Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

Grupo de Estudos - 7ºAnos

Olá, alunos dos sétimos anos A, B e C!

Neste espaço, haverá sempre o compartilhamento de materiais, links e orientações sobre inscrições nos processos seletivos 2023 para o ISMART e CASDINHO.

Hoje, o primeiro passo para vocês acessarem a Sala Google em seus celulares é  logar o e-mail institucional em seus celulares.

segundo passo é abrir o e-mail para acessarem o convite que enviei a todos os alunos que pretendem 

participar do grupo do estudos. É um convite para você acessar a Sala Google.  Abra o e-mail, procure por este convite e clique em participar.

Depois que você fizer esse primeiro acesso a Sala Google, por meio deste convite, no espaço chamado  mural da Sala Google, você encontrará duas mensagens da professora. Em uma delas, encontrará um link de acesso à Plataforma Khan.

Clique no link da Plataforma Khan. Ao entrar na Plataforma Khan, você deverá fazer o acesso à plataforma usando o seu e-mail institucional. Use o ícone que informa que você já é cadastrado (isso, porque todos os alunos da escola já são cadastrados nessa plataforma). 

Ao entrar dentro da plataforma, clique em recomendações - Grupo de Estudos 2023 - essa é a nossa sala dentro da Plataforma. Aparecerá para você a lista de atividades recomendadas para você fazer. 

O prazo para realização destas atividades está previsto para finalizar no sábado, 18/02/2023.

Na semana do Carnaval, haverá uma outra lista de exercícios. Teremos de estudar nessa semana, porque a prova do ISMART esse ano acontecerá mais cedo.

Abaixo segue um tutorial feito pela Aline do 7ºB. Ela ensina a você como entrar na Sala Google, depois que você tiver aceitado o convite que foi encaminhado para o e-mail de vocês. Desta forma, fique atento, para o primeiro acesso, você deverá seguir o passo a passo acima.

O interessante do tutorial é que a Aline demonstra que não é necessário baixar o aplicativo  da Sala Google e como encontrar as atividades na plataforma Khan. Então, depois do seu primeiro acesso, oriento que asssista o tutorial.

Um abraço a todos e bons estudos!

Em caso de dúvidas encaminhe um e-mail para francisca.martins@edusjc.sp.gov.br ou me procure na escola.

Prof.ª Francisca💙


                                                      Tutorial produzido pela  Aline do 7º ano B👆


💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧






Oi, turminha do 7ºC!

Para a produção do vídeo com a exposição  de vocês sobre a leitura do infográfico “VOCÊ VIVERIA SEM SEU CELULAR?”, deixo as seguintes orientações para vocês:

1. O trabalho não é um questionário, é o roteiro para uma leitura do infográfico e, nesta leitura, vocês deverão observar alguns aspectos que são exatamente os aspectos apontados em cada questão.

2. Reorganize as questões propostas, de acordo com as partes da apresentação. Exemplo:

Análise do título do infográfico: questões:

  1. Lendo somente o título do texto é possível identificar qual o assunto abordado no infográfico?

  2. Lendo o título e observando as imagens inseridas nele, é possível confirmar qual o assunto abordado no infográfico?

  3. A quem o autor se dirige ao empregar o pronome “você” no título do texto?

  4. Qual seria o objetivo do autor ao encerrar o título do infográfico com um ponto de interrogação?

Vejam que todas essas questões tratam do título sob diferentes aspectos: assunto que é possível inferir do título; associação entre o título e as imagens; recursos usados na elaboração do título: "Você" e "Ponto de interrogação" (procurem explicar aqui o efeito de sentido que provoca no leitor que lê o título, tente explorar a ideia das escolhas feitas pelo autor do infográfico, por que usar pergunta no título, por que se dirigir ao leitor...). É possível um único alunos fazer essa apresentação, como é possível dividir em duas falas e um aluno completar a fala do outro, como se estivessem conversando.

Façam essa organização e planejem o que podem explorar na apresentação sobre cada uma das questões propostas.
Usem a questão 7 para completar a fala de vocês quando forem tratar sobre os dados numéricos apresentados no infográfico. Essa informação pode ser empregada como parte da exposição de vocês.

Objetivo do trabalho: Organizar uma apresentação de 10 a 15 minutos mostrando o que apresenderam sobre o gênero infográfico. O infográfico “VOCÊ VIVERIA SEM SEU CELULAR?” servirá como um exemplo que vocês apresentarão no vídeo para explicar tudo o que aprenderam. A questões servem como um roteiro para a apresentação de vocês.
Agora é o momento de recorrer as anotações que foram feitas das videoaulas e levantar tudo que aprenderam sobre linguagem verbal e não verbal, sobre objetivo e finalidade do infográfico para realizarem uma boa apresentação.

Organizem a apresentação primeiro no papel, com o registro bem organizado da fala de vocês, façam um ensaio juntos e depois gravem o vídeo usando o Meet como se vocês estivessem fazendo um seminário. Apresentem em dois momentos diferentes o Infográfico na tela. No restante do tempo, vocês deverão aparecer na tela.

Cuidados especiais:
  • Usem camiseta da escola para a gravação do vídeo;
  • Tirem o foco da câmera para não se preocuparem com o fundo da tela;
  • Usem o e-mail institucional para abrir o Meet e conseguirem gravar o vídeo da sessão que abrirem;
  • Façam uma abertura: cumprimentem as pessoas que assistirão ao vídeo, falem do objetivo do trabalho - Seminário sobre o gênero infográfico: leitura do infográfico “VOCÊ VIVERIA SEM SEU CELULAR?”
  • Façam um encerramento: Espero que vocês tenham aprendido um pouco mais com a gente sobre esse gênero tão importante..... até o próximo seminário de Língua Portuguesa.
  • Façam os créditos com o nome completo de todos os alunos, a turma, nome da escola, da professora e 2ºbimentre/2022.
Enviem para o e-mail: francisca.martins@edusjc.sp.gov.br

💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧💧


 Oi, turminha do 7º A e B! 

Vamos começar os estudos para o ISMART, estudando sobre "pronomes pessoais como elemento de coesão" . 

Deixarei disponível aqui o material de estudo para vocês começarem a se preparar para as provas de seleção para bolsas de estudo:

Vou deixar hoje videoaulas para vocês assistirem e organizarem anotações no caderno sobre o assunto. Segue links: Aula com a professora Letícia: 

https://www.youtube.com/watch?v=4LVbsP4v13c&t=91s    

Aulas da plataforma Khan sobre o uso dos pronomes pessoais como recurso para estudar coesão:

 1- https://www.youtube.com/watch?v=DSmd7FnyikU&list=RDCMUCXj2oSzwg6G0iBjKg33joMQ&index=12 - 

2- https://www.youtube.com/watch?v=DugFGTzbs-sf


Avaliação - Simulado ISMAR -para o grupo do 7ºA e 7ºB realizarem:

https://forms.gle/a4FMPkrVvABgaA4U9


Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI