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terça-feira, 17 de maio de 2011

POSIÇÃO DOS VERBOS NO DISCURSO DIRETO


Verbos de elocução
Os verbos de elocução indicam algumas atitudes dos personagens
Que bom estarmos juntos novamente para aprendermos um pouquinho mais, não é verdade? Pois bem, vamos aproveitar ao máximo este nosso encontro, e sabe qual o assunto que iremos discutir? É simples, simples...
Falaremos a respeito dos verbos de elocução que, certamente, fazem você se lembrar de algo, concorda? 

Caso não tenha se lembrado, não importa, pois recordaremos tudo novamente. Ao conhecermos as características do texto narrativo, sabemos que o narrador nos conta tudo o que ocorreu de formas distintas. Às vezes ele apenas reproduz as falas dos personagens, da maneira como elas são realmente, ou, em algumas situações, ele as transmite de forma indireta, isto é: portando-se como um verdadeiro porta-voz, relata tudo o que aconteceu por meio de suas palavras. 
 
Dessa forma, quando o discurso é reproduzido de forma direta (havendo a transcrição real das falas), há a ocorrência destes verbos de elocução, exatamente para indicar as atitudes dos participantes da história. Então, para que possamos compreender melhor, perceba o exemplo que segue: 

Durante o jantar mamãe perguntou

- Adivinhem o que teremos de sobremesa? 

Todos responderam: 

- Com certeza será aquele maravilhoso sorvete de chocolate!!!       



Como pôde perceber, os verbos que se encontram grifados nos revelam o que o personagem irá fazer naquele momento, podendo ser uma exclamação, um pedido, uma pergunta, entre muitos outros procedimentos. Por isso são assim chamados, pois a palavra “elocução” significa a expressão do pensamento por palavras orais ou escritas, de acordo com o dicionário. 

Tudo que aprendemos até agora foi de fundamental importância, mas ainda resta conhecermos alguns exemplos destes verbos. Por isso, vejamos alguns: 

dizer (afirmar, declarar, afirmar, etc.)
exclamar (gritar, bradar, espantar, entre outros)
negar (contestar)
ordenar (mandar, solicitar, aconselhar)
pedir (solicitar, rogar)
perguntar (interrogar, indagar, questionar)
responder (retrucar, replicar)...
Há também outro detalhe que também se refere aos verbos de elocução – a posição em que eles podem se encontrar dispostos na história, ou seja, antes, no meio ou depois da fala do personagem. Vamos ver alguns exemplos? 

* Antes da fala: 

Durante o jantar mamãe perguntou: 

- Adivinhem o que teremos de sobremesa? 
* Depois da fala: 

- Com certeza será aquele maravilhoso sorvete de chocolate!!! - disse a garotada. 
* No meio da fala: 

- Com certeza será aquele maravilhoso sorvete de chocolate!!! – disse a garotada – Iremos devorá-lo num instante. 



Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

APRENDA COMO FAZER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS



Dicas de Evelyn Heine 
Um belo dia a professora chega na classe e pede:
— Queridos alunos, quero que vocês façam uma história em quadrinhos sobre um assunto qualquer!
E aí?
Para ajudar, criamos este conjunto de dicas.
É mais fácil do que muita gente imagina. Você vai até se orgulhar do seu talento!
Primeiro, um exemplo prático. Veja:
1. Primeiro quadrinho:
Desenho - Professora na frente da lousa
Balão - Oi, classe! Quero que cada um faça uma história em quadrinhos!
2. Segundo quadrinho:
Desenho - Todos os alunos sentados em suas carteiras com cara de assustados.
Balão geral - OH, NÃÃÃO!
3. Terceiro quadrinho:
Desenho - Close de um menino ou menina (você), cara preocupada.
Balão - E agora?
Viu só?
Qualquer situação pode virar uma historinha legal. Elas estão aí por toda parte, acontecendo de verdade. A gente consegue usá-las à vontade, mudando, colocando piadinhas, exagerando, misturando fatos.
Para facilitar, primeiro faça um ROTEIRO, assim como o exemplo acima, colocando no papel como será a história toda.
Depois, faça as contas!
Isso mesmo. Veja quantos quadrinhos sua história inteira vai ter. Aí tente descobrir de quantas páginas ela precisa.
Exemplo: 12 quadrinhos.
Aí eu posso colocar em 2 páginas, 6 quadrinhos em cada uma.
Dividindo uma folha de sulfite ao meio, posso fazer uma CAPA na primeira página, deixar a história na segunda e terceira, colocar meu nome e série na quarta, a última.

Mas isto é só um exemplo. Algumas professoras já dizem se querem uma página ou apenas uma TIRINHA (história bem curta que é só uma tira mesmo, como as dos jornais).
A “cara” da história
Quando você pensa na disposição e no formato dos quadrinhos, calculando as páginas, está fazendo uma coisa que se chamaDIAGRAMAÇÃO.
“Diagramar” é decidir a forma e o tamanho dos quadrinhos, lembrando que um pode ser o dobro dos outros e ocupar uma tira inteira, por exemplo.

Outro pode ser pequeno, somente com um “som” do tipo “TUM”, “CRÁS”, “NHACT”...
Ai! Não sei desenhar!
Se você acha difícil desenhar ou inventar personagens, não se preocupe. Qualquer coisa que existe pode virar um personagem de quadrinhos. Mesmo bem simples. Basta um par de olhos, duas pernas ou qualquer característica dos seres humanos para “animar” algo que não tem vida.
Quer um bom exemplo? Uma esponja-do-mar virou um dos personagens mais famosos do mundo, não é mesmo? O criador do Bob Esponja foi muito criativo!
Então, comece a observar alguns personagens por aí. Nas propagandas, logotipos de empresas, mascotes de times de futebol...
Outra coisa: não precisa ser um desenho. Você pode fazer uma colagem para criar seu personagem. Um triângulo é o corpo, uma bola é a cabeça. Quem sabe até uma bola de futebol ou de basquete... se for um cara fanático por esportes...
Quando você começar, vai perceber que sua imaginação achará boas idéias.
Mão na massa!
Dica importante: para fazer cada quadrinho, comece pelo texto (balões dos personagens).
Depois faça os desenhos. Sabe por quê? Porque, geralmente, a gente se empolga com o cenário, os personagens, e depois não cabem mais os balões. Fica tudo encolhido e ninguém consegue ler direito.
Outra sugestão:
Se quiser, faça os quadrinhos em papéis já recortados e depois cole-os numa folha preta, deixando espaços iguais entre eles.
Em vez de preta, escolha a cor que preferir, sempre contrastando com a dos quadrinhos para ficar legal.

As letras
Use apenas letrasMAIÚSCULAS.
Capriche bem nas letras para ficarem mais ou menos do mesmo tamanho.
Você pode destacar palavras importantes ou gritos com cores mais fortes, assim como usamos o NEGRITO (N) no computador.
Escreva as letras antes de fazer o balão em torno delas.
Tipos de balões
Onomatopéias
Hein? Isso mesmo: “onomatopéias” são palavras que imitam sons.
Veja algumas delas.
FORA DOS BALÕES:
OU DENTRO DOS BALÕES:
Final da história
O final é muito importante. É o desfecho do seu trabalho. Imagine que todo leitor gosta de uma surpresa no final.
Coloque a palavra “fim” no último quadrinho.
O título
Quando souber como será sua história, invente um título para ela. Lembre-se de deixar espaço no início da primeira página.
Não complique!
Cena complicada demais pra desenhar?
Pense em outra. Sempre há uma solução mais simples...
Frase comprida demais? Tente cortar o que não faz falta.
Finja que está dizendo a mesma coisa, mas com pressa.
Este é um bom truque.
Faça a lápis primeiro.
Assim dá pra mudar algo errado, diminuir o textos, estas coisas.
Dica de Português
Sempre coloque vírgula entre o VOCATIVO e o resto da frase.
Exemplos:
Oi, turma!
Mãe, você deixa eu brincar?
Gente, vamos jogar bola!
Pára com isso, menina!

Vocativo é a pessoa ou pessoas com quem o personagem fala. (Invoca).
Como sei sobre isto tudo?
Aprendi trabalhando. Meu primeiro emprego foi como roteirista de histórias em quadrinhos da Editora Abril, na Redação Disney.
Depois virei redatora e editora de revistas como Pato Donald, Zé Carioca, Tio Patinhas e Mickey. Foi muito gostoso trabalhar com essa “turma”!
E sabe o que mais? Nunca imaginei um emprego assim tão divertido!
Quando eu era pequena, lia muitas histórias em quadrinhos e adorava, mas não pensava que meu passatempo pudesse ser um serviço.

Aqui vai um conselho, então: observe o que deixa você muito feliz e transforme isso em seu jeito de ganhar a vida.
Você vai ter sucesso e disposição para trabalhar a vida toda.

Após a leitura do texto acima, assista essa mesma explicação numa versão com animação clicando no link abaixo e  entenda melhor como fazer a sua HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE O COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE OU SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA.

ONOMATOPEIA - O QUE É?


Onomatopeia (o-no-ma-to-pei-a)
s. f.
Vocábulo que procura imitar determinados sons ou ruídos naturais. Não é uma reprodução fiel do som ou ruído, mas sua interpretação aproximada com os sons existentes em uma língua. Geralmente, é um monossílabo repetido, com alteração vocálica ou não. O "fru-fru" de um vestido, o "zum-zum" da abelha e o "tic-tac" do relógio são exemplos de onomatopéia. O termo vem de duas palavras gregas que significam criar um nome.

Exemplos de onomatopéias

Aaai! – grito de dor
Ah! – grito de surpresa, dor, medo, pavor ou descoberta
Ah! Ah! Ah! – risada ou gargalhada
Ahhh!, Aaah! - alívio
Ahn! – choro
Arf! – animal arfando, ofegante
Argh! – nojo
Atchim ou Ahchoo! – espirro
Bah! – desagrado
Bam! – tiro de revólver
Bang! – tiro
Baroom! Baruuum! - trovões ou explosão de bomba atômica
Baw! ou buá! – choro
Bóim! – batida na cabeça com objeto
Bawoing! - corda de aço após soltar flecha.
Bash! ou Bow – queda
Bbrrzz! – sintonia de rádio
Beep! – bip, ruído eletrônico
Biff! – soco no queixo
Blah!, Baaa!, Buuu! – zombaria
Blast!, Bruum! – explosão
Bleahh! – zombaria
Bonc!, Bou! – cabeça com cabeça
Boom!, Bum! – tiro, explosão
Boomp! – choque por queda
Boot!, Tum! – pontapé traseiro
Booo!, Uuu! – vaia
Bounce!, Bóim! – mola soltando, animal pulando
Brrr! – sensação de frio
Brrr!, Booom! – trovão
Buow! – choro
Burp! – arroto
Buzzz! Bzzz! – abelha voando; cochicho
Chomp!, Nhoc!, Nhac!, Nhec!- mastigar
Chop!, Tchap!, Tchape!, Tchope! – chapinhar, patinar, chafurdar na lama
Clang!, Blém! Blém! – batida em objeto metálico
Clap! Clap! Clap!, Plec! Plec! – palmas
Click, Vlic! – ligar ou desligar
Clink!, Plic! – piscar de olhos
Clomp!, Tlum!, Vap!, Vop! – animal grande abocanhando objeto ou comida
Coff! oss! uss! – tosse por asfixia.
Crack!, Prac!, Prec! – quebrando
Crash!, Praaa! – objeto grande se chocando com outro; estouro
Crunch!, Croc! – mastigar torradas
Ding!, Dim!, Plim!, Trim! – campainha
Drip!, Pim!, Ping!, Plim!, Plic! – gota
Dzzzt!, Bzzzt! – vôo curto de abelha; rápido cochicho; ruído no processo da solda elétrica
Eeek!, Ic! – soluço
Er... Ahn ... – indecisão
Gasp!, Ufa! – cansaço
Glub! Glub! Glub!, Blub!, Glug! – líquido sendo engolido; beber água
Grrr! – animal ou pessoa grunhindo
Gulp!, Glup! – engasgo
Ha!, Ah!, Ah! – riso de satisfação, gargalhada
Hã?, Huh?, Hein? – interrogação
He! He! He!, Eh! Eh!, Rê! Rê! – risinho de satisfação
Hmmm, Hum... – reflexão
Honk!, Fom! Fom! – buzina
Hoot!, Uuu! – vaia
Hum! – satisfação
Ih! Ih! Ih! Ih!, Ri! Ri! Ri! – riso ridículo
Ioo-hoo! Iu-uu!, U-uu! – chamamento a distância
Ka-boom!, Ta-bum! – bomba
Klunk!, Clunc!, Plunc!, Tlunc! – ruído surdo de objeto caindo
Knock! Knock!, Toc! Toc! – batida
Meow!, Miau! – miado de felino
Mmm!, Huuum! – satisfação; reflexão; espanto, dúvida; mente trabalhando
Mooo!, Muuu! – mugido de búfalo
Munch!, Chomp! – mastigada de animal grande
Oof!, Ufa! – suspiro de cansaço ou dor
Oops!, Upa!, Epa! – espanto; medo; surpresa
Ouch!, Ai! – grito de dor
Ow!, Ouch! – desabafo de dor
Pat! Pat!, Tap! Tap! – tapinha carinhoso
Pfft! Pfft!, Phfpt! – cuspir; desprezo
Ping! – gota caindo
Plomp!, Plom! – fruto caindo de árvore
Plop!, Poc!, Pok! – batida em objeto oco; coaxar de sapo; perna de pau
Poof!, Puf! – desaparecer de repente.
Poof!, Puf! – cansaço
Pow!, Pou! – soco
Psst! – expulsar ou chamar atenção
Rat-rat-rat!, Rá-tá-tá!, Ratataaá-tá! – metralhadora
Rawww!, Grrr-ou! – rugido de gorila
Riiinch! – relincho
Ring!, Ding! – campainha tocando
Rip! – rasgando; tesoura cortando
Roar!, rawww! – rugido
Screeech!, Iééé! – freada de carro
Sigh!, Ai-ai! – suspiro
Slam!, Blam! – porta batendo
Slop!, Blob!, Blab! – pessoa ou animal babando
Slurp!, Lamb! – lambida
Smack!, Vjjj! – estalado;
Mmm! - beijo
Smash!, Paft!, Plaft! – tapa, bofetão; esmagamento; amassamento
Snap!, Tlec! – estalar os dedos
Snip-snip!, Rasg!, Riip! – rasgar
Snore!, Ron!, Ronc! – roncar
Snort! – ronco
Sniff!, Fniff!, Chift! – aspirar, fungar; cão ou outro animal farejando uma pista
Sob!, Ahn! – choro
Soc!, Pow!, Sock! – porrada
Splash!, Tchá!, Chuá! – pessoa ou objeto caindo na água
Splait!, Splash! – queda na água; salto de trampolim
Splop!, Ploc!, Ploct!, Plop! – queda de objeto oco
Sssss! Sssss! – objeto queimando; silvo da cobra
Swat!, Zip! – objeto arremessado; fecho éclair
Swish!, Tchuf! – pistola de água; esguicho
Swooish!, Fuiiim!, Vuum!, Zum! – algo cortando o ar rapidamente; zunindo
Tatata!, Tarará! – corneta
Thud!, Tum! – pancada surda
Thwack!, Plaft!, Pleft! – chicotada
Tickle!, Tic! Tic! Tic! – cócegas
Tic-tac! – mecanismo de relógio
Tick-tock! – tic tac do relógio; torneira pingando
Tingeling!, Blim-blém!, Blim-blom! – campainha moderna; sinos tocando
Toing!, Tóim!, Bóim!, Póim! – mola se desprendendo; personagem pulando
Trash!, Trá!, Pra! – objeto se partindo; lixo caindo
Trim! Trim!, Prim! – toque de telefone
Tsk!, Tss-tss! – risadinha entre os dentes; desprezo; abrir uma tampa de garrafa de
bebida
Ugh!, Ug! – exclamação
Uh-HuH!, Ã-hã! – assentimento
Uhn!, Hã! – surpresa
Ungh! – choro
Va-voom! – objeto cortando o ar
Vop! – objeto passando rápido no ar
Vrom!, Brum! – arranque de carro
Wap!, Vap! – golpe com objeto
Whack!, Pow! – porrada; golpe
Wham!, Bam! – batida de porta
Whap!, Vapt! – objeto zunindo no ar e atingindo o alvo; porta batendo
Wheee!, Fiii! – bomba caindo
Whew!, Uf! – suspiro de alivio ou expressão de cansaço; expiração
Whiz!, Zim!, Tzim! – zunido; ricochete de balas
Whomp!, Vump! – queda
Whoosh!, Swooish! – ar sendo rasgado por objeto em velocidade
Wow!, Uau! – exclamação, admiração
Yeow!, Uai! – exclamação; espanto
Yeowtch! – exclamação
Yipe!, Ai! – dor
Zak!, Vap! – pancada, cutelada
Zap! – choque elétrico
Zing!, Zim! – sibilar da flecha
Zip!, Vuup!, Vap! – zunido de objeto arremessado; golpe súbito; zíper fechando
Zok!, Pof!, Tou! – pedrada na cabeça
Zoom!, Zum!, Zoop! – movimento rápido
Zowie!, Zum! – zumbido
Zzz! – zumbido de inseto

Fonte:http://tecidotextual.blogspot.com/2008/02/exemplos-de-onomatopias.html

ONOMATOPEIA - VOZES DOS ANIMAIS


Vozes dos animais, poema de Pedro Diniz

13072008
Animais da fazenda, ilustração de Steve Morrison
Animais da fazenda, ilustração de Steve Morrison


VOZES DOS ANIMAIS

Muge a vaca; berra o touro;
Grasna a rã; ruge o leão;
O gato mia; uiva o lobo;
Também uiva e ladra o cão.

Relincha o nobre cavalo;
Os elefantes dão urros;
A tímida ovelha bala;
Zurrar é próprio dos burros.

Sabem as aves ligeiras
O canto seu variar:
Fazem às vezes gorjeios
Às vezes põem-se a chilrar.

Bramam os tigres, as onças;
Pia, pia o pintinho;
Cucurica e canta o galo;
Late e gane o cachorrinho.

A vitelinha dá berros;
O cordeirinho, balidos;
O macaquinho dá guinchos;
A criancinha vagidos.

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