Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

7ºanos 2024

20.10.2024

Pessoal, conforme combinado segue abaixo o link do modelo da carta do leitor:

https://docs.google.com/document/d/1EAC78YwjbCgCo2LlN9IOCYLtJV26cWBmkJHY8BfIbqA/edit?usp=sharing


xx-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-x-


21.10.2024

Olá, pessoal!

Conforme combinei, seguem abaixo dois texto sobre o "uso do celular em sala de aula".
Escolha um deles para ler e escrever uma carta do leitor manifestando seu posicionamento em relação ao tema exploradorado pelo autor do texto.

Escreva seu texto em folha de almaço e entregue para a professora, conforme as datas a seguir:

7º ano A - Entregar dia 23.10.2024
7º ano B - Entregar dia 24.10.2024
7º ano C - Entregar dia 25.10.2024
7º ano D - Entregar dia 25.10.2024

Abraços,
Prof.ª Francisca










[...]
[...]

Você encontra o texto completo no link: https://veja.abril.com.br/saude/novos-estudos-revelam-os-graves-impactos-do-uso-de-celulares-por-criancas





Exemplo de carta de leitor:


xx-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-

16.10.24
Olá, meus queridos alunos dos 7º anos A, B, C e D!


Tudo bem com vocês? Espero que sim!!!

Estou disponibilizando para vocês abaixo os links para acesso às salas da plataforma Khan. Criei 04 salas virtuais, uma para cada turma.

No 4º bimestre, vocês estudarão o gênero textual "Regulamento", que é um texto do tipo normativo.  Para complementar esse estudo e ampliar o conhecimento de vocês sobre os recursos linguísticos usados na elaboração deste gênero textual, selecionei algumas lições para vocês realizarem.

Atenção!!!!

Como funcionará?

Como fazer o 1º Acesso? Você acessará o site da plataforma Khan Academy pelo link que a professora deixou indicado abaixo. É desta forma que você entrará na sua sala online. 

Dentro da plataforma:  Estando dentro da sala de sua turma, olhe o painel da plataforma do lado esquerdo e acesse em Recomendações. É aí que você encontrará as atividades a serem feitas ao longo de cada semana.  Todas as semanas teremos atividades!!!

Onde as atividades serão feitas? As atividades serão realizadas por vocês, alunos, ora na sala de aula ora em casa como tarefa.

Orientações!!!

  • Todas as atividades acompanham vídeoaulas para melhor compreensão do conteúdo abordado. Sendo assim, a dica é para você assistir quantas vezes achar necessário o vídeo e sempre fazer anotações das principais informações em seu caderno. ok!
  • Mesmo que você falte às aulas ou tire uma licença médica, você poderá acessar a plataforma em casa  para estudar o conteúdo que estará sendo desenvolvido em sala de aula.  
  • Procure realizar todas as atividades no prazo, pois a plataforma está programada para não permitir a realização de atividades fora do prazo, porém, você pode me pedir para modificar o prazo para você, caso tenha algum imprevisto e não consiga realizar as atividades no prazo previsto.
  • A realização das atividades integrarão a composição de atividades para avaliação de sua aprendizagem no bimestre.

Link das salas criadas na Plataforma Khan Academy:


7º Ano A:   https://pt.khanacademy.org/join/WRD4VPVW

7º Ano B: https://pt.khanacademy.org/join/P4RW6B3P

7º Ano C: https://pt.khanacademy.org/join/FTA5TP4Z

7º Ano D: https://pt.khanacademy.org/join/RFVJB2T7


Desejo que tenhamos um ótimo bimestre com muitas aprendizagens significativas!!!

Um abraço,
Prof.ª Fran

🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋



24.09.24

Pessoal, abaixo segue o modelo de dois textos descritivos. Você deverá se basear nestes modelos para criar o texto descritivo para o produto que está sendo anunciado em sua propaganda.
Lembre-se que cada produto: brinquedo, objeto de decoração ou casa precisa ser descrito, conforme o seu tipo.

Exemplo de Texto 1: Este é um brinquedo inovador produzido com os melhores materiais recicláveis e reutilizáveis: papelão, tampa de garrafas, pedaços de garrafa pet, pedaços de tecidos etc. Mede 50 cm de largura e 30 cm de altura. Indicado para crianças de 03 a 05 anos de idade. É ideal  para o desenvolvimento da coordenação motora da criança.

Exemplo de Texto 2: Descubra a magia da brincadeira sustentável com nosso brinquedo inovador! Produzido a partir dos melhores materiais recicláveis e reutilizáveis, como papelão, tampas de garrafa, pedaços de garrafa PET e tecidos coloridos, ele é a escolha perfeita para um mundo mais verde.

Com um tamanho ideal de 50 cm de largura e 30 cm de altura, esse brinquedo é projetado especialmente para crianças de 3 a 5 anos. Não é apenas divertido, mas também essencial para o desenvolvimento da coordenação motora, estimulando a criatividade e a imaginação dos pequenos.

X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X--X-X-X-X-X-X-X-XX-

21.09.204

Olá, a todos!

Segue a sequência de slides sobre os elementos da propaganda, com dicas de como elaborar título e slogan para a propaganda sobre o produto criado nas aulas de Matemática e de Enriquecimento Curricular.
Façam anotações no caderno:



16.09.2024


Pessoal, abaixo segue o vídeo apresentado na sala que explica a diferença entre Slogan e Título da propaganda. Também vou deixar disponível o link do slide feito sobre o assunto. Os slides estão mais completos no link da sequência de slides. ok!

    Link da sequência de slides: 

    Assista, pause o vídeo e faça anotações em seu caderno.




x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

11.09.2024

Atividade avaliativa - 7º ano A

3- Observe o produto abaixo, imagine os materiais empregados em sua composição e para a campanha publicitária deste produto, tome algumas decisões e crie o que está sendo pedido:



No caderno responda as questões de A a D:

  1. Este produto é adequado para qual público-alvo? Descreva o público.

  2. Dê um nome para o produto;

  3. Elabore um slogan para a propaganda. Destaque algumas das principais características do produto no texto do slogan.

Observação: Para elaboração do slogan, escolha adequadamente qual a figura de linguagem a ser empregada na criação desse slogan;

  1. Crie um título bem sugestivo e persuasivo para a propaganda.


No cason:

e) No canson, elaborem a propaganda. Sejam criativos e retomem a função do Slogan na propaganda, revendo o material disponibilizado no dia 09.09.2024 (abaixo).

😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍

09.09.2024

Acesse o vídeo-tutorial feito pelo aluno Pedro Augusto do 7ºC para explicar como você criará uma cópia do Slide_Modelo pelo qual você enviará as informações sobre o seu produto.


Siga os procedimentos indicados no tutoria, acesse o link a seguir do Slide-Modelo e faça uma cópia do slide para você.
Use a sua cópia para enviar  a foto e as informações sobre o seu produto para professora:


Atenção!!! Outra ação importante será você enviar a foto de seu produto para você mesmo no seu e-mail.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

02.09.2024

Aos alunos dos sétimos anos, aos "estagiários" de publicidade responsáveis pela elaboração da campanha publicitária do produto criado nas aulas do professor Maurílio, seguem abaixo algumas informações importantes sobre a criação do Slogan.

Você sabe o que é o Slogan?😏

De acordo com Maurício Baltazar, o "slogan é uma frase simples para uma marca ser sempre lembrada".

Leia o conteúdo produzido por ele em seu site sobre Slogan:

"Uma das metas de toda empresa é chamar a atenção do seu público da melhor maneira possível. Afinal, uma empresa não seria nada sem atrair seus clientes ideais, certo?"

"Também chamado de frase de impacto, é uma oportunidade incrível de demonstrar o seu posicionamento e mostrar no que a sua marca se destaca dos concorrentes."

     Veja abaixo o exemplo do Slogan da Caloi que trabalhamos nas atividades da sequência didática. 
       A cada nova campanha, o slogan de uma grande marca pode ser utilizado com outros propósitos, adquirir novos sentidos. É o que aconteceu em 2019 que a preocupação da marca era demonstrar seu apoio à outra campanha em alta na época. 
      

    "A postagem [desse slogan] atingiu um dos maiores engajamentos históricos da Caloi em seus canais digitais, mas a Tribal notou que uma parte das interações questionava a empresa sobre até onde ela iria para demonstrar apoio à causa. Entre elas, um usuário comentou: “Desafio a Caloi a produzir todas as suas bicicletas no padrão arco-íris. A Caloi não tem coragem. É só marketing!”. Sua postagem resultou em diversos outros comentários apoiando a causa e defendendo o posicionamento da marca.

Diante do debate e ciente de seu papel na sociedade, a Caloi resolveu atender aos pedidos dos consumidores e criou a Bicicleta do Orgulho, linha exclusiva e limitada, estilizada com as cores da bandeira LGBTQIA+ para reforçar o compromisso da marca com a causa e com um mundo melhor.


Reflexão: 
1. Você consegue perceber pelas cores a qual campanha a Caloi estava se associou?

2. Será que as cores empregadas na elaboração do slogan e na apresentação da imagem do produto fazem referência a algum tipo específico de interlocutor?



Qual a função do slogan?

A função de todo slogan é "ganhar espaço na memória do consumidor e tornar-se uma das opções que ele vai se lembrar quando precisar de um determinado produto ou serviço."
 
A principal utilidade do slogan é auxiliar as pessoas a se lembrarem de uma empresa, de um produto ou de um serviço. 

Pelo slogan uma empresa pode conseguir demonstrar aos interlocutores das propagandas:

  • o que torna a sua marca diferente da concorrência e deixa evidente porque escolher ela (o seu diferencial);
  • Aumentar o impacto de suas ações de divulgação e melhorar o efeito delas com uma identidade bem construída.
    O slogan deve ser capaz de "fortalecer a personalidade da sua marca, melhorar sua percepção com o público e, assim, atrair e fidelizar mais clientes!"

Quais os elementos de um slogan?

   Um slogan é uma frase curta e marcante que estabelece uma forte conexão mental entre o consumidor e uma marca, facilitando sua lembrança e reconhecimento. 
    Sua principal característica é a concisão (é pequena), pois deve transmitir a essência da marca de forma clara e direta, permitindo que o público a identifique rapidamente com a marca. 
       Todo slogan ajuda a comunicar aos interlocutores da propaganda os valores e os diferenciais da empresa. No caso da Caloi conhecemos duas de suas campanhas, em uma delas vimos que os valores e diferenciais da empresa estavam associados à preocupação com o meio ambiente menos poluído e no segundo em apoiar os valores da bandeira LGBTQIA+, ou seja, por um mundo sem preconceitos.

Leia o texto completo de Baltazar em: https://rockcontent.com/br/blog/slogan/

 
Exemplos de slogans:

Fonte:https://br.pinterest.com/pin/96616354476252195/
Slogan  criado em 1978





  • Conheça outros slogans famosos:


https://comunik.com.br/2024/02/05/10-slogans-que-ficaram-marcaram-a-historia-da-publicidade/


Você deve estar se perguntando, como criar um slogan? 

  • Assista a videoaula abaixo:




💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚


28.08.2024

Denotação e conotação



Figuras de Linguagem


A linguagem da propaganda

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ITTNZeK_nWc


🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

09.08.2024

Senhores pais e alunos:

As inscrições para o processo seletivo do Casdinho estão abertas!!!

O CASDinho é um curso de caráter assistencialista, voltado à preparação para os concursos e escolas de Ensino Médio de qualidade, como o Colégio Embraer Juarez Wanderley e a ETEC. Oferecemos ensino gratuito para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica na região do Vale do Paraíba. Se você cursará o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental em 2025, não deixe de se inscrever!

  • Link para inscrição:

Edital com maiores informações sobre o processo seletivo:

https://cursosantosdumont.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Edital-CASDinho-2025.pdf


Abraços,

Prof.ª Francisca P. Martins

💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬💬

31.07.2024
Olá, alunos dos sétimos ano A, B, C e D!

Para que possam compreender melhor o que é, para que serve e como elaborar o gênero textual "Esquema", seguem abaixo três videoaulas que podem ajudá-los.

Tarefa: Assistam as videoaulas, façam anotações em seus cadernos e depois procurem praticar a produção desde gênero textual, a partir do texto-base indicado pela professora.

Videoaula 1:


3ª Videoaula:


Modelos de esquemas:


1- Sobre tipos de textos e quais gêneros textuais empregam esses tipos textuais:

Passo a passo elaborado em sala de aula junto com os alunos:

Aula do dia 01.08.24



👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉


12.07.2024

Olá, meus queridos alunos dos 7º anos A, B, C e D!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!!!

Trago uma notícia para vocês, no 3º bimestre usaremos como apoio à aprendizagem de vocês a Plataforma Khan. Criei 04 salas virtuais, uma para cada turma.

No 3º bimestre, vocês estudarão o gênero textual propaganda comercial. 

Como funcionará?

Como fazer o 1º Acesso? Você acessará o site da plataforma Khan Academy pelo link que a professora deixou indicado abaixo. É desta forma que você entrará na sua sala online. 

Dentro da plataforma:  Estando dentro da sala de sua turma, olhe o painel da plataforma do lado esquerdo e acesse em Recomendações. É aí que você encontrará as atividades a serem feitas ao longo de cada semana.  Todas as semanas teremos atividades!!!

Onde as atividades serão feitas? As atividades serão realizadas por vocês, alunos, ora na sala de aula ora em casa como tarefa.

Atenção!!!

  • Todas as atividades acompanham vídeoaulas para melhor compreensão do conteúdo abordado. Sendo assim, a dica é para você assistir quantas vezes achar necessário o vídeo e sempre fazer anotações das principais informações em seu caderno. ok!
  • Mesmo que você falte às aulas ou tire uma licença médica, você poderá acessar a plataforma em casa  para estudar o conteúdo que estará sendo desenvolvido em sala de aula.  
  • Procure realizar todas as atividades no prazo, pois a plataforma está programada para não permitir a realização de atividades fora do prazo, porém, você pode me pedir para modificar o prazo para você, caso tenha algum imprevisto e não consiga realizar as atividades no prazo previsto.
  • A realização das atividades integrarão a composição de atividades para avaliação de sua aprendizagem no bimestre.

Link das salas criadas na Plataforma Khan Academy:


7º Ano A:   https://pt.khanacademy.org/join/WRD4VPVW

7º Ano B: https://pt.khanacademy.org/join/P4RW6B3P

7º Ano C: https://pt.khanacademy.org/join/FTA5TP4Z

7º Ano D: https://pt.khanacademy.org/join/RFVJB2T7


Desejo que tenhamos um ótimo bimestre com muitas aprendizagens significativas!!!

Um abraço,
Prof.ª Fran

🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋

25.06.2024

Nesta semana, todos os alunos dos sétimos anos estarão produzindo seus infográficos sobre as principais características e elementos de um texto do gênero Conto de Enigma.

Para estruturar seu infográfico siga como modelo o infográfico colado em seu caderno "Dicas para você arrasar e bilhar nos estudos".

Antes de inciar a produção, tome uma decisão: Usarei substantivos ou verbos para iniciar as frases nas caixas de textos?

Procure começar cada frase das caixas de texto por um substantivo. Ex.: Personagens, Enredo, Ambiente... Ou por um verbo. Ex.:  Crie personagens, Elabore um enredo, Descreva um ambiente...

Orientações para produção de seu infográfico:

1. Faça seu cadastro usando o e-mail institucional no Canva.com;

2. Escolha um modelo de infográfico que possua caixas de textos com bom espaço para digitação das informações;

3. Dê nomes às suas caixas de textos para saber o conteúdo que irá desenvolver em cada uma das caixas.

4. Divida seu infográfico em 06 caixas do texto, no mínimo, e no máximo 08;

5. As caixas de texto do seu infográfico deverão apresentar elementos como:

  • Personagens: trate aqui dos personagens principais e personagens típicos de contos de enigma. Quais são esses personagens?
  • Lugar e Tempo: explique como esses elementos da narrativa são apresentados neste tipo de conto e sua importância para construção da história.
  • Enredo: Que tipo de histórias encontramos nos contos de enigma? Que fatos geram as histórias desse gênero?
  • Estrutura da narrativa: Procure explicar que os contos são organizados em situação inicial (explique o deve estar presente na situação inicial); desenvolvimento: conflito (que tipo de problema os personagens enfrentam), clímax e desfecho. Procure explicar um pouco cada uma dessas partes.
  • Dicas de livros e autores: Coloque ao menos o nome de três títulos de livros que você tenha lido, de preferência, para sugerir a leitura para os leitores do infográfico.
  • Dicas para criação de contos de enigma: Dê sugestões aos leitores de como escrever contos de enigma interessantes e de qualidade. Quais devem ser os cuidados no momento da escrita do texto?

Observação: Sempre releia o que você digita, cuide para não comenter falhas na ortografia e na digitação dos textos. Prefira escrever frases curtas e de fácil compreensão. Use letra maiúscula e pontuação da mesma forma como utilizaria se estivesse escrevendo em seu caderno. As regras são as mesmas!!!

Não deixe de associar ao texto verbal, imagens, números e ícones que ajudem o leitor a compreender melhor as informações passadas pelo infográfico. 

Digite seu nome, turma, nome da escola e da professora na parte final do seu infográfico.

Sites que poderá consultar para complementar as informações:

https://aulanotadez.com.br/glossario/o-que-e-genero-textual-enigma/

https://www.youtube.com/watch?v=SO4ruD2y70c

03.06.2024


Olá, pessoal! Como estão?


Como combinamos durante a aula, a seguir disponbilizo para vocês um material para revisão do gênero "Você sabia quê?"


Assistam a videoaula e façam anotações em seus cadernos:

Videoaula 1: https://www.youtube.com/watch?v=lCGm05aizvQ



Abaixo, retomei uma atividade que realizamos em 2023 com o texto apresentado pela professora Marília na videoaula que você acabou de assistir. 

Procure realizar essa atividade e, em seguida, fazer a leitura das informações a respeito da estrutura do texto "Você sabia quê?"


Link para acessar o texto e a atividade:


 https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vTwCSUfVcjnmpPFUnocXAprYrNz4VaaxclLDgoMx1OjiRsNa2yDaX80ThTeJNdyrYC7mKvn7uC5FbPe/pub







05. 05.2024

Neste segundo bimestre, um dos objetivos é que você possa aprender a usar adequadamente os verbos em narrativas de enigma (retomada do 1º bimestre) e em infográficos. Sabia que há diferenças quanto aos tempos verbais empregados nestes dois gêneros textuais?

Abaixo segue uma sequência de slides, em uma parte deles eu deixei para você um material de estudo sobre pronome e a partir do slide 11, você encontrará um material com indicação de videoaulas para aprender um pouco mais sobre o uso dos verbos.

TAREFA: Valendo 3 pontos, você deverá assistir e anotar no caderno as principais informações 

A partir desde slide, você encontrará  as três videoaulas da professora Letícia Góes propostas para você assistir. Assista uma única vez para você se inteirar de toda a explicação. Em seguida, assista novamente, faça pausas e anotações em seu caderno com as principais  explicações da professora.

Videoaula 1 - Classes de Palavras: Verbos: 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=imQwvMrJ-Wg&t=1s

Videoaula 2 - Tempos e Modos Verbais: 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=WK6WqY3iRU8&t=2s

Videoaula 3 - Entenda a diferença entre Pretérito Perfeito, Pretério Imperfeito e Pretério-mais-que-perfeito:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=5Gee-5FgPXo&t=6s

 

 07/04/2024

Antes da produção de seu texto, vamor rever as principais características deste gênero textual:



      Conheça os cinco métodos infalíveis de investigação criminal acessando o link:


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=s04fYpZbhXo


👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀


Olá, alunos dos sétimos anos!

Para quem já assistiu ao filme, agora é a sua vez de conhecer a obra que deu origem ao filme de mesmo título. "O Escaravalho do Diabo" é um livro da autora Lúcia Machado de Almeida, publicado em 1989 pela Editora Ática.

Acesse ao link e faça a leitura do livro. Procure comparar o texto original e o texto adaptado para cinema.

Link do livro: https://www.eecarvalhosenne.com.br/wp-content/uploads/2020/10/O-Escaravelho-do-Diabo-Lucia-Machado-de-Almeida.pdf

Se preferir, acesse o link e ouça o audiobook: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=i_t0wuYIV-0

💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢

 Neste final de semana, prepare a pipoca e assista com sua família o filme "O Escaravelho do Diabo".

Acesse o link abaixo, assista ao filme e anote em seu caderno todas as ações desenvolvidas pela polícia e pelo personagem Alberto para descobrirem quem é o criminoso que anda matando pessoas ruivas na cidade.


Não se esqueça de fazer as anotações em seu caderno!

Bom filme!!!

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI