TEXTO DE APOIO PARA COMUNICAÇÃO ORAL
OBJETIVO: Participar de roda de leitura conversa para divulgação de informações sobre a Exploração do Trabalho Infantil.
A reportagem que li Macapá tem mais de 3 mil denúncias de trabalho infantil foi publicada no dia 14/09/2015, no site G1.
Essa reportagem é ótima, porque ficamos sabendo os dados do IBGE, que confirmam que Macapá tinha em 2010 o maior índice de trabalho infantil dentre as capitais do Norte do Brasil.
A capital do Amapá concentra 56% dos casos no estado, representando o maior índice entre as capitais na região Norte, segundo o MPT (Ministério Público do Trabalho).
No total, segundo o Ministério Público do Trabalho, são mais de 3,1 mil crianças e adolescentes de até 12 anos que estão em condições de trabalho infantil.
A ocupação de guardador de carro lidera o ranking de trabalhos exercidos por crianças e jovens.Em seguida, estão os trabalhos na agricultura e serviços domésticos. Você sabia disso?
De acordo com o procurador do Trabalho Rafael Mondego, por causa das deficiências encontradas na rede de proteção à criança e ao adolescente, um plano foi montado para a realizar as ações para combater o Trabalho Infantil no município.
Segundo o gerente nacional do plano de combate ao trabalho infantil do MPT, procurador de Trabalho Thiago Ranieri, o que dificulta o combate à exploração é a de união entre os órgãos como o Conselho Tutelar, Secretarias da Juventude e Projetos Sociais, porque dificulta o desenvolvimento das ações.
Você sabe o que é o Conselho Tutelar? É um dos órgãos de defesa da criança.
Você sabe o que é o Conselho Tutelar? É um dos órgãos de defesa da criança.
O MPT apresentou uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta à prefeitura exigindo ações mais eficazes para tirar as crianças e adolescentes daquela situação. Caso o município não aceite a proposta, uma ação civil será ajuizada contra a prefeitura de Macapá.
Para finalizar, a informação que mais me chamou a atenção foi que “A ocupação de guardador de carro lidera o ranking de trabalhos exercidos por crianças e jovens.”
A solução que eu achei para o problema, vai além de denunciar fazendo uma ligação, podemos mandar e-mail para órgãos de defesa contra a exploração do trabalho infantil, como o Conselho Tutelar e outros como o o Ministério Público do Trabalho, que age em defesa da criança e do adolescente e contra o trabalho infantil, e pedir intervenção das autoridades e conselheiros para tirar as crianças da situação de exploração.
Fonte:http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/09/macapa-tem-mais-de-3-mil-denuncias-de-trabalho-infantil-diz-mte.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário