Meu cantinho de leitura e estudos

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sexta-feira, 30 de julho de 2010

RECADINHO AOS PAIS

Senhores pais:

Dia 03 de agosto, às 10h, temos um encontro marcado. É o dia da nossa 3ª reunião de pais.
Espero contar com a presença de todos.
Teremos uma exposição de fotos de alguns trabalhos desenvolvidos durante o bimestre e dos trabalhos de pesquisa produzidos pelos alunos no projeto Copa do Mundo.
Até lá e um abraço à todos!

Profª Francisca
Prefeitura Municipal de São José dos Campos - SP


21/07/2010

Empreendedor

Cedemp inicia seleção de projetos estudantis para feira

Alunos da Escola Municipal “Professora Lúcia Pereira Rodrigues”, do Jardim Santa Fé, participaram nesta quarta-feira (21) da primeira seletiva de projetos para Feira do Jovem Empreendedor Joseense. Ao todo serão escolhidos 64 trabalhos desenvolvidos por estudantes do 9º ano, que irão compor o Salão do Ensino Fundamental durante o evento.
Participam da seleção 25 escolas municipais. A comissão julgadora é formada por profissionais da Rede Municipal ligados ao Projeto de Educação Empreendedora e os critérios adotados para escolha são: plano de negócio, domínio do assunto, apresentação do produto ou serviço, diferencial do empreendimento, viabilidade financeira, impacto ambiental e divulgação.
A Escola Municipal “Lúcia Pereira” inscreveu oito projetos. Segundo a professora que coordenou os trabalhos, Valéria Ponciano dos Santos Pires, tudo começou com a escolha de ideias inovadoras, depois vieram as fases de pesquisa e de elaboração, até chegar à construção de um protótipo. “Fico emocionada e motivada só em perceber o amadurecimento deles. Muitos superaram minha expectativa”, disse a professora.
As oito equipes utilizaram o auditório do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora) para apresentar a diretoria das “empresas”, suas estratégias, visão de mercado e, principalmente, a utilidade de seus produtos e serviços. E os três projetos selecionados desenvolveram: uma caixa d´água sustentável, um sistema de capacitação e reaproveitamento de água - ambos para residências -, e um aplicador de rejunte que evita desperdícios.
Durante a Feira do Jovem Empreendedor, entre os dias 19 e 23 de outubro, os trabalhos expostos também concorrerão ao prêmio “Profissional do Futuro”. Para a aluna Aline Maria Cabral Serão, que já teve o projeto selecionado, a partir de agora a responsabilidade aumenta. “Vamos nos empenhar ainda mais e surpreender com nosso produto”, afirmou.
Quem não tiver o projeto selecionado para a Feira de 2010, poderá aperfeiçoá-lo no Lajoe, o Laboratório do Jovem Empreendedor, que funciona também no Cedemp, e inscrevê-lo novamente no próximo ano.

Fonte: http://www.sjc.sp.gov.br/noticia_impressa.asp?id=20458

NOTÍCIA

Os alunos do 9º ano fizeram sucesso nas apresentações dos projetos da Feira do Jovem Empreendedor, no CEDEMP e são notícia.
Confira os comentários sobre as apresentações no site: http://www.feiradojovemempreendedor.com.br/ e aproveite para deixar o seu comentário também.
Um abraço a todos e bom fim de semana!

Profª Francisca

quinta-feira, 29 de julho de 2010

DICA PARA OS PROFESSORES

Olá colegas!
Tenho um recadinho importante para vocês. Trata-se de um curso de especialização pela UFSJ/UAB.
Abaixo coloquei as informações principais sobre o curso.
Quem se interessar deverá ficar atento quanto ao prazo de inscrição (30.07.2010), mas ainda há tempo, não percam a oportunidade.
Maiores informações cliquem no título da postagem ou acessem o site indicado.

Click no título e se inscreva no curso:  ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - UFSJ/UAB.

Conheça o curso: Práticas de Alfabetização e Letramento


O curso tem como objetivo geral atender a demanda da comunidade na qual a Universidade Federal de São João del-Rei se insere, propiciando a continuidade da formação acadêmica do profissional de educação básica, especificamente, daqueles envolvidos com a temática da alfabetização e letramento.
Terá como público alvo os profissionais graduados nas áreas de Ciências Humanas e Sociais e que exerçam práticas educativas na Educação Básica.

Sua duração é de 360 horas/aula.

Disciplinas



* * Introdução à Educação a Distância

* Conceituação e História da Alfabetização

* Psicogenética

* Métodos e Técnicas de Pesquisa

* Alfabetização Matemática

* Alfabetização de Jovens e Adultos

* Alfabetização Geo-História

* Dificuldades de Aprendizagem

* Leitura e Produção de Texto

* Literatura Infantil e Alfabetização

* Avaliação do Processo de Alfabetização

* Didática do Ensino Superior

* Seminários e Tópicos Especiais

PÓLO ONDE SERÁ REALIZADO O CURSO:

Bragança Paulista


Total de vagas: 50

Nome do Polo: BRAGANCA PAULISTA

Chamada UAB: UAB III

Código INEP: SP01055082

Logradouro: Rua São Bento, s/n (Junto ao NAPA)

Bairro: Vila Aparecida CEP:

Município: BRAGANCA PAULISTA-SP

Telefone:(11) 4032-4433

DATA MÁXIMA PARA INSCRIÇÃO: 30/07/2010

As inscrições deverão ser efetuadas no site do NEAD (www.nead.ufsj.edu.br), na área de Inscrição, a partir das 9:00h do dia 13/07/2010 até as 17:00h do dia 30/07/2010, em formulário de inscrição próprio, a ser preenchido eletronicamente. O processo seletivo, assim como o curso, são gratuitos.

Site: http://www.nead.ufsj.edu.br/site/

Não percam a oportunidade!

Um abraço,

Francisca

terça-feira, 27 de julho de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – PRODUÇÃO DE REPORTAGEM (1ª Parte)

Sequência de atividades:

1ª Etapa:
Leitura dos textos sobre Gravidez na Adolescência pesquisados durante o Projeto Copa do Mundo.
Seleção de informações importantes do texto.
Socialização com a turma das informações selecionadas.

2ª Etapa:
Leitura e interpretação da reportagem: A cabeça dos nossos jovens
Análise e comparação dos elementos e da diagramação com a 1ª reportagem: Vão acabar comigo?

3ª Etapa:
Realização de entrevistas: uma enfermeira ou uma pediatra/hebiatra (saúde); uma jovem que engravidou na adolescência e a sua mãe (família) ou um pai adolescente ou que se tornou pai na adolescência, um educador ou psicólogo. Após a coleta de dados, os alunos transmitirão as entrevistas para toda a turma, em áudio ou vídeo.
Objetivo: Analisar causas e conseqüências da gravidez na adolescência.
Decidir, antes de elaborar, as questões para a entrevista: O que seria importante perguntar a cada entrevistado?

4ªEtapa:
Na sala de informática: Leitura do artigo Gravidez na Adolescência ou Gravidez Precoce e exibição dos vídeos indicados pelo mesmo Blog: BigMãe.com:

http://www.bigmae.com/gravidez-na-adolescencia-ou-gravidez-precoce/
Anotação no caderno de trechos do texto e dos vídeos que chamaram mais atenção da equipe e socialização com a turma para uma conversa dirigida sobre o tema.

domingo, 11 de julho de 2010

DIFERENÇA ENTRE TIPO E GÊNERO TEXTUAL

Geralmente, a expressão “tipo de texto” é usada erroneamente para designar o que é um gênero textual. Marcuschi (2002:25) comprova muito bem essa observação quando afirma que “Quando alguém diz, por exemplo, a carta pessoal é um tipo de texto informal, ele não está empregando o termo “tipo de texto” de maneira correta [...]”, pois se trata de um gênero textual.

Um ponto muito importante que Marcuschi (2002:25) destaca é que “em todos os gêneros também se está realizando tipos textuais, podendo ocorrer que o mesmo gênero realize dois ou mais tipos. Assim, um texto é em geral tipologicamente variado (heterogêneo)”.

Os tipos textuais são definidos por seus traços lingüísticos predominantes: aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. Por isso um tipo textual é dado por um conjunto de traços que formam uma seqüência e não um texto. De acordo com Marcuschi (2002:27), “quando se nomeia um certo texto como “narrativo”, “descritivo” ou “argumentativo”, não está nomeando o gênero e sim o predomínio de um tipo de seqüência de base.

Trechos do artigo: TRABALHANDO TIPOS/GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA da Autora: Lilian Kelly Caldas IBILCE/UNESP
1.

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