Meu cantinho de leitura e estudos

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sábado, 7 de novembro de 2015

Conheça o discurso de Malala na ONU





Leia com atenção o discurso de Malala feito em 2013 na ONU em defesa do direito à  Educação:
Em 12 de julho de 2013, Malala fez o primeiro discurso público desde o atentado, durante a reunião dos jovens líderes na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. A data coincidiu com o seu aniversário de 16 anos e foi oficializada pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, como o “Dia Malala”, em homenagem aos seus esforços para garantir educação para todos.
“Eu não sei por onde começar o meu discurso, eu não sei o que as pessoas estão esperando que eu fale. Mas, primeiro de tudo, agradeço a Deus, para quem todos nós somos iguais. E obrigada a cada pessoa que rezou pela minha rápida recuperação e nova vida. Não posso acreditar em quanto amor as pessoas têm demonstrado em relação a mim. Tenho recebido milhares de cartões e presentes do mundo inteiro. Obrigada a todos, às crianças que, com palavras inocentes, me incentivaram, e aos mais velhos, cujas orações me fortaleceram.
Queridos irmãos e irmãs, lembrem-se de uma coisa: O “Dia Malala” não é o meu dia. Hoje é o dia de cada mulher, cada garoto e cada garota que levanta a voz pelos seus direitos. Há centenas de ativistas de direitos humanos e trabalhadores sociais que não estão falando apenas pelos seus direitos, mas que estão lutando para atingir seu objetivo de paz, educação e igualdade. Milhares já foram mortos pelos terroristas e milhões foram feridos por eles. Eu sou só mais um deles. Então, aqui estou. Então, aqui estou eu, uma menina, entre tantas. Eu falo não por mim, mas por aqueles cujas vozes não podem ser ouvidas. Por aqueles que têm lutado por seus direitos. O seu direito de viver em paz. O seu direito de ser tratado com dignidade. O seu direito à igualdade de oportunidades. O seu direito de ser educado.
Queridos amigos, em 09 de outubro de 2012, o Taliban atirou no lado esquerdo da minha testa. Atiraram nos meus amigos também. Eles acharam que aquelas balas nos silenciariam. Mas falharam e, então, do silêncio vieram milhares de vozes. Os terroristas pensaram que mudariam meus objetivos e eliminariam minhas ambições, mas nada mudou na minha vida, com exceção disto: a fraqueza, o medo e a falta de esperança morreram; a força, o poder e a coragem nasceram. Sou a mesma Malala, meus desejos são os mesmos, minhas esperanças e sonhos também.
Queridos irmãos e irmãs, não sou contra ninguém e nem estou aqui para falar sobre uma vingança pessoal contra o Taliban ou qualquer outro grupo terrorista. Estou aqui para falar pelo direito de cada criança à educação. Quero educação para os filhos e filhas dos talibãs e para todos os terroristas e extremistas.
Também não odeio o talibã que atirou em mim. Mesmo que eu tivesse uma arma na mão e ele estivesse na minha frente, não atiraria nele. Esta é a compaixão que aprendi com Maomé, profeta da misericórdia, Jesus Cristo e Lorde Buda; esta é a herança de mudança que recebi de Martin Luther King, Nelson Mandela e Mohammed Ali Jinnah. Esta é a filosofia de não violência que eu aprendi com Gandhi, Badshah Khan e Madre Teresa. E este é o perdão que eu aprendi com meu pai e minha mãe. Isto é o que a minha alma está me dizendo: estar em paz e amor com todos.
Queridos irmãos e irmãs, nós percebemos a importância da luz quando vemos a escuridão. Percebemos a importância da nossa voz quando somos silenciados. Da mesma forma, quando estávamos em Swat, no norte do Paquistão, percebemos a importância de canetas e livros quando vimos armas. O sábio ditado que diz “A caneta é mais poderosa que a espada” é verdadeiro. Os extremistas têm medo dos livros e das canetas. O poder da educação os assusta e eles têm medo das mulheres. O poder da voz das mulheres os apavora. É por isto que eles mataram 14 estudantes inocentes no recente ataque em Quetta. E é por isto que eles matam professoras. É por isto que eles atacam escolas todos os dias: porque tiveram e têm medo da mudança, da igualdade que vamos trazer para a nossa sociedade. E eu me lembro que havia um menino em nossa escola que foi perguntado por um jornalista o porquê do Taleban ser contra a educação. Ele respondeu muito simplesmente apontando para seu livro: “um talibã não sabe o que está escrito dentro deste livro”. Eles acham que Deus é um pequeno ser conservador que apontaria armas para a cabeça das pessoas só por elas irem à escola. Esses terroristas estão fazendo mau uso do nome do Islã para seu próprio benefício pessoal.
Paquistão é um país democrático e amante da paz. Pashtuns querem educação para seus filhos e filhas. O Islã é uma religião de paz, humanidade e fraternidade. É um dever e uma responsabilidade garantir educação a cada criança, é o que ele diz. A paz é uma necessidade para a educação. Em muitas partes do mundo, especialmente no Paquistão e no Afeganistão, o terrorismo, a guerra e os conflitos impedem as crianças de irem à escola. Estamos realmente cansados dessas guerras.
Mulheres e crianças estão sofrendo de muitas maneiras, em muitas partes do mundo. Na Índia, crianças pobres e inocentes são vítimas do trabalho infantil. Muitas escolas têm sido destruídas na Nigéria, enquanto os afegãos são oprimidos pelo extremismo. As meninas têm que fazer trabalho infantil doméstico e são forçadas a se casarem em uma idade precoce. Pobreza, ignorância, injustiça, racismo e privação dos direitos básicos são os principais problemas enfrentados por homens e mulheres.
Hoje eu estou focando nos direitos das mulheres e na educação das meninas porque elas são as que mais sofrem. Houve um tempo em que as ativistas mulheres pediam aos homens para defender seus direitos. Mas desta vez, nós vamos fazer isto por conta própria. Eu não estou dizendo para os homens não falarem mais dos direitos das mulheres, mas estou focando na ideia das mulheres serem independentes e lutarem por si mesmas.
Então, queridos irmãos e irmãs, agora é a hora de falar. Então hoje, nós conclamamos os líderes mundiais a alterar as suas estratégias políticas a favor da paz e da prosperidade.
Pedimos aos líderes mundiais que todos os acordos de paz protejam os direitos das mulheres e crianças. Um acordo que se oponha aos direitos das mulheres é inaceitável. Convocamos todos os governos a assegurar a educação obrigatória livre para todas as crianças do mundo. Apelamos a todos os governos que lutem contra o terrorismo e a violência, protegendo as crianças da brutalidade e do perigo. Pedimos às nações desenvolvidas que apoiem a expansão das oportunidades educacionais para meninas nos países em desenvolvimento. Apelamos a todas as comunidades para que sejam tolerantes, rejeitem o preconceito baseado em casta, credo, seita, cor, religião ou agenda para garantir a liberdade e a igualdade para as mulheres, para que elas possam florescer. Nós todos não podemos ter sucesso quando metade de nós fica para trás. Conclamamos nossas irmãs ao redor do mundo a serem corajosas, abraçarem a força dentro de si e conscientizarem-se de seu pleno potencial.
 Queridos irmãos e irmãs, queremos escolas e educação para o futuro brilhante de todas as crianças. Vamos continuam a nossa jornada para o nosso destino de paz e educação. Ninguém pode nos parar. Vamos falar de nossos direitos e vamos trazer a mudança para nossa voz. Nós acreditamos no poder e na força de nossas palavras. Nossas palavras podem mudar o mundo inteiro porque nós estamos todos juntos, unidos pela causa da educação. E se nós queremos atingir nosso objetivo, então vamos nos fortalecer com a arma do conhecimento e vamos nos proteger com a unidade e união.
Queridos irmãos e irmãs, nós não podemos nos esquecer de que milhões de pessoas estão sofrendo com a pobreza, a injustiça e a ignorância. Nós não devemos nos esquecer de que milhões de crianças estão fora da escola. Nós não devemos esquecer que nossos irmãos e irmãs estão esperando por um futuro brilhante e pacífico.
Deixem-nos, portanto, travar uma luta gloriosa contra o analfabetismo, a pobreza e o terrorismo. Deixem-nos pegar nossos livros e canetas porque estas são as nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.
A educação é a única solução. Educação antes de tudo.
Obrigada.”

Malala
FONTE: http://www.ikmr.org.br/dia-malala-discurso-onu/



Voluntários

Você sabia que em nosso país existem crianças que sobrevivem do lixo?



Clique no link abaixo e assistas às reportagem que revela a situação de crianças e adolescentes brasileiros, que vivem no universo do lixo:
Vídeo 1 - Reportagem feita por Luciene Miranda em Registro, no Vale do Ribeira, sul de São Paulo. Crianças trabalhavam no lixão da cidade para ajudar no sustento da família.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=8GrvvdkFl00



Vídeo 2 - Menino nada no lixo e sonha em ser policial


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=XuC6YeftCr8


Lamentavelmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente ainda está para ser cumprido. Como poetizou Creuza Barbosa  sobre a situação vivida pelas crianças e adolescentes catadores no lixo:

 “... sofrendo de tudo, fazendo de tudo, 
vendendo de tudo,
inclusive o próprio corpo, 
para matar a fome que lhe consome... 
a vida 
e lhe destrói...
os sonhos. 
Que mundo perverso, 
Avesso, sem nexo! 
É hora de mudar.”


Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSu-IwSOe8YBf3HMCOtX1MkhYBPy9z-QVvL8E_6OCDymWGJv6PSwA

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Modelo de roteiro para leitura de livros paradidáticos - 6º ano B e 7º ano B

roteiro para leitura

Nome do estudante: 

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Nº .................................Turma:............................

Professora: ___________________________________________________________________

Dados da obra

Nome do livro:

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Nome do autor (a):

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Editora:

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Ilustrador (a):

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1. qual o nome da(S) personagem (ns)  principal (ais)?
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2. como era a vida da personagem principal? reconte.
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3. Monte a ficha técnica da personagem principal:
Nome

Cor da Pele

Idade

Olhos


Aspecto físico




Tipo de exploração sofrida





4. o autor do livro fala sobre algum problema social? Qual? Explique citando trechos da história. (Não se  esqueça de usar aspas.)
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5. qual a parte da história que você mais gostou ou a que você menos gostou? reconte.

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6. Dos direitos da criança e do adolescente, quais você percebe que a personagem principal tem acesso? Retire um trecho da história para comprovar sua resposta:
- direito à ..........................................................................................................
PÁGINA: ............................
TRECHO DA HISTÓRIA:
“.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
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7. Dos direitos da criança e do adolescente, quais você percebe que a personagem principal não tem acesso? Retire um trecho da história para comprovar sua resposta:
- direito à ..........................................................................................................
PÁGINA: ............................
TRECHO DA HISTÓRIA:
“..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
.....................................................................................................................”
8. o que você APRENDEU COM ESSA HISTÓRIA?
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9. Você indicaria a leitura deste livro para um amigo (a)? Por quê?
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10. Ilustre COMO SERIA um novo FINAL DA HISTÓRIA CRIADO POR VOCÊ.

























quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Modelo de texto para apoio em comunicação oral

TEXTO DE APOIO PARA COMUNICAÇÃO ORAL


OBJETIVO: Participar de roda de leitura conversa para divulgação de informações sobre a Exploração do Trabalho Infantil.


A reportagem que li Macapá tem mais de 3 mil denúncias de trabalho infantil foi publicada no dia 14/09/2015, no site G1.


Essa reportagem é ótima, porque  ficamos sabendo os dados do IBGE, que confirmam que Macapá tinha em 2010 o maior índice de trabalho infantil dentre as capitais do Norte do Brasil.


A capital do Amapá concentra 56% dos casos no estado, representando o maior índice entre as capitais na região Norte, segundo o MPT (Ministério Público do Trabalho).


No total, segundo o Ministério Público do Trabalho, são mais de 3,1 mil crianças e adolescentes de até 12 anos que estão em condições de trabalho infantil.


A ocupação de guardador de carro lidera o ranking de trabalhos exercidos por crianças e jovens.Em seguida, estão os trabalhos na agricultura e serviços domésticos. Você sabia disso?

De acordo com o procurador do Trabalho Rafael Mondego, por causa das deficiências encontradas na rede de proteção à criança e ao adolescente, um plano foi montado para a realizar as ações para combater o Trabalho Infantil no município.


Segundo o gerente nacional do plano de combate ao trabalho infantil do MPT, procurador de Trabalho Thiago Ranieri, o que dificulta o combate à exploração é a de união entre os órgãos como o Conselho Tutelar, Secretarias da Juventude e Projetos Sociais, porque dificulta o desenvolvimento das ações.

Você sabe o que é o Conselho Tutelar? É um dos órgãos de defesa da criança.


O MPT apresentou uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta à prefeitura exigindo ações mais eficazes para tirar as crianças e adolescentes daquela situação. Caso o município não aceite a proposta, uma ação civil será ajuizada contra a prefeitura de Macapá.

Para finalizar, a informação que mais me chamou a atenção foi que “A ocupação de guardador de carro lidera o ranking de trabalhos exercidos por crianças e jovens.”
A solução que eu achei para o problema, vai além de denunciar fazendo uma ligação, podemos mandar e-mail para  órgãos de  defesa contra a exploração do trabalho infantil, como o Conselho Tutelar e outros como o o Ministério Público do Trabalho, que age em defesa da criança e do adolescente e contra o trabalho infantil, e pedir intervenção das autoridades e conselheiros para tirar as crianças da situação de exploração.


Fonte:http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/09/macapa-tem-mais-de-3-mil-denuncias-de-trabalho-infantil-diz-mte.html

David Homer Martins - 7º ano B

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Orientações para os estudantes do 6ºs anos

Olá, pessoal!


A partir de terça-feira, 03 de novembro, estaremos realizando a segunda roda de conversa da Malala.
Os objetivos são desenvolver as habilidades para comunicação oral, debater sobre o tema a Exploração do Trabalho Infantil e discutir propostas de soluções para esse problema social que afeta muitas crianças no Brasil e no mundo.

Roteiro para  se preparar para a roda de conversa:

1- Leia sua pesquisa sobre a Exploração do Trabalho Infantil;
2- Destaque no texto (reportagem) as ideias principais;
3- Elabore um texto, seguindo o modelo do texto coletivo produzido em sala, a partir das ideias que você destacou em seu texto.

Para que você tenha acesso a outros modelos de discurso, procure ler os discursos de Malala, que postei no Blog. Eles também servirão de modelo para sua produção textual e para o seu discurso durante a roda de conversa.

Lembrem-se de que participar de uma roda de conversa sobre um tema tão importante é uma ação que pode contribuir para encontramos soluções para o problema. Por isso, procure fazer a sua parte com dedicação e se prepare para esse momento. Não fique em silêncio! A sua voz tem muito valor!



Abraços,

Prof.ª Francisca

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Sensibilizando os estudantes. Preparando o terreno para trabalhar o tema a Exploração do Trabalho Infantil.

Compartilhando experiências:

No dia 23 de setembro de 2015, após assistirem aos vídeos Menino de Carvão e Menino de Rua, disponíveis no blog, os estudantes foram convidados a registrar no papel as suas impressões, seus sentimentos e emoções a respeito das cenas exibidas. Com bastante facilidade expressaram também suas opiniões a respeito do sofrimento causado pela exploração do trabalho infantil.
Abaixo compartilho alguns desses registros:

Ao assistir o vídeo Menino de Carvão, eu entendi mais sobre a realidade da exploração do trabalho infantil.
Esse vídeo fala sobre a situação de uma criança que trabalha na fábrica de carvão e me deu raiva ver a situação das crianças que são exploradas no trabalho infantil.
Essas crianças que são exploradas, geralmente, não tem nem uma cama para dormir, comem um prato de farinha por dia, enquanto seus patrões comem do bom e do melhor! Às vezes, são exploradas pelos próprios pais que as proíbem de ir à escola, são tratadas como escravos e quando fazem o que é "errado" levam uma surra e algumas crianças ainda morrem nas ruas!
Alguns adultos que veem crianças trabalhando nas ruas nem denunciam esse abuso e fingem que não viram nada, isso me dá raiva!

Vitor Gabriel Medeiros Barbosa, 6º C
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Dos vídeos que eu assisti, deu pra entender que a situação das crianças é muito difícil, porque se elas são exploradas pelos próprios pais ou não, como elas terão o direito a uma boa educação e terão um futuro melhor.
Isso é muito triste, não sei como pode existir pessoas tão más. Tiram algo de bom de toda criança, que é a infância! (...)

Francielen da Silva Oliveira, 6ºC

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Eu me senti triste pelas crianças serem exploradas no trabalho infantil e estarem sofrendo maltrato!
Crianças trabalham nas pedreiras, nas olarias e nas minas de carvão.
No filme Menino de Carvão, não gostei do jeito como o pai trata o menino, o irmão e a esposa! O pai bate na mãe e demonstra agressão ao menino, porém o menino foge para uma pequena cidade procurando um abrigo e abandona a mãe para se salvar. Muitas crianças fogem quando acontecem essas coisas.
Pessoas  que veem mãe ou crianças nessa situação devem procurar as autoridades e resolver esse o problema do trabalho infantil.

Maria Clara Fidelis, 6ºC

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No vídeo Meninos de rua, senti muita tristeza! Ao ver muitos meninos e meninas nas ruas com sacolas cheias de lixo, limpando carros, pedindo esmola, entregando folhetos, fazendo mini apresentações nos faróis... Entendi que muitas crianças vivem disso! Muitas vezes são abandonadas nas ruas ou nascem lá!
Ainda tem crianças que são exploradas ou obrigadas a trabalhar para ajudar a sustentar a família e acabam se perdendo, se matando, se escondendo... 
Tem casos ainda piores como os abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes, mas isso já é outra história...

Mikael Rabelo Xavier, 6ºC

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O vídeo Menino de carvão, além de ser um vídeo triste me chamou bastante atenção. Entendi que o menino morava com seu pai e sua mãe. O menino ajudava seu pai todos os dias, mas ele tinha um sonho. Ele pedia para seu pai que lhe deixasse ir à escola. Mas, seu pai dizia que ele tinha que ajudá-lo no trabalho.
O vídeo me tocou muito e me fez sentir muito triste e indignado com a situação que acontecia no vídeo, o pai do menino vivia com raiva e descontava batendo na mulher e em seu filho.
O pai do menino tinha um bebê, que ele o balançou na rede muito forte e fez com que o recém-nascido batesse a cabeça na parede e morresse.
O menino no final da história, pediu novamente ao seu pai para ir à escola, mas seu pai não deixou e isso fez com que o menino saísse de casa e fosse se virar sozinho.
O maior sonho dele era ir para escola e ter um futuro melhor.

Peterson Patrick, 6ºC

Você também pode ajudar a combater todo tipo de exploração contra crianças e adolescentes. Manifeste sua opinião e sentimentos sobre esse problema que afeta muitas crianças e adolescentes no país.
Caso conheça algum caso de exploração, denuncie! Ligue 100. A ligação é gratuita!

Abraços,
Prof.ª Francisca


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