interna e os elementos paralinguísticos, por sua vez, podem indiciar essa ordenação. Na fase de abertura, por exemplo, o expositor toma contato com o auditório. Logo, saúda-o. O volume de voz, a expressão facial e os gestos das mãos indicam a saudação. Em uma perspectiva de ensino, podem-se distinguir as seguintes partes:

  • Abertura: o expositor toma contato com o auditório, saúda-o;
  • Introdução ao tema: momento de entrada no discurso;

  • Apresentação do plano da exposição: explicitar, tanto para o auditório quanto para o expositor, as operações de planejamento em jogo, esclarecendo, ao mesmo tempo, sobre o produto e sobre o procedimento; desenvolvimento e o encadeamento dos diferentes temas;
  • Fase de recapitulação e síntese: importante porque permite retomar os principais pontos da exposição e porque constitui uma fase de transição entre a exposição propriamente dita e a conclusão;
  • Conclusão: mensagem final; encerramento: etapa simétrica à abertura, comportando agradecimentos ao auditório.

5. Para verificação do conteúdo aprendido na aula, proceda ao jogo  "Verdadeiro ou Falso" do slide; (Tempo sugerido : 18 minutos)


  1. Converse com o colega e posteriormente respondam às questões.

  2. Concomitantemente às respostas, esclareça suas dúvidas remanescentes (caso necessário).

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI