Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

Atividades 7º ano/2023

15/09/2023

Olá, pessoal!

Hoje tem avaliação de Língua Portuguesa.

Não se esqueçam de trocar o login antes de iniciar a avaliação.


******************************************************

11/09/2023

Olá, alunos dos 7º anos A e B, seguem os links indicados em aula para vocês acessarem e assistirem antes da avaliação. 

1. A videoaula: 


2. Vídeo da música "Admirável Chip Novo" da Pitty:



Letra da música para você ler, refletirem e procurar relacionar o seu conteúdo com o estudo que estamos fazendo sobre propaganda.

"Admirável Chip Novo"
Pane no sistema, alguém me desconfigurouAonde estão meus olhos de robô?Eu não sabia, eu não tinha percebidoEu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulaçãoAté achava que aqui batia um coraçãoNada é orgânico, é tudo programadoE eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamenteEu sei o que vão fazerReinstalar o sistema
Pense, fale, compre, bebaLeia, vote, não se esqueçaUse, seja, ouça, digaTenha, more, gaste, viva
Pense, fale, compre, bebaLeia, vote, não se esqueçaUse, seja, ouça, diga
Não senhor, sim senhorNão senhor, sim senhor
Pane no sistema, alguém me desconfigurouAonde estão meus olhos de robô?Eu não sabia, eu não tinha percebidoEu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulaçãoAté achava que aqui batia um coraçãoNada é orgânico, é tudo programadoE eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamenteEu sei o que vão fazerReinstalar o sistema
Pense, fale, compre, bebaLeia, vote, não se esqueçaUse, seja, ouça, digaTenha, more, gaste, viva
Pense, fale, compre, bebaLeia, vote, não se esqueçaUse, seja, ouça, diga
Não senhor, sim senhorNão senhor, sim senhor
Mas lá vem eles novamenteEu sei o que vão fazerReinstalar o sistema
Fonte: Musixmatch
Compositores: Priscilla Novaes Leone
Letra de Admirável chip novo © Deck Producoes Artisticas Ltda
💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜 💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜

22.06.2023

Roteiro para a semana de revisão do gênero "Você sabia quê?"

Acesse os links abaixo, leia as publicações indicadas e procure informações que ajudem a responder as questões propostas no roteiro de pesquisa.


Roteiro de pesquisa sobre a abelha:

1. Quais as principais espécies e principais características das abelhas?
2. Como é organizada a sociedade das abelhas?
3. O que é o processo de polinização? (Descreva).
4. Qual é a importância da polinização para os seres humanos?
5. Quais as possíveis causas do desaparecimento das abelhas polinizadoras?
6. Quais as possíveis consequências do desaparecimento das abelhas polinizadoras?
7. Como combater ou previnir o desaparecimento das abelhas polinizadoras?

Orgnize a tabela que receberam, de acordo com o número das questões apresentadas no roteiro. Copiem as questões no caderno.

Tarefa 2 - Assista as videoaulas apresentadas nos slides abaixo e faça anotações em seu caderno das principais informações das explicações da professora sobre o gênero "Você sabia quê?"


👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉

Roteiro para a semana de revisão do conteúdo de infográfico:

Acesse abaixo 3 modelos diferentes de infográficos que tratam do tema "estudo em casa". Observe os elementos visuais e os textos verbais, bem como a forma como o conteúdo se apresenta organizado no texto. Siga estes exemplos para revisar o seu infográfico.


Você ainda pode ler: "

20 dicas sobre como focar nos estudos e ter sucesso"


IMPORTANTE!!! Não se esqueça de que o conteúdo verbal de seu infográfico deve estar baseado no conteúdo dos textos indicados para leitura durante o bimestre. 

Orientação: Revise seu infográfico e compartilhe com a professora até 22.06.2023, quinta-feira.

👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉

Roteiro das aulas do dia 18.05.2023

Olá, meus queridos alunos 😻

Na aula de hoje, faremos uma leitura inicial de um texto do gênero infográfico.

A ideia é colocar vocês em contato com o gênero, possibilitar a leitura, a observação de detalhes, principalmente, referentes aos recursos, elementos e disposição das informações em 1 exemplo de infográfico que você poderá escolher, a partir dos links sugeridos abaixo. 

Com o roteiro em mãos, escolha o infográfico a ser lido, faça suas anotações, em dupla, com seu colega, pois na próxima aula vocês farão uma breve apresentação oral da leitura realizada hoje.

O roteiro proposto nesta aula será respondido em seu caderno (cada aluno receberá o seu roteiro):

  1. Será que o infográfico tem um nome ou um título? Se sim, qual?
  2. Quem criou o infográfico? Existe alguém, nome de um autor, de uma empresa?
  3. O infográfico é atual ou antigo?
  4. Quando ele foi publicado?
  5. Qual é assunto tratado no infográfico?
  6. É possível interagir (clicar, dar play, mexer ou brincar) com o conteúdo dele? 
  7. De acordo com a experiência proposta na questão anterior, é possível concluir que este infográfico é:

    1. estático (   )    b) animado (   )      c) interativo (   )

  • Que elementos você consegue identificar que foram empregados na elaboração deste infográfico?
  •  A mensagem principal passada pelo infográfico foi captada de forma simples, fácil e rápida? Explique.
  • Qual era a mensagem principal do infográfico?
  • Quais são as conclusões que você pode chegar, a partir dessa experiência de leitura do gênero infográfico?


Links para leitura dos infográficos sugeridos:




Infográfico 4: https://new.safernet.org.br/content/infogr%C3%A1fico-pesquisa-jovens-2013   (Leitura obrigatória para todos!!!!)


SAIBA MAIS!!!

Tipos de infográfico

Podemos dividir três grandes grupos de infográfico, entre estático, animado e interativo.

• Infográficos estáticos, como o nome sugere, são uma imagem fixa, muitas vezes usando grandes blocos de texto. São comuns justamente por suas aparições em revistas e jornais, mas também têm força na internet;

• Infográficos animados chegam com a cultura digital, usando gifs ou animações em vídeo para ilustrar informações mais sucintas. Por vezes o texto nem é presente, ou ainda há o acompanhamento de uma locução. São usados em blogs e redes sociais, levando em conta, também, o maior engajamento que esses formatos trazem;

• Já os infográficos interativos podem usar hiperlinks e caixas de texto animadas para revelar mais informações, imagens e até um quiz conforme o usuário navegar. Fazer esse formato de infografia exige um certo nível de noção em programação ou ferramentas próprias para essa finalidade.

Fonte: https://www.postdigital.cc/blog/artigo/o-que-e-infografico-tudo-sobre-esse-formato-de-conteudo/

Mensagem do dia:

Após realizar a sua atividade, acesse e curta a mensagem do dia.




🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻

11.05.2023

Pessoal, conforme combinamos, estou deixando neste espaço os slides que estarei usando durante as aulas para o estudo do gênero "Você sabia quê?". Eles estão em construção. 

Quando vocês faltarem à aula, procurem acessar os slides, provavelmente, as atividades propostas, em sala de aula, estarão disponibilizadas para vocês realizarem no caderno. Os textos poderão retirar comigo durante as aulas.

Um abraço e bons estudos!!!

Prof.ª Francisca

08.05.2023

2º Bimestre/2023

Tarefa - Introdução ao gênero "Infográfico"

Para quem perdeu a aula inaugural do 2º bimestre, o roteiro proposto segue abaixo:

1) Vídeo motivacional: Clique no link abaixo, assista e reflita sobre seu contéudo:

2) Retomada da autoavaliação: A partir do conteúdo do vídeo e das dicas que serão apresentadas nos infográficos sugeridos para a leitura a seguir, elabore de 05 a 07 frases que contenham exemplos de ações que você implementará no 2º bimestre em sua rotina, a fim de contribuir para a melhoria de seu desempenho na escola. Escreva essas ações em seu caderno e leve para a próxima aula.

Sugestões de infográficos para serem acessados e lidos:

  • 7 atitudes para ser mais produtivo nos estudos:

Link: https://www.sos.com.br/noticias/comportamento/infografico-7-atitudes-para-ser-mais-produtivo-nos-estudos


  • 9 Dicas incríveis de como se organizar para estudar:

Link: https://blog.uceff.edu.br/como-se-organizar-para-estudar


Observação: Comentei sobre a sugestão do cinema em casa com os pais/responsáveis, porém peço que aguardem a elaboração dos bilhetes que encaminharei para casa.

Bons estudos e até a próxima aula!!!

Prof.ª Francisca

✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅


11 de abril de 2023

Olá, alunos do 7º A e B!

Para produção do próximo podcast minha sugestão é a de que os alunos da dupla "anjo e protegido" possa atuar juntos na elaboração do podcast. Segue novo roteiro para produção:


Roteiro básico para produção de um podcast


Vinheta (música tema do programa, usada antes da abertura e em outros momentos do programa, principalmente, no encerramento.)


Introdução: saudações, apresentação do nome do programa “Momento Literário - Ler é um Prazer”, do aluno, dos convidados (caso haja) e exposição breve do tema do programa: “No programa de hoje falaremos sobre o livro ….. (fale o nome do livro, do autor, ilustrador e outras informações que aparecem na capa). O objetivo deste programa é incentivar a leitura entre os adolescentes e jovens.”


Desenvolvimento: Comunicação de forma mais ampla da temática, explore as seguintes etapas na apresentação do podcast:

1º Passo - escolha uma ou duas páginas do livro que você leu, treine a leitura em voz alta e apresente a leitura dessas páginas escolhidas dentro do podcast.(Procure escolher uma parte da história da qual você mais gostou). Convide o seu protegido para fazer a leitura desta parte da história e você, anjo, faça parte do podcast de seu protegido fazendo a leitura de uma parte do livro de seu protegido.

2º Passo - Prossiga fazendo um comentário sobre essa parte da história, revele o que achou de interessante, fale sobre as personagens, qual delas são as principais e qual delas você mais gostou na história. Deixe o ouvinte curioso para saber o final da história. Comente sobre o trabalho de investigação feito pelo detetive ou outros personagens que fazem, na história, o papel de detetive.

3º Passo - Encerre o podcast recomendando o livro para outros adolescentes e jovens, mas procure destacar o que eles encontrarão de interessante no livro e por que vale a pena fazer a leitura.


Encerramento: Despesa-se e agradeça aos ouvintes, procurando reforçar o nome do programa e convidar os ouvintes para ouvir os podcast criados pelos alunos da EMEFI Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues no programa “Momento Literário - Ler é um Prazer”.

“Este foi mais um “Momento Literário - Ler é um Prazer”, hoje falei do livro ……., convido você para ouvir outros podcast criados pelos alunos da minha escola, EMEFI Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues e até o próximo episódio do nosso “Momento Literário - Ler é um Prazer”. 

Vinheta (música tema do programa, usada antes da abertura e em outros momentos do programa, principalmente, no encerramento.)



Orientações: Como recurso usem o aplicativo Anchor.


Prof.ª Francisca

💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚

20 de março de 2023

Olá, queridos alunos!


Segue modelo da ficha para criação do personagem detetive de seu conto:

Orientações: Abra a ficha pelo link, faça uma cópia deste documento para você e compartilhe este documento com outros colegas da sua equipe para que todos possam ajudar a elaborar essa ficha do personagem.

Link da ficha:

https://docs.google.com/document/d/1gzU0vTOKF8P3RH6meboKXjrnYjVibpVEQ3Av7wy09no/edit?usp=sharing


Consulte o site: https://www.livrobingo.com.br/ficha-de-personagem-do-seu-livro
Neste site, você encontrará exemplos de características e um roteiro que te ajudará a organizar as informações na ficha de seu personagem.

👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀

17 de março de 2023

Olá, meus queridos alunos!!


O colega de vocês, Leonardo do 7º ano A, fez um tutorial para ensiná-los a criar o link do podcast usando o aplicativo Anchor e enviá-lo para mim por e-mail (francisca.martins@edusjc.sp.gov.br).


Assistam e vejam se conseguem enviar o podcast até hoje!!!




Muito obrigada, Leo, pela sua colaboração! Você é ótimo!!!

Abraços,
Prof.ª Fran


09 de março de 2023

Acesse os slides abaixo sobre o gênero Conto de Enigma e faça as atividades propostas.

 

Atividade sobre o Palhacinho Cego, você encontra em:





02 de março de 2023

Orientações para produção do Podcast - Histórias de Enigma

NOME DO NOSSO PROGRAMA: MOMENTO LITERÁRIO - LER É UM PRAZER

1º Passo - escolha uma ou duas páginas do livro que você leu, treine a leitura em voz alta e grave a leitura das páginas escolhidas dentro do podcast que você irá criar.
Procure escolher uma parte da história da qual você mais gostou e sobre a qual você terá algum comentário para fazer sobre ela no podcast. Use a ficha de leitura que você respondeu para elaborar o roteiro da parte do podcast que você fará comentários sobre o livro. ok!

2º Organize sua fala para ser desenvolvida no tempo máximo de 5 minutos. 

Seu podcast pode ser organizado como um pequeno programa de rádio. 

Use a ficha de leitura que você respondeu para elaborar o roteiro da parte do podcast que você fará comentários sobre o livro. ok! 

Não se esqueça de:

1- Cumprimentar os ouvintes logo no início da apresentação, falar o seu nome,  nome da escola e dizer a sua turma. Em seguida, fale o nome do programa MOMENTO LITERÁRIO - LER É UM PRAZER e siga apresentando o nome do livro, autor, editora.... (e desenvolvendo o roteiro que você criou).

Segue abaixo dois exemplos de podcast. Um deles foi criado por alunos portugueses. Perceba que nos dois modelos tem uma parte que é leitura do livro e outra que é composta por comentários do locutor. 

3º As duplas "anjo e o protegido" deverão se ajudar para que os dois alunos possam produzir o podcast. Ajude o seu protegido a organizar o roteiro da apresentação, procure fazer ao menos um ensaio com o colega da leitura das páginas do livro e do roteiro da apresentação do podcast. Procure auxiliá-lo no que for possível para que o seu protegido consiga gravar o  podcast dele. Combinado 😉!!!

Clique nos links abaixo para ouvir os podcast que servirão de modelo para você:

Exemplo 1: 

Moqueca Literária

https://soundcloud.com/moquecaliteraria

Exemplo 2:

Leituras à Solta

Exemplo 2: 

https://podcasts.apple.com/us/podcast/leituras-%C3%A0-solta-outubro-de-2022/id1450341303?i=1000582746684

Como gravar o seu áudio, o seu podcast?

A dica é usar o app ANCHOR.


Assista ao vídeo tutorial abaixo e aprenda como produzir um podcast do seu celular:




Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=42yXedSd5C0

Envie o link do seu podcast até o dia 16/03/2023 para o e-mail da professora: francisca.martins@edusjc.sp.gov.br


SAIBA MAIS SOBRE PODCAST:


Acesse: https://www.brasildefatomg.com.br/2021/02/10/o-que-e-um-podcast-para-que-serve-conheca-algumas-sugestoes-de-programas

👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉👉

27 de fevereiro de 2023.


Tarefa: Produção de um mapa mental, a partir da narrativa do fime "O Escaravelho do Diabo".

Veja o exemplo apresentado pela professora:


Usem fotos dos atores para ilustrar o seu mapa. O conteúdo do seu mapa deve conter  elementos, como:

Nome do filme; nome dos personagens e papel que cada um desempenha na narrativa, enredo (qual é o enredo da história), vítimas, suspeitos, culpados, criminoso, detetive, ambiente no qual desenvolve a narrativa.... você pode incluir outros elementos que achar interessante colocar no seu mapa.
É um trabalho individual.
Na próxima aula terminaremos de assistir ao filme. Não faltem!!!

Para quem precisar ou desejar assistir novamente o filme no Youtube, segue o link:



Abraços,

Prof.ª Francisca

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI