15/09/2023
Olá, pessoal!
Não se esqueçam de trocar o login antes de iniciar a avaliação.
******************************************************
11/09/2023
Letra da música para você ler, refletirem e procurar relacionar o seu conteúdo com o estudo que estamos fazendo sobre propaganda.
22.06.2023
Roteiro para a semana de revisão do gênero "Você sabia quê?"
Acesse os links abaixo, leia as publicações indicadas e procure informações que ajudem a responder as questões propostas no roteiro de pesquisa.
Roteiro de pesquisa sobre a abelha:
Tarefa 2 - Assista as videoaulas apresentadas nos slides abaixo e faça anotações em seu caderno das principais informações das explicações da professora sobre o gênero "Você sabia quê?"
Roteiro para a semana de revisão do conteúdo de infográfico:
Acesse abaixo 3 modelos diferentes de infográficos que tratam do tema "estudo em casa". Observe os elementos visuais e os textos verbais, bem como a forma como o conteúdo se apresenta organizado no texto. Siga estes exemplos para revisar o seu infográfico.
20 dicas sobre como focar nos estudos e ter sucesso"
IMPORTANTE!!! Não se esqueça de que o conteúdo verbal de seu infográfico deve estar baseado no conteúdo dos textos indicados para leitura durante o bimestre.
Orientação: Revise seu infográfico e compartilhe com a professora até 22.06.2023, quinta-feira.
Roteiro das aulas do dia 18.05.2023
Olá, meus queridos alunos 😻
Na aula de hoje, faremos uma leitura inicial de um texto do gênero infográfico.
A ideia é colocar vocês em contato com o gênero, possibilitar a leitura, a observação de detalhes, principalmente, referentes aos recursos, elementos e disposição das informações em 1 exemplo de infográfico que você poderá escolher, a partir dos links sugeridos abaixo.
Com o roteiro em mãos, escolha o infográfico a ser lido, faça suas anotações, em dupla, com seu colega, pois na próxima aula vocês farão uma breve apresentação oral da leitura realizada hoje.
O roteiro proposto nesta aula será respondido em seu caderno (cada aluno receberá o seu roteiro):
- Será que o infográfico tem um nome ou um título? Se sim, qual?
- Quem criou o infográfico? Existe alguém, nome de um autor, de uma empresa?
- O infográfico é atual ou antigo?
- Quando ele foi publicado?
- Qual é assunto tratado no infográfico?
- É possível interagir (clicar, dar play, mexer ou brincar) com o conteúdo dele?
- De acordo com a experiência proposta na questão anterior, é possível concluir que este infográfico é:
estático ( ) b) animado ( ) c) interativo ( )
- Que elementos você consegue identificar que foram empregados na elaboração deste infográfico?
- A mensagem principal passada pelo infográfico foi captada de forma simples, fácil e rápida? Explique.
- Qual era a mensagem principal do infográfico?
Quais são as conclusões que você pode chegar, a partir dessa experiência de leitura do gênero infográfico?
Links para leitura dos infográficos sugeridos:
SAIBA MAIS!!!
Tipos de infográfico
Podemos dividir três grandes grupos de infográfico, entre estático, animado e interativo.
• Infográficos estáticos, como o nome sugere, são uma imagem fixa, muitas vezes usando grandes blocos de texto. São comuns justamente por suas aparições em revistas e jornais, mas também têm força na internet;
• Infográficos animados chegam com a cultura digital, usando gifs ou animações em vídeo para ilustrar informações mais sucintas. Por vezes o texto nem é presente, ou ainda há o acompanhamento de uma locução. São usados em blogs e redes sociais, levando em conta, também, o maior engajamento que esses formatos trazem;
• Já os infográficos interativos podem usar hiperlinks e caixas de texto animadas para revelar mais informações, imagens e até um quiz conforme o usuário navegar. Fazer esse formato de infografia exige um certo nível de noção em programação ou ferramentas próprias para essa finalidade.
Fonte: https://www.postdigital.cc/blog/artigo/o-que-e-infografico-tudo-sobre-esse-formato-de-conteudo/
Mensagem do dia:
Após realizar a sua atividade, acesse e curta a mensagem do dia.
🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻
11.05.2023
Pessoal, conforme combinamos, estou deixando neste espaço os slides que estarei usando durante as aulas para o estudo do gênero "Você sabia quê?". Eles estão em construção.
Quando vocês faltarem à aula, procurem acessar os slides, provavelmente, as atividades propostas, em sala de aula, estarão disponibilizadas para vocês realizarem no caderno. Os textos poderão retirar comigo durante as aulas.
Um abraço e bons estudos!!!
Prof.ª Francisca
08.05.2023
2º Bimestre/2023
Tarefa - Introdução ao gênero "Infográfico"
Para quem perdeu a aula inaugural do 2º bimestre, o roteiro proposto segue abaixo:
- Exibição do vídeo motivacional: https://www.youtube.com/watch?v=NvQWY_odQrs&t=65s
2) Retomada da autoavaliação: A partir do conteúdo do vídeo e das dicas que serão apresentadas nos infográficos sugeridos para a leitura a seguir, elabore de 05 a 07 frases que contenham exemplos de ações que você implementará no 2º bimestre em sua rotina, a fim de contribuir para a melhoria de seu desempenho na escola. Escreva essas ações em seu caderno e leve para a próxima aula.
Sugestões de infográficos para serem acessados e lidos:
- 7 atitudes para ser mais produtivo nos estudos:
- 9 Dicas incríveis de como se organizar para estudar:
Link: https://blog.uceff.edu.br/como-se-organizar-para-estudar
✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅
11 de abril de 2023
Olá, alunos do 7º A e B!
Para produção do próximo podcast minha sugestão é a de que os alunos da dupla "anjo e protegido" possa atuar juntos na elaboração do podcast. Segue novo roteiro para produção:
Roteiro básico para produção de um podcast
• Vinheta (música tema do programa, usada antes da abertura e em outros momentos do programa, principalmente, no encerramento.)
Introdução: saudações, apresentação do nome do programa “Momento Literário - Ler é um Prazer”, do aluno, dos convidados (caso haja) e exposição breve do tema do programa: “No programa de hoje falaremos sobre o livro ….. (fale o nome do livro, do autor, ilustrador e outras informações que aparecem na capa). O objetivo deste programa é incentivar a leitura entre os adolescentes e jovens.”
Desenvolvimento: Comunicação de forma mais ampla da temática, explore as seguintes etapas na apresentação do podcast:
1º Passo - escolha uma ou duas páginas do livro que você leu, treine a leitura em voz alta e apresente a leitura dessas páginas escolhidas dentro do podcast.(Procure escolher uma parte da história da qual você mais gostou). Convide o seu protegido para fazer a leitura desta parte da história e você, anjo, faça parte do podcast de seu protegido fazendo a leitura de uma parte do livro de seu protegido.
2º Passo - Prossiga fazendo um comentário sobre essa parte da história, revele o que achou de interessante, fale sobre as personagens, qual delas são as principais e qual delas você mais gostou na história. Deixe o ouvinte curioso para saber o final da história. Comente sobre o trabalho de investigação feito pelo detetive ou outros personagens que fazem, na história, o papel de detetive.
3º Passo - Encerre o podcast recomendando o livro para outros adolescentes e jovens, mas procure destacar o que eles encontrarão de interessante no livro e por que vale a pena fazer a leitura.
Encerramento: Despesa-se e agradeça aos ouvintes, procurando reforçar o nome do programa e convidar os ouvintes para ouvir os podcast criados pelos alunos da EMEFI Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues no programa “Momento Literário - Ler é um Prazer”.
“Este foi mais um “Momento Literário - Ler é um Prazer”, hoje falei do livro ……., convido você para ouvir outros podcast criados pelos alunos da minha escola, EMEFI Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues e até o próximo episódio do nosso “Momento Literário - Ler é um Prazer”.
• Vinheta (música tema do programa, usada antes da abertura e em outros momentos do programa, principalmente, no encerramento.)
Orientações: Como recurso usem o aplicativo Anchor.
20 de março de 2023
Olá, queridos alunos!
Segue modelo da ficha para criação do personagem detetive de seu conto:
Orientações: Abra a ficha pelo link, faça uma cópia deste documento para você e compartilhe este documento com outros colegas da sua equipe para que todos possam ajudar a elaborar essa ficha do personagem.
Link da ficha:
https://docs.google.com/document/d/1gzU0vTOKF8P3RH6meboKXjrnYjVibpVEQ3Av7wy09no/edit?usp=sharing
Consulte o site: https://www.livrobingo.com.br/ficha-de-personagem-do-seu-livroNeste site, você encontrará exemplos de características e um roteiro que te ajudará a organizar as informações na ficha de seu personagem.
👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀👀
17 de março de 2023
Olá, meus queridos alunos!!
O colega de vocês, Leonardo do 7º ano A, fez um tutorial para ensiná-los a criar o link do podcast usando o aplicativo Anchor e enviá-lo para mim por e-mail (francisca.martins@edusjc.sp.gov.br).
Assistam e vejam se conseguem enviar o podcast até hoje!!!
Muito obrigada, Leo, pela sua colaboração! Você é ótimo!!!
Abraços,
Prof.ª Fran
09 de março de 2023
Atividade sobre o Palhacinho Cego, você encontra em:
02 de março de 2023
Orientações para produção do Podcast - Histórias de Enigma
1º Passo - escolha uma ou duas páginas do livro que você leu, treine a leitura em voz alta e grave a leitura das páginas escolhidas dentro do podcast que você irá criar.
Procure escolher uma parte da história da qual você mais gostou e sobre a qual você terá algum comentário para fazer sobre ela no podcast. Use a ficha de leitura que você respondeu para elaborar o roteiro da parte do podcast que você fará comentários sobre o livro. ok!
2º Organize sua fala para ser desenvolvida no tempo máximo de 5 minutos.
Seu podcast pode ser organizado como um pequeno programa de rádio.
Use a ficha de leitura que você respondeu para elaborar o roteiro da parte do podcast que você fará comentários sobre o livro. ok!
Não se esqueça de:
1- Cumprimentar os ouvintes logo no início da apresentação, falar o seu nome, nome da escola e dizer a sua turma. Em seguida, fale o nome do programa MOMENTO LITERÁRIO - LER É UM PRAZER e siga apresentando o nome do livro, autor, editora.... (e desenvolvendo o roteiro que você criou).
Segue abaixo dois exemplos de podcast. Um deles foi criado por alunos portugueses. Perceba que nos dois modelos tem uma parte que é leitura do livro e outra que é composta por comentários do locutor.
3º As duplas "anjo e o protegido" deverão se ajudar para que os dois alunos possam produzir o podcast. Ajude o seu protegido a organizar o roteiro da apresentação, procure fazer ao menos um ensaio com o colega da leitura das páginas do livro e do roteiro da apresentação do podcast. Procure auxiliá-lo no que for possível para que o seu protegido consiga gravar o podcast dele. Combinado 😉!!!
Clique nos links abaixo para ouvir os podcast que servirão de modelo para você:
Exemplo 1:
Moqueca Literária
https://soundcloud.com/moquecaliteraria
Exemplo 2:
Leituras à Solta
Exemplo 2:
Nenhum comentário:
Postar um comentário