Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

Atividades 6º ano 2023

08.11.2023

Acesse o site do Canva.com e faça seu cadastro como estudante, para uso gratuito da plataforma. Para isso, use o seu e-mail institucional (o mesmo da PLEI). A senha você deve manter a mesma senha da PLEI ou do seu e-mail institucional.

Observação: Procure providenciar o cadastro e a foto do animal de rua que usará para fazer a propaganda.

No caderno, faça o título e o slogan de sua propaganda e traga para a próxima aula. Seja criativo!!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10.08.2023

Atividades da Sequência Didática de Narrativas de Aventura:

Versão do Livro "A Ilha do Tesouro" para você baixar em pdf para ler: https://drive.google.com/file/d/1wJr-uQ1xjr4O0-l_-G_6FCGWT1J8DfI9/view?usp=sharing

Audiobook: A Ilha do Tesouro


https://www.youtube.com/watch?v=4hE7he8gZfg



Por que você deve assistir o filme A ilha do tesouro:


https://www.youtube.com/watch?v=qCG8hDwz7Zs



Vídeo - Vale a pena assistir "O Planeta do Tesouro":


https://www.youtube.com/watch?v=fnpZF5GjiDk


💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛


25.07.2023

Na próxima semana, os alunos dos 6ºanos A, B e C farão avaliação externa de produção de texto do gênero resumo.

O que é um resumo?

Resumo é a compilação de informações mais relevantes de um texto original e não uma cópia.




SAIBA MAIS!!!


CLIQUE NO LINK E ACESSE MAIS DICAS DE COMO FAZER UM BOM RESUMO:



NESTA VIDEOAULA, VOCÊ ENCONTRARÁ OUTRAS DICAS INTERESSANTES:





 👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻👻

19.06.2023

Tarefa para os 6º ano A e B para o dia 21.06.2023:

Acessem os slides abaixo e assistam aos vídeos que explicam sobre a estrutura do texto "Você sabia quê?"

Peguem em seu caderno o texto "Você sabia que cheirinho de terra molhada é obra de bactérias?" para acompanhar as explicações. Aproveitem e façam anotações em seus textos sobre a estrutura do texto.


Atenção!!!!


O 6º ano A deverá ler os textos colados no caderno para responder as perguntas encaminhadas para casa sobre escorpião-amarelo:


Fonte: https://www.canstockphoto.com.br/foto-imagens/escorpi%C3%A3o-amarelo.html

Onde é comum  encontrarmos os escorpiões? (Apresente exemplos de locais do habitat em meio urbano dos escorpiões.)


Links sugeridos para pesquisa:

https://docs.google.com/document/d/1zlkpnMXF7PK8Y4t8oquZUNxr6gZIrcH7DbgcfmXHXHg/edit

http://www.saude.sp.gov.br/sucen-superintendencia-de-controle-de-endemias/programas/animais-incomodos-e-peconhentos/o-escorpiao


Quais os alimentos dos escorpiões?


Quais são os predadores do escorpião? (Animais que podem ajudar no controle da proliferação?)


Link sugerido para pesquisa:

http://www.saude.sp.gov.br/sucen-superintendencia-de-controle-de-endemias/programas/animais-incomodos-e-peconhentos/o-escorpiao


Como cuidar do ambiente para combater a proliferação?


Como proceder em caso de acidente com escorpião?

Link sugerido para pesquisa: https://docs.google.com/document/d/1zlkpnMXF7PK8Y4t8oquZUNxr6gZIrcH7DbgcfmXHXHg/edit


Atenção!!!!

O 6º ano B deverá escrever e trazer pronto para a próxima aula na folha de almaço:



Fonte: https://www.band.uol.com.br/entretenimento/gatos-pretos-sao-os-mais-abandonados-e-rejeitados-para-adocao-16450574



  1. O título do texto "Você sabia quê?";

  2. O primeiro parágrafo revisado e reescrito;

  3. O segundo parágrafo do texto com as principais características dos gatos e com as informações sobre a origem dos gatos domésticos (ver a ficha técnica).


Acessem os slides abaixo e assistam aos vídeos que explicam sobre a estrutura do texto "Você sabia quê?"


.

👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉

14.06.2023

Para a turminha do 6º A que está pesquisando sobre o escorpião amarelo, segue uma ficha técnica sobre essa espécie. Esse será o conteúdo do 2º parágrafo do texto:


Saiba mais!!!


14.06.2023

Para os alunos dos 6º A e B trago uma contribuição para o parágrafo que vocês deverão escrever sobre as características dos gatos (2º parágrafo do texto). É só ler e selecionar as informações principais do texto e, a partir destas ideias, produzirem o parágrafo da autoria de vocês.
As perguntas que este parágrafo deve responder são: 

  1. Qual o nome científico do gato doméstico?
  2. Origem dos gatos domésticos?
  3. Principais características físicas?
  4. Quais espécies de raças de gatos possuem pelagem preta?
Fiz uma ficha técnica com fragmentos de informações encontradas em uma pesquisa prévia, para ler clique no link abaixo:

https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vT2x8M3iO_ivLVAVViR6-2M1tJeE4KYc7xHOgwS_9oLPwdprz9GACssXAm1iJreNjM5OaHQNXO44NuO/pub


😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻


07.06.2023

Olá, pessoal! Alunos dos 6º anos B e C:



Estou encaminhando o roteiro da pesquisa sobre gato preto que apresentei em sala para vocês. Para cada pergunta deixei uma indicação de links de pesquisa para vocês (são os mesmos que estão no roteiro que levaram para casa).

A - Pesquise 3 curiosidades diferentes sobre gato preto. Escreva sobre elas.
https://www.worldanimalprotection.org.br/blogs/6-fatos-interessantes-sobre-gatos-pretos
https://www.hypeness.com.br/2022/05/gato-preto-era-sagrado-no-egito-antigo-e-azar-e-farsa-criada-pela-igreja-catolica

B- Quais espécies de raças de gatos possuem
pelagem preta? (Pesquise o nome de cada uma)
Escolha uma delas para falar com mais detalhes sobre essa raça.
https://www.worldanimalprotection.org.br/blogs/6-fatos-interessantes-sobre-gatos-pretos

C - Como os gatos eram tratados pelos egípcios?

E- Como os gatos pretos são vistos e tratados hoje pelas pessoas?

http://www.gazetainformativa.com.br/gato-preto-a-origem-da-supersticao/


F-Quais as consequências desse tipo de tratamento?

G- Qual é a química por trás do carinho felino?

https://ciencia.ufla.br/reportagens/curiosidade/559-a-quimica-por-tras-do-carinho-felino


Curiosidades sobre as formas do gato demonstrar carinho.

https://www.petz.com.br/blog/pets/gatos/amor-de-gato-10-formas-que-os-felinos-demonstram-afeto/


H- Como combater o problema dos maus-tratos e preconceito contra gatos pretos?

Texto 3 (colado no caderno):

“Desinformação faz com que gatos pretos sejam rejeitados na hora da adoção”


Observações: Sigam os procedimentos que apresentei a vocês durante a aula:

1. Leia os textos dos links (acima) indicados para sua pesquisa com a finalidade de selecionar informações, neste texto, que ajudem a responder a pergunta do roteiro de pesquisa (aquelas que vocês levaram para casa).

2. Utilize as informações encontradas nas pesquisas na produção de parágrafos que serão usados na composição do seu texto "Você sabia quê...?" sobre gato preto.

3. Registre o parágrafo elaborado por vocês na tabela que levaram para casa.

Atenção!!! Não se esqueçam de trazer pronto para a próxima aula os parágrafos elaborados por vocês e o título que darão ao texto sobre gato preto que vocês produzirão do gênero "Você sabia quê?"

😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻

31.05.2023

Na aula de hoje, alguns alunos socializaram a leitura dos livros que haviam emprestado da sala de leitura.

Para aprimorar a sua comunicação oral, após a leitura faça um roteiro escrito da sua apresentação. A sua propaganda da leitura deve possuir as seguintes partes:

  • Apresente o livro e as informações da capa do livro;
  • Do que se trata a história? Qual a aventura contada nesta história?
  • Quem são os personagens principais?
  • Qual a parte da história que você mais gostou?
  • Encerre fazendo a recomendação da leitura do livro, encontro três motivos para o seu colega ler esse livro. Procure convencer o colega a ler o livro que você está recomendando.
Toda semana, um grupo de alunos compartilhará com a turma o livro que leu.

💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜

11.05.2023

Pessoal, conforme combinamos, estou deixando neste espaço os slides que estarei usando durante as aulas para o estudo do gênero "Você sabia quê?". Eles estão em construção. 

Quando vocês faltarem à aula, procurem acessar os slides, provavelmente, as atividades propostas, em sala de aula, estarão disponibilizadas para vocês realizarem no caderno. Os textos poderão retirar comigo durante as aulas.

Um abraço e bons estudos!!!

Prof.ª Francisca



👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍

10.05.2023

Olá, alunos dos 6º anos A, B e C!
Nesta aula, demos continuidade ao estudo do gênero "Você sabia quê?"
Foi proposta a leitura do texto abaixo e de algumas questões para serem respondidas após a leitura do texto: 


Você sabia que o Wolverine existe?


    Faro aguçado, muita força, temperamento briguento e garras potentes. Qualquer semelhança com um famoso mutante não é mera coincidência. Estamos falando mesmo do Wolverine! Mas, este não está nos quadrinhos, nas telas de cinema, na fala e não encanta as mocinhas. Para os cientistas, ele é o Gulo gulo, mamífero da família dos mustelídeos – parente das lontras e da ariranha – e dono das características que inspiraram a criação do herói da ficção.

    Gulo gulo é popularmente conhecido como carcaju, glutão ou Wolverine. É um animal encontrado no hemisfério norte, tanto na América quanto no continente europeu. Ele tem uma camada grossa de pelo marrom, que o protege do frio e da neve. Visivelmente forte, mede cerca de quarenta centímetros de altura e pesa até trinta quilos.

    O Wolverine real, como o herói mutante, também é de poucos amigos, adora uma briga e é muito corajoso. Ele pode espantar raposas e lobos de carcaças de animais, prato que está no seu cardápio. Além disso, gosta de comer ovos de aves e frutos. Suas garras não são de adamantium – a liga metálica inventada para o Wolverine da ficção –, mas são extremamente potentes, usadas com muita habilidade para cavar buracos no solo em busca de roedores e para a construção de abrigos.

    Incansável como o herói, o Wolverine real também é andarilho. Às vezes, caminha até quinze quilômetros sem descansar, podendo se afastar, depois de muitos meses, quase 400 quilômetros do local onde nasceu.

    Wolverines de verdade, assim como o famoso, não são lá muito sociáveis, mas gostam de namorar. Porém, na vida real, os machos só ficam junto das fêmeas na época reprodutiva, para ter os filhotes em segurança. Entre os machos não há tolerância. Eles não dividem o mesmo espaço.

    O Wolverine que encontramos na natureza é acusado de atacar animais domésticos, como as ovelhas. Por isso, costuma ser alvo de caçadores descontentes com sua prática e que fazem casaco com a sua pele.

    Agora, quando alguém vier lhe contar que viu o Wolverine ao vivo e em cores, pode ir logo perguntando se foi em algum zoológico!


Rodrigo Hirata Willemart. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 211, p. 18. Disponível em: https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_211.pdf#page=03

Questões sobre o texto:

1- Que recursos o autor utilizou na elaboração do título para se  dirigir ao leitor e despertar sua curiosidade?

2- Qual o interlocutor previsto  para o texto, ou seja, quais são os possíveis leitores para quem esse texto foi produzido?

( ) crianças

( ) adolescentes

( ) adultos

( ) cientistas


3- Em qual suporte este texto foi publicado?

 4- No texto foram apresentados dois nomes diferentes atribuídos ao animal apresentado no texto. Um era o seu nome científico e outro, o nome popular. Será que você consegue identificá-los no texto? Escreva-os em seu caderno.

5- Qual é a função do 1º parágrafo do texto?

6- Qual é o assunto desenvolvido no 2º parágrafo do texto?

👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉

07.05.2023

Olá, alunos dos 6ºs anos A, B e C!


Esta postagem para apoiar vocês nos estudos que faremos no 2º bimestre a respeito da classe gramatical verbo.

Antes de fazer as atividades propostas como tarefa, é interessante você assistir a aula abaixo e fazer anotações em seu caderno das explicações sobre os verbos, principalmente, as explicações e exemplos sobre os verbos no presente.

Esse registro no caderno te ajudará a desenvolver sua tarefa que deverá ser apresentada na quinta-feira e sexta-feria desta semana, conforme seu horário de aula.

Depois de assistir a videoaula, realize os exercícios propostos. 

Bons estudos!!!

Prof.ª Francisca



27.04.2023

TAREFAS - Para os 6º anos A, B e C

1ª - Leitura do livro da sala de leitura.


Na primeira aula da próxima semana, de 02 a 05/05, será feita uma atividade de produção de roteiro de apresentação oral, a partir da leitura do livro levado para casa nesta semana.


2ª - Produção de uma notícia pelo aluno sobre um fato interessante envolvendo a escola. Exemplo: Jogos da REM, a pintura na escola etc.
Não deve faltar em seu texto: título, linha fina, LIDE (1º parágrafo - O quê? (fato), Quem?, Onde? e Quando?) e no 2º parágrafos (um detalhamento a respeito deste fato e a citação de um trecho de entrevista feita com um aluno da escola, uma pai/mãe, professor ou outro responsável pela escola).
Você poderá desenvolver mais parágrafos, porém o mínimo é uma notícia com dois parágrafos.

Estrutura do texto:

Título: _____________________________________________________
Linha fina:__________________________________________________

1º Parágrafo (Lide) deve trazer um conteúdo que responda Quando, O quê? (qual é o fato), Quem? e Onde?: 
_______________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
2º Parágrafo: Detalhes sobre o fato (Como o fato se desenvolveu, aconteceu? Por que aconteceu? e uma citação de um trecho de uma entrevista): _________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Entregar até a próxima aula digitado (enviar para o e-mail da professora) ou em folha de almaço.

Bons estudos !!!!


👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍

13.03.2023

Tarefa - Leitura de notícias onlines para respondender o roteiro proposto em aula.

Sugestões de sites para leitura das notícias: 


1. https://www.meon.com.br/


2. https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/cidade/sao-jose-dos-campos/

3.https://www.cbnvale.com.br/


Não se esqueçam de copiar as questões:

1.Sobre a notícia que você acabou ler, responda:

  1. Qual o título da notícia?

  2. Em qual jornal foi publicada a notícia?

  3. Quando foi publicada a notícia?

  4. Qual o fato gerador desta notícia?

  5. Quando ocorreu?

  6. Onde ocorreu o fato relatado na notícia?

  7. Quem são as pessoas envolvidas no fato ocorrido? (Com quem aconteceu ou quem sofreu as consequências?)

  8. Quais as causas e consequências do fato ocorrido?

🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻

09 de março de 2023

Acesse o caderno de atividades - gênero Notícia - para realizar as atividades propostas:

 

Ou clique no link: 

https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vRgjs9xmv6pueGuLMs9_xW39g4Jvytq2HiMu-AamUBhrlugCang4P1faVp1WEgR-b4cl2u6QF_j-VHS/pub?start=false&loop=false&delayms=3000

27 de fevereiro de 2023

1ª Tarefa da semana:

1- Acesse a página do Jornal Meon, leia três notícias diferentes sobre as enchentes causadas pelas chuvas na cidade de São José dos Campos ou em alguma cidade do litoral norte.

2- Anote o título destas notícias em seu caderno e observe se os jornalistas pontuaram os títulos das notícias.

Link da página do jornal Meon: 

👦👦👦👦👦👦👦👦👦👦👦👦👦👦👦👦👦👦👦

06 de fevereiro de 2023

    Olá, meus queridos alunos!

    Este é o nosso espaço onde a professora disponibilizará a vocês o acesso a materiais extras que serão usados para realização de tarefas e trabalhos.
    Neste primeiro bimestre, retormaremos o estudo sobre textos jornalísticos. Abaixo deixarei para vocês sugestões de textos para lerem sobre o povo Yanomami.

    Sua tarefa é acessar os links, ler ou assistir as reportagens e escrever uma síntese com as informações principais do texto, a partir das questões registradas no caderno.


Reportagem nº 1: Clique no link 👇 para assistir a reportagem:

Reportagem nº 2: Clique no link 👇 para ler a reportagem:

Reportagem nº 3: Clique no link 👇 para ler e assistir a reportagem:

Lembre-se: As perguntas são apenas um roteiro para elaboração dos parágrafos de seu texto.
                   Escolha apenas uma das reportagens para fazer a sua síntese.


Bons estudos!
Prof.ª Francisca

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI